sábado, 16 de agosto de 2008

AS 8 PRÁTICAS FUNDAMENTAIS DO PROFESSOR DE ADULTOS. (Andragogia).


AS 8 PRÁTICAS FUNDAMENTAIS DO PROFESSOR DE ADULTOS
Gilberto Teixeira
(Prof. Doutor FEA/USP)
I ‑ Avaliar suas Capacidades Pessoais como Educador:
• Conhecer-se melhor como pessoa.
• Nao ignorar seus próprios preconceitos e aptidões quanto aos métodos instrucionais.
• Identificar estilos pessoais que podem adotar, mais espontaneamente.
II ‑ Compreender a Situação Global em que o Processo Educacional se insere:
• Onde os alunos vão aplicar o que aprenderam?
• Que resultados se espera que obtenham com a aplicação daquilo que aprenderam?
• Que clima encontrarão para aplicar o que terão aprendido?
III ‑ Saber Colocar‑se no Lugar do Aluno:
• Conhecer os mecanismos de compreensão e de memorização do aluno.
• Saber entender suas motivações e interesses.
• Saber sobre sua experiencia profissional e pessoal anterior.
IV ‑ Escolher os Métodos mais Eficazes para a Situação, Conhecer idéias básicas dos grandes pedagogos:
• Conhecer os diferentes métodos de ensino‑aprendizagem:
da lousa ao computador.
• Exercer espírito crítico e selecionar os métodos que melhor se apliquem aos objetivos instrucionais.
V ‑ Aprender a Transmitir Conhecimentos a um Grupo:
• Saber formar um grupo.
• Estabelecer uma boa comunicação com o grupo, dinamiza‑lo, interagir.
• Saber fazer um grupo heterogeneo trabalhar em conjunto.
• Desenvolver um estilo de animação em grupo, eficaz e pessoal.
VI ‑ Preparar e Montar um Ambiente Adequado para a Instrução:
• Saber preparar a instrução.
• Utilizar todas as informações úteis e instrucionais.
• Saber escolher os metodos instrucionais adequados aos alunos e ao conteúdo.
VII ‑ Controlar a Eficácia Pedagógica da Instrução:
• Assegurar‑se de que os objetivos previstos estão sendo atingidos.
• Assegurar‑se de que os conhecimentos adquiridos estão sendo utilizados.
• Assegurar‑se de que os métodos empregados são eficazes.
VIII ‑ Conhecer e aperfeigoar‑se na Pedagogia para Adultos (Andragogia)
• Procurar conhecer os métodos andragogicos a como utilizá‑los.
• Ter consciencia de que se pode aprender com os alunos.

Fonte: http://spu.autoupdate.com/ler.php?modulo=1&texto=2

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

Conversas sobre Didática,