domingo, 16 de junho de 2019

Conheça mais sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas e entenda como aplicá-la na sua instituição escolar.

Inteligências Múltiplas: como aplicar na gestão escolar?Tempo de leitura estimado: 4 min.inteligencias-multiplas-como-aplicar-na-gestao-escolar

Conheça mais sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas e entenda como aplicá-la na sua instituição escolar.

Você já ouviu falar na teoria das inteligências múltiplas? Uma dentre as importantes teorias sobre as quais se baseiam os trabalhos da Escola da Inteligência, foi desenvolvida pelo psicólogo e pesquisador Howard Gardner na década de 1980. Sua principal contribuição para a área foi remodelar o pensamento dos educadores sobre as manifestações da inteligência, que podem se apresentar de maneiras diversas.
Neste artigo, vamos explicar a teoria e como você pode aplicá-la na gestão escolar.

O que diz a teoria das inteligências múltiplas?

Gardner define a existência de 8 tipos de inteligência e afirma que qualquer um possui todos os 8 tipos de inteligência, embora algumas sejam mais desenvolvidas em uns do que em outros. A teoria serviu principalmente como um contrapeso para o paradigma da inteligência única. Confira os 8 tipos de inteligência apontados pelo pesquisador.

Inteligência linguística

É a capacidade de comunicação, da escrita, de se expressar, de dominar a linguagem. Compreende não apenas as formas orais, mas também não-verbais, como o gestual, por exemplo. É importante enfatizar que, desde pequeno, o ser humano aprende a se comunicar dentro do seu contexto sociocultural e histórico.

Inteligência lógico-matemática

Durante décadas, foi utilizada como ponto de referência para determinar o quão inteligente um aluno poderia ser (por exemplo, com o uso de testes de QI). É a inteligência que responde pelo raciocínio lógico e pela resolução de problemas matemáticos.

Inteligência espacial

Tipo de inteligência a partir do qual as pessoas observam o mundo, reconhecem o posicionamento e o tamanho de objetos no espaço, se movimentam. Indivíduos com inteligência espacial desenvolvida costumam ser hábeis em criar imagens mentais e desenhar e identificar detalhes.

Inteligência musical

Capacidade de identificar sons, perceber ritmos, identificar instrumentos, produzir e interpretar músicas, canções, etc. A inteligência musical pode se manifestar melhor em pessoas que têm facilidade de fazer todas essas coisas, mas também pode ser treinada e aprimorada, como todos os outros tipos.

Inteligência corporal e sinestésica

Refere-se às habilidades motoras do corpo: habilidades em utilizar ferramentas, expressar emoções e sentimentos por meio do corpo, se movimentar, praticar esportes, dançar, responder a estímulos. Controlar músculos e perceber sistemas vitais do organismo.

Inteligência intrapessoal

Inteligência voltada para dentro, para o eu interior. Habilidade de se compreender internamente, de se questionar, de refletir sobre sentimentos, emoções, anseios, desejos, angústias. Importante para manter o equilíbrio psíquico dos indivíduos.

Inteligência interpessoal

Relaciona-se à capacidade de interagir com os outros: conversar, escutar, interpretar gestos, expressões e sinais além das palavras. É a inteligência que ajuda a desenvolver empatia, a capacidade de, mesmo não estando no lugar do outro, entender seus sentimentos, dores, e alegrias.

Inteligência naturalista

Adicionado posteriormente ao estudo original, este tipo de inteligência detecta e diferencia questões relacionadas com a natureza, como espécies animais e vegetais ou fenômenos climáticos. É a capacidade de reconhecer uma rocha, um gato, uma planta, por exemplo, e está relacionada à defesa evolutiva do ser humano. Gardner incluiu esta categoria porque seria uma das inteligências que ajuda a espécie humana a sobreviver.

Como aplicar a teoria na gestão escolar?

Entender a aplicação da teoria das inteligências múltiplas é importante para abarcar, dentro do espectro do ensino, todas as formas de manifestação dessas inteligências, com um plano de ensino integrado que respeite o desenvolvimento socioemocional desses alunos e não apenas o cognitivo.
Ao abordar todos os tipos de inteligência em um plano de ensino sólido, o gestor escolar cria um ambiente propício para o desenvolvimento integral do aluno, promovendo diversas habilidades e fortalecendo sua autoestima. O aluno que tem maior capacidade linguística, por exemplo, não se sentirá moldado a “entrar em uma caixinha” que apenas valoriza habilidades lógico-matemáticas ou espaciais.
A partir desses conceitos, gestores poderão criar meios para que professores e os próprios alunos identifiquem seus potenciais, trabalhem neles, e também possam superar dificuldades em outros tipos de inteligência.
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fonte: https://escoladainteligencia.com.br/inteligencias-multiplas-como-aplicar-na-gestao-escolar/

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O que é Ética resenha.

  O que é Ética

O conceito de “ética” remonta aos gregos; provém de êthos (com a letra grega eta inicial), e éthos (com a letra grega épsilon). Em seu primeiro significado, êthos designa a residência, morada, lugar onde se habita. Nesse seu uso, ethos é a transposição metafórica da significação original com que o vocábulo é empregado na língua grega usual e que denota morada, covil ou abrigo dos animais, donde o termo moderno Etologia, ou o estudo do comportamento animal. A transposição metafórica de ethos para o mundo humano dos costumes é extremamente significativa e é fruto de uma intuição profunda sobre a natureza e sobre as condições de nosso agir (práxis), ao qual ficam confiados à edificação e preservação de nossa verdadeira residência no mundo como seres inteligentes e livres: a morada do ethos cuja destruição significaria o fim de todo sentido para a vida propriamente humana.
            Em sua segunda acepção éthos designa o conjunto de costumes normativos da vida de um grupo social, o modo de ser, o caráter. Este último significado será vulgarizado a partir de Aristóteles que o integra definitivamente na filosofia usando ainda o adjetivo ethiké (ethiké procede do substantivo ethos conforme nos ensina Carlos Ferraz, 2014) que qualifica um determinado tipo de saber surgindo a expressão ethiké pragmateia, que se pode traduzir tanto como o exercício constante das virtudes morais, quanto como o exercício da investigação e da reflexão metódica sobre os costumes.
            É interessante reservar algumas palavras sobre o vocábulo moral, uma vez que ética e moral muitas vezes são tidas como sinônimos. Moral traduz o latim moralia (substantivo) ou moralis (adjetivo), apresentando evolução semântica análoga a do termo ética. Os romanos não conseguiam fazer distinção, no latim, entre êthos e éthos, traduzindo por mos e mores. “Tal conceito foi posteriormente traduzido, por Cícero, para o termo latino mos, do qual advém a palavra “moral”, de tal forma que “moral” seria uma mera tradução de “ética” (significando, pois, a mesma coisa)” (FERRAZ, 2014, p. 09). Etimologicamente a raiz de moralis é o substantivo mos (mores) que corresponde ao grego ethos. Desde a época clássica, moralis passa a ser a tradução usual do grego ethiké e esse uso é transmitido ao latim tardio e, finalmente, ao latim escolástico, prevalecendo seu emprego tanto como adjetivo, para designar uma das partes da Filosofia, ou qualificar essa disciplina filosófica com a expressão Philosophia moralis, hoje vulgarizada nas diversas línguas ocidentais, quanto simplesmente como substantivo, como moral em nossa linguagem corrente.
            Embora os conceitos de ética e moral possam ser considerados como sinônimos do ponto de vista da etimologia da palavra, no campo filosófico costuma-se fazer uma distinção, entendendo a ética como um estudo sobre a moral e, nesse caso, a ética pode ser entendida também como uma filosofia moral. Nesse sentido a ética é entendida como a ciência da conduta que, segundo Abbagnano (2007), há duas concepções fundamentais dessa ciência que foram pensadas de várias maneiras tanto na antiguidade e idade média (como PlatãoAristóteles, os filósofo estóicos ou São Tomás de Aquino) quanto na modernidade e contemporaneidade (Leibniz, Spinoza, Kant, Hegel):
1- a que a considera como ciência do fim para o qual a conduta dos homens deve ser orientada e dos meios para atingir tal fim, deduzindo tanto o fim quanto os meios da natureza do homem; 2- a que a considera como a ciência do móvel da conduta humana e procura determinar tal móvel com vistas a dirigir ou disciplinar essa conduta (id., ibidem, p. 380).
            Como filosofia moral, a ética é o estudo da moral, do comportamento moral dos seres humanos, do que é considerado bom ou mau, certo ou errado, enquanto que a moral seria o conjunto de valores pertencentes a um determinado grupo ou indivíduo, em outras palavras, a moral seria a maneira como os indivíduos se comportam, por isso, Assmann (2009, p. 87) afirma que a moral “tem a ver com todo comportamento humano – e só com este comportamento – no qual estão envolvidos bem ou mal, o que nos leva a perceber que nem tudo o que fazemos tem a ver com moral”.
            É neste mesmo sentido que Bunge (2002, p. 130) conceitua a ética, como o estudo da moral: a ética seria o “ramo da filosofia que analisa conceitos morais (tais como os da bondade e da verdade moral) e preceitos morais (tais como os da reciprocidade)”. Na mesma linha de raciocínio, Japiassú e Marcondes (2001, p. 69) falam do vocábulo ética, definindo como:
Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (finalidade e sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever. natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral etc.) [...] Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme à sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las.
            Sobre o vocábulo moral, e comparando-o com o conceito de ética, Japiassú e Marcondes (2001, p. 134) destacam que “diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme à sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las”.
            Quando nós falamos em ética, nós não falamos apenas de teorias, prática, filosofia, teologia, mas também falamos da própria vida. A ética é sempre aplicada no nosso dia a dia, no trabalho, na escola, na família, etc. Ela está ligada diretamente ao caráter, à liberdade humana. Teoricamente, é o estudo das ações ou dos costumes, sendo também a própria realização de um tipo de comportamento, como afirma Valls (1994, p. 7):
Tradicionalmente ela [a ética] é entendida como um estudo ou uma reflexão científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas chamamos de ética a própria vida [...] A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento.
            A ética é, portanto, um estudo (teoria) no que se refere à boa conduta humana, do bem e mal, do certo ou errado de acordo com cada costume, comportamento e cultura de cada região.  Outra questão importante no que norteia a ética, seria o fato de que os costumes mudam com o passar do tempo e o que hoje é aceito pela sociedade, futuramente poderá ser considerado errado. Assim como o que aqui a sociedade considera como errado, outra cultura considera certo. Um exemplo: a maconha, que em outros países a mesma não é proibida, ao contrário do Brasil.

ÉTICA GREGA ANTIGA
            “A reflexão grega neste campo surgiu como uma pesquisa sobre a natureza do bem moral, na busca de um princípio absoluto da conduta” (VALLS, 1994, p.24).
            Mas em que consiste este bem moral? Qual é o maior dos bens? Seria a felicidade, o dinheiro, honras, o prazer? E o que é este Bem Supremo de que tanto falam os filósofos gregos? São questões que estão diretamente relacionadas com a ética grega pois, para a maioria destes pensadores, como SócratesPlatão e Aristóteles, este Bem Supremo só pode ser alcançado mediante a prática de uma vida virtuosa, tendo a razão como guia de nossas ações.
            Para Sócrates, uma vida virtuosa depende do “conhecimento de si mesmo”. O filósofo acreditava que através da razão era possível alcançar um ideal de vida ético. Mas como a nossa vida é um constante conflito entre as paixões, os desejos, as emoções e a razão, nem sempre a razão consegue manter o domínio e o controle sobre nossas ações. Isso se deve ao fato, segundo Sócrates, de que nós não nos conhecemos a nós mesmos. O lema “conhece-te a ti mesmo” expressa toda a preocupação moral de Sócrates e não era um lema meramente teórico, “mas prático, pois não buscava um conhecimento puro e sim uma sabedoria de vida” (p. 35). Sócrates afirma que o mais importante está dentro de cada um de nós, que quanto melhor nos conhecemos maiores serão nossas virtudes e que em nosso interior está a pureza de viver pelas nossas próprias escolhas.
            Além de Sócrates, Aristóteles também trouxe grandes contribuições para o campo da Ética cujo pensamento também pode ser pensando a partir de uma “ética racionalista”. Uma das contribuições deste filósofo é a ideia de que as virtudes não são algo que se adquirem de uma hora para outra, mas são adquiridas através do uso da razão, do hábito e de ações virtuosas. “O homem precisa converter suas melhores disposições naturais em hábitos, de acordo com a razão” (VALLS, 1994, p.33).
            Neste ponto Vall nos mostra o esforço de Aristóteles em produzir uma ética pautada na virtude. Ele nos diz que devemos exercitar a virtude para podermos então sermos mais críticos, mais éticos, agirmos de acordo com as nossas reflexões diárias. Agir eticamente é algo que para os gregos era voltado para uma atividade da razão: a razão como guia de nossas ações na busca do ideal de Bem. 

ÉTICA E RELIGIÃO
            A religião está de tal forma presente na vida das pessoas que uma boa parte da sociedade pauta suas ações (ou pelo menos orienta suas ações) em torno de mandamentos divinos que são, em sua essência, regras de conduta moral.
            Baseando-se na época medieval o comportamento religioso era a grande base da ética e da moral, pois o cristianismo pregava valores religiosos, perante a sociedade. A ética medieval “tem uma conseqüência profunda: quando o homem se pergunta como deve agir, não pode mais satisfazer-se com a resposta que manda agir de acordo com a natureza, mas deve adotar uma nova posição que manda agir de acordo com a vontade do Deus pessoal” (VALLS, 1994, p.36).
            De alguma forma, acredita o autor que “A religião trouxe, sem dúvida alguma, um grande progresso moral à humanidade” (VALLS, 1994, p.37). O autor compreende nesta frase que mesmo com seus diversos problemas morais que as religiões carregam em si, elas também manifestam no homem um autocontrole capaz de segurar seus anseios negativistas por meio de punições divinas como o pecado. Entretanto, ao permitir que as maiores atrocidades fossem admitidas sem nenhum pudor como a Inquisição, a religião predominante no ocidente na Idade Média não teve pulso firme para impor uma ética mais saudável à sociedade. Fato que não foi muito bem explorado pelo o autor.

OS IDEAIS ÉTICOS
[...] A reflexão ético-social do século XX trouxe, além disso, uma outra observação importante: na massificação atual, a maioria hoje talvez já não se comporte eticamente, pois não vive imoral, mas amoralmente. Os meios de comunicação de massa, as ideologias, os aparatos econômicos e do Estado, já não permitem mais a existência de sujeitos livres, de cidadãos conscientes e participantes, da consciência com capacidade julgadora. Seria o fim do indivíduo? (VALLS, 1994, p.47).
            O autor introduz uma importante observação acerca do comportamento ético da sociedade após o século XX, onde a maior parte age sem a noção da moral e influenciado por ideias externas, tornando a ética, de certo modo, impraticável em todos os aspectos. E essa reflexão significa, de certa forma, a razão para a banalização da consciência humana, onde não existe mais espaço para a dúvida, para a busca por respostas e pelo livre desenvolvimento da consciência individual.

A LIBERDADE
            “Falar de ética significa falar de liberdade [...] não tem sentido falar de norma ou de responsabilidade se a gente não parte da suposição que o homem é realmente livre” (VALLS, 1994, p. 48).
            Através da ética, o homem tem capacidade de decidir entre o bem e o mal. No entanto este é o problema da liberdade, o que pode ser bom para uns, pode não ser favorável a outros, dessa forma, as relações da ética ligam-se ao comportamento humano, pois o homem busca deveres que garanta o seu bem individual. A filosofia oferece à ética uma reflexão sobre o que é a pessoa humana, cuja autenticidade se expressa no projeto de humanização, ou seja, o homem traça os seus próprios valores. Como o filósofo Sócrates dizia, “conhece-te a ti mesmo”. Valls destaca em sua obra:
Falar de ética significa falar da liberdade. Num primeiro momento, a ética nos lembra as normas e a responsabilidade. Mas não tem sentido falar de norma ou de responsabilidade se a gente não parte da suposição de que o homem é realmente livre, ou pode sê-lo. Pois a norma nos diz como devemos agir. E se devemos agir de tal modo, é porque (ao menos teoricamente) também podemos não agir deste modo. Isto é: se devemos obedecer, é porque podemos desobedecer, somos capazes de desobedecer à norma ou ao preceito. (VALLS, 1994, p. 48).
            Quando nós nos referimos à ética e ao comportamento humano, automaticamente nos referimos à liberdade, ela é a base para o pensamento de muitos filósofos, como por exemplo: Hegel e Schelling. Esses filósofos desencadeiam muitas discussões em relação a liberdade. A questão da liberdade, em Hegel, é muito discutida, e com razão, devido à profundidade com que este filósofo trata o tema, realmente central para o seu pensamento (VALLS, 1994, p. 52).

A ÉTICA HOJE
Um mérito definitivo do pensamento de Kant é ter colocado a consciência moral do individuo como centro de toda a preocupação moral. Afinal de contas, o dever ético apela sempre para o indivíduo, ainda que este nunca possa ser considerado uma espécie de Robinson Crusoé, como se vivesse sozinho no mundo (VALLS, 1994, p. 70- 71).
            Deve-se este mérito a Kant sobre seu método de pensar a ética como algo que surge da consciência humana como centro, como uma formadora determinante de princípios pessoais de acordo com a consciência de cada um. Como diz a citação, ainda que nunca possamos ser como um Robinson Crusoé, nos isolarmos da sociedade de forma que possamos viver de acordo com nossas regras e próprios conceitos, temos que concordar porém, que cada um pensa a sua maneira, a consciência de cada um se comporta a seu modo e define o que é certo ou errado individualmente.
Procurando superar o ponto de vista Kantiano, que chama de moralista, Hegel insistiu em outra esfera, que chamou de esfera da eticidade ou da vida ética. Nesta esfera, a liberdade se realiza dentro das instituições históricas e sociais, tais como a família, a sociedade civil e o Estado. Hegel não teme afirmar que ‘o Estado é a realidade efetiva da idéia ética’. Não ha dúvidas que a exposição de Hegel tem pelo menos o mérito de localizar onde se encontram os problemas éticos (VALLS, 1994, p.71).
            Hegel se contrapôs ao pensamento individual de Kant e pensa os problemas éticos atuais de uma forma mais coletiva. Ele destaca a problemática da ética hoje em dia dividindo-a em três pontos no que ele chama de Eticidade ou vida ética: A Família, Sociedade civil e Estado. Hegel enfatiza o Estado como um exemplo do que seria a personificação do sentido da ética, e mesmo que não concordemos temos que valorizar que ele realmente soube localizar bem onde se encontra os problemas éticos da atualidade. Esses três fatores são determinantes na construção dos princípios educativos e morais de cada um, através dos primeiros laços familiares, da vida na sociedade civil e da submissão ao Estado, suas leis e sistemas políticos, o conceito de vida moral, e o pensamento ético atualmente é gerado e influenciado.
            São muitas as questões que evolvem a ética, poderíamos citar muitas delas, porém é um processo complexo, pois na corrida para a descoberta do conhecimento científico, a ética ficou para trás tornando-se difícil de definir. São muitos os filósofos que abordam sobre a mesma, Hegel, Platão, Aristóteles, etc. A partir daí podemos entender a riqueza que está no material exposto por Álvaro M. L. Valls em seu livro: O que é ética. Por fim, fica claramente subentendido, que agir eticamente, é agir de acordo com o bem.
Por mais que variem os enfoques filosóficos ou mesmo as condições históricas, algumas noções, ainda que bastante abstratas, permanecem firmes e consistentes na ética. Uma delas é a questão da distinção entre o bem e o mal. Agir eticamente é agir de acordo com o bem. A maneira como se definirá o que seja este bem, é um segundo problema, mas a opção entre o bem e a mal, distinção levantada já há alguns milênios, parece continuar válida (VALLS, 1994, p. 67).

Referências Bibliográficas
ABBAGNANO, Nicola Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ASSMANN, Selvino José. Filosofia e Ética. Florianópolis, Brasília: UFSC, CAPES, UAB, 2009.
BUNGE, Mario. Dicionário de Filosofia. Tradução de Gita K. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2002. (Coleção Big Bang)
FERRAZ, Carlos Adriano. Elementos de ética. Pelotas: NEPFil online, 2014. Acessado em 18/03/2016.
JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros Passos, 177)

A Política e suas Interfaces → Ética e Política → Ética e Moral → O que é Ética


Leia mais: https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/o-que-e-etica-resenha-/


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Plano de Aula de Educação Física

Plano de aula - Educação Física

educação física prepara as crianças para uma vida ativa e saudável, melhorando a autodisciplina e reduzindo o estresse. Esta seção inclui aulas de educação física do jardim de infância até o ensino médio, abrangendo diferentes níveis de habilidade e objetivos.

Plano de aula – Congelar

OBJETIVOS:
Os alunos praticarão habilidades de concentração e conceitos físicos básicos, conforme exigido na aula de educação física. Os alunos também trabalharão em equilíbrio e coordenação.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Grande área aberta para as crianças se movimentarem
  • Som ou outra forma de música com uma batida forte
INTRODUÇÃO:
Comece perguntando aos alunos se eles sabem o que a palavra “congelar” significa. Peça aos alunos que iniciem uma corrida no local e expliquem quando você disser “congelar”, eles precisam parar e não se mover, então explique que eles estarão congelados. Explique que isso fará parte do jogo.
DESENVOLVIMENTO:
  • Mande os alunos se espalharem.
  • Explique que uma vez que a música comece, eles devem começar a se mover ou dançar.
  • Eles devem continuar a dançar e se mover até que a música pare completamente.
  • Se a música parar, eles devem congelar em qualquer posição em que estejam no momento e segurá-la até que a música seja iniciada novamente.
  • Se eles se movem, eles estão fora e devem sentar-se até a próxima rodada.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será baseadas na participação, seguindo instruções e simples observação.

Plano de aula – Animais

OBJETIVOS:
Os alunos poderão correr, andar, galopar, pular e usar outros métodos para atingir metas pessoais de condicionamento físico.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Prepare várias fotos de diferentes animais, alguns que pulam, outros que correm, etc;
  • Microfone caso seja necessário.
INTRODUÇÃO:
  • Pergunte aos alunos se eles sabem o quão rápido um ser humano pode correr.
  • Permita respostas e inicie uma discussão.
  • Pergunte aos alunos se eles conhecem o animal terrestre mais rápido da Terra. (Guepardo).
DESENVOLVIMENTO:
  • Diga aos alunos que eles não poderiam correr tão rápido quanto um guepardo, mas eles podem correr tão rápido quanto alguns outros animais.
  • Exiba uma foto de um animal para os alunos. Pergunte se eles acham que o animal corre mais rápido ou menos que o ser humano.
  • Peça aos alunos que deem uma volta ao redor da sala/quadra. Quando eles retornarem, pergunte aos alunos: Qual animal da foto você acha que corre tão rápido quanto?
  • Permita respostas.
PRÁTICA GUIADA:
  • Diga aos alunos que eles darão voltas e correrão perto das velocidades dos animais das fotos.
  • Diga aos alunos que não é uma corrida, e eles também devem tentar correr, pular, galopar ou se mover como os animais. (Eles também podem imitar a natação, caso o animal nade).
  • Para cada volta, os alunos irão “correr” como um novo animal. Use animais mais lentos para dar aos alunos um “descanso”.
  • Continue a atividade durante toda a aula.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será baseadas na participação, e na quantidade de voltas que os alunos conseguirem dar.

Plano de aula – Basquete

OBJETIVOS:
Os alunos devem ser capazes de driblar uma bola de basquete e atirar na cesta com alguma precisão (fazer uma cesta não é necessária, mas deve ser tentada).
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Grande área aberta para as crianças se espalharem
  • Cesta de basquete
  • Bola de Basquete (1 por equipe)
  • Fita para linha de partida (opcional)
INTRODUÇÃO:
Comece fazendo com que os alunos se unam e joguem uma bola de basquete para frente e para trás, passando um para o outro. Peça aos alunos que driblem e se revezam tentando fazer uma cesta com o parceiro.
DESENVOLVIMENTO:
  • Peça aos alunos que escolham equipes. Dois ou três, dependendo do tamanho da turma.
  • Faça um ponto de partida com fita no chão em uma extremidade do ginásio.
  • Diga aos alunos que eles farão um revezamento com sua equipe. As regras são as seguintes:
  • Quando o apito soar (ou você disser) a primeira pessoa é driblar a bola pelo ginásio, tenta fazer uma cesta (deve mirar e realmente tentar) e depois driblar de volta para a próxima pessoa na fila. Se eles pararem de driblar ou perderem a bola enquanto driblam, devem voltar para a linha e começar de novo. Isso continua até que o último membro da equipe tenha cruzado a linha de chegada.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será baseadas na participação e interação entre equipes.

Plano de aula – Corrida de revezamento com matemática

OBJETIVOS:
Os alunos irão trabalhar as habilidades matemáticas básicas enquanto se tornam fisicamente ativos através de uma corrida de revezamento que requer a resolução de problemas.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Sala de aula;
  • Quadro negro;
  • giz de cera;
  • Apagador.
INTRODUÇÃO:
  • Comece explicando aos alunos que eles serão colocados em equipes para realizar uma corrida de revezamento.
  • Explique que eles terão que fazer uma fila na ordem que escolherem, correr até a parede, resolver um problema de matemática sem ajuda e depois correr de volta para marcar a mão do membro da equipe.
  • Diga aos alunos que eles não podem ajudar uns aos outros a resolver o problema. Explique que depois que todos os membros da equipe tiverem resolvido as contas, a resolução dos problemas serão verificados, se um estiver errado, a equipe poderá escolher um único membro para corrigir a resposta errada.
  • Essa pessoa pode ser decidida com antecedência.
DESENVOLVIMENTO:
  • Separe os alunos de maneira aleatória em equipes iguais. Dê aos alunos alguns minutos para decidir qual será a ordem e quem será o encarregado de corrigir os problemas incorretos.
  • Certifique-se de que todos os problemas estejam escritos de forma legível e possam ser entendido por todos os alunos. Lembre aos alunos que eles devem marcar a mão do próximo corredor antes que eles possam começar. Certifique-se de que uma linha tenha sido colocada no chão na frente de cada equipe.
  • Não deixe de conferir quais alunos estejam respondendo as perguntas corretamente para saber quem vence a corrida de revezamento.
AVALIAÇÃO:
Os alunos trabalharão juntos em um revezamento e responderão corretamente às questões de matemática apropriadas para a idade enquanto fazem exercícios físicos. A equipe vencedora trabalhará mais rápido e solucionará corretamente cada problema de matemática.

Plano de aula – Pule o rio

OBJETIVOS:
O objetivo desta atividade é dar às crianças a oportunidade de praticar as habilidades de pular e aterrissar, enfatizando que deve balançar os braços ao saltar e aterrissar em uma posição equilibrada sem cair.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Bambolês
INTRODUÇÃO:
  • Realize esta atividade em um grande espaço interno ou externo com limites marcados para que as crianças saibam onde podem e não podem se mover. Antes de começar a atividade, espalhe bambolês por todo o espaço, de modo que fiquem estendidos no chão.
  • Explique às crianças que elas estão dando um passeio na floresta e podem precisar atravessar um riacho ou rio. Peça às crianças que andem pelo espaço e, quando chegarem a um rio (bambolê), elas precisam pular sobre o rio sem molhar os pés.
  • Para ajudar as crianças a aprender os fundamentos do salto, os professores devem inicialmente pedir às crianças para unirem os dois pés e balançarem os braços para frente quando pularem.
  • Ao aterrissar, as crianças devem pousar em dois pés, espalhando seus pés sobre a largura dos ombros, para que tenham uma base ampla de apoio quando pousarem. Após o pouso, as crianças devem prosseguir e saltar sobre o próximo rio.
  • A ênfase deve ser colocada em pousar em ambos os pés ao mesmo tempo sem cair.
  • Dê às crianças tempo suficiente para se movimentarem pelo espaço e pularem sobre todos os rios.
  • Após 3 a 5 minutos de saltos, as crianças podem precisar de um breve período de descanso (30 a 60 segundos) antes de continuar a atividade.
DESENVOLVIMENTO:
  • Varie a atividade pedindo às crianças que vejam o quão alto elas podem pular e até onde elas podem pular enquanto salta pelo rio.
  • Crianças mais experientes podem gostar do desafio de bater palmas enquanto voam pelo ar, ou girando no ar antes de aterrissarem. Qualquer que seja a variação, professores e crianças não devem perder de vista o objetivo principal de pousar em uma posição equilibrada.
  • Não se sinta limitado a apenas saltar sobre os bambolês. Essa pode ser uma ótima atividade de integração de sala de aula e pode ter muitas variações. Por exemplo, peça às crianças para desenhar ou pintar seus próprios rios em grandes folhas de papel. Certifique-se de desenhar peixes, árvores e outros objetos dentro e ao lado do rio. Cole os desenhos das crianças no chão e finja que a turma vai viajar. Quando as crianças alcançam os diferentes rios espalhados pela sala, elas devem balançar os braços e pular sobre o rio, aterrissando do outro lado sem cair.
  • Os professores também podem querer integrar essa ideia com um livro que leem para as crianças sobre os rios ou as formas pelas quais as pessoas viajam.
AVALIAÇÃO:
Os professores podem usar esse tempo para observar as habilidades de salto e aterrissagem das crianças e registrar seu progresso.

Plano de aula – Leitura de rótulos, qual lanche é a melhor escolha?

OBJETIVOS:
Fornecer aos alunos o conhecimento sobre como verificar as informações nutricionais nos lanches. Os alunos identificarão os rótulos e compararão as informações nutricionais dos lanches.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Rótulos de lanches consumidos diariamente (pedir para cada aluno trazer um de casa);
  • Corda, peso ou qualquer material para fazer exercícios;
  • Cones.
INTRODUÇÃO:
Comece a aula com a leitura de rótulos dos alimentos. Certifique-se de que seus alunos sejam capazes de determinar onde encontrar informações nutricionais específicas.
Faça uma estação de treinamento com cones e pendure rótulos dos alimentos com um cartão anexado em cada um deles. Nos cartões da estação de treinamento, dê instruções sobre que informação nutricional deseja que os alunos identifiquem e junte um exercício para ir com essa informação.
Exemplos podem incluir:
1 – Biz. Identifique as calorias em uma porção e pule corda a cada caloria existente.
2 – Fini. Identifique a quantidade de sódio em uma porção e faça polichinelo para cada grama de sódio.
3 – Suco Del Vale. Identifique o porcentagem de vitamina C em uma porção e realize um agachamento para cada porcentagem.
AVALIAÇÃO:
Enquanto o aluno responde em cada estação, peça que cada um registre as respostas em uma folha. Isso pode ser usado para uma pré-avaliação, juntamente com os exercícios.

Plano de aula – Esquiar até a linha de chegada

OBJETIVOS:
Os alunos serão capazes de demonstrar habilidades físicas adequadas à idade enquanto ‘esquiarem’.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Dois pratos de papel por aluno;
  • Cordas;
  • Cones.
INTRODUÇÃO:
Comece dizendo aos alunos que eles irão esquiar hoje. Peça a um aluno que mostre o que significa caminhar para frente, para trás e em zigue-zague.
DESENVOLVIMENTO:
  • Explique aos alunos que eles praticarão os movimentos demonstrados como se estivessem em esquis, mas como não podem nevar na sala de aula, precisam fingir.
  • Dê a cada aluno um par de ‘esquis’.
  • Dois pratos de papel.
  • Coloque-os nos pratos de papel.
  • Diga aos alunos que, para esquiar, não podem levantar os pés do prato.
  • Espalhe cones para os alunos esquiarem entre eles.
  • Peça aos alunos que percorram os cones da forma que escolherem para demonstrar habilidades.
  • Se o tempo permitir, deixe os alunos esquiarem o curso como um revezamento com outros alunos.
FECHAMENTO:
Peça aos alunos que compartilhem como se sentem em relação ao esqui. Pergunte se algum movimento foi mais difícil do que os outros e por quê.
AVALIAÇÃO:
Os alunos se revezarão em um curso simples no qual devem seguir em frente, para trás e em zigue-zague.

Plano de aula – Confie em mim

OBJETIVOS:
Os alunos trabalharão na construção da confiança enquanto trabalham juntos para concluir uma corrida de obstáculos.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Colchonetes (para segurança);
  • Obstáculos simples que podem ser facilmente concluídos (cones, corda, prancha, etc).
INTRODUÇÃO:
  • Comece explicando aos alunos que a confiança é uma via de mão dupla.
  • Você precisa confiar em seu parceiro neste curso de obstáculos, porque eles vão ajudar a completar.
  • Peça aos alunos que escolham um parceiro ou escolha os pares.
DESENVOLVIMENTO:
  • Peça aos alunos que percorram a pista de obstáculos sem vendas primeiro e demonstrem como completar cada obstáculo. (Ao redor dos cones, passe por cima de uma corda de pular, ande em linha reta feita de fita adesiva, etc).
  • Agora, peça aos alunos que trabalhem em pares para completar o obstáculo. Quando um dos parceiros concluir o curso, peça aos parceiros que mudem de lugar.
  • Exemplo de parceiro 1 (de olhos vendados)
  • Parceiro 2: Dê um passo gigante para frente e pise a corda de pular
  • Parceiro 1: faz como solicitado
  • Parceiro 2: Caminhe para frente devagar, agora vá para a direita ao redor do primeiro cone e pare
  • Parceiro 1: faz como solicitado
  • Parceiro 2: continue através dos obstáculos
  • Faça com que os parceiros mudem de lugar depois de concluído
AVALIAÇÃO:
A avaliação será baseada em dar e seguir as instruções adequadamente.

Plano de aula – Olimpíadas

OBJETIVOS:
Através de uma pesquisa sobre as olimpíadas, os alunos serão capazes de entender e praticar os movimentos de esportes do evento. Durante as aulas de educação física, os alunos poderão ensinar outros alunos sobre o esporte, mostrar movimentos, etc.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Acesso a internet para pesquisa
INTRODUÇÃO:
  • O professor apresentará um vídeo ou foto de um esporte olímpico para os alunos assistirem;
  • Pergunte aos alunos se eles poderiam simular os movimentos / ações no esporte;
  • Permitir discussão em sala de aula.
DESENVOLVIMENTO:
Explique a tarefa para os alunos: Eles pesquisarão um esporte olímpico, o treinamento envolvido pelos atletas e alguns dos movimentos / ações envolvidos para realizar aquele esporte, em seguida, cada aluno deve demonstrar através de simulação de movimentos / ações como funciona o esporte.
AVALIAÇÃO:
Como lição de casa, peça aos alunos que escrevam um breve resumo da experiência e o que aprenderam.

Plano de aula – Diferentes países

OBJETIVOS:
Os alunos poderão pesquisar e, em seguida, instruir e demonstrar aos colegas de de sala de aula jogos ou atividades de educação física populares em outros países.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Acesso a internet;
  • Lista de países suficiente para cada grupo de dois alunos;
  • Um exemplo de atividade/jogo em outro país para servir como exemplo.
INTRODUÇÃO:
  • Exiba o exemplo de atividade e suas regras de outro país;
  • Introduzir as informações para os alunos;
  • Demonstrar a atividade / jogo usando alguns alunos;
  • Peça aos alunos para adivinharem o país e a origem do jogo / atividade.
DESENVOLVIMENTO:
  • Diga aos alunos que eles vão pesquisar sobre um jogo / atividade de outro país e demonstrá-lo para a classe;
    Separar os alunos em pares e distribuir um país para cada grupo;
  • Lembre aos alunos que o jogo deve envolver movimentos físicos;
  • Orientar os alunos para pesquisar na Internet para descobrir as atividades favoritas de crianças em outros países;
  • Na próxima aula de educação física, peça para que os grupos inicie sua demonstração;
  • Encoraje todos os alunos a participarem;
  • Aguarde cerca de 10 a 15 minutos ou menos para cada demonstração (o tempo depende do número de períodos de aula disponíveis para a aula).
AVALIAÇÃO:
A avaliação será baseadas na participação, pesquisa e demonstração.
Conteúdos Relacionados:
https://escolaeducacao.com.br/plano-de-aula-de-educacao-fisica/

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sábado, 15 de junho de 2019

77: Por que Paulo Freire não funciona


Guten Morgen, Brasilien! A bazófia na educação não pára neste governo, e fora o Escola Sem Partido, o grande nome em questão é o pedagogo Paulo Freire, com seu método de alfabetização hoje extremamente questionado. 
Afinal, o que é o tal sócio-construtivismo, o método Paulo Freire, para começar? O "patrono da educação brasileira" tem como resultado o mais pífio desempenho nos rankings internacionais – e como essa turma adora "estudos" e o que dizem os "acadêmicos" e "especialistas"... Mesmo assim, Paulo Freire é considerado uma referência – ou melhor, uma autoridade – em educação e alfabetização, e todos aqueles que duvidam de seu método são considerados obscurantistas, preconceituosos e, claro, nazistas. Os índices de alfabetização do Brasil nunca estiveram tão baixos. Muitos culpam a pobreza ou a desigualdade social, embora nosso país esteja mais rico do que jamais foi. Países extremamente pobres, que passaram por guerras, ditaduras ou mesmo comunismo, não tiveram um decréscimo tão grande na educação e capacidade de entender e produzir um texto como o Brasil. Enquanto até Peru, Antilhas e Nigéria possuem Nobel de Literatura, no Brasil produzir uma frase com sujeito, verbo e predicado é para o nível universitário. Cada vez que Paulo Freire dá errado, a solução proposta é sempre aumentar as doses de Paulo Freire. Afinal, apesar de ser o único "pedagogo" (com muitas aspas) conhecido pelos professora brasileiros, sempre se diz que se estamos formando adolescentes incapazes de dizer "nós vamos" e saber a diferença entre "ouve" e "houve" porque... faltou Paulo Freire. E quando Paulo Freire for finalmente conhecido e implementado no Brasil, todos nós teremos a educação de um aristocrata inglês do século XVIII. Além de desvendar o que raios é o método Paulo Freire, você vai conhecer alternativas muito mais viáveis, como o método fônico de alfabetização implementado pelo professor Carlos Nadalim no MEC, neste episódio do seu podcast preferido. A produção é de Filipe Trielli e David Mazzuca Neto no estúdio Panela Produtora, com produção visual de Gustavo Finger da Agência Pier. Guten Morgen, Brasilien!

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sábado, 8 de junho de 2019

Congresso Brasil Paralelo | Capítulo 1: Panorama Brasil - Um Raio-x Inco...




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Caligrafia e seu ensino são importantes sim. João maria










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Caso Rhuan: a crueldade das assassinas do menino




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The Red Pill (a pilula vermelha) Documentário Legendado PT BR COMPLETO




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INSTALAÇÃO DE QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE CIRCUITOS MONOFÁSICO - ( QDC) Video aula












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