quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Gayatri Mantra google tradutor.


Gayatri Mantra
 

Existem muitos mantras diferentes para muitos propósitos diferentes. Alguns são comuns e alguns são considerados Mahamantras. Dois Mahamantras que imediatamente vêm à mente são o Hare Krishna Mahamantra , que é considerado o Yuga Dharma, e o Gayatri mahamantra. ( Gayatri-Mantraratha-dipika )

O Senhor Shri Krishna no Bhagavad Geeta (BG 10:35.) Diz: "Entre os mantras cantados, eu sou o Gayatri"

brihat-säma tathä sämnäm
gäyatri chandasäm aham
mäsänäm märga-shirsho 'ham
ritünäm kusumäkarah

Dos hinos do Säma Veda, sou o Brihat-säma, e da poesia, sou o Gäyatri. Dos meses, sou Märgashirsha [novembro-dezembro], e das estações, sou a primavera florida.

PURPORT
................ Em Sânscrito, existem regras definidas que regulam a poesia; rima e métrica não são escritas caprichosamente, como em grande parte da poesia moderna. Entre a poesia regulamentada, o mantra Gäyatri, que é entoado pelos brähmanas devidamente qualificados, é o mais proeminente. O mantra Gäyatri é mencionado no Shrimad-Bhägavatam. Como o mantra Gäyatri é especialmente destinado à realização de Deus, ele representa o Senhor Supremo. Este mantra é destinado a pessoas espiritualmente avançadas, e quando alguém obtém sucesso em cantá-lo, pode entrar na posição transcendental do Senhor. Deve-se primeiro adquirir as qualidades da pessoa perfeitamente situada, as qualidades da bondade de acordo com as leis da natureza material, a fim de entoar o mantra Gäyatri.O mantra Gäyatri é muito importante na civilização védica e é considerado a encarnação sonora de Brahman. Brahmä é seu iniciador e é transmitido por ele em sucessão discipular. (Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Bhagavad Gita 10:35. Significado.) Também é afirmado, "... da poesia, eu sou o verso Gäyatri,cantado diariamente por brähmanas. "(ACBSP. 12 de agosto de 1976. Noite de darshan. Teerã, Irã)

Srimad Bhagavatam 11:16:12. também confirma:

hiranyagarbho vedänäm
mantränäm pranavas tri-vrit
aksharänäm a-käro 'smi
padäni cchandusäm aham

Entre os Vedas, sou seu professor original, Senhor Brahmä, e de todos os mantras, sou o oMkära (AUM) de três letras. Entre as letras, sou a primeira letra, “a”, e entre os metros sagrados, sou o mantra Gäyatri.

E nosso samstaka-acharya disse; "Então você está sendo aceito como um brähmana qualificado, mas mantenha sua qualificação. Então sua vida será sublime. Mantenha sua vida. Sim. Portanto, esta é uma chance dada pelo sistema Päncharätrika. Não importa como ele nasce. Ninguém é responsável por seu nascimento, mas todos são responsáveis ​​por seu trabalho. Portanto, você trabalha como um brähmana, como um Vaisnava, e canta Hare Krishna, e entoa este mantra Gäyatri, e sua vida será sublime. Portanto, não o negligencie. Você está sendo iniciado de acordo com a ordem de nossos predecessores, Caitanya Mahäprabhu ........ "(Srila ACBhaktivedanta Swami Prabhupada. 25 de maio de 1969. Trecho da palestra de iniciação. Novo Vrindavan, EUA.)

Portanto, considera-se que, entre todos os mantras sagrados que a Índia viu desde tempos imemoriais, Gayatri está entre aqueles que ainda são tidos em alta estima e todos os nossos textos e livros sagrados sustentam uma opinião unânime de que para os brâmanes nenhum outro mantra é maior do que Gayatri.

O que é um mantra?
Um mantra é uma oração muito breve ou uma saudação a uma divindade que supostamente agracia o devoto se for cantada por um determinado número de vezes regularmente. Em geral, todos os mantras precisam ser cantados 108 vezes, mas o Gayatri pode ser cantado até 10 vezes. Um mantra está repleto de poderes sobrenaturais com muitos significados ocultos, embora externamente possa parecer muito simples. Portanto, tanto o doador de um mantra (o instrutor ou o guru) quanto o recebedor (o shishya) devem primeiro merecer e compreender suas respectivas posições. Do contrário, um mantra se tornará impotente, não trazendo nenhum resultado.

Gayatri Mantra:
Embora todos os mantras em Rigveda sejam as palavras sagradas das quais nenhum pode ser considerado alto ou baixo em relação ao poder e potência, o Gayatri tem um lugar especial na literatura védica. Encontramos este mantra na Terceira Mandala como o décimo mantra no 62º Sukta. O sábio é Vishwamitra e o medidor é Gayatri e a divindade do mantra é a mais graciosa - Savita, o deus-sol ou a divindade presidente do sol. Por causa do 'sandhi' ou da combinação de palavras no mantra, o nome da divindade Savita está oculto e muitos de nós ficaremos surpresos hoje se afirmarmos que a divindade a quem o mantra é dirigido é Savita, um deus antigo da Índia.

Vishwamitra era um kshatriya de nascimento, mas se tornou um brâmane mais tarde (o que era considerado uma conquista da mais alta ordem naqueles dias, quando o dinheiro não era a vara) cantando apenas o Gayatri Mantra. Portanto, até hoje este é um mantra que é ensinado sem nenhuma exceção a um vatu Brahmin no momento da cerimônia do fio.

Três dimensões: o
mantra Gayatri tem três dimensões. O metro em que é composto é denominado Gayatri, ou seja, três linhas com oito letras cada e este é o menor metro da poesia de Rigveda e todos os outros metros são a extensão do Metro Gayatri com mais letras e mais linhas. Portanto, em relação à prosódia, Gayatri é considerada a Mãe da Prosódia.

Consorte do Senhor Brahma:
Senhor Brahmha, a consorte do Criador é Gayatri e como ela é considerada a Mãe dos Vedas, antes de cantar o Gayatri, deve-se invocar suas bênçãos. Aqui, novamente, o Gayatri Mantra é considerado a Mãe dos Vedas, pois o mantra é considerado a menor condensação de todos os quatro Vedas. Como afirmado anteriormente, a divindade do mantra é Savita, que dá força e energia a todos os seres vivos desde a manhã até a noite, todos os dias durante o curso do sol.

Cantando:
Ao cantar Gayatri Mantra, "Om" é prefixado e, além dele, haverá mais três palavras, "Bhoo, Bhuva e Swaha", que são chamadas de "vyahriti" indicando, a Terra, o Firmamento e o Céu para sugerir que o O Senhor Todo-Poderoso está permeando todas essas três regiões (mundos). Em palavras simples, o mantra apropriado afirma: "Meditamos sobre a adorável glória e o brilho do Senhor Savita para estimular nosso poder mental da mais alta ordem." (Dhee shakti é considerado o maior poder mental que qualquer ser humano pode imaginar , pois é a base da iluminação.)

OM bhuur bhuvaH svaH tat saviturvareNyam
bhargo devasya dhiimahi dhiyo yo naH prachodayaate |

OM. Eu adoro o Ser Divino que ilumina os três mundos - físico, astral e causal; Ofereço minhas orações a esse Deus Supremo que brilha como o sol. Que Ele ilumine nosso intelecto.

Este mantra é considerado o maior de todos os Mantras. Aqueles que repetem este mantra com devoção desenvolvem um intelecto brilhante. Este Mantra garante saúde ao corpo e à mente, e também sucesso, paz, prosperidade e iluminação espiritual.

Ouça o swara correto para o brahma gayatri AQUI

O fundador deste Gayatri mahamantra (invocação ao Senhor ou oração significativa ao Senhor) é o sábio Vishwaamitra Rishi. Ele nasceu rei, e depois de perder batalhas após batalhas com o sábio Vasistha usando várias armas e munições, ele orou ao Senhor por muitos anos e atingiu um grau mais elevado de conhecimento com o título "Rajarshi" que significa, mesmo sendo um rei , ele também atingiu um alto nível de conhecimento do Senhor; mas ele queria atingir o mesmo nível que Vasistha, que é se tornar um "Brahmarshi" "conhecedor de Brahma", isto é, aquele que vê em todos os outros o mesmo Senhor; em poucas palavras, aquele que ama a todos igualmente e reconhece que o Grande poder universal chamado por nomes diferentes é UMA ÚNICA ENTIDADE conhecida por muitos nomes para descrevê-lo.
Depois de muito mais estudo e prática, ele finalmente alcançou esse conhecimento e é um entre os "Saptharshis" "7 grandes instrutores experientes e realizados".

A oração "Gayatri Mantra" é dirigida ao Senhor Sooryanarayana, ou "Deus Sol"; O Sol é o poder diário visível (exceto pólos Norte / Sul!) Desse Poder / Senhor Universal e é o PODER DE SUSTENTAÇÃO DA VIDA PARA TODOS, PLANTA, ANIMAL E VIDAS HUMANAS.

"Em relação ao Gayatri Mantra, dizê-lo silenciosamente também é cantar. Todo mantra é recomendado para ser proferido silenciosamente, mas especificamente este Mantra Maha (Hare Krishna) pode ser cantado de ambas as maneiras: alto e silenciosamente. O significado do primeiro Mantra é` `Eu medito no deus solar que mantém os três mundos. '' Savitur é o nome do deus solar, mas o maior savitur é Krishna. Portanto, é a meditação em Krishna que é o mestre de toda a manifestação cósmica." (Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada. 2 de novembro de 1969. extrato da carta para Mandali Bhadra dasa, Tittenhurst, Inglaterra)

dhyeya sadA savitr maNDala madhyavartI
nArAyaNaH sarasijAsana sanniviSTaH
keyUravAn makara kuNDalavAn kirITI
hArI hiraNmaya vapuH dhrta zaGkha cakraH

 "Deve-se meditar na forma do Senhor NArAyaNa situado no globo solar. Ele está sentado em um lótus, com pulseiras de ouro, coroa, brincos de tubarão; ele é dourado na pele e segura o shankha e o chakra em suas mãos."

oM AyAtu varadA devI
akSaraM brahma saMmitam
gAyatrIM chandasAM matedaM
brahma juSasva naH

 "Que GAyatrI devI, doador de bênçãos, eternamente a verdade absoluta venha neste momento de cantar. GAyatrI devI, que é glorioso nos Vedas, a fonte de todos os medidores, a fonte de todas as entidades vivas, seja gentil conosco."

ojo 'si sahosi balamasi bhrAjo' si devAnAM dhAmanAmAsi vizvamasi vizvAyuH
sarvamasi sarvAyurabhi bhUr

 "Você não nasceu, você é a força, você é a vitória. Você é a morada dos devatas, Você é o universo e a vida do universo. Você é tudo e a vida de tudo. Você é supremo."

Todos vocês sabem que, de manhã cedo, sem falta, todos os dias Ele se levanta e se dormimos bem a tempo na noite anterior, também nos levantamos automaticamente ou nossa natureza sonolenta vai embora rapidamente, e estamos "acordados" e "revigorados"; quando seus pais lhe pedem para fazer um estudo delicado de matemática ou ciências antes de dormir, você dirá: "Farei isso amanhã de manhã, quando estiver descansado ou meu cérebro estiver limpo!"

1. Portanto, oramos a Ele "Oro para ter uma mente clara e estável, sem dúvidas sobre o que meus professores e pais ensinam"

2. Rezo para não ficar zangado desnecessariamente só porque algo que está sendo contado não é agradável para mim no meu atual estado de conhecimento; Vou analisá-lo sem paixão (imparcialmente) e aceitá-lo.

3. Assim como os brilhantes raios de sol / raios de sol iluminam todo o mundo / universo, oro para que o Senhor expanda minha base de conhecimento e preencha quaisquer vácuos (manchas escuras) de "ignorância" com a Luz do Conhecimento, por meio de meus professores e pais / amigos ensinamentos, observando as boas práticas, etc. Uma sala pode ficar na escuridão total por 100 anos, mas no instante em que uma vela ou lâmpada é acesa naquela sala, não leva 100 anos para a "escuridão" deixar a quarto, ele é "dissipado" instantaneamente. Da mesma forma, ó Senhor, é o poder de seus raios de conhecimento brilhante - deixe-me brilhar.

4. Eu oro para que Você melhore minha compreensão de como viver neste mundo em harmonia com a natureza e os seres (animais, seres humanos incluídos!)

5. Oro para que, ao ouvir tais ensinamentos e praticar a boa conduta, eu seja alertado rapidamente sempre que não estou no caminho certo, para que eu possa corrigir meu curso rapidamente e voltar ao CAMINHO CERTO, em meus estudos, em meus relacionamentos, no meu local de trabalho, na minha sociedade e no mundo em geral.

6. Oro para que o Senhor me dê tal poder de julgamento claro e correto sobre meu próprio plano de ação antecipado ou ações / decisões impulsivas que eu tomo, sem ter que deliberar por muito tempo sobre "o que é ação correta e o que não é ação correta" (Dharma-Adharma)

7. Eu oro para que o Senhor me conceda o poder de compreender várias situações simples / complexas na vida, e como me conduzir apropriada e corretamente em meu encontro e associações com pessoas de diferentes personalidades / traços, e Oh Senhor, ore para que por Sua Graça permite que minhas ações sejam sempre corretas.

SUN é nosso maior benfeitor. O Sol é a fonte de energia para a vida das plantas, Ele evapora a água do mar e assim nos permite obter água doce da chuva que é a fonte de todos os rios e nossa única fonte de água (mesmo o abastecimento de água dessalinizada só é possível porque a água do mar no oceano é constantemente reabastecido por Ele pelas chuvas em uma parte do mundo ou em outra, ou através do efeito estufa, "armazenamento de água doce" acumulado gelo / neve derrete para complementar a fonte de água!). Ele nos dá luz , Ele nos dá calor, Ele dá frescor (a lua é o reflexo da luz solar como você sabe); ele é o processador de todos os alimentos (a vida vegetal germina, cresce, floresce, dá frutos / vegetais, frutas maduras e vegetais crescem até o necessário estado consumível,e plantas velhas / animais mortos etc. secam e se fundem de volta com a mãe terra, limpando assim o ambiente); Ele garante que as plantas / árvores produzam oxigênio para nós. E acima de tudo, ele é o TEMPO, contamos ontem, hoje, amanhã tudo com base no SEU MOVIMENTO. Então, para aquele Senhor do MÁXIMO PODER, GRANDEZA E BONDADE, NÓS ROSCAMOS E ORAMOS O TEMPO TODO.

SUN nunca falha e cumpre o seu dever TODOS OS DIAS. Uma vez, Anjaneya (Maruthi, Hanumanji) se aproximou da SUN UNIVERSITY (Deus Sol) e pediu-lhe que lhe ensinasse TODOS OS CONHECIMENTOS. O Senhor do Sol disse: "Não posso parar e ensinar, se você estiver preparado para me seguir dia e noite, continuarei meus deveres diários para com o mundo e ao mesmo tempo ensinarei você também. O grande e valente Hanumanji (ele tinha apenas 10 anos anos de idade na época) não só concordou em aprender enquanto viaja, mas com a máxima humildade e respeito ao seu professor o Senhor Sun, aprendeu todo o conhecimento em 60 dias percorrendo para trás (de frente para o Senhor o tempo todo) em igual velocidade!
Agora don você não quer dizer "Três vivas ao Senhor Sol" (e Shri Ramadasa Hanumanji)?

Isso é o que fazemos na Grande oração acima, Shri Gayatri Mahamantra, em linguagem "Sânscrito".

Lord Savita:
Como já vimos, a divindade que preside o Gayatri Mantra é Lord Savita, que está intimamente ligado a Surya, o sol. Enquanto o Surya significa o sol - o corpo visível para nós a olhos nus, o poder divino por trás dele não é visível aos olhos e é esse poder invisível que é saudado e adorado como Senhor Savita. Rigveda diz que ele é visível na forma do sol que é o doador e o sustentador da vida nesta terra e é um grande amigo das pessoas que estão no caminho certo. Enquanto guia, dirige, controla e supervisiona todas as atividades nesta terra, dia após dia ele é o doador de todas as coisas. Portanto, oramos a ele para estimular nosso pensamento para a iluminação espiritual, a única que pode nos trazer paz e felicidade eternas quando todas as outras coisas do mundo não podem fazer isso.Aqui está a mensagem de Lord Savita que resistiu ao teste do tempo:
 

Mensagem de Lord Savita

 Se você quer se livrar das dívidas e dos problemas,
 não jogue dados, nunca deve jogar;
 Não fique bêbado, isso lhe trará a ruína
 . Você será expulso, por seus amigos e parentes.

 Não beba e jogue, trabalhe na sua fazenda e no campo,
 acumule riquezas desta forma, satisfeito com a produção;
 Trabalhando arduamente, você ganha uma riqueza que o torna uma boa
 Família e seu povo então o ama e torce em voz alta.

 (Poema de Shri KG Mallya baseado na Mandala 10, Sukta 34, Rigveda, reproduzido de seu livro, Gayatri)

Grandeza de Gayatri:
Gayatri é grande apenas porque por meio dessa oração nenhuma riqueza ou posses terrenas são procuradas como quaisquer outros mantras. Incidentalmente, embora os três primeiros Vedas tenham em si o sagrado Gayatri Mantra, o Atharvaveda não o contém, mas há um lindo mantra dirigido à Deusa Mãe Gayatri que descreve que, cantando-o regularmente, a pessoa permanecerá pura, além de obter longevidade, progênie, riqueza, fama , saúde, felicidade e o brilho e o brilho de Brahma. Depois de conceder todas essas bênçãos, a Mãe Gayatri levará o devoto a Brahmaloka conduzindo-o pela mão e apresentando-o ao próprio Senhor. Quando aprendemos o Gayatri Mantra e sabemos como cantá-lo, gastando alguns momentos na rotina diária, se vamos conseguir o que queremos, não deveríamos tentar nessa direção?

Um Brahmin deve cantar o sagrado Gayatri pelo menos 10 vezes por dia (30 vezes é o melhor - tri-sandhyam).

Gayatri é ensinado junto com os primeiros dois a cinco hinos de Rigveda que o vatu deve repetir na Cerimônia de Upanayam, como costumava ocorrer há milhares de anos na gurukula, a antiga escola. Mas, subsequentemente, se o Brahmachari vai entoar Gayatri todos os dias em sua vida, isso depende da atitude dos pais e do próprio vatu, já que daí em diante seria apenas uma questão pessoal. Embora o Gayatri seja muito sagrado e poderoso, não é amplamente propagado nos tempos modernos. Raramente os Gayatri Japa Yajnas acontecem nas famílias do sul da Índia, como também no caso de muitas famílias no norte da Índia.

Gayatri ensina ao cantor seus segredos
   Ao entoar o Gayatri Mantra, o próprio mantra revela os ensinamentos nele contidos.

O Gayatri é perfeito e completo. O Gayatri Mantra regenera a percepção desobstruída da mesma forma que as colheitas são renovadas. Por exemplo, o vento carrega sementes para o terreno. Com o tempo e nas condições certas, flores silvestres e trigo herdam os campos. Repetidamente, um fluxo desobstruído, temporada após temporada. A Terra propaga suas sementes e, por sua vez, as sementes florescem, crescem e produzem outra geração. O mantra funciona assim, é semeado pelo seu canto, se expressa e se propaga. O significado de Gayatri é como a boa temporada que prospera a Terra. A fruta surge repetidamente. Como uma semente abandonada é carregada pelo vento, nós também rendemos nossa intenção à intenção universal e o Gayatri floresce em lugares e momentos dos quais podemos ou não estar cientes. Gayatri é como o poder do sol.

Como podemos realmente falar sobre tal coisa, é compreensível? Qualquer definição que você ouvir pode ser comparada a apenas um grão de areia em praias infinitas. Uma definição nunca pode indicar o imenso significado e intensidade deste grande mantra.

As senhoras podem cantar Gayatri?
Assim como a pergunta, as mulheres podem adorar o Shalagram, esta é uma pergunta frequente. Visto que é uma oração em busca de estímulo para um poder mental superior, a resposta é definitivamente "sim". Não deve haver nenhuma dúvida sobre isso. Mas para serem mais eficazes, elas deveriam ser iniciadas a cantar, mas felizmente ou infelizmente durante o período pós-védico, as mulheres foram privadas de ter upanayanams e, portanto, perderam para sempre o direito de receber o mantra. Ainda assim, é melhor se eles souberem o que esse mantra representa. Na cerimônia upanayanam, a Mãe tem um grande papel a desempenhar, pois está preparando seu filho para ir ao gurukula para receber a educação formal, quando ela mesma foi a primeira professora da criança após o nascimento. Portanto, ela tem todo o direito de saber o que a criança vai aprender. Então, pelo menos por duas razões válidas, as mulheres têm o direito de conhecer o mantra.Em primeiro lugar, uma senhora casada sentará como parceira de seu marido durante todas as cerimônias religiosas, exceto aquelas associadas aos ritos e rituais fúnebres. Em segundo lugar, eles, como guardiães de nossa cultura, podem inspirar as crianças a entoar o mantra dos mantras Gayatri, se souberem seu significado.

Gäyantam träyate yasmäd gäyatri tvam tatah smritä: aquele que canta o mantra Gäyatri é gradualmente libertado das garras materiais.

Gayatri Mantra concedeu a maior importância no Dharma Védico. Este Mantra também foi denominado como Savitri e Ved-mata, a mãe dos Vedas. O significado literal do mantra é:

No Brahma-samhitä (5,27-28) é declarado:

atha vnu-ninädasya trayi-Murti-mayi gatih
phuranti praviveshäshu mukhäbjäni svayambhuvah
gäyatrim gäyatas tasmad adhigatya Saroja-jah
samskritash chadi-gurunä dvijatäm Agamat tatah
trayyä prabuddho 'tha vidhir vijïäta-tattva-sägarah
tushthäva veda-Sarena stotrenänena keshavam

“Então Gäyatri, mãe dos Vedas, tendo se manifestado pelo som divino da flauta de Shri Krishna, entrou na boca de lótus de Brahmä, o nascido por si mesmo, através de seus oito orifícios de ouvido. Assim, o Brahmä nascido no lótus recebeu o mantra Gäyatri, que surgiu da canção da flauta de Shri Krishna. Desta forma, ele alcançou o status de nascido duas vezes, tendo sido iniciado pelo preceptor supremo e primordial, o próprio Deus.

Iluminado pela lembrança daquele Gäyatri, que incorpora os três Vedas, Brahmä se familiarizou com a extensão do oceano da verdade. Então ele adorou Shri Krishna, a essência de todos os Vedas, com um hino. ”

A vibração da flauta de Shri Krishna é a origem dos hinos védicos. O Senhor Brahmä, que está sentado em uma flor de lótus, ouviu a vibração do som da flauta de Shri Krishna e foi assim iniciado pelo mantra Gäyatri.

Ó Deus ! Você é Omni presente, Omni potente e Onipotente. Você é todo luz, Você é todo conhecimento e bem-aventurança. Você é o Destruidor do Medo, Você é o Criador deste Universo, Você é o Maior de todos. Nós nos curvamos e Meditamos sobre sua luz, Você guia nosso intelecto na direção certa.

antaryämi ishvarera ei
riti haye bähire nä kahe, vastu prakäshe hridaye

SINÓNIMOS
Antaryami-o Supersoul; ishvarera - da Personalidade de Deus; ei - isso; riti - o sistema; haye — is; bähire — externamente; nä kahe - não fala; vastu - os fatos; prakäshe - manifesta; hridaye - dentro do coração.

TRADUÇÃO
Rämänanda Räya continuou: “A Superalma dentro do coração de todos fala não externamente, mas de dentro. Ele instrui os devotos em todos os aspectos, e esse é o Seu modo de instrução. ”

SIGNIFICADO
Aqui Shri Ramananda Raya admite que Shri Caitanya Mahaprabhu é a Superalma. É a Superalma que inspira o devoto; portanto, Ele é a fonte original do mantra Gäyatri, que afirma, oM bhür bhuvah svah tat savitur varenyam bhargo devasya dhimahi dhiyo yo nah pracodayät. Savitä é a fonte original de toda inteligência. Esse Savitä é o Senhor Chaitanya Mahäprabhu. Isso é confirmado em Shrimad-Bhägavatam (2.4.22):

pracoditä yena purä sarasvati
vitanvatäjasya satim smritim hridi
sva-lakshanä prädurabhüt kiläsyatah
sa me rishinäm rishabhah prasidatäm

"Que o Senhor, que no início da criação ampliou o potente conhecimento de Brahmä de dentro de seu coração e o inspirou com pleno conhecimento da criação e de Seu próprio eu, e que parecia ter sido gerado pela boca de Brahmä, fique satisfeito com mim." Isso foi falado por Shukadeva Gosvämi quando ele invocou a bênção da Suprema Personalidade de Deus antes de entregar Shrimad-Bhägavatam para Mahäräja Parikshit. (ACBhaktivedanta Swami Prabhupada. Sri Chaitanya Charitamrita Madhya-lila 8: 265. Significado.)

Astrofísica Moderna:
O Mantra também tem uma grande importância científica, que de alguma forma se perdeu na tradição literária. A astrofísica e a astronomia modernas nos dizem que nossa galáxia chamada Via Láctea ou Akash ganga contém aproximadamente 1,00.000 milhões de estrelas, cada estrela é como o nosso sol tendo seu próprio sistema planetário, sabemos que a lua se move ao redor da terra e a terra se move o sol junto com a lua. Todos os planetas ao redor do Sol, cada um dos corpos acima, também gira em torno de seu eixo. Nosso sol, junto com sua família, dá uma volta ao centro galáctico em 22,5 milhões de anos. Todas as galáxias, incluindo a nossa, estão se afastando a uma velocidade incrível de 20.000 milhas por segundo. E agora o significado científico alternativo do mantra passo a passo é:

a) Om bhur bhuvah swah: bhur - a terra, bhuvah - os planetas (família solar), swah - a galáxia.

Observamos que um ventilador comum com uma velocidade de 900 RPM (Rotação por minuto) se move, faz barulho então podemos imaginar que grande ruído seria criado quando as galáxias se movessem a uma velocidade de 20.000 milhas por segundo. do mantra explica que o som produzido devido ao movimento rápido da Terra, dos planetas e das galáxias é o Om. O som foi ouvido durante a meditação pelo rishi Vishwamitra, que o mencionou a outros colegas. Todos eles então decidiram unanimemente chamar este som como Om um dos nomes de Deus, porque este som está disponível em todos os três períodos de tempo, portanto, é definido como permanente - eterno.

Portanto, foi a primeira ideia revolucionária identificar o Deus formal com um título específico (forma) chamado upadi. Até aquele momento, cada corpo reconhecia Deus como sem forma e ninguém estava preparado para aceitar esta nova ideia. No Bhagavad Gitatambém é dito "Om iti ekaksharam brahma", significando que o nome do supremo é Om, que contém apenas uma sílaba (8/12). Esse som que Om ouvido durante o samadi foi chamado por todos os videntes de nada-brahma um ruído muito grande, mas não um ruído que normalmente está além de uma amplitude e limites específicos de decibéis adequados para a audição humana. Por isso os Rishis chamaram esse som de som musical do céu ou som da flauta de Krishna. Eles também notaram que a massa infinita de galáxias movendo-se a uma velocidade de 20.000 milhas por segundo estava gerando uma energia cinética = 1/2 mv2 e isso está equilibrando o consumo total de energia do cosmos. Por isso, eles o chamaram de Pranavah, que significa corpo (vapu) ou depósito de energia (Prana).

b) Tat savitur varenyam: Tat - Deus - o Senhor, savitur - do sol, varenyam - digno de reverência ou respeito.

Assim que a forma de uma pessoa junto com o nome for conhecida por nós, podemos localizar a pessoa específica. Conseqüentemente, os dois títulos (upadi) fornecem a base sólida para identificar o Deus sem forma, uma vez conhecido na forma. O Sábio Vishwamitra sugeriu: Ele nos disse que poderíamos conhecer (Perceber) o Deus incognoscível e informe como uma Pessoa através dos fatores conhecidos Viz., Som Om e a Luz dos Sóis (estrelas) (nakshatrani rupam). Um matemático pode resolver uma equação x2 + y2 = 4; se x = 2; então y pode ser conhecido e assim por diante. Um engenheiro pode medir a largura de um rio mesmo estando na margem do rio, apenas desenhando um triângulo. Assim foi o método científico sugerido pelo sábio Vishwamitra no mantra na próxima parte como em: -

c) Bhargo devasya dheemahi: bhargo - a Luz ou Refulgência, devasya - a divindade, dheemahi - devemos meditar

O Rishi nos instrui a meditar sobre a forma disponível (Luz do Sol) para descobrir o criador sem forma (Deus) sentado dentro do globo solar. É assim que o sábio quer que procedamos, mas há um grande problema em perceber isso, pois a mente humana é tão trêmula e inquieta que sem a graça do supremo ela não pode ser controlada. Portanto, o sábio Vishwamitra sugere a forma de orar como abaixo: -

d) Dhiyo yo nah prachodayat: dhiyo - intelecto, yo - aquele que, nah - todos nós - todos nós, prachodayat - entusiasma-se ou guia para a direção certa.

Ó meu Senhor! implantar nosso intelecto no caminho certo. Interpretação científica completa do mantra: A Terra (bhur), os planetas (bhuvah) e as galáxias (swah) estão se movendo a uma velocidade muito grande, o som produzido é Om, (o nome do Deus onipenetrante). Aquele Deus (tat) que se manifesta na forma da luz radiante dos sóis (savitur) é digno de reverência / respeito (varenyam). Todos nós, portanto, devemos meditar (dheemahi) sobre a luz proveniente Dele (bhargo) dessa divindade (devasya). Que Ele (yo) nos guie na direção certa (prachodayat) nosso (nah) intelecto (dhiyo), para que possamos notar e compreender todos os pontos importantes que Ele nos ensina por meio da reflexão nas conjunções de cada dia.

Esta prece não é oferecida ao deus-sol como uma entidade independente ou autônoma, mas sim à Suprema Personalidade de Deus, representada por Sua expansão poderosa, a divindade solar.
(SB 12.6.68 propósito.)

yad u ha väva vibudharñabha savitar adas tapaty anusavanam ahar
ahar ämnäya-vidhinopatiñöhamänänäm akhila-durita-våjina-
béjävabharjana bhagavatah samabhidhimahi tapana maëòalam.

SINÔNIMOS
yat - qual; u ha v € va - de fato; vibudha-åñabha - ó chefe dos semideuses; savitaù - ó senhor do sol; adaù - isso; tapati - está brilhando; anusavanam - em cada um dos momentos do dia (nascer do sol, meio-dia e pôr do sol); ahaù ahaù — cada dia; ämnäya-vidhinä - pelo caminho Védico, conforme transmitido pela sucessão discipular; upatiñöhamänänäm - daqueles que estão engajados em orar; akhila-durita - todas as atividades pecaminosas; vājina - o sofrimento conseqüente; béja - e a semente original de tal; avabharjana - ó você que queima; bhagavataù - do poderoso controlador; samabhidhémahi - eu medito com toda a atenção; tapana - ó brilhante; maëòalam - na esfera.

TRADUÇÃO
Ó que brilha, ó poderoso senhor do sol, você é o chefe de todos os semideuses. Eu medito com atenção cuidadosa em seu globo de fogo, porque para aqueles que oferecem orações para você três vezes ao dia de acordo com o método védico transmitido através da sucessão discipular autorizada, você queima todas as atividades pecaminosas, todo sofrimento conseqüente e até mesmo a semente original do desejo .
(Texto SB 12.6.68)
 

Inclinando-me em reverência com os polegares atrás das orelhas, minhas mãos em concha sobre as orelhas e cantando:

abhivAdaye
vaisvAmitra
AghamarSaNa
kauzika
trArSeya pravarAnvita,
acyuta gotraH,
ApastaMbha sUtraH,
yajuH sAkhAdhyAyI,
srI jaya tirtha charaNa dAsa sharmA nAmAham asmi bhoH

..com os antebraços cruzados como se tocasse os pés de Alguém , e ainda curvado antes de ficar de pé novamente, ofereço meus respeitos.

 Enquanto cantamos as seguintes orações ao Senhor NArAyaNa com as palmas das mãos cruzadas na frente do peito.

kAyena vAcA manasendriyair vA
buddhyAtmanA vA prakrteH svabhAvAt
karomi yad yat sakalaM parasmai
nArAyaNAyeti samarpayAmi
nArAyaNAyeti samarpayAmi oM namaH iti

 "Tudo o que eu fiz por corpo, palavras, mente, sentidos, inteligência e alma, ou pela força da natureza, eu ofereço isso ao Senhor supremo, NArAyaNa."

hariH oM tat sat srI kriSNArpanam astu

 "Oh meu Senhor, que esta seja uma oferta ao Senhor KrSNa."

SrI krSNa krSNa krSNa


  

fonte: https://www-salagram-net.translate.goog/sstp-Gayatri.html?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=nui,sc
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