segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Um pastor de ovelhas ouvia um Sábio falar a respeito das certezas que os homens acham que tem.


  
Um dia, um pastor de ovelhas ouvia um Sábio falar a respeito das certezas que os homens acham que tem. O Sábio dizia que muitas vezes as pessoas acham que sabem diferenciar o bem e o mal, mas muitas vezes enganam-se a esse respeito.

Ouvindo isso, o pastor achou tudo absurdo; levantou-se e foi embora: ele era um homem experiente, havia criado seus filhos, construído sua casa e tinha uma família honrada. Não era possível que ele não soubesse diferenciar o bem e o mal.
No dia seguinte, pastoreando suas ovelhas, aproximou-se um homem que secretamente invejava o pastor, e fingindo ter-lhe apreço, sugeriu:

- Leve suas ovelhas até alem do monte de pedras, a grama lá está fresca e nova.
Ao que o Pastor retrucou:
- É um lugar perigoso. Minhas ovelhas podem tropeçar e cair no desfiladeiro, que está tão próximo do monte de pedras.

E o homem que lhe tinha inveja replicou:
- Isso jamais aconteceria com um pastor experiente como você, apenas com um garoto sem conhecimento!

Encorajado pelas palavras, o pastor resolveu seguir a sugestão. Ao chegar ao lugar perigoso, não apenas uma de suas ovelhas tropeçou e ia caindo morro abaixo: na tentativa de resgatá-la, pedras rolaram e o pastor acabou com um braço preso entre as pedras.

Levou dois dias até que alguém aparecesse por ali, porque o homem que invejava o pastor não disse a ninguém sobre a sua infeliz sugestão, e manteve silencio ao saber do desaparecimento dele.
Quem encontrou o pastor foi um de seus filhos, que para salvar-lhe, teve de fazer com que pedras menores rolassem sobre ele, para aliviar o peso e poder retirar seu braço que estava preso.

De volta à aldeia, o pastor procurou o Sábio e lhe disse:
- Por favor, perdoe a minha ignorância. Dois dias atrás eu fui embora quase ofendido por você ter dito que não sabemos sempre distinguir o bem e o mal. E nesses dois dias, um homem quase me matou com palavras de encorajamento, enquanto outro salvou minha vida, jogando pedras sobre mim.

Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário: