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sexta-feira, 11 de julho de 2014
Língua Escrita e Oral
Língua Escrita e Oral
O programa aborda as variantes linguísticas e as diferenças entre linguagem oral e linguagem escrita.
Fonte:http://www.univesp.tv.br/site/program...=29&media_id=165 - download 07/10/2011
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quinta-feira, 10 de julho de 2014
Educação na Sociedade do Conhecimento
Entrevista concedida a UNA TV
Palestra à faculdade UNA - "Os desafios da Educação na Sociedade do Conhecimento"
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quarta-feira, 9 de julho de 2014
Educação e Sociedade
Enviado em 07/10/2011
Educação e Sociedade
Qual é o papel da escola, o professor no centro dos debates sobre Educação, o papel da família na escola e quais são os limites e as possibilidades da autonomia do professor em sala de aula.
Fonte:http://www.univesp.tv.br/site/program...=29&media_id=165 - download 07/10/2011
Qual é o papel da escola, o professor no centro dos debates sobre Educação, o papel da família na escola e quais são os limites e as possibilidades da autonomia do professor em sala de aula.
Fonte:http://www.univesp.tv.br/site/program...=29&media_id=165 - download 07/10/2011
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terça-feira, 8 de julho de 2014
Hoje é dia de jejum de Sayana ou Padma jejum de Ekadasi 08/07/2014
Sayana ou Padma jejum de Ekadasi
Yudhishthira Maharaja disse: "ó Keshava, qual o nome do Ekadashi que ocorre durante a quinzena clara do mês de Ashadha (jun/jul)? Qual é a Deidade adorável para esse dia auspicioso, e qual o processo de observá-lo?"
O Senhor Sri Krishna respondeu: "ó zelador deste planeta terreno, de bom grado contar-te-ei uma maravilhosa história que o Senhor Brahma certa vez narrou a seu filhoNaradaji.
Certo dia Narada perguntou a seu pai: "Qual o nome do Ekadashi que vem durante a parte clara do mês de Ashadha? Por gentileza conta-me como posso observar esteEkadashi e assim agradar o Senhor Supremo, Vishnu."
O Senhor Brahma respondeu: "ó grande orador, ó melhor de todos sábios, ó mais puro devoto do Senhor Vishnu, tua pergunta é excelente. Não há nada melhor queEkadashi, o dia do Senhor Hari, neste ou em qualquer outro mundo. Ele nulifica até mesmo os piores pecados se observado corretamente. Por esta razão vou contar-te sobre Ashadha-sukla Ekadashi.
Jejuar neste Ekadashi nos purifica de todos pecados e realiza todos nossos desejos. Portanto, quem quer que deixe de obserar este sagrado dia de jejum é um bom candidato a entrar no inferno. Ashadha-sukla Ekadashi também é famoso como Padma Ekadashi. Só para agradar a Hrshikesha, o senhor dos sentidos, deve-se jejuar neste dia. Ouça cuidadosamente, ó Narada, enquanto relato para ti uma história maravilhosa das escrituras sobre este Ekadashi. Apenas por ouvir este relato já se destroem todos tipos de pecados, junto com todos obstáculos na senda da perfeição espiritual.
ó filho, certa vez havia um rei santo na dinastia solar cujo nome era Mandhata. Porque sempre defendia a verdade, foi nomeado imperador. Cuidava de seus súditos como se fossem seus próprios filhos. Devido a sua piedade e grande religiosidade, não havia pestilência, seca, ou doença de qualquer tipo em seu reino. Todos seus súditos não só estavam livres de todos tipos de perturbaçöes mas também eram muito ricos. O tesouro do próprio rei estava livre de dinheiro ganho por meios não-recomendados, e assim ele governou felizmente por muitos anos.
Certa vez entretanto, devido a algum pecado em seu reino, houve seca durante três anos. Os súditos viram-se atormentados pela fome. A falta de grãos alimentícios tornava impossível para eles realizarem os sacrifícios védicos, oferecer oblaçöes a seus antepassados e semideuses, realizarem adoração ritualística, ou até mesmo estudar as literaturas védicas. Finalmente, todos vieram diante do amado rei numa grande assebléia e disseram: "ó rei, sempre tratas de nosso bem-estar, portanto humildemente imploramos vossa assistência agora. Todo mundo e tudo neste mundo precisa de água. Sem água, quase tudo se torna inútil ou morto. Os Vedas chamam a água de nara, e porque a Suprema Personalidade de Deus dorme sobre a água, Seu nome é Narayana. Deus faz Sua própria morada na água e ali faz Seu descanso. (1) Na Sua forma como as nuvens, o Senhor Supremo está presente pelo céu afora e derrama a chuva, da qual crescem os grãos que mantém toda entidade viva.
ó rei, a severa seca causou uma falta de valiosos grãos; assim estamos sofrendo, e a população está diminuindo. ó melhor governante da terra, por favor encontre alguma solução para este problema e traga-nos uma vez mais a paz e prosperidade."
O rei respondeu: "Falais a verdade, pois os grãos são como Brahman, a Verdade Absoluta, que vive dentro dos grãos e assim sustenta todos seres. De fato, é por causa dos grãos que o mundo inteiro vive. Agora, porque está havendo uma terrível seca no nosso reino? As escrituras sagradas discutem este assunto mui profundamente. Se um rei é irreligioso, tanto ele como seus súditos sofrem. Meditei na causa de nosso problema durante muito tempo, mas após examinar meu caráter passado e atual, honestamente posso dizer que não encontro pecado. Ainda assim, para o bem de todos vós súditos, tentarei remediar a situação."
Pensando assim, o Rei Mandhata reuniu seu exército e séquito, prestou suas reverências a Mim, e depois entrou na floresta. Vagou por aqui e por ali, buscando grandes sábios em seus ashramas e indagando sobre como resolver a crise em seu reino. Afinal encontrou o ashrama de um de Meus outros filhos, Angira Muni, cuja refulgência iluminava todas direçöes. Sentado em seu eremitério, Angira parecia um segundo Brahma. O rei Mandhata estava muito feliz por ver esse exaltado sábio, cujos sentidos estavam completamente sob controle.
O rei imediatamente desmontou de seu cavalo e ofereceu suas respeitosas reverências aos pés de lótus de Angira Rishi. Então o rei juntou suas palmas e orou por suasbençãos. Aquela pessoa santa reciprocou abençoando o rei com mantras sagrados, depois perguntou-lhe sobre o bem-estar dos sete membros de seu reino. (2)
Após contar ao sábio como iam os sete membros de seu reino, o rei Mandhata perguntou sobre a felicidade do próprio sábio. Então Angira Rishi perguntou ao rei porque empreendera tão difícil jornada na floresta, e o rei contou-lhe sobre a aflição que seu reino estava passando. O rei disse: "ó grande sábio, estou governando e mantendo meu reino enquanto sigo as injunçöes védicas, e assim não sei qual o motivo da seca. Para resolver este mistério, aproximei-me de ti para tua ajuda. Por favor ajuda-me a aliviar o sofrimento de meus súditos."
Angira Rishi disse para o rei: "A presente era, Satya-yuga, é a melhor de todas eras, pois nessa era o Dharma se apoia nas quatro pernas. (3) Nesta era todos respeitambrahmanas como os membros mais elevados da sociedade. Também, todos cumprem com seus deveres ocupacionais, e apenas brahmanas duas-vezes nascidos podem realizar austeridades védicas e penitências. Embora isto seja o padrão, ó leão entre os reis, há um shudra que ilegalmente realiza os ritos da austeridade e penitência em teu reino. É por isso que não há chuva no teu país. Por isso deves castigar este trabalhador com a morte, pois por assim fazer removerás a contaminação e restituirás a paz aos teus súditos."
O rei replicou: "Como posso matar um realizador de austeridades sem ofensa? Por favor dá-me alguma solução espiritual."
O grande sábio Angira disse: "ó rei, deves observar um jejum no Ekadashi que ocorre durante a quinzena clara do mês de Ashadha. Este dia auspicioso se chama PadmaEkadashi, e por sua influência abundantes chuvas certamente retornarão a teu reino. Este Ekadashi confere a perfeição tanto aos fiéis observadores, como remove todo tipo de maus elementos, e destrói todos obstáculos na senda da perfeição. ó rei, tu, teus parentes e teus súditos devem todos observar este sagrado jejum de Ekadashi. Então tudo em vosso reino irá indubitavelmente retornar ao normal."
Ao ouvir estas palavras, o rei ofereceu suas reverências e depois retornou a seu palácio. Quando chegou Padma Ekadashi, o rei Mandhata reuniu todos os brahmanas,kshatriyas, vaishyas e shudras em seu reino e instruiu-os a observarem estritamente este importante dia de jejum. Depois que o haviam observado, caíram as chuvas, assim como o sábio havia predito, e no devido tempo houve colheitas fartas e uma rica safra de grãos. Pela misericórdia do Senhor Supremo Hrishikesha, o senhor detodos sentidos, todos súditos do rei Mandhata se tornaram extremamente felizes e prósperos.
Portanto, ó Narada, todos devem observar este jejum de Ekadashi mui estritamente, pois confere toda sorte de felicidade, bem como a liberação final, ao devoto fiel."
O Senhor Sri Krishna concluiu: "Meu querido Yudhishthira, Padma Ekadashi é tão poderoso que se pode simplesmente ler ou ouvir suas glórias e ficar completamente sem pecado. ó Pandava, quem deseja agradar-Me deve observar estritamente este Ekadashi, que também é conhecido como Deva-shayani Ekadashi. (1) ó leão entre os reis, quem quer que queira liberação deve regularmente jejuar neste Ekadashi, que também é o dia em que o jejum de Chaturmasya principia."
Assim termina a narrativa das glórias de Ashadha-sukla Ekadasi, ou Padma Ekadasi, do Bhavishya-uttara Purana.
Notas:
(1) Dizem que três coisas não podem existir sem água: pérolas, seres humanos, e farinha. A qualidade essencial de uma pérola é seu brilho, e isso é devido à água. A essência de um homem é seu sêmen, cujo principal componente é água. E sem água, não se pode transformar farinha em massa para depois cozinhar e comer. Asvezes a água é chamada de jala narayana, o Senhor Supremo na forma da água.
(2) Os sete membros do domínio de um rei são o próprio rei, seus ministros, seu tesouro, suas forças armadas, seus aliados, os brahmanas, os sacrifícios realizados em seu reino, e as necessidades de seus súditos.
(3) As quatro pernas do Dharma são veracidade, austeridade, misericórdia e limpeza.
(4) Deva-shayani ou Vishnu-shayani, indica o dia em que o Senhor Vishnu vai dormir com todos semideuses. É dito que depois desse dia não se deve realizar quaisquer novas cerimônias até Devotthani Ekadashi, que ocorre durante o mês de Kartika (out/nov), porque os semideuses, estando adormecidos, não podem ser convidados para a arena sacrificial e porque o sol está viajando no curso meridional.
Para saber tudo sobre Jejum ou ekadasi clique nos links abaixo:
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Para ler mais ou baixar livros gratis sobre este conhecimento clique aqui
http://radioharekrishna.com/Sayana_ou_Padma_jejum_de_Ekadasi_16.html
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segunda-feira, 7 de julho de 2014
TEMAS DE MONOGRAFIAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO
O
desenvolvimento de uma monografia de Pedagogia está ligado a diversos
fatores, componentes de paradigmas educacionais bastante significativos e
profundos
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Nesta página
você entenderá como desenvolver uma excelente pesquisa de Pedagogia ou
um TCC de Educação. Da mesma forma, diversos temas estarão disponíveis.
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Geralmente, muitos alunos de Pedagogia são surpreendidos ao
saberem que deverão elaborar uma monografia ou um trabalho de conclusão
dentro de sua área de atuação para serem aprovados em seus cursos.
Muitos também não compreendem a razão de tal medida. Basicamente, o
papel de uma pesquisa monográfica ou de um TCC estão aqui indicados - Papel do TCC.
Quer ver Temas de Monografia e TCC de Pedagogia?
Veja também Temas de Filosofia
As redes sociais e as estruturas da sociedade humana, tanto nos níveis verticais como horizontais, não passam impunes a tal turbilhão, sofrendo o impacto direto proveniente de um novo modo de pensar, de sentir e de agir. Na própria vida cotidiana as pessoas cada vez mais devem apresentar capacidades e desenvolver habilidades nos mais diversos campos como a maior facilidade de locomoção entre locais distintos, a globalização cultural que é muitas vezes imposta, ou mesmo em trivialidades como o necessário contato com computadores ao ir ao banco, ou mesmo para obter documentos.
No campo do trabalho, as mais profundas modificações também se fazem sentir, com a necessidade da integralidade das competências por parte dos indivíduos, assim como a maior ou menor especialização do conhecimento preciso para a atuação profissional levam a novas necessidades de formação e aprendizado.
Desta feita, a Pedagogia tem novas bases, novos modelos e novos caminhos para um resultado também novo.
As escolas são cada vez mais cobradas pela sociedade para apresentarem resultados, com uma maior metodização do atuar docente, com maiores pressões por índices de aproveitamento e maior cerceamento, exigindo-se mais dos mesmos. Acaba-se a liberdade do professor em sua sala de aula, que se antes lhe pertencia, é agora somente um ambiente em que o profissional é um elemento a mais.
No entanto, há também uma maior compreensão da necessidade de se envolver o aluno no processo pedagógico. Não basta que ele decore ou aprenda, deve ser capaz de assimilar verdadeiramente a essência do conhecimento e usá-lo dialeticamente.
Desta feita, o futuro professor necessita também ser capaz de manejar mais elementos para triunfar em seu atuar no ensino.
Nas universidades, o aluno de Pedagogia tem contato com uma maior gama de teorias e modelos da Educação, assim como maiores campos de discussão, de pesquisa e aplicação teórico-prática das ferramentas necessárias para que ele se torne um excelente profissional do ensino.
Observando-se o nível das monografias produzidas nos cursos de graduação de Pedagogia, pode-se destacar que a área de abrangência dos temas se amplia de modo notável. Seja pela necessidade de se ampliar a qualidade do ensino, ou pelo melhor sucesso na educação de pessoas com necessidades especiais, na detecção e atendimento de problemas de déficit educacional, ou ainda pela ampliação da área profissional do pedagogo, como no caso da Pedagogia Empresarial, por exemplo, a produção monográfica nas instituições, e consequentemente o ganho científico - acadêmico de cada artigo ou TCC realizado.
Para solucionar o problema de eleger uma carreira para estudar, o melhor é analisar o que oferece cada uma das possibilidades disponíveis e ao conhecer mais a respeito das atividades que se acomodam aos gostos de cada um, poder escolher uma opção que se ajuste perfeitamente ao que se esta procurando.
Atendendo ao anterior, no presente artigo científico se oferecerá informação a respeito de uma das possíveis opções que se podem estudar e saber se isto se acomoda ao que se esta procurando ou simplesmente se deve ser descartado de sua lista. De tal forma se oferece a informação a respeito de estudar Pedagogia, opção que resulta muito útil graças a seus tantos campos de aplicação e o número quase infinito de possibilidades nas quais se pode atuar, além da grande quantidade de conhecimentos que se podem adquirir.
Falando mais a fundo a respeito do que se pode encontrar ao estudar Pedagogia, este campo permitirá atender um pouco de muitos temas, pois como se entende estudar Pedagogia de uma maneira geral permitirá a educação sobre muitos temas, isto principalmente se se tem a idéia de aplicar os conhecimentos adquiridos de estudar no que se refere à educação primária, no entanto também está presente a possibilidade de estudar Pedagogia para enfocá-la em alguma matéria específica, o que também é um grande opção.
Assim estudar Psicologia permitirá ser um excelente professor, já depois se lado em que matéria se especializa ou simplesmente aplicar em todos os ramos, para muitos o mero fato de ensinar aos demais resulta uma atividade muito gratificante
Quer saber mais sobre Psicologia e monografia?.
Estudar Pedagogia é ideal para aquelas pessoas que desfrutam de oferecer seus conhecimentos a outras pessoas e permitir-lhes que também se instruam, de tal forma o melhor é conhecer um pouco mais sobre qual é a forma devida na qual se deve ensinar, portanto é necessário preparar-se para poder desenvolver adequadamente as habilidades para instruir, além de ter a paciência e a inteligência para poder oferecer os conhecimentos da maneira mais adequada.
Os conhecimentos adquiridos ao estudar Pedagogia, permitirão aos estudantes a possibilidade de desenvolver-se em campos de ensino como a educação primária, educação infantil, mas se se enfatiza a tarefa de estudar magistério, podem-se dar conhecimentos referidos à educação física, línguas, já que se tenham os conhecimentos destas, entre as quais se destacam o uso adequado do Português e as diversas regras que acompanham o idioma e como uma segunda língua a ensinar se apresenta o Inglês ou o Espanhol.
Enfim, estudar Pedagogia oferecerá muitos campos de especialização.
Se a afirmação acima é verdadeira em qualquer campo do conhecimento, para um estudante da área de Ensino tal afirmação é ainda mais séria, pela própria natureza da sua atuação profissional.
Seja em qualquer fase da atuação, mesmo no nífel fundamental, o professor terá como agir como orientador de trabalhos e pesquisas de seus alunos, se ele for um professor acadêmico, agirá como orientador de monografias dos mesmos, devendo saber manejar e avaliar os materiais produzidos pelos alunos.
Ao mesmo tempo, cada vez mais o professor é cobrado para se manter sempre atualizado, devendo ter contato com o que há de mais avançado na ciência educacional, habilidade trazida pela escrita monográfica.
Tal como afirmado acima, a temática das monografias de
Pedagogia se expande. Isso demonstra uma maior necessidade de adequação e
de expectativa em relação ao aluno de graduação, já que o mesmo poderá
se servir da escolha correta do tema monográfico para o futuro, ou seja,
poderá adequar o tema ao que espera fazer ao terminar o seu curso.
Saiba mais sobre como escolher o tema de sua monografia de Pedagogia
Aqui estarão apresentados vários temas específicos de monografias de Pedagogia.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Este tema de monografia ou de um TCC discute a população jovem e
adulta que geralmente se insere nos programas de EJA, suas motivações e
seu perfil. Observa-se um impacto diferenciado neste universo
populacional nas salas de aula, já que suas motivações e suas estruturas
mentais e emocionais são outras. Assim, urge a discussão acerca do
movimento pedagógico envolvendo o ensino de jovens e adultos.Quer ver Temas de Monografia e TCC de Pedagogia?
Veja também Temas de Filosofia
A PEDAGOGIA CONTEMPORÂNEA
O mundo atual se encontra em verdadeira ebulição de conhecimento. As fontes em que este pode ser acessado cada vez mais estão disponíveis para um maior número de pessoas. A televisão, a internet, o próprio telefone: todas estas ferramentas podem ser a porta de entrada.As redes sociais e as estruturas da sociedade humana, tanto nos níveis verticais como horizontais, não passam impunes a tal turbilhão, sofrendo o impacto direto proveniente de um novo modo de pensar, de sentir e de agir. Na própria vida cotidiana as pessoas cada vez mais devem apresentar capacidades e desenvolver habilidades nos mais diversos campos como a maior facilidade de locomoção entre locais distintos, a globalização cultural que é muitas vezes imposta, ou mesmo em trivialidades como o necessário contato com computadores ao ir ao banco, ou mesmo para obter documentos.
No campo do trabalho, as mais profundas modificações também se fazem sentir, com a necessidade da integralidade das competências por parte dos indivíduos, assim como a maior ou menor especialização do conhecimento preciso para a atuação profissional levam a novas necessidades de formação e aprendizado.
Desta feita, a Pedagogia tem novas bases, novos modelos e novos caminhos para um resultado também novo.
As escolas são cada vez mais cobradas pela sociedade para apresentarem resultados, com uma maior metodização do atuar docente, com maiores pressões por índices de aproveitamento e maior cerceamento, exigindo-se mais dos mesmos. Acaba-se a liberdade do professor em sua sala de aula, que se antes lhe pertencia, é agora somente um ambiente em que o profissional é um elemento a mais.
No entanto, há também uma maior compreensão da necessidade de se envolver o aluno no processo pedagógico. Não basta que ele decore ou aprenda, deve ser capaz de assimilar verdadeiramente a essência do conhecimento e usá-lo dialeticamente.
Desta feita, o futuro professor necessita também ser capaz de manejar mais elementos para triunfar em seu atuar no ensino.
Nas universidades, o aluno de Pedagogia tem contato com uma maior gama de teorias e modelos da Educação, assim como maiores campos de discussão, de pesquisa e aplicação teórico-prática das ferramentas necessárias para que ele se torne um excelente profissional do ensino.
Observando-se o nível das monografias produzidas nos cursos de graduação de Pedagogia, pode-se destacar que a área de abrangência dos temas se amplia de modo notável. Seja pela necessidade de se ampliar a qualidade do ensino, ou pelo melhor sucesso na educação de pessoas com necessidades especiais, na detecção e atendimento de problemas de déficit educacional, ou ainda pela ampliação da área profissional do pedagogo, como no caso da Pedagogia Empresarial, por exemplo, a produção monográfica nas instituições, e consequentemente o ganho científico - acadêmico de cada artigo ou TCC realizado.
Para solucionar o problema de eleger uma carreira para estudar, o melhor é analisar o que oferece cada uma das possibilidades disponíveis e ao conhecer mais a respeito das atividades que se acomodam aos gostos de cada um, poder escolher uma opção que se ajuste perfeitamente ao que se esta procurando.
Atendendo ao anterior, no presente artigo científico se oferecerá informação a respeito de uma das possíveis opções que se podem estudar e saber se isto se acomoda ao que se esta procurando ou simplesmente se deve ser descartado de sua lista. De tal forma se oferece a informação a respeito de estudar Pedagogia, opção que resulta muito útil graças a seus tantos campos de aplicação e o número quase infinito de possibilidades nas quais se pode atuar, além da grande quantidade de conhecimentos que se podem adquirir.
Falando mais a fundo a respeito do que se pode encontrar ao estudar Pedagogia, este campo permitirá atender um pouco de muitos temas, pois como se entende estudar Pedagogia de uma maneira geral permitirá a educação sobre muitos temas, isto principalmente se se tem a idéia de aplicar os conhecimentos adquiridos de estudar no que se refere à educação primária, no entanto também está presente a possibilidade de estudar Pedagogia para enfocá-la em alguma matéria específica, o que também é um grande opção.
Assim estudar Psicologia permitirá ser um excelente professor, já depois se lado em que matéria se especializa ou simplesmente aplicar em todos os ramos, para muitos o mero fato de ensinar aos demais resulta uma atividade muito gratificante
Quer saber mais sobre Psicologia e monografia?.
Estudar Pedagogia é ideal para aquelas pessoas que desfrutam de oferecer seus conhecimentos a outras pessoas e permitir-lhes que também se instruam, de tal forma o melhor é conhecer um pouco mais sobre qual é a forma devida na qual se deve ensinar, portanto é necessário preparar-se para poder desenvolver adequadamente as habilidades para instruir, além de ter a paciência e a inteligência para poder oferecer os conhecimentos da maneira mais adequada.
Os conhecimentos adquiridos ao estudar Pedagogia, permitirão aos estudantes a possibilidade de desenvolver-se em campos de ensino como a educação primária, educação infantil, mas se se enfatiza a tarefa de estudar magistério, podem-se dar conhecimentos referidos à educação física, línguas, já que se tenham os conhecimentos destas, entre as quais se destacam o uso adequado do Português e as diversas regras que acompanham o idioma e como uma segunda língua a ensinar se apresenta o Inglês ou o Espanhol.
Enfim, estudar Pedagogia oferecerá muitos campos de especialização.
PARA QUE SERVE ENTÃO UMA MONOGRAFIA OU UM TCC DE PEDAGOGIA
Muitas vezes, a elaboração da monografia, (ou um TCC, ou mesmo um artigo científico - conheça mais sobre o artigo científico) é uma fase essencial na vida do estudante graduando, já que muitas vezes é nessa fase em que ele aprende a manejar fontes bibliográficas de pesquisa, a redigir, verdadeiramente, um texto de profundidade científico-técnico, a se aprofundar na investigação de um questionamentoSe a afirmação acima é verdadeira em qualquer campo do conhecimento, para um estudante da área de Ensino tal afirmação é ainda mais séria, pela própria natureza da sua atuação profissional.
Seja em qualquer fase da atuação, mesmo no nífel fundamental, o professor terá como agir como orientador de trabalhos e pesquisas de seus alunos, se ele for um professor acadêmico, agirá como orientador de monografias dos mesmos, devendo saber manejar e avaliar os materiais produzidos pelos alunos.
Ao mesmo tempo, cada vez mais o professor é cobrado para se manter sempre atualizado, devendo ter contato com o que há de mais avançado na ciência educacional, habilidade trazida pela escrita monográfica.
TEMAS DE MONOGRAFIAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO |
Aqui estarão apresentados vários temas específicos de monografias de Pedagogia.
INVESTIMENTO EM PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL - Este artigo próprio para a fundamentação de um trabalho monográfico ou ainda um trabalho de conclusão de curso trata da defasagem no investimento educacional brasileiro se comparado aos demais países da América Latina
PSICANÁLISE E A EDUCAÇÃO - As possibilidades da teoria psicanalítica nas escolas públicas e privadas do Brasil são imensas. Apesar de ainda não haver a suficiente formação dos professores no sentido de se possibilitar diminuir os problemas pedagógicos dos alunos, suas famílias e a relação destes com as entidades escolares. Este é um excelente tema pedagógico para pesquisas, cabendo-se muitos olhares mais específicos.
A TEORIA DA APRENDIZAGEM - Como se dá o processo de ensino - aprendizagem em todas as áreas da sociedade em que está presente a Pedagogia.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - Este artigo aborda uma listagem de bibliografias muito interessantes para quem precisa se aventurar na pesquisa sobre este importante tema, que fundamenta todo e qualquer processo pedagógico de todas as sociedades humanas, estando em profundo aprimoramento contemporâneo, em que se discutem questões essenciais como a abrangência do fornecimento educacional, a qualidade do mesmo e os papéis dos novos agentes formadores.
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR - Essência da importância do estudo continuado para a formação do professor. Como o docente deve sempre se aprimorar.
O ENSINO DA LINGUA HEBRAICA - Importância do ensino da lingua hebraica e do ensino de idiomas.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - Como a Educação a Distância aumenta as possibilidades pedagógicas no ensino. A EAD e seu papel de popularização do conhecimento e da aprendizagem formal
O USO DE BLOGS NA EDUCAÇÃO - Este artigo trata da inserção dos blogs como ferramenta pedagógica na formação dos alunos.
A EDUCAÇÃO LIBERTADORA - Preceitos filosóficos da importância dos processos educacionais na libertação do indivíduo de suas amarras sociais e culturais em prol da plenitude.
A EDUCACAO FISICA EM PESQUISA DE MONOGRAFIA - Como o tema da Educação Física se aplica em uma monografia ou um TCC e como ela apreende diversas questões da Pedagogia. Como a Educação Física pode colaborar com o aprendizado.
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO FÍSICA - Elementos interdisciplinares possíveis nas aulas de Ed. Física para o aprendizado ambiental.
PAPEL DOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS E DA SALA DE AULA - Discute-se como o ambiente físico nos ambientes de aulas é importante para o sucesso dos processos de aprendizagem. A inflexão deste tema em uma monografia ou um trabalho de pesquisa de conclusão de curso é muito interessante para monografias prontas
A DEPRESSÃO INFANTIL E A INCLUSÃO ESCOLAR - Grassa entre nossas crianças e adolescentes o fenômeno da depressão, que tem marcadas diferenças da depressão adulta. Assim, o estudo monográfico de tal ocorrência é muito importante, pois pode gerar inflexões significativas nas exigências pedagógicas que os alunos depressivos podem apresentar. Da mesma forma, este artigo discute o papel inclusivo da escola em tais casos.
A AVALIAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Apesar da variabilidade do curso, os processos avaliadores têm o mesmo papel, e fundamentam-se nas mesmas bases educacionais, que em qualquer outra disciplina ou área do conhecimento. As avaliações, no curso de graduação desta matéria, muitas vezes são desvirtuadas, perdendo-se pedagogicamente uma ótima oportunidade para reforçar o aprendizado nos alunos.
A FILOSOFIA MATEMÁTICA PLATÔNICA NA PEDAGOGIA - Platão tinha uma enorme consideração pelo ensino das ciências matemáticas. Veja como este filósofo se embasou no conhecimento matemático para construir suas ideias e seus conceitos. Além disso, saiba como utilizar a filosofia matemática deste autor na construção motivacional das aulas desta disciplina.
A DANÇA NA ESCOLA - Discute-se aqui o papel da dança na formação dos alunos. A aprendizagem de diversos estilos e modalidades de danças na escola pode auxiliar de diversas formas, desde o desenvolvimento da motricidade como o inculcamento de conceitos secundários ou transversais como cultura, entre diversos outros.
PNL OU PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA - A programação neurolinguística, também denominada PNL, é uma excelente possibilidade de fixação e processamento de conteúdos pedagógicos durante os processos educacionais. Observe nesta pesquisa monográfica publicada como se pode proceder para ampliar a compreensão dos alunos.
fonte\: http://www.monografiaac.com.br/monografiapedagogia.html
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domingo, 6 de julho de 2014
sábado, 5 de julho de 2014
Clemente V e a supressão da Ordem do Templo
Palestra no XVIII CEOD-ES (Colatina) sobre o processo que suprimiu a Ordem dos templários, baseada em trabalho originalmente publicado em "Abacus 10 - El filo de la esencia. De la gloria al descenso a los infiernos. Número conmemorativo. 700 años del fin de un mito" (Abril-Junio de 2012), p. 42-57.
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sexta-feira, 4 de julho de 2014
quinta-feira, 3 de julho de 2014
Tendências Pedagógicas
Tendências Pedagógicas
Pessoal, clique aqui para receber materiais que não estão no meu canal: http://pages.rdstation.com.br/fundame...
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quarta-feira, 2 de julho de 2014
Cuidados na escolha da colônia de férias
Atualmente as crianças têm uma vida bastante atribulada, repleta de horários e compromissos: escola, esportes, cursos extras (inglês, informática, artes), terapia, médicos - hoje a medicina é preventiva, exigindo idas semanais aos consultórios. Como exemplo podemos citar os aparelhos ortodônticos, RPG - enfim, a agenda da criançada mais se parece com a de um profissional bastante ocupado.
Sem tempo para viver a infância e brincar, sofrendo pressões para as quais ainda não está preparada, a criança acaba estressada, correndo o risco de adoecer .
Daí a importância do período de férias. Ele tem todo um sentido para a criança, servindo para relaxar, descansar, estar em contato com a família, brincar, passear, ficar de preguiça. Sem perceber a criançada descansa, carregando as baterias e preparando-se para dar conta das obrigações do período letivo seguinte.
Os pais também levam uma vida atribulada e nem sempre é possível tirar férias junto com os filhos ( por mais que desejem fazê-lo ), além de que as férias escolares são mais longas que as férias dos pais. Muitos serviços direcionados às crianças surgiram para atender às necessidades dos pais e não das próprias crianças. Para aqueles que precisam trabalhar nas férias escolares dos filhos, colocá-los em uma colônia de férias pode ser uma ótima opção, capaz de proporcionar momentos muito agradáveis, mas os pais precisam estar atentos a algumas questões importantes:
- Conheça a proposta do espaço e as pessoas responsáveis pelo projeto. Não hesite em tirar todas as dúvidas. Pergunte sobre as atividades oferecidas, procedimentos em caso de acidentes, segurança dos espaços oferecidos, formação dos profissionais que acompanham as crianças.
- A criança deve conhecer o espaço e pelo menos um adulto responsável, que possa servir como referência; ficar com pessoas estranhas pode gerar insegurança e medo. Quanto menor a criança, maior se torna a importância desse item. Se for necessário disponha-se a enfrentar um período de adaptação.
- Organização é fundamental para a criança; além de permitir que a proposta funcione, a organização e a rotina trazem segurança. Mas não esqueça que seu filho está em período de férias, onde os horários não devem ser tão rígidos. Se ele desejar faltar um dia ou dormir um pouco mais naquela manhã, procure respeitar; não o faça ficar tão preso ao relógio.
- Alguns locais oferecem a colônia de férias fora da cidade. A proposta pode ser genial, o lugar maravilhoso, mas seu filho deseja fazer isso? Sente-se seguro para ficar tantos dias longe de casa? É capaz de ser responsável pelos seus pertences? Você pode entrar em contato com ele e ele com você quando desejar? Existem idades e idades, crianças e crianças. O que é bom para o filho de um amigo pode não ser muito bom para seu filho. Escute com atenção o que ele tem a dizer. É possível que seu filho escolha viver essa experiência e diante de uma dificuldade se arrependa e peça para voltar para casa – esteja consciente disso.
- Procure tirar ao menos um final de semana prolongado para estarem juntos, fazendo algo de diferente do período letivo. Não é preciso nada de tão dispendioso ou mirabolante – seu filho deseja estar com você. Fazer biscoito; um piquenique em um parque diferente; jogar; contar histórias; ir à praia no final da tarde são exemplos de atividades que podem ser super prazerosas para a família e verdadeiramente relaxantes para a criança.
http://www.criancaemfoco.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=190:cuidados-na-escolha-da-colonia-de-ferias&catid=24:artigos&Itemid=90
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terça-feira, 1 de julho de 2014
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sábado, 21 de junho de 2014
sexta-feira, 20 de junho de 2014
quinta-feira, 19 de junho de 2014
quarta-feira, 18 de junho de 2014
Como avaliar os alunos em Educação Física?
Bruna Nicolielo. Com reportagem de Rita Trevisan
Os instrumentos de avaliação devem ser diversificados para que não haja a supervalorização do desempenho dos alunos nas atividades que exigem habilidades motoras. Afinal, a concepção mais atual de avaliação em Educação abarca o processo e não apenas os resultados finais. O exame deverá informar ao professor e aos alunos sobre o andamento da aprendizagem, a necessidade de modificar o que vem sendo feito e os pontos mais e menos fortes do trabalho pedagógico. A atribuição da nota poderá ser feita com base nos resultados obtidos em diversos tipos de exercício, em trabalhos e provas escritos e na elaboração de um projeto - uma coreografia de dança, um roteiro de atividades, um diário de campo - que abordem temas como brinquedos e brincadeiras que caracterizam determinados grupos sociais ou espaços geográficos, modalidades esportivas internacionais ou radicais, ginásticas competitivas ou profiláticas, lutas ou artes marciais, danças nativas ou contemporâneas, por exemplo. O ideal é que as atividades viabilizem uma compreensão maior daquela prática corporal na sociedade. Vale lembrar que só pode ser avaliado o que de fato foi dado nas aulas.
Consultoria Marcos Garcia Meira, professor de metodologia de ensino de Educação Física da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).
Pergunta enviada por Eduardo Armando Bausas Junior, São Paulo, SP
Pergunta enviada por Eduardo Armando Bausas Junior, São Paulo, SP
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/como-avaliar-alunos-educacao-fisica-558688.shtml
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terça-feira, 17 de junho de 2014
Mário Ferreira dos Santos: a diferença entre ética e moral
Ao ser humano cabe a frustrabilidade de certos atos, que pode ele fazer ou não. Os animais dizem sempre sim à natureza. O homem, porém, pode dizer não. Nesse “não” está o índice de sua grandeza, a abertura de sua elevação, mas também o primeiro passo para os seus erros. O homem pode frustrar o dever-ser. O dever-ser dos animais é fatal porque eles obedecem aos instintos. Mas o do homem é frustrável, porque ele é inteligente e dispõe da vontade.
E por que se dão tais coisas? As razões são simples: o homem não é um ente imutável e eterno. É um ente mutável e temporal. Sua vida é um longo itinerário, um longo drama, porque ele atua e sofre sucessivamente uma longa realização dramática, porque ele age e faz. E como age e faz, ele prefere e pretere. Por isso, ao longo do drama humano, ao longo da sua práxis, da sua prática, o homem avalia valores.
Em toda vida prática do homem há a presença dos valores que são julgados, preferidos e preteridos. Onde há ação humana, há a presença do valor, e o que o homem faz ou sofre é conveniente mais ou menos ou não à sua natureza estática, dinâmica e cinematicamente considerada. Em tudo, portanto, há valores, maiores ou menores. E, ademais, o homem dá suprimento de valor ao que lhe convém, como também lhes retira. Supervaloriza ou desvaloriza. Todas estas características do homem são precisamente o que lhe dá o caráter da sua peculiaridade.
Mas esses valores são valores do homem, por isso são valores humanos (em grego, valor é axiós e o homem é antropos, daí chamarem-se esses valores de axioantropológicos). Toda vida ativa e factiva do homem (a vida técnica) está cheia da presença dos valores e dos desvalores do homem. Por essa razão, cada ato humano é mais ou menos digno, segundo tenha mais ou menos valor. A dignidade dos atos continuados marca o seu valor.
Os atos continuados constituem o costume (o que os gregos chamavam ethos e os latinos mos, moris, de onde vêm Ética e Moral). Os atos éticos ou morais são atos que têm valor, são atos, portanto, que têm dignidade. É eticamente valioso o dever-ser que corresponde à justiça como antes expusemos: é eticamente vituperável, indigno, o ato que ofende a justiça, ou seja, o direito, o que é devido à conveniência da natureza humana, na multiplicidade em que ela pode ser considerada.
Assim, toda vida prática do homem gira em torno da Ética. Realmente a vida prática do homem é a vida ativa e a vida factiva, e naturalmente essa vida gira em torno do que é conveniente ou desconveniente. Na ação e na realização da vontade, há apreciações de valores do que convém e do que não convém, consequentemente, do dever-ser frustrado e, por isso, giram todas em torno da Ética, que tem de estar presente em todos os atos da vida prática. E prossegue o texto: como disciplina filosófica, esta tem por objeto formal a atividade humana em relação ao que é conveniente ou não à sua natureza. Os atos podem ser assim éticos ou antiéticos, ou então anéticos. Éticos, os que devem ser realizados; antiéticos, os que não deveriam ser realizados; e anéticos, os que nos parecem indiferentes.
Portanto, toda vida ativa e factiva (técnica, artística) do homem se dá dentro da esfera ética. Razão tinham, pois, os filósofos antigos que punham o Direito, a Economia, a Sociologia, a Técnica e a Arte como inclusas e subordinadas à Ética, porque os atos humanos estão sempre marcados de eticidade. Esta a razão por que se deve distinguir Ética de Moral. Esta distinção não é arbitrária. Ora, os antigos, ao distinguirem essas disciplinas e as colocarem subordinadas à Ética, não subordinavam totalmente e absolutamente, porque há uma parte de cada uma dessas disciplinas, que é tipicamente própria das disciplinas, que é a sua parte específica. A Ética, então, funcionava em relação a essas disciplinas na mesma relação de gênero para espécie.
A Ética estuda o dever-ser humano, a Moral descreve e prescreve como se deve agir para realizar este dever-ser. A Moral é variante, mas a Ética é invariante. Podem os homens, mas assistidos pela intelectualidade, errarem quanto à eticidade de um ato e estabelecer um costume (moral) que nem sempre é conveniente ou é exagerado. Podem errar, porque o homem pode errar, mas se der ele o melhor de sua atenção à Ética, ele não errará e poderia evitar os erros na Moral. É essa a razão por que muitas vezes encontramos diferenças entre a moral e a ética. E muitas vezes vimos que certos costumes de certos povos ofendem a princípios de justiça, porque nem sempre o homem escolhe como modo de proceder (seria o modo moral) aquele que melhor corresponde à realização do dever-ser ético, e às vezes é movido por certas circunstâncias históricas, ambientais, que determinam agir desse modo e não doutro, porque, apesar de não ser benéfico como seria de desejar, é menos maléfico do que de outros modos de proceder. Assim pode-se compreender que certas tribos, em determinadas circunstâncias, se vissem forçadas a liquidar os elementos inválidos que a constituíam, para que sobrassem alimentos suficientes para manutenção dos que tinham maior capacidade de sobrevivência. Este ato eticamente considerado é falho, mas moralmente considerado ele tem uma desculpa, dada as circunstâncias ambientais e históricas daquela tribo. Por isso, muitas vezes a moral pode chocar-se com a ética, e nem sempre a moral conheceria a melhor resposta ou a melhor solução ao dever ético. Nós hoje estamos numa crise, não de ética, estamos numa crise de moral, e esta crise na moral está por uma má visualização da diferença entre moral e ética. Como a moral decai, como a moral não consegue manter as suas normas, porque ela já não corresponde à realidade da vida atual, então quem sofre as consequências é a ética, parecendo aos olhos daqueles que não estão preparados, que fazem confusão entre ética e moral, que a ética também se derrui, como se está derruindo a moral, e não é verdade: a ética permanece em pé, a ética é indestrutível, a ética é eterna; a moral é humana, factível, caduca, e por isso ela pode errar. Se a mente humana for bem assistida, ela poderá evitar os erros da moral pela criação de costumes que correspondem melhor ao dever-ser ético.
Aqueles que dizem que a Ética é vária porque a Moral é vária, confundiram a Moral com a Ética. Essas confusões provocaram inúmeros mal-entendidos e promoveram muita agitação entre os que desejavam atacar a Ética. Há costumes convenientes e inconvenientes apenas a uma parte da humanidade, mas o que é ético é universal e deve ser aplicado a todos. A Ética deve ser consagrada ao universal. Temos assim a explanação dos diversos aspectos importantes que já salientamos, mas o texto continua e nos vai esclarecendo a pouco e pouco este aspecto genuinamente cristão.
Assim, da moral, que surge na vida prática do homem, a mente especulando sobre ela chega à Ética, que é mais especulativa do que prática, porque nela há princípios eternos, enquanto naquela há regras de valores históricos, portanto, mutáveis. Dar a cada um o que é de seu direito é uma norma ética, mas o modo como se proceda, segundo a conveniência humana obediente a esta norma, será uma regra moral. Porque erram os homens na Moral, não se deve negar à Ética o seu valor, porque esta seria uma violentação da inteligência.
Do livro “Cristianismo: A Religião do Homem”, de Mário Ferreira dos Santos
http://www.epochtimes.com.br/mario-ferreira-dos-santos-diferenca-entre-etica-e-moral/#.U6A6jRkk3s0
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