Atividades diagnósticas Todo início de ano, é recomendável fazer a avaliação diagnóstica de seus alunos. Somente a partir dela será possível definir quais competências deverão ser desenvolvidas durante o ano e qual o conteúdo necessário para isso. Fazê-la significa descobrir quais conhecimentos seus alunos trazem dos anos anteriores, como utilizam essas informações no dia-a-dia, o que cada um consegue fazer sozinho e em que casos necessitam de ajuda. A avaliação pode ser feita com atividades específicas aplicadas nos primeiros dias de aula. Selecionamos algumas atividades diagnósticas para sua reflexão que poderão ser modificadas, ampliadas e adaptadas às suas necessidades. A avaliação diagnóstica é um instrumento de investigação do professor, em relação à aprendizagem do aluno, para analisar o que este já sabe e o que precisa ainda saber, e o que ele faz sozinho e o que faz com ajuda (de um par ou do professor). A avaliação é um dos elementos do Plano de Ensino do professor. Por isso, deve sempre estar de acordo com os objetivos e conteúdos estabelecidos para cada classe/série/agrupamento de alunos. Quando avaliamos, observamos o desempenho dos alunos como um todo, para que com os dados observados possamos interferir no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com estratégias adequadas a cada um dos problemas detectados. Assim, sugerimos a seguir alguns aspectos importantes a serem observados: 1- Sugestão de avaliação das atitudes dos alunos esperadas nas várias áreas curriculares: • O aluno participa ativamente dos trabalhos em grupo? • O aluno ajuda outros nas resoluções dos problemas? • O aluno contesta aspectos com os quais não concorda? • O aluno procura resolver problemas por seus próprios meios? • O aluno procura ajuda com outras pessoas? • O aluno procura ajuda em outros materiais? • O aluno usa estratégias convencionais na resolução de problemas? • O aluno usa estratégias criativas de resolução de problemas? • O aluno justifica suas respostas? • O aluno registra e socializa seus conhecimentos? 2. Avaliação de Língua Portuguesa em suas subáreas: Linguagem oral Habilidades gerais do aluno como falante: • Expõe suas idéias e seus conhecimentos? • Formula perguntas e respostas com clareza? • Explica e defende seus pontos de vista? • Expõe suas dúvidas? • Leva em conta a finalidade de sua fala e o seu interlocutor? • Gosta de ler textos em voz alta para os outros? Habilidades gerais do aluno como ouvinte: • Sabe sua hora de falar e de ouvir? • Ouve a fala alheia? • Tem concentração em quem fala? • Percebe e explicita a finalidade da fala alheia? • Gosta de ouvir textos lidos ou contados por outros? Linguagem escrita Habilidades gerais do aluno como leitor de textos diversos: • Usa estratégia de antecipação por meio do portador/suporte de texto, do título, do autor, do gênero, da ilustração? • Usa estratégia de inferência, levando em conta o contexto? • Socializa sua leitura por iniciativa própria? • Socializa sua leitura por solicitação de outros? • Percebe a intencionalidade do autor? • Lê em voz alta com fluência (depois de ter compreendido o texto)? • Socializa quais tipos de texto gosta de ler? Habilidades gerais do aluno como produtor de textos diversos (ficcionais e não-ficcionais): • Relaciona a produção com a situação: finalidades do autor, gênero e interlocutor? • Faz da produção um processo de trabalho no qual estão presentes várias etapas e suas versões do texto? • Atende à modalidade textual solicitada, elaborando diversos tipos de texto de acordo com sua função social? • Desenvolve o tema proposto, mantendo a coerência textual e usando recursos coesivos? • Segmenta o texto de acordo com sua especificidade? • Tem domínio relativo da ortografia, da acentuação e da pontuação? • Fundamenta suas opiniões e respostas? Aspectos a ser avaliados quanto à capacidade de leitura: O aluno sabe: • Localizar informação no texto? • Inferir uma afirmação que não está dita no texto de forma explícita? • Diferenciar textos por meio da identificação das características próprias de cada gênero textual? Aspectos a ser avaliados quanto à produção de textos: O aluno sabe: • Elaborar ou parafrasear uma fábula? • Distinguir narrador de personagem? • Caracterizar as personagens e o ambiente? • Empregar esquemas temporais básicos? • Usar os recursos gráficos do discurso direto e outras pontuações básicas? • Segmentar o texto em parágrafos? • Usar os elementos coesivos (nexos e pontuação)? • Empregar mecanismos básicos de concordância nominal e verbal? Fonte: www.eaprender.com.br – Assessoria Pedagógica IBEP |
Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Atividades Diagnósticas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Analisando Algumas casas do Mapa Astrológico Védico Jyotish da milenar sabedoria Indiana (Vulgo Hinduísmo) de Alexandre.
alexandre 's Birth Chart / Rasi Chart Given below is the north indian style Rasi chart based on your input. The chart shows the 12 Rasi ...
-
Guilherme Ribeiro Diálogos do Sul Global Bauru (SP) 14 de março de 2023 às 20:29 No último dia 6 de fevereiro, terremotos atingiram ...
-
Pedagogia empresarial Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação , pesquisa Pedagogia empresarial designa as atividades de ...
-
Administração De Marketing A Edição Do Novo Milênio (Philip Kotler ; tradução Bazán Tecnologia e Lingüística ; revisão técnica Arão Sapiro. ...
-
Staal observa que embora o nome Yajnavalkya seja derivado de yajna , que conota ritual, Yajnavalkya é referido como "um pensador, não...
-
TDAH - Entrevista completa com Dr. Paulo Mattos - Programa do Jô - 18/08/03 Vamos entender um pouco mais deste, problema que atinge de 3 ...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
-
Visão psíquica de Ramatís Segundo informações que nos foram trazidas, RAMATÍS é entidade de princípios universalistas, filiado ao grupo ...
-
O Kali-Santarana Upanishad (sânscrito: कलिसन्तरणोपनिषद्, IAST: Kali-Saṇṭāraṇa Upaniṣad), também chamado de Kalisantaraṇopaniṣad , é u...
Nenhum comentário:
Postar um comentário