segunda-feira, 14 de julho de 2008

O que é o diagnóstico psicopedagógico?

*

Psicopedagogia - trabalhando competências, criando habilidades

Autor: João Beauclair

Editora: WAK EDITORA
Sinopse: Todo especialista possui o chamado "olho clínico", visto que os não familiarizados com o assunto deixam passar importantes detalhes. Assim deve ser o olhar do psicopedagogo, para enxergar os potenciais do aprendente, em prol de aprendizagens significativas e efetivas. Este livro de João Beauclair - que inicia a Coleção "Olhar Psicopedagógico"- com conteúdos enriquecedores nos remete ao mundo da Poesia, Filosofia, Psicanálise e da Espiritualidade. Fazendo uso de metáforas, o autor mostra o campo de atuação do psicopedagogo, apresentando uma proposta de construção de habilidades e competências necessárias para um aprendizado permanente, que pode contribuir para a formação do profissional de Psicopedagogia e sua inserção fundamental nos processos educacionais, clínicos e institucionais. Ao buscar equilibrar-se nos fios do conhecimento, o psicopedagogo pode conseguir ampliar o seu olhar, alargar os seus horizontes, fazendo com esses fios, a grande rede de suas ações, intervenções e produções de sua autoria de pensamento. "Um livro com linguagem clara e acessível, que nos prende a atenção, desde a primeira página... Recomendo a sua leitura a todos aqueles que, sendo ou não psicopedagogos, se preocupem com o estudo do pensamento e com uma construção teórica que fundamenta a sua prática". Maria Irene Maluf vice-presidente da Associação Brasileira de psicopedagogia - ABPp


Fonte:

http://www.profjoaobeauclair.net/
Psicopedagogia


O que é a Psicopedagogia Clínica?

A Psicopedagogia é a especialidade que investiga e compreende o processo de aprendizagem e a relação que o aprendiz estabelece com a mesma, levando em consideração a interação dos aspectos sociais, culturais e familiares. O psicopedagogo articula contribuições de áreas como a Psicologia, Pedagogia e Medicina, entre outras, com o objetivo de facilitar ao indivíduo a construção do conhecimento e a retomada do seu processo de aprendizagem. O trabalho psicopedagógico visa, ainda, desencadear novas necessidades, de modo a provocar o desejo de aprender e não somente uma melhora no rendimento escolar.


O que é o diagnóstico psicopedagógico?
A meta do diagnóstico psicopedagógico é investigar o processo de aprendizagem do indivíduo e seu modo de aprender, identificar áreas de competência e limitações, visando entender as origens das dificuldades e/ou distúrbio de aprendizagem apresentado. O psicopedagogo poderá necessitar do auxílio de outros profissionais, como o neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo para aprofundar tal investigação.

Quais os instrumentos utilizados na avaliação psicopedagógica?
Os instrumentos de avaliação podem incluir diferentes modalidades de atividades e testes padronizados, utilizados de acordo com a habilitação profissional do psicopedagogo e da necessidade do caso em atendimento.
Além de realizar uma análise do material escolar, os psicopedagogos utilizam entre outras atividades:

- escrita livre e dirigida, visando avaliar a grafia, ortografia e produção textual (forma e conteúdo)
- leitura (decodificação e compreensão)
- provas de avaliação do nível de pensamento e outras funções cognitivas
- cálculos
- jogos simbólicos e jogos com regras
- desenhos e análise do grafismo

http://www.plenamente.com.br/area_psicopedagogia.htm

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

Pedagoga/o pode concorrer à cargos de Inspeção Educacional com um diploma contendo as novas diretrizes do curso de 15/05/2006

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais ...