quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Paradigma

02 julho 2008



O futuro está onde a nossa força mental está. É tudo aquilo que ainda não aconteceu, mas que pode ser previsto. Querer ignorá-lo é perda de tempo. Observe a indústria de relógios suíços, que na década de 60 era a mais poderosa do mundo. Naquela época, para aumentar a eficiência técnica, seus técnicos já tinham previsto a substituição da engrenagem pelo quartzo. Contudo, os dirigentes das empresas suíças não se atreveram a mudar, ou seja, a antecipar o futuro. Consequência: em 1967, perderam o mercado para a Seiko japonesa, que hoje domina 30% do mercado mundial.

antecipação é a mola mestra para vencer o futuro. O futuro é aquilo que se souber levantar com uma grande alavanca. Para que tenhamos uma dimensão mais acurada dessas mudanças basta anotarmos como estava o mundo em 1960 e como está hoje. A mudança deu-se em uma velocidade fantástica. O avanço ocorreu principalmente na área da informática. Não são poucas, hoje, as pessoas que se utilizam da Internet para se comunicar com o resto do mundo. Em 1960 inexistia.

questão das mudanças está presa à noção de paradigma. Se pegarmos um dicionário, veremos que o termo vem do grego paradeigma e significa etimologicamente "modelo", "padrão". Contudo, podemos também interpretar o paradigma como algo que tem razões e limites. Quer dizer, estabelecendo-se certas normas e certas medidas podemos atuar dentro de um determinado contexto. Nesse sentido, um jogo de tênis pode ser considerado um paradigma, porque tem regras e limites.

Mudar paradigmas não é tarefa fácil. Thomas S. Khun, físico e historiador da ciência, em seu famoso livro A Estrutura das Revoluções Científicas, já anotara essa dificuldade dizendo que a descoberta de um novo paradigma começa com a consciência da anomalia dos paradigmas em voga. Sem essa consciência, nada de expressivo é feito. Assim, o nosso grande problema reside em captar a necessidade de mudança. Nesse sentido, é preciso muito empenho pois se não delinearmos o nosso futuro, alguém o fará por nós. 

Há quatro questões sobre o tema: 

1ª) quando é que surge o novo paradigma? 

2ª) que tipo de pessoa é o inovador do paradigma?

3ª) quem são os primeiros seguidores do novo paradigma e por que eles seguem? 

4ª) como o novo paradigma afeta a vida daqueles que o seguem? Há que se notar que toda a ideia nova gera antagonismo e nem sempre ela é aceita com facilidade. Quantos não foram os inovadores do pensamento que tiveram as suas cabeças cortadas por discordarem do status quo vigente? Mas é preciso que haja homens valentes que afrontem o futuro sem outro móvel que não seja o de atender aos anseios de sua .

Preparemo-nos para enfrentar o futuro. Nada de pusilanimidade quando formos enviados aos grandes embates de nossa caminhada evolutiva.

Fonte de Consulta

BARKER, J. A. Paradigms: The Business of Discovering the Future. New York, W. Morrow, 1992.



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