segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Volta às aulas


Volta às aulas

O mês de janeiro está terminando e é hora de preparar a volta às aulas. Para contribuir com a qualidade desse momento estratégico, reunimos aqui o melhor conteúdo publicado nas revistas NOVA ESCOLA e NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR que trata do que fazer antes do início das aulas e das ações imprescindíveis nas primeiras semanas.


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domingo, 30 de janeiro de 2011

Brasil Animado (Trailer Oficial)

MCCria


Olá, amigos/as de blogagem e  amigos de profissão, minhas queridas professoras e professores.
Hoje acabei de ver, o filme Brasil Animado. Eu, minha esposa e filho, gostamos muito do filme. Nas aulas de história e geografia, nos anos iniciais este filme pode ser bem interessante. Acima o  trailler valeu. Inté mais.

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sábado, 29 de janeiro de 2011

Diretoria de Ensino Campinas Leste Processo de Atribuição de Aulas 2011

Diretoria de Ensino Campinas Leste
Processo de Atribuição de Aulas 2011

PROCESSO INICIAL DE ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS –

 DE 31/01/2011 a 07/02/2011

CRONOGRAMA DE ATRIBUIÇÃO - PROCESSO INICIAL

Público Alvo:
1)      Titulares de Cargo
2)      Docentes não efetivos (Estáveis , F e L ) e candidatos à contratação (O), abrangendo apenas aos que alcançaram os índices mínimos fixados na prova do processo seletivo simplificado.
Obs. : os docentes e candidatos à contratação que não alcançaram os índices mínimos somente poderão das atribuições durante o ano (aguardar data a ser publicada).

ATRIBUIÇÃO A DOCENTES HABILITADOS

PORTADORES DE DIPLOMA DE LICENCIATURA

NÍVEL D.E. – FASE 2
31/01/2011 – 14 horas na EE Adalberto Nascimento*
* Titular de Cargo não atendido (parcial ou totalmente) na escola para constituição de jornada
 01/02/2011 – 14 horas na EE Adalberto Nascimento*
* Titular de Cargo não atendido na escola na Carga Suplementa de Trabalho 
02/02/2011 – 10:30  horas na EE Adalberto Nascimento*
                * Titular de Cargo inscrito nos termos do art. 22 da LC 444/85
O candidato Titular de Cargo de outra D.E. que concorrer nesta Diretoria de Ensino , à designação nos termos do artigo 22, deverá apresentar-se munido de : 1. Modelo DRHU devidamente preenchido com a Jornada Atribuída em sua U.E. de origem, com pontos em nível de DE e Assinatura do Diretor; 2 Cópia da inscrição realizada na U.E. de origem (comprovante JATI) que explicite a DE indicada – opção a concorrer; 3. Cédula de identidade; 4. Diploma e Histórico; 5. Termo de anuência do superior imediato.
* EE Adalberto Nascimento: Rua Adalberto Maia, 235 B. Taquaral - Campinas. Entrada de docentes pela R. Alberto Cerqueira Lima s/n – próximo à Caixa econômica Federal Fones: (19) 32512824, (19) 32546945

03/02/2011 – 14 horas nos pólos por área
                * Docentes não efetivos não atendidos na escola e aqueles que optaram por mudança de Diretoria de Ensino (Estáveis e categoria F)
04/02/2011 – 14 horas nos pólos por área
                * Docente não efetivo para composição de carga horária – categoria “L”
                * Candidatos à contratação – categoria “O” classificados conforme quadro abaixo:
 Área
Classificados categoria “O”
Exatas e Biológicas
1º  a  50
Letras
1º a 60
Humanas
1º  a  50
Ed. Física
1º  a  40
Ed. Artística
1º  ao  último
Classe 1ª. a 4ª.
Consultar a DE se haverá saldo
05/02/2011 – 8:30  horas nos pólos por área
                        * Candidatos à contratação – categoria “O” classificados do 102 até o final (se ainda houver saldo de aulas)
Área
Classificados categoria “O”
Exatas e Biológicas
51 até o último
Letras
61 até o último
Humanas
51 até o último
Ed. Física
41 até o último
Ed. Artística
Consultar a DE se haverá saldo
Classe 1ª. a 4ª.
Consultar a DE se haverá saldo

 

Atribuição a portadores de qualificação docente de que trata o art. 7º da res. SE 77/10,

07/02/2011 – 8:30  horas na escolas sede de controle, para os docentes já contemplados com aulas na unidade (se houver saldo – consultar a escola)
07/02/2011 – 14:00  horas nos pólos por área (se houver saldo – consultar DE e pólo)
Publico alvo:
 Aluno de último ano de curso de licenciatura plena na disciplina específica da licenciatura; Portadores de diploma de Bacharel ou Tecnólogo de nível superior na área da disciplina a ser atribuída; Aluno de curso de licenciatura plena que tenha cumprido, no mínimo, 50% do curso, na disciplina específica da licenciatura; Aluno de último ano de curso de Bacharelado/Tecnologia de nível superior na área da disciplina a ser atribuída; Aluno de qualquer semestre de cursos de licenciatura plena na disciplina específica ou bacharelado /tecnologia de nível superior na área da disciplina.
*abrangendo apenas aos que alcançaram os índices mínimos fixados na prova do processo seletivo simplificado.
Obs. : os docentes e candidatos à contratação que não alcançaram os índices mínimos somente poderão das atribuições durante o ano (aguardar data a ser publicada).
IMPORTANTE ð
1.Informamos que todos os docentes/candidatos deverão se apresentar nos locais de atribuição informados, impreterivelmente nos horários estipulados, munidos dos seguintes documentos, para se necessário, realizar-se conferência:
§  Cédula de identidade;
§  Comprovante de inscrição;

§  Diploma/Certificado e Histórico Escolar.

2. O docente/candidato que não estiver presente no momento em que for chamado de acordo com sua classificação, será atendido somente após a chamada de todos os presentes, ao final da lista.
3. As sessões de atribuição se realizarão diariamente no máximo até as 20 horas.

POLOS DE ATRIBUIÇÃO - a partir de 03/02/2011 - aos
Docentes não atendidos na UE e Candidatos
Clique aqui

 

CLASSIFICAÇÃO
dos docentes e candidatos inscritos:
No endereço
http://www.educacao.sp.gov.br/

* Titulares de Cargo
-19/01/2011 - divulgação da classificação(após as 18 horas);
-19 e 20/01/2011-prazo para interposição de recursos;
-Até 27/01/2011 - divulgação da classificação final.
:::
* Titulares de Cargo – Art. 22
- 26/01/2011- divulgação da classificação
-26 e 27/01/2011- prazo para interposição de recursos
Até 01/02/2011- divulgação da classificação final após as 12 h.
:::
*Ocupantes de Função Atividade e Candidatos
-26/01/2011 - divulgação da classificação;
- 26 e 27/01/2011 - prazo para interposição de recursos;
-Até 1/02/2011 - divulgação da classificação final - após as 12 horas.
:::
Obs.: Os recursos devem ser interpostos no local onde a inscrição foi realizada – escola ou diretoria de ensino, endereçado ao superior imediato. Nesta Diretoria de Ensino somente devem ser interpostos recursos de inscrições feitas na própria DE ou indeferidos/ não atendidos pelas escolas desta jurisdição.



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Japa

 

Japa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Japa ou Japam é a repetição mental ou verbal de um mantra com o objetivo de atingir estados alternados de consciência. A repetição do mantra, o japa, pode ser feito de três maneiras diferentes:
  • Em voz alta.
  • Em forma de um murmúrio sem movimento dos labios.
  • Mentalmente.
Todas elas tem uma relação intima com a respiração, o pranayama e o mátra(ritmo).
Em Kularnava tantra, capítulo onze, sutra 19 diz: "Durante o japa deve-se evitar toda a preguiça, bocejo, sono, espirro, salivação, medo, movimento e ou emoção. O mantra nada realiza se houver comida em excesso, conversação incoerente, falatório, autoritarismo, apego as coisas, ou instabilidades e etc.
Durante o japa deve-se evitar a inércia, a aflição, a atividade desnecessária, a imaginação desvairada e o esbravamento (gritaria). Fique em paz, seja limpo e frugal com a comida, durma no chão, tenha controle da sua dualidade, tenha a mente estável, tenha autocontrole e seja calado. Então faça o japa."
No Hinduísmo, o Japamala (um cordão com sementes) é usado durante a pratica do japa. No Hinduísmo e Vaishnavas geralmente usam Japamalas de sementes de Tulsi. E os Shaivitas usam semente de Rudrakhsa. O número de sementes no Japamala é geralmente 108. Os praticantes podem se sentar ou andar durante a pratica feita pela manhã e pela tarde ao alvorecer e a cada repetição do japa uma semente é contada. Os japas mais utlizados nestas praticas são os Om, Hrimee Krim.
No Tantra shastra deve-se acrescentar a terminação namah (Eu saúdo).
O mantra é geralmente dado pelo Guru durante a iniciação. Existe uma similaridade com as praticas Cristãs como o terço.

Ligações externas

Veja também

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Mantra

 

Mantra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 



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Mantra (do sânscrito Man mente e Tra alavanca) é uma sílaba ou poema religioso normalmente em sânscrito. Os mantras originaram do hinduísmo, porém são utilizados também no budismo e jainismo.
Os mantras Tibetanos são entoados como orações, repetidas como as do cristianismo. O budismo mahayana do Tibete usa mantras em tibetano, o zen-budismo do Japão os usa em japonês. John Blofeld encontrou em Hong Kong no começo do século XX mantras cuja língua ninguém sabia identificar, e que pareciam uma alteração de um original sânscrito.
Para algumas escolas, especificamente as de fundamentação técnica, mantra pode ser qualquer som, sílaba, palavra, frase ou texto, que detenha um poder específico. Porém, é fundamental que pertença a uma língua morta, na qual os significados e as pronúncias não sofram a erosão dos regionalismos por causa da evolução da língua. Existem mantras para facilitar a concentração e meditação, mantras para energizar, para adormecer ou despertar, para desenvolver chakras ou vibrar canais energéticos a fim de desobstruí-los.

Mecanismo de funcionamento

Ao longo dos anos, os ocidentais que chegaram ao oriente tentaram explicar porque os mantras produzem os efeitos esperados. Blofeld, que estudou por dentro as culturas indiana e chinesa, notou que não é necessário saber o significado das palavras ditas.
Alguns psicólogos ocidentais defendem que o mantra possui uma energia sonora que movimenta outras energias que envolvem quem o entoa. Blofeld observou que não importa a correção da pronúncia: encontrou o mesmo mantra entoado de forma muito diferente em países diversos, e sempre produzindo os efeitos esperados.
Outra explicação seria a mesma usada para o efeito dos mudras: um gesto repetido por tantas pessoas durante tantos séculos que criou um tipo de caminho energético - que podemos chamar de marca no akasha, ou no inconsciente coletivo - que é rapidamente seguido pela psique da pessoa que o executa.

Alguns mantras comuns

  • Asa To Ma (Védico) - Considerado um dos mais belos Mantras do mundo
  • Om namah Shivaya (shivaísta)
  • Om namah shiva lingan (shivaísta)
  • Shiva Shiva maha dêva (shivaísta)
  • Om shiva Om Shakti Namah Shiva Namah Shakti (shivaista)
  • Om namah kundaliní (sânscrito)
  • Om mani padme hum (sânscrito)
  • Om namo bhagavate vasudevaya (do sânscrito)
  • Om tare tütare ture soha (tibetano)
  • Om tare tam soha (tibetano)
  • Nam myoho rengue kyo (Saddharma-pundarika Sutra em sânscrito)
  • Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare (sânscrito)..
  • Namerarenguékioh kioh namere klatisfas

O Maha Mantra

A vibração transcendental estabelecida pelo canto do Maha Mantra Hare Krishna permite a purificação gradual dos corpos materiais, do mais denso ao mais sutil, e restabelece a consciência no seu estado original de sat cit ananda - eternidade, conhecimento e bem-aventurança.
O Kalishantarana Upanishads, recomenda de forma acertada que cantemos:
Naradah punan prapaccha tannama kimiti sa hovaca hiranyagarbah:
hare krsna hare krsna krsna krsna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare
isti sodashkam namnam kalikalmasanasanam annatah parataropayah sarvavedesu drisyate sodasakalavritasya jivasyavaranaviasanam tatah prakasate param-brahma meghapaye raviasmimandaliveti (2)
Como vemos, primeiramente vem Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare e depois, hare rama hare rama rama rama hare hare

No Yoga e outros Darshanas

No Sanatana Dharma e nos seus principais Darshanas, (no Yoga chama-se Japa-Yoga ou Mantra-Yoga), o Mantra exerce importãncia singular por dois grandes motivos, primeiramente, por tratar-se de Angas, partes ou seqüências dos hinos dos livros sagrados (Vedas ou derivações autorizadas dos Mesmos, como os Upanishads), e também por se tratar de instruções na forma de palavras ditadas diretamente pelos Rishis ou sábios, ou devido aos Lilas do Senhor (ditados diretamente por Ele ou por seus emissários), e, em segundo, por tratar-se da personificação do Nome ou Nama do Senhor Supremo ou Brahman em Si mesmo, na forma escrita e articulada sonoramente. Os Mantras devem tão somente ser emitidos sob a restrita autorização do Guru ou Mestre Espiritual, de acordo com a forma que Este orientar. No mais das vezes, os Mantras são articulados na forma de Japa, ou repetição curta, com o uso de um Mala com 108 contas. Este processo pode ser em três níveis, a saber: sussurado, cantado ou mentalmente. Quanto mais desenvolvida a concentração do 'Sadhaka' (praticante), maior será a sua capacidade de mantralização na forma mental ou Manasika-Mantra. Há um processo chamado Ajapa-japa, que é a repetição de determinados Mantras conforme a respiração ou Pranayama.
O praticante deverá ter a devida reverência ou vênia espiritual para com o seu Guru, a Sampradaya ou família espiritual da qual Ele pertence, e jamais pensar que Nama (nome) e Rupa (forma) são distintos do Senhor em Si mesmo. Por conseguinte, um pretendente não deverá cantar Mantras sem a devia autorização do seu Mestre Espiritual, porque é mais danoso uma prática sem orientação do que nenhuma prática. Assim diz a tradição de Sadhu-Guru e Sastra (conforme a sabedoria dos mestres nas Escrituras). Hari Om Tat Sat
Fonte: [Japa-Yoga] de Swami Sivananda -
Swami Krsnapriyananda Saraswati

Ver também

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Yantra

 

Yantra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Para tecnicas de yoga, veja yoga
Yantra literalmente significa assomar, instrumento ou maquina. Na atualidade, um yantra é uma representação simbólica do aspecto de uma divindade, normalmente a Deusa Mãe ou Durga. Ele é uma matriz interconectada de figuras geométricas, círculos, triângulos e padrões florais que formam um padrão fractal de elegância e beleza. Embora desenhado em duas dimensões, um yantra deve representar um objeto sagrado tri-dimensional. Os yantras Tri-dimensionais estão se tornando incrivelmente comuns. Embora o yantra seja uma ferramenta usada na meditação por ambos sérios pesquisadores espirituais e escultores da tradição clássica, sua shakti é também disponível para pesquisadores iniciantes com sincera devoção e boas intenções.
Acredita-se que yantras místicos revelam a base interna das formas do universo. A função dos Yantras é ser símbolo de revelação das verdades cósmicas.

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Tantra

Tantra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Para informações sobre os textos hindus classificados como Tantras, veja Tantras.
Tantra (Sânscrito: tratado sobre ritual, meditação e disciplina), yoga tântrico ou tantrismo é uma filosofia comportamental de características matriarcais, sensoriais e desrepressoras. Essencialmente, a prática tem por objectivo o desenvolvimento integral do ser humano nos seus aspectos físico, mental e espiritual[1].
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Origem da expressão

A palavra "tantra" é composta por duas raízes acústicas: "tan" e "tra". "Tan" significa expansão e "Tra" libertação.
Tal denominação tem as suas raízes em fatores históricos muito sutis, pois esta filosofia comportamental, durante a época medieval, foi severamente reprimida na India Hinduista, fortemente espiritualizada. Esta era a forma como os seguidores desta filosofia a viam. Libertadora, mas mantida em segredo (na escuridão)[1].
Dispondo de imensos significados e interpretações, mais ou menos corretos, tais como teia, trama ou entretecido. Tantra pode ser interpretado, mais correctamente, como algo que é regulado por regras gerais[1].

Descrição

Tantra é uma filosofia hindu muito antiga cuja natureza comportamental mais lhe faz delinear, tendo por características: matriarcal, sensorial, naturalista e desrepressora [carece de fontes], também é o Tantra um complexo sistema de descrição da realidade objetiva tornando-o assim uma ciência prática e aplicável, sendo a base do pensamento de um povo muito muito antigo que até hoje faz ecoar sua influência sobre a sociedade contemporânea.
Nas sociedades primitivas não-guerreiras, na qual a cultura não era centrada na guerra, a mulher era fortemente exaltada e até mesmo endeusada, na medida em que dava vida a outros seres humanos. Dai, a qualidade matriarcal. A partir dessa qualidade desdobra-se a qualidade sensorial ("a mãe dá à luz pelo seu ventre e alimenta o filho pelo seu seio") e a desrepressora, tendo que a mãe é sempre mais carinhosa e liberal que o pai, pelo facto de o filho ter nascido do seu corpo e a própria natureza, normalmente, ter o macho de mais agressivo [carece de fontes].
Baseado quase inteiramente no culto de Shiva e Shakti, o tantra visualiza o Brahman definitivo como Param Shiva, manifesto através da união de Shiva (a força ativa, masculina, de Shiva) e Shakti (a força passiva, feminina, de sua esposa, conhecida também como Kali, Durga, Parvati e outras).
Está centrado no desenvolvimento e despertar da kundaliní, a "serpente" de energia ígnea, de natureza biológica e manifestação sexual, situada na base da espinha que ascende através dos chakras até se obter a união entre Shiva e Shakti, também conhecida como samadhi.
No Tantra, ao contrário da maioria das filosofias espiritualistas, se vê o corpo não como um obstáculo mas como um meio para o conhecimento, para o Tantra, todo o complexo humano é vivo e possui consciência independente da consciência central e por isso mesmo é merecedor de atenção, respeito e reconhecimento, para tanto, usa mantras (vocalização de sons e ultra sons em sânscrito), yantras (figuras geométricas, desde simples a complexas, como mandalas, por exemplo, que representam as diversas formas de Shakti) e rituais que incluem formas de meditação.

Os dois ramos

Segundo alguns autores o tantra é composto por dois ramos denominados a "mão esquerda" e a "mão direita". Embora o objectivo geral dos dois seja o mesmo, os processos utilizados diferem. A "mão esquerda" está ligada muitas vezes à procura de poderes ocultos e à extroversão de energia psíquica sob forma de capacidades supra-normais. A "mão direita" está ligada à canalização de toda a energia para a elevação espiritual do ser humano. Este é também conhecido como Vidya Tantra ou tantra do conhecimento e a mão esquerda como Avidya Tantra. O tantra correctamente praticado acelera rapidamente o progresso espiritual do ser humano. Apesar disso o tantra é muitas vezes encarado com desconfiança devido a certos aspectos do avidya tantra. É bem conhecido o fato de que o Budismo Tântrico sempre enfatiza a necessidade de supervisão por um orientador de confiança.

Influência no ocidente

Alega-se que o tantra teve forte influência no ocidente nas ciências ocultas. Diversos ramos do ocultismo contemporâneo, particularmente os que se dizem gnósticos ensinam alguma versão de "sexo sagrado", e são conhecidos pela expressão "espermo-gnósticos".
Muito da linguagem sexual encontrada na alquimia supostamente tem sua origem em tradições orientais relacionadas com o Tantra.
Particularmente a linha thelemita, fundada pelo polêmico mago e ocultista do início do século XX, Aleister Crowley, alega ter levado essa influência ao seu maior extremo e se apresenta como um tantra ocidentalizado.
Outra linha tântrica, que pode ser chamada de Tradição da Mão Direita, foi muito difundida, Arnold Krumm-Heller e Samael Aun Weor. Para eles, o Tantra teria como "braço mágico" certas práticas que canalizariam a energia sexual para o Despertar da Consciência Espiritual.

Ligações externas

Referências



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Inteligências múltiplas: quais são e como abordá-las na escola?

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