Srila Krishnadasa Kaviraja Gosvami nasceu em 1496 em uma família de médicos na vila de Jhamatpur, no distrito de Barddhaman, em Nadiya. Seu pai era Bhagiratha e sua mãe Sunanda. Ele tinha um irmão mais novo chamado Shyamananda das. A adoração às Deidades de Gaura-Nityananda instaladas por Srila Krishadasa Kaviraja nesta vila continua até hoje.
Da sua vida antes de chegar a Vrindavan, pouco se sabe. No Chaitanya Charitamrta, Adi-lila capítulo cinco, Srila Kaviraja relata a causa de sua saída da vida familiar e de sua ida para Vrindavan.
“O Senhor Nityananda Prabhu tinha um servo chamado Sri Minaketana Ramadasa, que era um reservatório de amor. Na minha casa havia sankirtana dia e noite e por isso ele visitou lá, tendo sido convidado. Absorvido em amor emocional, ele sentou-se em meu pátio e todos os Vaisnavas se curvaram a seus pés. Num clima alegre de amor a Deus, ele às vezes subia no ombro de alguém que oferecia reverências, e às vezes batia nos outros com sua flauta ou batia-lhes levemente. Quando alguém via os olhos de Minaketana Ramadasa, lágrimas fluíam automaticamente de seus próprios olhos, pois uma chuva constante de lágrimas fluía dos olhos de Minaketana Ramadasa. Às vezes havia erupções de êxtase como flores kadamba em algumas partes de seu corpo, e às vezes um membro ficava atordoado enquanto outro tremia. Sempre que ele gritava o nome Nityananda, as pessoas ao seu redor ficavam maravilhadas e surpresas.
“Quando Minaketana estava sentado no pátio, um respeitável brahmana chamado Sri Gunarnava Misra estava servindo à Deidade. Este brahmana não lhe ofereceu respeito. Vendo isso, Sri Ramadasa ficou zangado e disse, 'Aqui encontro o segundo Romaharsana Suta, que não se levantou para mostrar honra quando viu o Senhor Balarama.'
“Depois de dizer isso, ele dançou e cantou o quanto quisesse, mas o brahmana não ficou zangado, pois ele estava servindo ao Senhor Krishna. No final do festival, Minaketana Ramadasa estava saindo, oferecendo suas bênçãos a todos. Naquela época surgiu uma controvérsia com meu irmão. Meu irmão tinha uma fé firme no Senhor Chaitanya, mas apenas um tênue lampejo de fé no Senhor Nityananda. Sabendo disso, Sri Ramadasa sentiu-se mentalmente infeliz. Então repreendi meu irmão: 'Esses dois irmãos são como um só corpo; São manifestações idênticas. Se você não acredita no Senhor Nityananda, você cairá. Se você tem fé em um, mas desrespeita o outro, sua lógica é como a lógica de aceitar meia galinha. Seria melhor ser ateu desprezando os dois irmãos do que hipócrita acreditando em um e desprezando o outro.' Sri Ramadasa, entretanto, quebrou sua flauta com raiva e foi embora, e naquele momento meu irmão caiu.”
Naquela noite, porque Ele estava satisfeito com o castigo que Krishnadasa deu a seu irmão por ofender Seu querido devoto Mineketana Ramadasa, o Senhor Nityananda apareceu em seus sonhos e declarou:
āre āre kṛṣṇadāsa, nā karaha bhaya
vṛndāvane yāha,–tāṅhā sarva labhya haya
“Ó meu querido Kṛṣṇadāsa, não tenha medo. Vá para Vṛndāvana, pois lá você alcançará todas as coisas”. [Caitanya Caritamrita Adi 5.195]
Recebendo assim a misericórdia do Senhor Nityananda em seu sonho, ele partiu para Vrindavana com uma mente alegre. Os pés de lótus do mestre espiritual de Sri Kaviraja não são outros senão os do próprio Senhor Nityananda. Ele aceitou os Gosvamis Sri Rupa, Sri Sanatana, Sri Jiva, Sri Raghunatha, Sri Raghunatha Bhatta e Sri Gopala Bhatta como seus mestres espirituais instrutores. De Sri Lokanatha Gosvami e Sri Raghunatha Bhatta Gosvami ele implorou permissão para escrever Sri Chaitanya charitamrta.
Além de Chaitanya Charitamrta, a biografia mais definitiva de Chaitanya Mahaprabhu, Srila Krishnadasa Kaviraja Gosvami também compilou livros como,
1) Sri Govinda-lilamrita.
Govinda-lilamrita é uma obra literária que explica os passatempos diários do Senhor Krishna e Seus associados em Vrindavana.
2) Saranga-rangada kangada tika.
Saranga-rangada kangada tika é um comentário sobre o Krishna-karnamrita de Bilvamangala Thakura.
Sri Jiva Goswami, conforme seu costume de dar títulos de honra a devotos qualificados, deu a Krishna Dasa o título de Kaviraja (o rei dos poetas) por sua obra-prima poética Govinda-lilamrta. Srila Krishnadasa Kaviraja tinha vasto conhecimento de todas as escrituras védicas. Seus livros mostram sua habilidade em Srutis, Smrtis, Nyaya, Jyotir shastra e nas artes culinárias. Embora fosse um estudioso erudito, um asceta estrito, um paramahamsa rasika Vaishnava, Krishna Dasa, sendo muito humilde, escreve sobre si mesmo: “Sou surdo, mudo, totalmente analfabeto, de mente mundana e inferior a um verme nas fezes”.
O autor do Sri Chaitanya Charitamrta, Srila Krishna Das Kaviraj Goswami, é o discípulo direto de Srila Rupa Goswami e Srila Raghunatha dasa Goswami.
Srila Prabhupada escreve no Chaitanya Charitamrita: “O discípulo direto de Srila Krishna Das Kaviraj Goswami foi Srila Narottama Dasa Thakura, que aceitou Srila Visvanatha Cakravarti como seu servo. Srila Viswanatha Cakravarti Thakura aceitou Srila Jagannatha Dasa Babaji, o mestre espiritual de Srila Bhaktivinoda Thakura, que por sua vez aceitou Srila Gaurakishora dasa Babaji, o mestre espiritual de Om Vishnupada Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Goswami Maharaja, o mestre divino do nosso humilde eu.” (Sua Divina Graça AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Sri Chaitanya Charitamrita capítulo 1. “Os Mestres Espirituais.”)
Srila Bhaktivinoda Thakura realizou o serviço excepcional de reviver os ensinamentos divinos do Senhor Chaitanya, que haviam sido obscurecidos devido à distorção grosseira por parte de seitas desviantes. Em sua autobiografia intitulada Svalikhita-jivani, Srila Bhaktivinoda Thakura escreve sobre o Sri Chaitanya Charitamrita: “Na minha primeira leitura do Caitanya-caritamrta, desenvolvi um pouco de fé no Sri Caitanya. Na segunda leitura, entendi que não havia Pandita igual a Caitanya. Então tive uma dúvida: sendo um erudito tão erudito e tendo experimentado a realidade do amor a Deus até tal ponto, como é que Caitanya Mahaprabhu recomenda a adoração do caráter impróprio de Krishna? No começo fiquei surpreso e comecei a pensar nisso. Depois, orei ao Senhor com muita humildade: Ó Senhor! Por favor, deixe-me entender o mistério disso! O Senhor é ilimitadamente misericordioso. Vendo minha ânsia e sinceridade, em poucos dias Ele concedeu-me sua misericórdia e forneceu-me a inteligência pela qual eu poderia compreender. Compreendi então que Krishna-tattva é extremamente confidencial e o princípio mais elevado da ciência de Deus. A partir de então, comecei a ver Mahaprabhu Caitanyadeva como Deus.”
Em um de seus artigos na revista “Sajjana Tosini”, Srila Bhaktivinoda Thakura afirma: “Se Srila Krishnadasa Kaviraja não tivesse composto esta grande literatura, então, as pessoas comuns nunca teriam sido capazes de compreender a filosofia Vaishnava eterna, pura e suprema. conforme estabelecido pelo próprio Senhor Chaitanya Mahaprabhu. Assim, todos teriam permanecido muito infelizes, e é muito difícil dizer qual teria sido o seu destino se esta grande literatura não tivesse sido composta. Todas as glórias a Srila Krishnadasa Kaviraja Goswami! Todas as Glórias a Shri Caitanya-Caritamrita.”
Ele desapareceu no 12º dia da quinzena brilhante do mês de Asvina (o ano é desconhecido). Seu samadhi está no Radha-kunda e no Templo Radha-Damodara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário