SEMINÁRIO DE SAÚDE EMOCIONAL PARA PROFESSORES |
Seminário é um procedimento metodológico, que supõe o uso de técnicas (uma dinâmica de grupo) para o estudo e pesquisa em grupo sobre um assunto predeterminado.
O seminário pode assumir diversas formas, mas o objetivo
é um só: leitura, análise e interpretação de textos dados sobre
apresentação de fenômenos e / ou dados quantitativos vistos sob o ângulo
das expressões científicas-positivas, experimentais e humanas.
De qualquer maneira, um grupo que se propõe a desenvolver um seminário precisa estar ciente da necessidade de cumprir alguns passos:
- determinar um problema a ser trabalhado;
- definir a origem do problema e da hipótese;
- estabelecer o tema;
- compreender e explicitar o tema- problema;
- dedicar- se à elaboração de um plano de investigação (pesquisa );
- definir fontes bibliográficas, observando alguns critérios;
- documentação e crítica bibliográficas:
- realização da pesquisa;
- elaboração de um texto, roteiro, didático, bibliográfico ou interpretativo.
Para a montagem e a realização de um seminário há um procedimento básico:
1º o
professor ou o coordenador geral fornece aos participantes um texto
roteiro apostilado, ou marca um tema de estudo que deve ser lido antes
por todos, a fim de possibilitar a reflexão e a discussão;
2º procede-se à leitura e discussão do texto-roteiro em pequenos grupos.
Cada grupo terá um coordenador para
dirigir a discussão e um relator para anotar as conclusões particulares a
que o grupo chegar;
3º cada grupo é designado para fazer:
a - exposição temática do assunto,
valendo-se para isso das mais variadas estratégias: exposição oral,
quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc.Trata-se de uma visão global
do assunto e ao mesmo tempo aprofunda-se o tema em estudo;
b - contextualizar o tema ou unidade
de estudo na obra de onde foi retirado do texto, ou pensamento e
contexto histórico-filosófico-cultural do autor;
c - apresentar os principais
conceitos, idéias e doutrinas e os momentos lógicos essenciais do texto
(temática resumida, valendo-se também de outras fontes que não o texto
em estudo);
d - levantar os problemas sugeridos pelo texto e apresentar os mesmos para discussão;
e - fornecer bibliografia especializada sobre o assunto e se possível comentá-la;
4º
plenário-é a apresentação das conclusões dos grupos restantes. Cada
grupo, através de seu coordenador ou relator, apresenta as conclusões
tiradas pelo grupo.
O coordenador geral ou o professor
faz a avaliação sobre os trabalhos dos grupos, especialmente do que
atuou na apresentação, bem como uma síntese das conclusões.
Outros métodos e técnicas de
desenvolvimento de um seminário podem ser acatados, desde que seja
respeitado o plano de prontidão para a aprendizagem.
Finalizando, apontamos que todo tema de um seminário precisa conter em termos de roteiro as seguintes partes:
a - introdução ao tema;
b - desenvolvimento;
c - conclusão.
Fonte: Guia para a elaboração de trabalhos escritos - UFRGS
Veja também:
Como Fazer Apresentações em Público
Como Fazer Bibliografia
Como Fazer Citação e Referência
Como Fazer Dissertação
Como Fazer Projetos de Pesquisa
Como Fazer Resenha
Como Fazer Capas
Como Fazer TCC
Como Fazer Apresentações em Público
Como Fazer Bibliografia
Como Fazer Citação e Referência
Como Fazer Dissertação
Como Fazer Projetos de Pesquisa
Como Fazer Resenha
Como Fazer Capas
Como Fazer TCC
O que é Seminário
Como Fazer Um SeminárioProfessor como avaliar o seminário
http://www.uel.br/col/biologia/bacharelado/tcc/documentacao/ficha_aval_semin.pdf
http://vialittera.blogspot.com.br/2012/04/topicos-serem-avaliados-na-apresentacao.html
Obrigado pela visita, volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário