sábado, 21 de outubro de 2023

Hoje é o dia sagrado de Dussehra (Dassera) é um dos importantes festivais hindus, celebrado com muita alegria em todo o país. A ocasião marca a ocasião em que o Senhor Rama e o irmão Lakshman se aproximaram de Mãe Durga para pedir-lhe suas bênçãos em Seu ataque planejado ao demônio Ravana







Dussehra (Dassera) é um dos importantes festivais hindus, celebrado com muita alegria em todo o país.  A ocasião marca a ocasião em que o Senhor Rama e o irmão Lakshman se aproximaram de Mãe Durga para pedir-lhe suas bênçãos em Seu ataque planejado ao demônio Ravana.  Considera-se, portanto, que o fato de a Suprema Personalidade de Deus se aproximar dela em busca de bênçãos para remover impedimentos materiais aos Seus objetivos espirituais deveria ser a abordagem do humilde devoto do Senhor para conquistar o importante triunfo do Senhor Rama sobre o rei demônio, Ravana, a vitória.  do bem sobre o mal.


    Quadros e procissões brilhantemente decorados retratando várias facetas da vida de Rama são retirados.  No décimo dia, o dia de Vijayadasmi, efígies colossais de Ravana, seu irmão Kumbhkarna e seu filho Meghnath são colocadas em vastos espaços abertos.  Rama, acompanhado de sua consorte Sita e de seu irmão Lakshman, chega e dispara flechas de fogo contra essas efígies, que estão recheadas de material explosivo.  O resultado é uma explosão ensurdecedora, reforçada pelos gritos de alegria e triunfo dos espectadores.
    É significativo que o Senhor tenha invocado as bênçãos da mãe divina, a Deusa Durga, antes de realmente sair para a batalha.  Ao queimar as efígies do demônio Ravan que foi morto pelo Senhor Rama, também é simbólico para nós que nós, o povo, sejamos convidados a queimar o mal dentro deles e, assim, seguir o caminho da virtude e da bondade, tendo em mente o exemplo de  Ravana, que apesar de todo o seu poder e majestade foi destruído por seus maus caminhos.
    Deve ser lembrado que Ravana era um grande erudito e um devoto fervoroso do Senhor Shiva, mas os próprios poderes que foram concedidos a ele por sua devoção inabalável provaram ser sua ruína, devido ao uso grosseiramente indevido dos mesmos.  Além disso, embora autorizado pelas austeridades realizadas ao Senhor Shiva, seus poderes foram ineficazes sobre os poderes de Rama.




Nenhum comentário:

Sobre a Reencarnação Segundo a Tradição Milenar Indiana Dos Vedas de Sua Divina Graça AC Bhaktivedanta Swami Prabhupāda, Fundador-Ācārya da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.