Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores |
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Heloísa Lück |
Neste artigo, a autora analisa a mudança de concepção de escola e suas implicações quanto à gestão. No quadro, procuramos situar alguns aspectos desse movimento que altera o sentido e a concepção de educação, de escola e da relação escola/sociedade. Para um aprofundamento dessas questões leia na íntegra esse artigo. |
Administração Escolar | Gestão Escolar | ||
Escola | - garantir formação competente de seus alunos para que se tornem cidadãos participativos da sociedade; - responsabilidade do governo; - entidade, ao mesmo tempo, autoritária e paternalista. | - oferecer oportunidades para que seus alunos possam aprender para compreender a vida, a sociedade e a si mesmos; - organização viva caracterizada por uma rede de relações de todos os elementos que nela atuam ou interferem. | |
Diretor | Seu Papel | - guardião e gerente de operações estabelecidas em órgãos centrais; - responsável em repassar informações, controlar, supervisionar, "dirigir" o fazer escolar de acordo com as normas propostas pelo sistema de ensino. | - gestor da dinâmica social; - mobilizador, articulador da diversidade para dar-lhe consistência e unidade; - responsável em promover transformações de relações de poder, de práticas e da organização escolar. |
Bom Diretor | - cumpridor pleno dessas obrigações, de modo a garantir que a escola não fuja ao estabelecido em âmbito central ou em hierarquia superior. | - ter visão da escola inserida em sua comunidade, a médio, longo prazo, com horizontes largos; - compartilhar do poder realizado pela tomada de decisões de forma coletiva | |
Equipe Técnico-Pedagógica, Funcionários, Pais e Alunos, Comunidade | - hierarquizada; - subordinados a uma administração por comando e controle, centrada na autoridade e distanciada da implementação das ações. | - não apenas fazem parte do ambiente cultural, mas o formam e o constróem, pelo seu modo de agir; - de sua interação depende a identidade da escola na comunidade . | |
Alguns Pressupostos | - tensões, conflitos, contradições eram eliminados ou abafados; - descomprometimento de pessoas, em qualquer nível de ação, pelos resultados finais. | - tensões, conflitos, contradições, incertezas são vistos como condições e oportunidades de crescimento e transformação; - ambiente participativo criando uma visão de conjunto da escola onde a responsabilidade | |
Sociedade | - considera a educação como responsabilidade exclusiva da escola. | - não é mais indiferente ao que acontece na escola; - exige que a escola seja competente; - dispõe-se a contribuir. |
http://www4.inep.gov.br/download/cibec/2000/em_aberto
/emaberto72.pdf Publicação: Artigo da publicação Em Aberto n.72. Brasília: INEP, fev/jun 2000
Páginas: 11-32
Fonte: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/prf_a.php?t=008
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