Hoje é dia de Santa Bárbara, virgem e mártir.
Bárbara nasceu em Nicomédia, na região da Bitínia, na Ásia Menor, e viveu durante o século III. Seu pai Dióscoro, um homem rico e ciumento, resolveu trancá-la em uma torre, onde ela passou toda a sua infância e adolescência sendo instruída por tutores e observando o mundo de uma janela.
Quando atingiu a idade de 17 anos, seu pai apresentou-lhe diversos pretendentes, todos rejeitados por sua superficialidade ou interesse. Autorizada pelo pai a visitar a cidade, teve contato com cristãos de Nicomédia, apaixonou-se pela Santíssima Trindade, converteu-se e foi batizada.
Quando Dióscoro descobriu sobre sua conversão, entregou-a ao juiz local para ser punida, mas nem sob cruéis torturas ela renegou sua fé. Foi então condenada à morte, e o próprio pai, tomando a espada do juiz, degolou-a. No mesmo instante em que isso ocorreu, ele foi fulminado por um raio.
Santa Bárbara é modelo de perseverança na fé, sobretudo entre os jovens, e sua história não nos deixa esquecer que haverá um tempo, talvez não muito distante, em que, pela fidelidade a Cristo, estarão “o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe” (Lc 12:53).
Invocada contra raios e tempestades, Santa Bárbara é considerada Padroeira dos artilheiros, arquitetos militares e mineiros.
Santa Bárbara, rogai por nós!
O brilho de Bárbara
Pelo pai numa torre enclausurada,
bem triste a bela Bárbara vivia,
até que liberada, um certo dia,
a visitar o burgo, revelada
foi-lhe a Trindade, e agora, aprisionada
passou a Ela viver com alegria.
Porém, seu pai maldoso, em fúria impia,
mandou-a para ser martirizada,
e, não contente, a espada da injustiça
empunhou ele próprio, e a degolou,
ao que no mesmo instante ali provou
do Pai Celeste a autêntica Justiça,
c’um fulminante raio, enquanto a filha,
ao Céu alçada, para sempre brilha.
Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário