quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Didática Geral video-aulas



De: univesptv  | 20/05/2011  | 
Qual a história desse campo de conhecimento chamado Didática? Quais são suas intenções? O programa tenta responder estas questões buscando algumas respostas em Comenius e Rousseau, apontados como precursores da disciplina. Quem conduz o assunto são os especialistas Cesar Aparecido Nunes, da Faculdade de Educação da Unicamp e Selma Garrido, da Faculdade de Educação da USP.

De: univesptv  | 20/05/2011  | 
Durante uma reunião de professores da Escola Ernani Silva Bruno, em Taipas (periferia de São Paulo), surgem as questões: "Qual é o perfil do aluno das escolas públicas?"; "A didática dos professores dá conta desse novo perfil de aluno?". A partir desse questionamento professores e especialistas (Ana Lúcia Guedes, da Faculdade de Educação da Unicamp e José Cerchi Fusari, da Faculdade de Educação da USP) desenvolvem seus argumentos.


De: univesptv  | 20/05/2011  |
O programa fala sobre os tipos diferentes de conteúdo que existem em uma aula. Para isso, escolhe exemplos do trabalho de três professores da Escola Estadual Romeu de Moraes e de uma professora da Escola Estadual Bibliotecária Maria Luísa Monteiro da Cunha, ambas em São Paulo. Para guiar a narrativa, a UNIVESP TV entrevistou com exclusividade o psicólogo César Coll Salvador, da Universidade de Barcelona, que dá suporte teórico à disciplina.

De: univesptv  | 20/05/2011  |
O programa que fecha a disciplina Didática Geral mostra um case pioneiro do uso de portfólios como método de avaliação. Trata-se da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Carolina Ribeiro, em São Paulo. A coordenadora pedagógica Jussara Ramires foi a responsável pela implantação da prática na escola e conta como e por que os docentes decidiram apoiá-la. A UNIVESP TV também entrevistou a professora Mara de Sordi, da Faculdade de Educação da Unicamp, que dá base teórica ao programa.


De: univesptv  | 20/05/2011  | 
A partir da observação da prática docente na Escola Estadual Romeu de Moraes, em São Paulo, a UNIVESP TV escolheu para o programa o exemplo de uma seqüência didática elaborada pela professora de Ciências do sexto ano. Em três dias de aula, ela mostra como o planejamento foi essencial para fazer com que os alunos aprendessem. A professora utilizou estratégias e roteiros diferentes a cada dia para atingir o objetivo. O programa tem a intenção de levantar a discussão sobre a importância de planejar a aula.


Enviado por em 20/05/2011
O programa dá exemplos reais de sala de aula para ilustrar possíveis estratégias de ensino. São situações vividas por um professor de matemática da Escola Estadual Romeu de Moraes, em São Paulo. De uma semana de observação da prática docente, a UNIVESP TV escolheu alguns momentos que revelam estratégias diferentes. O professor deu algumas entrevistas nas quais refletiu sobre a própria prática. Assim como o programa sobre planejamento de aula, este tem a intenção de suscitar a discussão sobre o tema.


De: univesptv  | 20/05/2011  | 416 exibições
O prazer de aprender está em alunos de todas as classes sociais? A escola pode ser um lugar agradável para o aluno? Por que uns alunos aprendem e outros não? O programa traz entrevistas de alunos e professores comprometidos com a escola e especialistas da área de educação (Bernard Charlot e José Cerchi Fusari), que refletem sobre o desafio de ensinar e do gostar de aprender.

De: univesptv  | 20/05/2011  | 
As relações do aluno com o professor e com o conhecimento são o foco desse programa, que busca entender como se dá o processo de aprendizagem a partir dessas interações. O programa conta com entrevistas de especialistas na área de Educação (Bernard Charlot, Maria Tereza Mantovani e José Cerchi Fusari) e de professores de Ensino Fundamental, que refletem sobre a importância das trocas e da construção conjunta entre alunos e professores na sala de aula.
De: univesptv  | 20/05/2011  | 
A aula, o ato pedagógico em si - O processo de ensino e aprendizagem pode acontecer na sala de aula ou em outros ambientes, como no pátio da escola, no recreio, no corredor ou mesmo fora da escola. Em entrevistas, especialistas da área de Educação (Selma Garrido, Faculdade de Educação da USP, e Ana Lúcia Guedes, Faculdade de Educação da Unicamp) e professores do Ensino Público Fundamental mostram que desconstruir esse espaço da "sala de aula" pode ser uma abertura para mudanças não só na interação aluno-professor, aluno-aluno, mas podem refletir também uma mudança na pedagogia.
 
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quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Fundamental 1 quarto ano resolução de problema.


Em quase todo momento da nossa vida usamos números naturais para adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir. E em várias situações vamos nos deparar com problemas matemáticos.

Você já sabe fazer corretamente as contas, mas só isso não é o suficiente. Antes de resolvermos situações-problema precisamos saber quais operações vamos usar. 


Quando temos um problema ele deve ser lido com muita atenção e analisado, para podermos identificar o que é dado e o que é pedido.


Sugestão de planejamento para resolução de um problema


1º Ler atentamente o enunciado identificado:
* os dados fornecidos
* o que é solicitado 


2º Planejar o trabalho, observando:
* os cálculos necessários para se chegar à resposta
* se necessário traçar algum esquema ou figura auxiliar


3º Executar cuidadosamente o planejamento estabelecido, sem esquecer nenhum detalhe.

4º Pensar se o caminho utilizado neste problema pode ser empregado em algum outro.


Acompanhe este problema:


1)
Uma loja de roupa feminina colocou as blusas em promoção. Marcela vai aproveitar e comprar blusas para dar de presente para suas primas, tias, e irmãs e mãe. Ao todo Marcela vai ter que comprar 12 blusas, e cada blusa da promoção está custando R$ 25,00. Sendo assim, calcule quanto Marcela gastará comprando as blusas, e quantas notas de 50 ela usou para pagar esta compra.

Neste caso você terá que fazer duas contas, primeiro você precisa saber o valor da compra. 


1

  25
x12
____
1
50
25+
____
 300
Marcela gastou R$ reais para fazer esta compra.

Agora que você já sabe o valor da compra você precisa saber, quantas notas de 50 Marcela gastou, então divida o valor da compra por 50.



Marcela usou  notas de R$ 50,00 reais para fazer esta compra.

Agora faça você este problema:


1)
Uma escola tem 330 alunos. Foi feita uma pesquisa com esses alunos, em relação à brincadeira que eles mais gostam, e foram adquiridos os seguintes dados:

* 110 gostam de brincar de esconde-esconde;
* 90 preferem brincar de pega-pega;
* O restante gosta de pular corda.


Sendo assim, calcule quantas crianças gostam de brincar de pular corda? 


* Para resolver este problema você precisa primeiramente somar a quantidade de crianças que gostam de esconde-esconde com a quantidade que gosta de pega-pega. 


110 + 90 = 


* Depois você subtrai o total de alunos com o resultado da primeira conta. 


330 -
=  

* O resultado será a quantidade de alunos que gostam de pular corda. 


Resposta:
crianças gostam de pular corda.


fonte: http://www.colegioweb.com.br/matematica-infantil/resolucao-de-problemas.html

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Tratamento de informação - ensino fundamental ciclo I


Enviado por em 23/05/2011
Tratamento de Informação - Ensino Fundamental Ciclo I Diretoria Ensino Araraquara


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quinta-feira, 25 de agosto de 2011

EVENTOS NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP

SETADUPLA  
EVENTOS NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP

SEMINÁRIO
Tendências curriculares na formação do universitário: a visão dos estudantes da Unicamp
Convidados:
TRANSPProfa Dra Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
TRANSPProfa Tania Alencar de Caldas
TRANSPProfa Joyce Wassem
Data: 26 de agosto de 2011
Horário: 9h
Local: Sala da Congregação da FE
Realização: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES)
SETADUPLASESSÃO DE COMUNICAÇÃO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Tema: Roque Maciel Spencer de Barros: o liberalismo e a educação
Convidado:
TRANSPProf. Dr. Paulino José Orso
Data: 26 de agosto de 2011
Horário: 14h
Local: Sala de Videoconferência da FE
Realização: Grupo de Pesquisa Histedbr
Obs: Pela primeira vez, uma sessão de comunicação será transmitida para as demais salas de videoconferência que tiverem interesse em participar e também estará aberta para acessar via internet desde os computadores pessoais.
SETADUPLA OFICINA
Elaboração de Projetos de Pesquisa: Fundamentos lógicos
Data: dias 26 e 27 de agosto de 2011 (sexta-feira e sábado)
Horário: das 8 às 12 e das 14 às 18 horas
Local: Salão Nobre da FE
Coordenação: Prof. Dr. Silvio Sánchez Gamboa.
Realização: Grupo de Pesquisa PAIDEIA
Maiores informações <clique aqui>
Inscrições antecipadas (150 vagas limitadas):
http://www.fae.unicamp.br/informatica/dform-dev/gera.php?form=ofgamboa

SETADUPLAPALESTRA
Integrações curriculares
Convidadas:
TRANSPProfa Márcia Regina Selpa - FURB Universidade de Blumenau: Integração curricular em cursos na área da saúde
TRANSPProfa Dra. Dirce Djanira Zan - FE/Unicamp: Integração curricular em cursos de licenciaturas
Data: 29 de agosto de 2011
Horário: das 19 às 21h30
Local: Sala da Congregação da FE
Realização: Grupos de Pesquisa Praesa e Violar
SETADUPLA AULA ABERTA
Desempenho acadêmico e sucesso na transição do trabalho: contributos da autoeficácia
Convidada:
TRANSPProfa. Dra. Diana Vieira (Instituto Politécnico do Porto - Portugal)
Data: 30 de agosto de 2011
Horário: das 15 às 17h00
Local: Salão Nobre da FE
Realização: Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia Cognitiva e Comportamental  - NEAPSI

FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
Av. Bertrand Russell, 801 Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas - SP - Brasil CEP 13083-865
Fone/Fax: 55 19 3289-1463
e-mail: dirfe@unicamp.br
 

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Intuição e Inspiração

 fonte da imagem http://espiritualizarpazeluz.blogspot.com/2011/05/continuando-tema-intuicao-e-inspiracao.html

Intuição e Inspiração

Sérgio Biagi Gregório


1. CONCEITO DE INTUIÇÃO

A palavra intuição (do latim in tueri = ver em, contemplar) significa um conhecimento direto, imediato do conjunto de qualidades sensíveis e essenciais dos objetos e de suas relações, sem uso do raciocínio discursivo (1).
2. TIPOS DE INTUIÇÃO
Dentre os vários tipos de intuição, destacamos três:
1º) intuição sensível ou empírica: visão da laranja;
2º) intuição intelectual: o todo é maior que as partes;
3º) intuição metafísica: intuição de Deus.
Em filosofia, aceita-se somente a intuição intelectual, porque  é a única que se pode provar (1).
3. INTUIÇÃO INTELECTUAL
Intuição é um ato simples, por meio do qual captamos a realidade ideal de algo.

Intelectual refere-se ao trânsito ou à passagem de uma idéia à outra, àquilo que Aristóteles desenvolve sob a forma de lógica.

Assim, intuição e intelectual são termos que se excluem, que se repelem.

O essencial no pensamento de Fichte, Schelling e Hegel é considerar a intuição como método da filosofia. E por que consideram a intuição intelectual como método da filosofia?

Porque dão à razão humana uma dupla missão:

1ª) penetrar intuitivamente na essência das coisas;
2ª) partindo dessa intuição intelectual, construir, de modo puramente apriorístico, toda a armação, toda a estrutura do universo e do homem dentro do próprio universo (2).
4. FATORES FAVORÁVEIS À MANIFESTAÇÃO DA INTUIÇÃO 
1º) - Desejar imperiosamente solucionar o problema.
2º) - Acumular ricos conhecimentos práticos e teóricos.
3º) - Trabalhar e pensar longa e intensamente.
4º) - Passar rapidamente de uma atividade à outra.
5º) - Ter a mente flexível e aberta ao novo.
5. CONHECIMENTO INTUITIVO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A distinção entre ambos pode ser expressa da seguinte forma: enquanto o conhecimento intuitivo se reduz a um ato, simples e individual, o conhecimento científico resulta de um processo complexo de análise e de síntese.

o conhecimento intuitivo consiste em um ato de experiência sensível ou espiritual, já o conhecimento científico toma a experiência como primeiro passo ou estágio inicial de um longo processo de pesquisa.

o conhecimento intuitivo é de ordem subjetiva, enquanto o conhecimento científico fundamenta-se na objetividade e na evidência dos fatos, e, porque essa objetividade e evidência são demonstradas lógica ou experimentalmente, o conhecimento científico adquire o caráter objetivo de validade geral e independente de intuições (3).
6. INTUIÇÃO, RAZÃO E ESPIRITISMO
O conhecimento vindo através do intelecto nos faz apreender o mundo ambiente, ao passo que a intuição nos dá o discernimento das coisas divinas;

O conhecimento intelectual se estriba na razão que mediu, pesou, dividiu, analisou, concluiu;

A intuição, porém, se apóia na fé, porque somente crê e confia. O campo da razão vai até onde a inteligência alcança, mas o da intuição não têm limites, porque é o campo da consciência universal. Por isso, às vezes diz “sim”, quando a intuição diz “não”; uma fala “prudência”, a outra ordena “confiança”; uma diz “raciocina primeiro”, mas a outra determina “crê e segue” (4).
7. CONCEITO DE INSPIRAÇÃO
Inspiração - do latim inspiratio do verbo aspiro, soprar para dentro. Segundo o Dicionário Aurélio, qualquer estímulo ao pensamento ou à atividade criadora.

Na aspiração, quando o espírito humano, no seu dinamismo, dirige a um valor puro, como liberdade, justiça, a aspiração torna-se inspiração.

Fala-se muito na inspiração dos artistas, esse misterioso poder de criação espontâneo, que parece como se uma potência exterior viesse em auxílio daquele.
Muitos artistas realizam obras num estado de mínima consciência, apercebendo-se do que fizeram quase no fim ou no término do que encetaram. Alguns chegam a afirmar um caráter de mediunidade, como se o artista não passasse de um instrumento dócil às mãos de um ser misterioso que o guiasse na realização de sua obra, como Mozart que ouvia os seus concertos, num só ato, escrevendo-os, depois, por memorização (5).
8. MÉDIUNS INTUITIVOS E MÉDIUNS INSPIRADOS
Médiuns Intuitivos: o papel desta categoria de médiuns é ser intérprete dos Espíritos. Enquanto o médium mecânico age como uma máquina, o  médium intuitivo, para transmitir o pensamento, deve primeiramente compreendê-lo, para depois apropriar-se dele e traduzi-lo fielmente, embora esse pensamento não seja o seu.

Médiuns Inspirados: é uma variedade da mediunidade intuitiva, entretanto a intervenção de um poder oculto é ainda bem menos sensível, ou seja, no inspirado é mais difícil distinguir-se o pensamento próprio daquele que lhe é sugerido. O que caracteriza  este último é sobretudo a espontaneidade (6).
INTUIÇÃO, INSPIRAÇÃO E MEDIUNIDADE
Intuição significa um conhecimento direto, imediato  do conjunto das qualidades sensíveis e essenciais dos objetos e  das suas relações, sem uso do raciocínio discursivo. Inspiração  quer dizer  soprar  para dentro. É o estado de exaltação  emotiva,  de íntima e misteriosa iluminação, em que, pela intuição estética, o artista  apreende  o  seu  objeto  de  modo  impreciso,  mas   em plenitude.
Por  essas  definições depreende-se que na  intuição  o indivíduo busca o conhecimento por si mesmo, penetrando-o através de  seus  próprios  esforços. Por outro lado,  na  inspiração,  a descoberta vem espontaneamente, transparecendo em muitos artistas a  existência  de uma percepção  extra-sensorial  -  mediunidade. Muitos  realizam  suas obras num estado de   mínima  consciência, como  é  o caso de Mozart, que depois do  êxtase,  escrevia  seus acordes de cor.
Teoricamente não é difícil separar esses dois conceitos. Mas como precisar, com certeza, onde começa um e onde termina  o outro? A doutrina dos Espíritos, codificada por  Allan Kardec, fornece-nos uma luz. De acordo com seus postulados, estamos envoltos pela presença de Espíritos, que tanto podem influenciar-nos  para o bem quanto para o mal. Neste  sentido, o insight de uma descoberta poderia, perfeitamente, provir do sopro de um Espírito amigo.
No desenvolvimento desses raciocínios, o homem de gênio poderia  ser apontado como o ser exclusivamente  intuitivo.  Isso não é impossível, visto  que  ele,  em outras   encarnações, conquistou,  através  dos próprios esforços, condições  para tal fim.  Mesmo  assim, não se invalida a influência exercida  pelos bons  Espíritos. Estes podem  utilizar-se da matéria cerebral do gênio e comunicar-lhe as invenções necessárias para a evolução da humanidade.
No  estudo da psicografia, Kardec usa os termos médium intuitivo  e médium  inspirado.  O médium  intuitivo escreve e percebe que as idéias são do Espírito comunicante e com o médium inspirado isto não ocorre. Afirma, ainda, que o segundo é um caso especial do primeiro. Ele considera a intuição e  a  inspiração como  mediunidade, ao  contrário dos filósofos, que tratam da intuição como sendo uma abstração do próprio sujeito cognoscente.
Excluindo-se a terminologia exclusivamente mediúnica de Kardec, podemos dizer  que a intuição refere-se ao  fenômeno anímico, enquanto a inspiração, ao fenômeno mediúnico. Estejamos atentos para separar um do outro.
QUESTÕES

Qual o conceito de intuição?
Qual o conceito de inspiração?
Quais são os fatores favoráveis à manifestação da intuição?
Como se distingue o conhecimento intuitivo do conhecimento científico?
O que distingue o médium intuitivo do médium inspirado?
TEMAS PARA DEBATE

A intuição vai além da razão. Ela se apoia na fé?
O campo da razão vai até onde a inteligência alcança, mas a intuição não tem limites. Comente.
Em termos mediúnicos, é possível separar a intuição da inspiração? Como?
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

(1) BAZARIAN, J. Intuição Heurística: Uma Análise Científica da Intuição Criadora. 3. ed. São Paulo: Alfa-Omega, 1986.
(2) GARCIA MORENTE, M. Fundamentos de Filosofia - Lições Preliminares. 4. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1970.
(3) RUIZ, J. A.  Metodologia Científica - Guia para Eficiência nos Estudos. São Paulo: Atlas, l979.                  
(4) ARMOND, E. Mediunidade - Seus Aspectos, Desenvolvimento e Utilização. 17. ed. São Paulo: Aliança, 1977.
(5) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.
(6) KARDEC, A. O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores. São Paulo:Lake, [s.d.p.]
São Paulo, fevereiro de 1998



http://www.ceismael.com.br/filosofia/intuicao-e-inspiracao.htm


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A Violência E O Sagrado (René Girard




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quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A Violência E O Sagrado (René Girard



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AMIZADE E QUALIDADE DE VIDA WALDEMAR MAGALDI



Prof. Dr. Waldemar Magaldi é entrevistado por Nice Passos no programa Vida em Foco, exibido em 10/12/2009, comentando a respeito da importância das amizades para a qualidade de vida, proporcionando longevidade e saúde psíquica e física da humanidade. Sempre na ótica da psicologia junguiana e da psicossomática.


PUBLICADO POR:
magaldi
http://mais.uol.com.br/kr6s8jcccogw

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DINHEIRO, SAÚDE E SAGRADO - WALDEMAR MAGALDI



http://mais.uol.com.br/view/7783

PUBLICADO POR:
magaldi
http://mais.uol.com.br/kr6s8jcccogw





FUNDAMENTADO NOS CONCEITOS DA PSICOLOGIA PROFUNDA E DA MECÂNICA QUÂNTICA O LIVRO DESVENDA A RELAÇÃO ENTRE “DINHEIRO, SAÚDE E SAGRADO”

Focado nas questões essenciais para a sobrevivência do ser humano moderno, inserido em uma realidade cada vez mais competitiva, capitalista e desigual, onde as pessoas dão mais importância àquilo que possuem do que ao que elas verdadeiramente são, Waldemar Magaldi (psicólogo, doutor em ciências da religião e especialista em Psicologia Junguiana, Psicossomática e Homeopatia) aparece para quebrar paradigmas e trazer compreensões e reflexões entre o dinheiro, a saúde e o sagrado.

Seu objetivo principal é apresentar um mundo mais amoroso e integral, mostrando aos homens as relações que o dinheiro estabelece, consciente e/ou inconscientemente, com o sagrado, a saúde, a salvação e os outros tipos de demandas e fenômenos culturais tão presentes hoje nas questões existenciais da humanidade. Neste livro Magaldi pretende contribuir para o entendimento de que o dinheiro é, para o ser humano contemporâneo, uma fonte inesgotável de energia e de transformações, além de almejar que ele sirva de estímulo para que os leitores também se interessem pelas várias implicações do dinheiro, possibilitando a busca do equilíbrio pessoal e do autoconhecimento.

A leitura do livro desencadeia diálogos, debates e ampliação da consciência, proporcionando condições para que seus leitores compreendam temas complexos abrangendo: comportamento, psicologia, economia, autoconhecimento, mecânica quântica, religiões e saúde física, metal, familiar, profissional, social ou espiritual. Além disso, é praticamente inevitável o surgimento da reflexão existencial e suas correlações entre a auto-sustentabilidade e qualidade de vida tão atuais neste momento da crise do aquecimento global.

O livro “Dinheiro, Saúde e Sagrado” é enfocado para o autoconhecimento e não para a auto-ajuda. Abrangendo informações que incluem vários saberes científicos como antropologia, história, religiões, psicologia, economia, política e medicina. Seu conteúdo abrange várias situações da atualidade incluindo os excessos e abusos relacionados com as religiões, o trabalho, a moda entre outras situações que levam uma grande parte de pessoas irem ao shopping para comprar o que não precisam com o dinheiro que não possuem com intuito de impressionar quem não conhecem.
fonte:Waldemar Magaldi Filho


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