sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O SIGNIFICADO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO


O SIGNIFICADO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Thereza Cristina Bordoni

O Projeto Político Pedagógico, em cada Instituição, depende de decisões sobre questões educacionais que estão muito envolvidas com as políticas, visto que a educação hoje está sendo considerada como um fenômeno político para orientações e modificações nas condições mais particulares de ensino e aprendizagem.
O que, então, sugere o Projeto Político Pedagógico?

A idéia de projeto político pedagógico sugere os objetivos e diretrizes pedagógicas, políticas, técnicas, científicas e sociais de uma escola/instituição. Independente da área, dedicar-se a elaboração de um Projeto Político Pedagógico permite de alguma maneira, aclarar o sentido de que todo Projeto Político Pedagógico tem implícito a visão de homem, a visão de mundo e a visão de um segmento. Para isso, temos de ter claro, as DIRETRIZES DA INSTITUIÇÃO (sociais, políticas e econômicas) e seus OBJETIVOS, no sentido de verificarmos o que espera do cidadão que ela está formando. Desta forma, refletir essas questões, deve ser a primeira preocupação dentro do Projeto Político Pedagógico e saber, ter claro, o que a Instituição e a comunidade envolvida ( pais ) esperam do seu aluno: competência "técnica"? Espírito crítico? Responsabilidade? Desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas? Soluções criativas? Senso de cooperação? Capacidade de operar criticamente a realidade?

Discutir isso é necessário porque o projeto político pedagógico deve basear-se nas ações presentes e em expectativas para o futuro - planejar o impacto de decisões tomadas hoje. O projeto expressa, assim, propósitos, meios e um programa de ações que traz consigo um compromisso com pessoas, tecnologia e sistemas.

É claro que, se envolve esses compromissos, envolve necessariamente todas comunidades relacionadas em sua execução e de forma dinâmica, podendo sofrer alterações e adaptações na medida em que os dados da própria execução venham a exigir. O projeto político pedagógico está sempre sendo elaborado e avaliado em suas partes.
Desse modo, para se ter um diagnóstico precisamos ter claro:
1. Que tipo de aluno se pretende formar?
2. Como a estrutura curricular, o ensino, a aprendizagem, a metodologia, a pesquisa, extensão, avaliação etc., podem garantir esse diagnóstico.

Se o processo educativo é para formar agentes de mudança, o professor deve ter claro o que mudar, o que é transformar alguma coisa, quais os tipos de transformação social que existem, a quem interessam, e em que o conteúdo programático, a metodologia, a relação com o aluno favorece essa ou àquela opção.

A resposta a estas questões não é uma tarefa individual, ela é coletiva e expressa valores de um grupo, por exemplo: um grupo de professores, um grupo de pais, serventes e outros.

Através do Projeto Político Pedagógico da instituição percebemos sua concepção de homem e de universo. O conteúdo, o ensino, a metodologia, a pesquisa e a avaliação serão conseqüências de reflexões tais como: para que se ensina e porque se ensina; quais as razões do ensino? Quem será beneficiado? Os objetivos se justificam? Que se ensina? Como se ensina? Em que condições e contextos se ensina? Com quais recursos?

É necessário salientar que os objetivos centrais da formação devem estar no aluno e em sua aprendizagem. Apesar de o professor ser um personagem importante na aprendizagem, o aluno é o principal dentro do processo educativo.

Aprendizagem é a consciência (ou estado de alerta) de que as comunicações são recebidas de acordo com a sua expressão total e não simplesmente uma intenção que foi manifestada (comportamento). Com o auxílio de um outro que é significativo, o aluno que aprende é capaz de interrogar os seus sentimentos, escolher uma seqüência de ações e verdadeiramente comunicar a sua decisão para os outros de maneira adequada.

Gostaria de, para finalizar, abordar a questão da avaliação (como parte do projeto político pedagógico). A avaliação deverá ocorrer durante todo o processo de elaboração visando a um diagnóstico, necessariamente deve partir de informações básicas que permitam a elaboração de indicadores mais sistematizados buscando a pratica de uma Gestão Democrática.

* * *

http://www.geocities.com/Athens/Delphi/8488/projetpolitped.html

Veja abaixo um documentário, em vídeo sobre educação continuada e projeto político pedagógico.
Eles estão divididos em duas partes de 10 minutos cada. Para acessá-los basta clicar no menu desta tela virtul

avaunitinso
Formação contínua e PPP - Parte 1


Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no <span class=TemplatesdaLua.com" border="0">

Um comentário:

sonynhamorena disse...

Oi!
tambem sou estudante de pedagogia, e sei da importâcia do PPP,na verdade estou trabalhando num projeto assim, no meu trabalho. Muito válido os eu texto.

Conversas sobre Didática,