- Água no Planeta Terra
Objetivo: Apresentar o tema "água no Planeta Terra".
Duração: 45 minutos
Material: 01 globo terrestre, 01 recipiente transparente de 2 litros, 01 conta gotas, bola.
PLANETA TERRA
Usar um globo terrestre para mostrar o Planeta Terra, sua forma e do que é formado. Localizar o nosso país e a nossa cidade.
Perguntar o que representam as partes pintadas de azul (oceanos / águas) e as partes em marrom (continentes / terras).
Mostrar às crianças as quantidades de água doce e salgada existente no Planeta Terra, usando um recipiente (2 litros) para a água salgada e um para conta-gotas para água doce. Demonstrar e discutir a respeito da água que o ser humano utiliza e consome, lembrando sempre que a quantidade de água doce é muito pequena em relação ao número de pessoas que habitam o Planeta.
Exemplificando: com um copo de água, uma criança pode satisfazer sua sede. E se este mesmo copo fosse dividido entre as crianças da sala? Será que a água seria suficiente para todos?
JOGO
Dependendo do espaço físico, formar um círculo ou permanecer nas cadeiras na sala de aula.
O jogo se desenvolve a partir da contagem numérica de 1 a 3. Quando chegar a 3, o monitor deverá parar o jogo e a criança que estiver com a bola responderá a uma pergunta. Após a resposta, dar prosseguimento à contagem. Obs: a contagem deverá ser no máximo até 05 para possibilitar a participação de todos os alunos.
Perguntas:
Como é formado o Planeta Terra? Tem mais terra ou mais água?
Tem mais água doce ou salgada?
água salgada serve para quê?
Para que serve a água doce? (explorar o assunto)
Observações:
O monitor terminará o jogo à medida que as perguntas forem esgotadas e antes que as crianças percam o entusiasmo. A manipulação dos objetos (globo terrestre, bola) também é importante.
Se for possível, usar música no lugar da contagem.
--------------------------------------...
O Caminho da Água
Série ou Nível:
Ensino Fundamental. O professor poderá inserir a aula no estudo de temas relacionados à água e ao meio ambiente, adequando o número de itens abordados e o grau de complexidade, dependendo da série.
Objetivo:
Denotar a importância do tratamento de água e esgotos, demonstrando de maneira lúdica o caminho que a água faz, desde a sua retirada até a sua devolução ao meio ambiente, conscientizando os alunos sobre sua importância e seu correto uso.
Duração/ Nº de Aulas:
1 ou 2 aulas de 45 minutos
Material Necessário:
Cópias da ilustração "O Caminho da Água", lápis coloridos. O professor também poderá utilizar fotos e ilustrações grandes para mostrar aos alunos.
CONTEÚDO
A aula pode ser iniciada com perguntas, para atrair o interesse dos alunos: De onde vem a água que sai da torneira? Para onde vai a água do banho? Á água sai do rio diretamente para a torneira? Será que ela é limpa? A água que sai da pia vai direto pro Rio?
A partir das respostas, comentários e dúvidas das crianças, começa a ser construído/ desenhado um "esquema" no quadro-negro, que quando completado vai mostrar o caminho que a água faz desde sua retirada dos mananciais até sua devolução aos rios.
Todas as informações sobre etapas e processos pelas quais a água passa nas fases de Captação, Tratamento de Água, Distribuição, Rede de Coleta, Tratamento de Esgoto e os diversos projetos e programas desenvolvidos pela Sabesp (com o Uso Racional da Água) podem ser encontrados com diversos níveis de detalhamento e profundidade no site da Sabesp, fornecendo informações e conceitos que podem ser trabalhadas na sala de aula.
ATIVIDADE
Após todas as explicações e a finalização do "esquema" no quadro-negro, este deve ser apagado e uma ilustração entregue aos alunos contendo os principais elementos do "esquema" do caminho da água (uma brincadeira, como modelo abaixo). O aluno poderá colorir as imagens da ilustração e deverá fazer as "ligações corretas", pintando o caminho entre os vários elementos, azul para caminho da água e marrom para esgoto, formando uma seqüência lógica, iniciada com a água que sai do manancial e finalizada com seu retorno ao meio ambiente. É importante ressaltar que após passar pela Estação de Tratamento de Esgotos, a água retorna limpa (azul) ao meio ambiente.
Após o preenchimento, podem ser feitas outras atividades, como redação, jogo de perguntas entre equipes e outras brincadeiras que utilizem os conceitos e conhecimentos vistos na aula.
http://revistaescola.abril.com.br/home/ - http://www.sabesp.com.br/sabesp_ensina/s...
Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Planos de Aulas. (Interdisciplinaridade). Tema Planeta Terra água.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Professor, o que é Emotologia? LUIZ MACHADO: Emotologia é uma neurociência. O “E” da palavra vem da preposição latina “Ex” que significa “fo...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
-
Administração De Marketing A Edição Do Novo Milênio (Philip Kotler ; tradução Bazán Tecnologia e Lingüística ; revisão técnica Arão Sapiro. ...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.
-
Bhagavad-gītā 2.23 nainaṁ chindanti śastrāṇi nainaṁ dahati pāvakaḥ na cainaṁ kledayanty āpo na śoṣayati mārutaḥ Sinônimos na — nunca; e...
-
Visão psíquica de Ramatís Segundo informações que nos foram trazidas, RAMATÍS é entidade de princípios universalistas, filiado ao grupo ...
-
O Kali-Santarana Upanishad (sânscrito: कलिसन्तरणोपनिषद्, IAST: Kali-Saṇṭāraṇa Upaniṣad), também chamado de Kalisantaraṇopaniṣad , é u...
Nenhum comentário:
Postar um comentário