sábado, 19 de julho de 2008

Uma atividade para seus alunos: Lixo tecnológico: pilhas e baterias.


Lixo – Coleta Seletiva

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ª
Assunto: Lixo tecnológico: pilhas e baterias
Tipo: Metodologias


Uma pesquisa sobre o destino de pilhas e baterias pode ser um começo interessante para os alunos perceberem que o lixo tecnológico contamina o solo, os lençóis freáticos e, conseqüentemente, o próprio ser humano.

Para tanto, peça aos alunos que perguntem aos familiares, amigos e vizinhos o que fazem com pilhas e baterias usadas. Por exemplo:

# O que você faz com as pilhas usadas?

# Você sabe que as pilhas e baterias jogadas no lixo podem prejudicar o meio ambiente e a nossa saúde?

Se a resposta a esta pergunta for “Sim”, pode-se fazer uma outra pergunta.

# Você sabe como as pilhas e baterias jogadas no lixo podem chegar a prejudicar o meio ambiente e a nossa saúde?

Se a resposta for “Não”, as crianças devem ser incentivadas a informar os entrevistados sobre o problema, incluindo o que fazer com essas pilhas.

Feita a pesquisa de campo, o professor coordena a tabulação dos dados e, com os alunos, elabora um relatório com a síntese das respostas.

Informe aos alunos que as pilhas e baterias são altamente prejudiciais porque contêm metais pesados como o chumbo, cádmio, zinco e mercúrio em níveis que podem causar sérios danos à saúde. O cádmio provoca disfunções renais e problemas pulmonares; o mercúrio afeta o estômago, os rins e o cérebro; o chumbo causa anemia, disfunção renal e perda de memória, e o zinco ataca os pulmões.

Explique aos alunos como o lixo acaba voltando para casa e causando todos esses problemas aos homens.

Finalmente, promova um concurso de cartazes para divulgar o impacto causado pelas pilhas e baterias. Mas antes mostre aos alunos alguns exemplos a fim de que eles percebam as qualidades de um bom cartaz, tais como texto curto, de fácil leitura, frases que chamam a atenção para a questão central, uso de cores etc.

Decida com a classe os critérios de seleção e premiação dos cartazes vencedores. O prêmio pode ser um pequeno diploma, um livro, uma menção honrosa etc.

Para valorizar todos os trabalhos, organize uma exposição pela escola ou em algum espaço comunitário; assim os alunos poderão perceber a importância de contribuírem para a formação de cidadãos capazes de agir corretamente com a natureza.

Organize com os alunos uma coleta semanal de pilhas e baterias usadas e pesquise na comunidade para quais empresas ou locais poderão ser enviadas.

Texto original: Vera Lúcia Moreira

Edição: Equipe EducaRede

Fonte:http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm


A seguir, vídeos sobre , lixo tecnológico.

Lixo Tecnológico (em 3 partes).
helionet


Lixo digital ameaça meio ambiente.
filipisimas

Estes vídeos acima estão divididos em 6 partres. Para ter acesso clique, no menu desta tela virtual em forma de seta. Este material é da Globo News.


Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

Pedagoga/o pode concorrer à cargos de Inspeção Educacional com um diploma contendo as novas diretrizes do curso de 15/05/2006

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais ...