quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A Graduação na Alemanha.


Aqui serão dadas dicas para quem quer fazer algum curso universitário na Alemanha. Tentaremos assim explicar os requisitos (dos casos mais freqüentes) e o sistema universitário alemão (que se encontra em fase de mudanças), com alguns links até o momento selecionados. Dicas sobre a vida estudantil se encontram em “Dicas- vida de estudante”

Requisitos

Para começar os estudos em uma universidade alemã é necessário certificado da língua alemã de, no mínimo, nível médio (“Mittelstuffe I”).

  1. Se você tem o segundo grau completo, ou estuda a menos de dois anos em uma universidade brasileira, ou estuda no mínimo dois anos em uma universidade brasileira mas quer estudar outra coisa na Alemanha é necessário absolver o Studienkolleg (pré-universitário).

    É um curso preparatório que dura, em média, um ano, especialmente para estrangeiros que querem começar um estudo na Alemanha. O Studienkolleg não é curso de alemão! Ele divide-se por áreas de estudo e engloba, além do alemão, matérias como História, Sociologia, Matemática, Biologia, Geografia, Inglês, etc.

    Para candidatar-se ao Studienkolleg, é necessário já saber a faculdade/curso que quer estudar posteriormente. Cada Studienkolleg oferece uma prova de admissão de alemão (normalmente duas vezes ao ano). Esta prova é chamada de “Aufnahmeprüfung” e visa demonstrar a capacidade do/da estudante de acompanhar as aulas dadas em alemão. Como estudante do Studienkolleg, você obtém o status de estudante universitário, podendo usufruir de algumas facilidades (por ex. descontos para estudante, seguro de saúde, permissão para trabalhar durante as férias, etc.).

    Todas as universidades alemãs oferecem Studienkolleg; com o certificado você pode se candidatar em qualquer universidade alemã que desejar. No final do curso você fará a prova de verificação (“Feststellungsprüfung”) que dará a sua média final, com a qual se candidatará à vaga do curso universitário desejado.

    Importante! Para começar o “Studienkolleg” é necessário ter o visto de estudante para a Alemanha. Sobre as condições para obter o visto informe-se na Embaixada da Alemanha no Brasil. Não é possível transferir o visto de turista para o visto de estudante se você já estiver na Alemanha! Faça-o ainda no Brasil, antes de viajar.

    Links informativos de alguns Studienkollegs na Alemanha (geralmente nas páginas internacionais das Universidades – não raramente em Inglês):
  2. Se você estuda no mínimo há dois anos em uma universidade brasileira e pretende completar o curso na Alemanha é necessário, por via de regra dar entrada no processo de reconhecimento do currículo cursado no Brasil junto à universidade escolhida no chamado “Immatrikulationsbüro” (secretaria de matrícula). O processo varia de acordo com a universidade alemã e com o seu currículo cursado no Brasil. Para receber maiores informações sobre as universidades alemãs e seus cursos, entre em contato com o Instituto Goethe mais próximo de você, ou com a Embaixada Alemã;

    Além disso, é necessário fazer a prova de alemão DSH (“Deutsche Sprachprüfung für den Hochschulzugang ausländischer StudienbewerberInnen”). Esta prova deve feita na própria universidade, o mais tardar até antes da matrícula. Ficam isentos da prova “DSH” aqueles/as estudantes de intercâmbio, que vêm estudar somente por um ou dois semestres na Alemanha, assim como aqueles/as que queiram estudar cursos onde a língua utilizada é o inglês.

    Sugestão/experiência: é recomendado pelas próprias universidades alemãs absolver ainda no Brasil o teste de alemão “TestDaF” (“test Deutsch als Fremdsprache”) do nível 5 (“TDN 5”), que equivale à prova “DSH”. No Brasil este teste é ministrado anualmente pelos Institutos Goethe, pela Casa de Estudos Germânicos da Universidade Federal do Pará e pelo Centro Cultural Brasil-Alemanha em Recife, nos meses de abril e outubro. Este teste é válido por dois anos e custa 110 EUR.
Links informativos: Sistema Universitário de Graduação Alemão

O sistema universitário alemão está passando por um processo de transição. A organisação tradicional do estudo divide-se em dois tipos, “Diplom” e “Magister”, que são peculiares do sistema alemão. Contudo, está sendo introduzido um novo sistema mais internacionalizado que é composto por Bachelor (BA) e Master (MA).

Como o novo sistema ainda encontra-se em fase de estruturação, nos restringimos aqui a uma curta descrição do sistema tradicional ainda vigente:

  • O chamado “Diplom” é o sistema mais próximo do brasileiro, onde você estuda um curso único (p. ex. Engenharia, Economia, Sociologia, etc.).
  • O chamado “Magister” é um estudo de caráter interdisciplinário, que consiste na combinação de dois ou três cursos distintos, mais comum para a área de Humanas. A combinação do “Magister” consiste em dois cursos principais (“zwei Hauptfächer”), ambos com peso de 50%, ou em três cursos, sendo um principal e dois secundários (“ein Hauptfach, zwei Nebenfächer”), com pesos respectivamente de 50, 25 e 25%.
  • A duração oficial tanto do “Diplom” com do “Magister” é de 8 a 10 semestres. Contudo, devido a liberdade individual de organização e distribuição das cadeiras no decorrer do curso, esta duracao pode ser tanto mais curta quanto mais longa, normalmente mais longa.
  • O estudo é dividido em básico (“Grundstudium”) e profissional (“Hauptstudium”). Para passar à fase profissional é necessário absolver uma prova intermediária chamada “Vordiplom” para o “Diplom” e “Zwischenprüfung” para o “Magister”.
  • Note-se que para Direito e Medicina há sistemas específicos que não correspondem aos acima. Além disso existe a Licenciatura (“Lehramt”) para alguns cursos.

Devido ao citado processo de transição do sistema, informe-se de preferência diretamente na universidade escolhida se o curso desejado já funciona no novo sistema de “Bachelor” e “Master”, ou se continua no sistema tradicional.


Nessa página estamos esperando a contribuição de todos vocês!

Se você é estudante brasileiro na Alemanha, e queira fazer comentários, correções e passar sua experiência, favor escreva para a OPEBA (veja como em “Participe”)

Sabemos que os temas citados são importantes, assim como devem haver ainda outros temas.

Esperamos sua contribuição!

Obs : Como toda a página da OEPBA a idéia e passar dicas baseadas em experiências, e assim servindo para dar visões pessoais para ajudar colegas que tenham pouca idéia do tema. De forma alguma dados aqui apresentados são oficiais, sendo assim e a OEPBA não se responsabiliza por alterações assim como a exatidão do conteúdo para todo o caso específico, sobretudo por que algumas Universidade tem procedimentos um pouco diferentes.

Fonte: http://www.opeba-ac.rwth-aachen.de/
Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

Conversas sobre Didática,