A Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON) é um movimento fraterno pacífico incorporado em 1966 em Nova York por seu fundador Acharya His Divine Grace A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada e visa ensinar uma maneira simples de viver em harmonia com a natureza e alcançar o objetivo final da vida humana. “Chamaremos nossa sociedade de ISKCON.” Prabhupada cunhou o acrônimo de brincadeira, embora muitos nomes alternativos tenham sido propostos por seus associados próximos. O principal local de culto estava localizado na 26 Second Avenue, na cidade, condado e estado de Nova York, que era a única sede da ISKCON na época. No entanto, Prabhupada não estava disposto a viver lá porque seu Guru Maharaj mudou-se dos lugares sagrados tradicionais para pregar em cidades como Calcutá, Bombaim e Delhi, mas quase não morava lá. Prabhupada costumava dizer que seu mestre espiritual sempre viveu em Goloka Vrindavana, a morada eterna de Krishna e absorto nas lilas do Senhor Supremo.
Os sete propósitos explícitos da ISKCON
1. Propagar sistematicamente o conhecimento espiritual para a sociedade em geral e educar todas as pessoas nas técnicas da vida espiritual, a fim de verificar o desequilíbrio de valores na vida e alcançar a verdadeira unidade e paz no mundo.
2. Propagar a consciência de Krishna (Deus), conforme revelado nas grandes escrituras da Índia, Bhagavad-gita e Shrimad-Bhagavatam.
3. Aproximar os membros da Sociedade uns dos outros e aproximá-los de Krishna, a entidade principal, desenvolvendo assim a ideia entre os membros e a humanidade em geral de que cada alma é parte integrante da qualidade de Deus (Krishna) .
4. Ensinar e encorajar o movimento sankirtana, canto congregacional do santo nome de Deus, conforme revelado nos ensinamentos do Senhor Shri Chaitanya Mahaprabhu.
5. Erguer para os membros e para a sociedade em geral um local sagrado de passatempos transcendentais dedicado à personalidade de Krishna.
6. Aproximar os membros com o propósito de ensinar um modo de vida mais simples e natural.
7. Com vista à prossecução dos fins acima referidos, publicar e distribuir periódicos, revistas, livros e outros escritos.
A maneira de pregar que Srila Prabhupada ordenou era glorificar os lilas (passatempos) do Senhor Supremo Krshna e Suas várias aparições no passado. Seu objetivo era a pregação em grupos e a propagação do canto congregacional. Com ela, ele realizou a missão do Senhor Chaitanya Mahaprabhu, uma encarnação misericordiosa do Senhor Krishna que apareceu há meio milênio para chamar as pessoas de volta ao Supremo. É uma missão unir as pessoas do Oriente e do Ocidente e promover a unidade de amizade e amor em nome do Senhor Supremo, cujos fragmentos infinitesimais somos todos nós, Almas. Ele demonstrou um modo de vida simples e moral elevada conducente ao movimento da Consciência de Krishna e imitou os ideais retratados nas maravilhosas Escrituras do Shrimad Bhagavatam e do Bhagavad Gita. Ele aconselhou a todos a ler essas maravilhosas Escrituras e seus significados interessantes e encorajou as pessoas a escrever sobre Krishna e Sua expansão Chaitanya e seus gloriosos passatempos. Ele insistiu em propagar a mensagem do Senhor distribuindo essas valiosas Escrituras em todo o mundo. Esta foi a instrução especial de Srilala Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura para Srila Prabhupada. Um dia, em 1932, no Radha-kund em Vriindavan, o glorioso Mestre Espiritual disse especificamente a seu discípulo: “Se você conseguir algum dinheiro, publique livros”.
Srila Prabhupada costumava dizer: “Vrindavan é minha residência, Bombaim é meu escritório e Mayapur é onde adoro a Suprema Personalidade de Deus”. Bombaim (Mumbai) é onde ele incorporou a principal filial da ISKCON e acredita-se que outras filiais na Índia estejam legalmente vinculadas a ela. O Samadhi de Srila Prabhupada está localizado em Vrindavan, ao lado do belo templo Krishna-Balaram que ele construiu. Como o predecessor dos Acharyas imaginou, Srila Prabhupada construiu um templo maravilhoso nos prados de Navadvipa, Mayapur, para adorar Chaitanya Mahaprabhu na gloriosa presença de Radhakrishna no local de nascimento de Chaitanya Mahaprabhu e mais tarde transformou-o na sede internacional da ISKCON. Srila Prabhupada espalhou o movimento sankirtana do Senhor Chaitanya e com suas bênçãos estabeleceu 108 templos majestosos em todo o mundo e circundou o mundo quatorze vezes louvando as glórias do Senhor.
Shri Chaitanya Mahaprabhu queria pregar o movimento sankirtana no amor a Krishna para o benefício de todo o mundo. Suas intenções,
prithivite ache yata nagaradi grama
sarvatra pracara haibe mora nama
Em cada cidade e vila nesta terra as glórias do Meu nome serão cantadas. (Chaitanya-bhagavata, Antya 4.126)
Ele enviou Rupa e Sanatana Goswamis para Vrindavana, Nityanada Prabhu para Bengala e visitou pessoalmente o sul da Índia para propagar o movimento. Srila Prabhupada cumpriu perfeitamente Sua missão antes de retornar a Chaitanya Mahaprabhu em Goloka Vrindavana. Entusiasmados com o espírito revigorante de sucesso de Srila Prabhupada, é responsabilidade de todos os devotos da ISKCON levar o movimento adiante aos cantos mais distantes do mundo e a todas as pessoas que buscam o Destino Supremo. Em memória amorosa da incorporação da ISKCON, vamos todos cantar,
HARE KRISHNA HARE KRISHNA KRISHNA KRISHNA HARE HARE HARE RAMA HARE RAMA RAMA RAMA HARE HARE
Nenhum comentário:
Postar um comentário