terça-feira, 19 de setembro de 2023

Hoje é dia do Aparecimento sagrado de Srimati Sita Thakurani consorte de Sri Adveta Acarya.


 

Srimati Sita Thakurani deve ser adorada tanto quanto a própria Sacidevi, como a mãe do universo. Ela é a eterna esposa de Sri Advaita Acharya. Ela era filha de Sri Nrisha Baduri. Ela foi casada com Sri Advaita Acharya em Phuliya Nagara.


Após o casamento, Advaita Acharya foi para Nadiya, para viver em Shantipura. Sita Thakurani sempre foi absorvida em vatsalya prema para Sri Gaurasundara Prabhu, e, por preocupação dos pais usado para instruir Jagannatha Mishra sobre como cuidar do menino. Sri Krishna Dasa Kaviraja Goswami descreveu a celebração do nascimento na casa de Jagannatha Mishra após o advento do Senhor, dando especial atenção à posição de Sri Sita Thakurani. A esposa de Advaita Acharya, adorável por todos os três mundos, era Sita Thakurani. Tomando as ordens do Acharya em sua cabeça, ela tinha vindo para dar uma olhada nesta nova criança, esta jóia de jóias, e oferecer-lhe presentes.


Na véspera do advento de seu filho, Sri Jagannatha Mishra, vendo os sinais iminentes da chegada de seu filho, enviou uma mensagem a Advaita Acharya em Shantipura de que a criança tão esperada estava nascendo. Ouvindo notícias do advento desta criança sem precedentes, Advaita Acharya flutuou nas ondas de êxtase. Com Sri Haridasa Thakura, ele foi tomar banho no rio, e, depois de muita dança e canção, ele enviou sua esposa para ir rapidamente para Mayapura em Navadwipa.


De acordo com Gaura-Ganodesha-Dipika, Sri Sita Thakurani é Yogamaya. O Gaura-Parshada-Charitvali diz que em Krishna Lila, ela era Purnamasi, a mãe de Sandipani Muni, avó de Madhumangal e Nandimukhi e discípula de Narada Muni. (Gaura-Ganodesha-Dipika, no entanto, diz que Paurnamasi em Krishna-lila tornou-se Sri Govinda Acharya em Chaitanya lila.)


Em Dvapara-yuga, durante a celebração da cerimônia de nascimento de Krishna, ela estava presente na casa de Nanda, e naquela época deu Nanda e Yashoda muitas instruções sobre como cuidar da criança. O Caitanya-Caritamrita dá o seguinte relato da visita de Sita Thakurani à casa de Jagannatha Mishra após o nascimento do Senhor: "Um dia, logo após o nascimento de Sri Caitanya Mahaprabhu, A esposa de Advaita Acharya, Sitadevi, que é adorável por todo o mundo, tendo permissão de seu marido, foi ver aquela criança mais alta com todos os tipos de presentes e presentes. Ela trouxe diferentes tipos de ornamentos dourados, incluindo pulseiras para a mão, braceletes, neclaces e tornozeleiras. Havia também unhas de tigre em ouro, decorações de cintura de seda e renda, ornamentos para as mãos e pernas, saris de seda bem impressos e roupas de criança, também feitas de seda.

 

Muitas outras riquezas, incluindo moedas de ouro e prata, também foram apresentadas para a criança. Montando em um palanquim coberto de pano e acompanhado por servas, Sita Thakurani veio para a casa de Jagannatha Mishra, trazendo com ela muitos artigos auspiciosos, como grama fresca, arroz, gorocana, etc, açafrão, kunkuma e sândalo. Todas essas apresentações encheram uma grande cesta. Quando Sita Thakurani chegou à casa de Sacidevi, trazendo com ela muitos tipos de comestíveis, vestidos e outros presentes, ela ficou surpresa ao ver a criança recém-nascida, pois ela apreciava que, exceto por uma diferença de cor, a criança era diretamente Krishna do próprio Gokula.

 

Vendo o esplendor corporal transcendental da criança, cada um de Seus membros bem construídos cheios de sinais auspiciosos e assemelhando-se a uma forma de ouro, Sita Thakurani ficou muito satisfeita, e por causa de seu afeto materno, ela sentiu como se seu coração estivesse derretendo. Ela abençoou a criança recém-nascida colocando grama fresca e arroz em Sua cabeça e dizendo, "Que Você seja abençoado com uma longa duração de vida." Mas com medo de fantasmas e bruxas, ela deu à criança o nome de Nimai. No dia em que a mãe e o filho tomaram banho e saíram da maternidade, Sita Thakurani deu-lhes todos os tipos de ornamentos e roupas, e depois também honrou Jagannatha Mishra. Então Sita Thakurani, sendo honrada pela mãe Sacidevi e Jagannatha Mishra, ficou muito feliz dentro de sua mente, e assim ela voltou para casa."


A partir desse dia, Sita Thakurani costumava vir de Shantipura para Mayapura, a fim de ensinar Sacimata a cuidar do novo bebê. Ela lhe daria muitas instruções diferentes sobre como criar filhos. E depois de ajudar com a criança dessa maneira, ela retornaria a Shantipura. Quando chegou a hora da cerimônia de aniversário da criança, Jagannatha Mishra e Sacidevi deixaram a adorável Sita Thakurani ser a primeira a oferecer à criança suas roupas novas.


Advaita Acharya Prabhu também tinha uma casa em Navadwipa. Lá, ele vivia de tempos em tempos e discutia Krishna-katha com os devotos liderados por Srivasa, mergulhando e emergindo nas ondas de alegria até o amanhecer. Após a aparição de Sri Gaurasundara, todos os devotos oraram junto com Sri Advaita Acharya e Sita Thakurani para que a criança pudesse viver muito tempo em Mayapura e ter boa sorte.


Sita Thakurani e Sacidevi eram de uma só mente; o bebê Nimai era sua vida e alma. Todos os dias, Sita Thakurani ia à casa de Sacidevi e a ajudava com o cuidado e a educação do menino. Na casa de Jagannatha Mishra, a criança divina aumentou o prazer dos olhos e mentes de todos os devotos, assim como a lua crescente gradualmente se torna mais brilhante a cada dia que passa.


Depois de vários anos, quando o filho de Jagannatha Mishra, Vishvarupa - irmão mais velho de Nimai - cresceu, ele de repente tomou sannyasa. A dor e agonia de Jagannatha Mishra e Sacidevi após a saída de seu filho foi grande. Gaurasundara também ficou consternado e infeliz com a separação de seu irmão. Naquela época, Advaita Acharya e Sita Thakurani consolaram Jagannatha Mishra e Sita Thakurani, e ajudaram a cuidar de Nimai.

A esposa de Srivasa Pandit, Malini Devi, também sempre foi muito carinhosa com a criança, nutrindo-a e cuidando dele. Ela e Sacidevi eram de uma mente em fazer isso.


Depois de exibir seus passatempos de infância, Nimai gradualmente progrediu em seu Kishora-lila, ou passatempos da juventude. Depois de algum tempo, ele foi para Gaya e revelou sua verdadeira forma e propósito real. Tendo retornado de Gaya, ele reuniu todos os devotos na casa de Srivasa Angan com o propósito de começar kirtan.

 

Naquela época, Advaita Acharya trouxe Sita Thakurani de Shantipura para Mayapura, e, tendo chegado lá foi o primeiro a adorar os pés de lótus de Sri Caitanya.

Gradualmente Sri Gaurasundara começou, em Navadwipa, a desdobrar seus passatempos kirtan, desejando libertar as almas caídas. Com o passar do tempo, ele pegou sannyasa e virou o rosto para Vrindavana, e fugiu, meio louco para a selva em busca de Sri Krishna. Ao ouvir isso, Sri Sita Thakurani passou quatro dias com Sacidevi, que mergulhou na escuridão da separação como se o sol tivesse deixado o céu para sempre, caído no chão como um perto da morte.


Sri Caitanya Mahaprabhu, sendo amarrado pelas cordas do amor, foi incapaz de ir a Vrindavana, mas foi atraído para retornar a Shantipura. Quando ele chegou em Shantipura, Advaita Acharya e Sita Thakurani sentiram como se sua vida tivesse retornado. Depois de ter jejuado por quatro dias, Sri Gaurasundara aceitou prasada cozida pela mão de Sita Thakurani.

Antes de tomar sannyasa também, Sri Caitanya Mahaprabhu junto com Nityananda Prabhu, de tempos em tempos, iria para a casa de Advaita em Shantipura, onde ele estava, onde eles teriam um festival e realizar Krishna-nama-lila-kirtan durante todo o dia e toda a noite. A bela natureza deste assunto foi descrita por Sri Parameshvari Dasa Thakura em seu Sri Pada Kalpataru da seguinte forma: Um dia o Senhor riu, tendo chegado ao templo de Sri Advaita e, assim, o filho de Saci tomou seu assento. Junto com Nityananda, Advaita sentou-se, e os dois começaram a avaliar divertidamente a ideia de ter um festival. Ouvindo tudo isso, Sita Thakurani entrou sorrindo. Naquela época, em palavras doces que fizeram as mentes daqueles que os ouviram felizes, o filho de Saci decidiu que deve haver uma grande festa. Ele disse, "Ouça Sita Thakurani: vamos estender convites para todos os Vaishnavas diferentes que vivem nas proximidades. Que quem ouvir o som da nossa canção, ressoando pelo ar, venha e junte-se a nós. Vamos convidar um e todos."


Dizendo isso, Sri Gaurachandra deu ordens aos devotos dizendo,
"Você, convide os Vaishnavas."
"Você, prepare o mridanga e os karatalas."
"Você, prepare sândalo e aguru para distribuição."
"Tenha tudo pronto no ghat."
"Cumprindo essas atribuições habilmente, e depois de enfeitar os devotos com guirlandas de flores, os devotos devem se reunir em um círculo para um kirtan desenfreado."

Ouvindo as palavras de Mahaprabhu, os devotos seguiram suas ordens com grande carinho, coletando guirlandas, sândalo, betel, ghee, mel e leite, e tudo o mais essencial para worhsiping o Senhor. Os diferentes dons e artigos perfumados para os devotos e o Senhor foram então distribuídos das maneiras apropriadas. O kirtan começou ao meio-dia. Naquela época todo mundo cantava "Hari! Hari!" e o mridanga fez todo o kirtan auspicioso. Assim nada Parameshavara Dasa nos passatempos rasik do Senhor.

Depois que Sri Caitanya Mahaprabhu tomou sannyasa e foi morar em Jagannatha Puri, Sri Advaita Acharya e Sita Thakurani costumavam ir visitá-lo a cada ano, trazendo seu filho Achyutananda com eles. Em uma dessas ocasiões, Sita Thakurani preparou alguns dos preparativos favoritos do Senhor para ele e convidou-o para sua casa para almoçar. Simplesmente para aumentar seu êxtase, o Senhor, que estava sempre absorvido em Krishna Nama, honrou seu convite e almoçou na casa de Advaita e Sita. Sita Thakurani, sendo sempre sobrecarregado com vatsalya-prema tratou-o tão carinhosamente como se ele fosse seu próprio filho. O próprio Senhor também a tratou com o mesmo tipo de consideração e carinho que ele tinha pela própria Sacidevi. Sri Sita Thakurani teve três filhos, Achyutananda, Krishna Mishra e Gopala Mishra, que eram seguidores de Sri Caitanya Mahaprabhu.

De acordo com Bhakti-Ratnakara, o pai de Sri Sita Thakurani era Sri Nrishimha Baduri. Sita Thakurani também tinha uma irmã, Sri. De acordo com o Gaura-Ganoddesha-Dipika, Sita Thakurani, a esposa de Sri Advaita Acharya, é Yogamaya, e sua irmã Sri é o prakasha ou manifestação de Yogamaya.

 

yogamaya bhagavati, grihini tasya sampratam,
sita rupenavatirna, "Sri" namni tat prakashatah

 


Nenhum comentário:

Nossos ancestrais tinham esse conhecimento. O ano era dividido em 13 meses.

Nossos ancestrais tinham esse conhecimento. O ano era dividido em 13 meses. Existem 13 constelações, 13 ciclos lunares em um ano e 27-29 dia...