Um livro que vale a pena ter em casa. Mostra, todo o procedimento dentro de uma escola de educação infantil. Saber fazer é uma coisa explicar o saber é outra. João Maria
Este livro conta histórias sobre as formas de trabalhar com as crianças em creches e pré-escolas.
As histórias tecem as experiências práticas e os conhecimentos produzidos por um grupo de educadores e pesquisadores da Universidade de São Paulo.
Os temas abordados são: os medos, a alimentação, a higiene, o sono, as mordidas, as brigas, os materiais didáticos e os brinquedos, a chegada de uma criança portadora de deficiência, os afetos e desafetos, a arrumação do espaço, a aprendizagem e seus problemas, os limites, a disciplina.
O livro também apresenta textos sobre as novas leis que regulamentam o trabalho em educação infantil e as formulações mais recentes da ciência sobre o desenvolvimento das crianças.
Nesta obra você vai encontrar muitas histórias sobre os fazeres de crianças de 0 a 6 anos de idade e sobre os fazeres de uma instituição que as atende em parceria com as famílias. Histórias bem informadas, que ajudam pais e profissionais a refletirem sobre o seu próprio fazer com as crianças."http://www.cortezeditora.com.br/
Sumário
1. O fazer dos fazeres: história de uma parceria produtiva
2. Um diálogo com os diretores de creches e pré-escolas
3. A formação nossa de cada dia
4. Virar gente: reflexôes sobre o desenvolvimento humano
5. Pais e educadores: a fome de conhecimento um do outro
Na relação entre pais e educadores deve existir espeço para expressar sentimentos, facilitando a adaptação na creche.
6. Relação afetiva, assunto de berçário
Reconhecer a importância do vínculo afetivo do bebê com a mãe e familiares é fundamental no trabalho do educador.
7. O adulto, um parceiro especial
O adulto facilita a criança a explorar o amiente e a socializa-se
8. Quando a criança começa a freqüentar a creche ou pré-escola
Planejamento e organização podem auxiliar nos primeiros dias da criança, dos familiares e dos próprios educadores na creche.
9. Encontros e despedidas
Educadores, crianças e famílias constroem vínculos aprendendo a despedir-se
10. Novo ano, nova turma, nova adaptação
O educador num processo de adaptação à nova turma, seus pais e antigos educadores.
11. Chegou a hora de ir para a escola
Crianças elaboram o processo de despedida da creche.
12. Como será que eu vou me virar com ele na turma?
Crianças portadoras de deficiências são capazes de fazer algumas coisas e outras, não. Como todo mundo
13. É meu, é seu, é nosso, ou é da creche?
Trabalhando com a idéia do que é próprio, a criança vai construindo sua identidade com o apoio e limite do educador
14. Bicho de estimação
O bicho de estimação pode ajudar uma criança a expressar sentimentos, compreender o que é respeito e responsabilidade
15. Conversando sobre a sexualidade
Questões sobre sexuallidade na creche e pré-escola
16. Quando a creche é lugar de desenvolvimento de gente grande
Relação entre o profissional da creche e o estudante de psicologia é tensa, mas pode ser produtiva.
17. Todo mundo tem bagunça, só a bailarina que não tem...
Reflexões sobre a delicada relação creche - família a partir de queixas costumeiras sobre as sacolas desarrumadas das crianças
18. Família é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito
Educadores trabalham com as crianças a idéia de família
19. Conversas para aprender a conversar
Falar e pensar não se aprende sozinho, mas na interpretação com outros
20. Olha o que eles estão falando
Imaginar o que as crianças estão pensando traz novas descobertas aos educadores
21. "Roda, roda, roda, pé, pé, pé..."
Investir na conversa de roda é uma forma de lutar pela cidadania
22. As histórias de um contador
Um contador de histórias educa, socializa, informa e desperta a imaginação das crianças na creche
23. Os contos que as caixas contam
Entender o mundo pode acontecer através de uma caixa de história
24. Rótulos, embalagens & cia
Ler rótulos ajuda na aprendizagem da escrita
25. "Vamos na biblioteca?"
Educadores de creche oferecem às crianças pequenas atividades para que elas tomem gosto pelo livro
26. Rito literário
Rito literário é um projeto de blibliotecas com pré-escolares
27. Poesia: a rima no trabalho com a linguagem
Crianças pequenas em contato com a poesia aumentam suas experiências afetivas e cognitivas
28. Faz-de-conta, por quê?
A linguagem do faz-de-conta, elemento básico do trabalho psicopedagógico na educação infantil, é discutida
29. O poder de um avental
O educador a proveita o faz-de-conta e exercita com as crianças a construção da autonomia e o fortalecimento da identidade
30. Criança fazendo arte
A arte é uma forma da criança entrar em contato consigo e com o universo
31. A música na creche
Trabalho com música ajuda a criança pequena a desenvolver-se e socializa-se
32. Gerando problemas
Educadores brincam com histórias e jogos para ensinar matemática ás crianças de quatro a seis anos
33. Minhocoscópio
Crianças de três anos observam minhocas: um estímulo para fazer ciência
34. A história do menino que engoliu um corpo estranho
Educadores promovem atividades psicopedagógicas para prevenção de acidentes na creche
35. Linha de produção Arco-Íris
Crianças da pré-escola compreendem idéias sobre higiene pessoal, químicas e vendas na criação de uma linha de produtos de beleza
36. Banho: que delícia!
Num banho bem organizado pelo educador, a criança brinca e constrói bons hábitos
37. Bolinhas de sabão
O banho das crianças nas creches
38. "Comer, comer...comer, comer...é o melhor para poder crescer
Dando mais autonomia para a criança comer, o adulto enfrentará menos resistência
39. Bem-vinda, Dona Maria Chicória
Como despertar o interesse em crianças que apresentam um repertório alimentar restrito
40. Trabalhadores da limpeza e cozinha também são educadores
41. Dona Escova e Comadre Alice
A linguagem dramática auxilia a criança a incorporar hábitos de higiene
42. Controle de esfícteres
Creche e família juntas educam o controle do xixi e do cocô e a aquisição de hábitos de higiene
A creche no seu dia-a-dia
Algumas fotos podem sugerir boas idéias
43. Nana, neném...ZZZZZZZ
O dormir e o acordar na creche é um processo que envolve uma série de rituais importantes para as crianças pequenas
44. Um lugar gostoso para o bebê
Educadores organizam o espaço de forma atraente para o desenvolvimento dos bebês
45. Um ambiente para explorar
Numa creche, espaços e objetos devem oferecer novas experiências aos bebês
46. Estruturando a sala
Interações na creche mudam dependendo da área espacial
47. Por que as crianças gostam de áreas fechadas?
Espaços circunscritos reduzem as solicitações de atenção do adulto
48. O porquê da preocupação com o ambiente físico
Planejamento do espaço favorece a aprendizagem e o desenvolvimento da criança
49. O canto que conta tanto: a organização de pequenos espaços
Educadores organizam espaços externo com cantinhos estruturados que vão se transformando continuamente
50. O canto caipira
Educadores e crianças de pré-escola organizam juntos o espaço externo da creche com um cantinho: o canto caipira
51. Mordidas: agressividade ou aprendizagem?
O primeiro contato da criança com o mundo é pela boca e morder faz parte disso
52. Sim e não na hora certa!
Pais e educadores dando limite e ouvindo as crianças
53. Pensando a disciplina
Trabalhar regras é mais importante do que ter uma classe quietinha
54. Novos ares para a educação infantil
55. As leis e a educação infantil
A vontade era contar tudo de uma vez, só que...
Sugestões de leituras
Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Os Fazeres na Educação Infantil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Professor, o que é Emotologia? LUIZ MACHADO: Emotologia é uma neurociência. O “E” da palavra vem da preposição latina “Ex” que significa “fo...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
-
Administração De Marketing A Edição Do Novo Milênio (Philip Kotler ; tradução Bazán Tecnologia e Lingüística ; revisão técnica Arão Sapiro. ...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.
-
Bhagavad-gītā 2.23 nainaṁ chindanti śastrāṇi nainaṁ dahati pāvakaḥ na cainaṁ kledayanty āpo na śoṣayati mārutaḥ Sinônimos na — nunca; e...
-
Visão psíquica de Ramatís Segundo informações que nos foram trazidas, RAMATÍS é entidade de princípios universalistas, filiado ao grupo ...
-
O Kali-Santarana Upanishad (sânscrito: कलिसन्तरणोपनिषद्, IAST: Kali-Saṇṭāraṇa Upaniṣad), também chamado de Kalisantaraṇopaniṣad , é u...
Nenhum comentário:
Postar um comentário