Atividades com gráficos e tabelas
Analisar e interpretar informações e fatos faz parte da vivência humana. O tempo todo, informações precisam ser organizadas, resumidas e descritas.
As atividades abaixo disponibilizadas permitem a análise de informações coletadas em gráficos e a organização e interpretação dessas informações.
Os objetivos das atividades são:
- Ler dados expressos em gráficos de colunas simples.
- Organizar os dados coletados em tabelas simples.
Para baixar grátis em PDF as atividades clique aqui:
https://drive.google.com/file/d/1jYXm2T2Eo2Dgj1JZDcbPuqQgVQNmGsHy/view?usp=sharing
O que o aluno poderá aprender:
-Desenvolver cálculo mental, envolvendo real e centavos.
-Comparar preços.
Recursos:
Cédulas e moedas fictícias com valores do sistema monetário para os alunos manusearem enquanto realizam as atividades.
Problemas para 3º e 4º ano
As situações-problemas devem permitir aos alunos elaborarem diferentes procedimentos, proporcionando desafios que os motivem a superarem seus resultados.
Dar oportunidade aos educandos de explorar diferentes possibilidades de resolver um problema é fundamental para conseguirem criar seus próprios registros, inventar uma maneira apropriada de fazer a representação.
Isso deve ser realizado com a socialização das situações em que as crianças podem defender seus procedimentos e resultados perante o grupo. Assim os alunos terão oportunidade de comparar sua forma de resolver um problema com a usada pelos colegas.
Para baixar os problemas acesse o link:
https://drive.google.com/file/d/1CfhUM_kkRBP9tb3yGbGQ2G8NWd_GSqAv/view?usp=sharing
Quando você faz aniversário?
O professor questiona os alunos sobre o mês em que fazem aniversário e entrega um retângulo de papel branco a cada um. As crianças devem escrever seu nome no papel.
Em seguida, o professor fixa, no quadro, um cartaz em papel pardo como o que segue abaixo. Um a um, os alunos dizem o mês do seu aniversário e colam o cartão com o nome escrito no mês correspondente.
Depois que todos colaram seus cartões, o gráfico resultante pode fornecer uma série de informações, tais como:
- Quantos aniversariantes há em janeiro?
- Em que mês não há aniversariantes?
- Em que mês há dois aniversariantes? E três?
- Em que mês há mais aniversariantes?
- Em algum mês há 5 aniversariantes?
Minha fruta preferida
A turma será conduzida a investigar qual a fruta de preferência dos colegas. A princípio, cada um questiona dois ou três colegas e o professor poderá provocar a curiosidade do grupo questionando se as meninas têm a mesma preferência que os meninos, se os pais têm a mesma preferência que as crianças, se as crianças da região nordeste do Brasil, por exemplo, poderão ter a mesma preferência que as crianças da região sul. É importante fazer suscitar na turma diferentes hipóteses e discussões.
Depois, é hora de fazer uma pesquisa com a turma. Para isso, o professor distribuirá um pequeno cartão branco de papel de 5 cm x 5 cm e solicitará que cada criança desenhe sua fruta preferida. Depois, cada um afixará no quadro ou papel pardo seu cartão, com o auxílio de fita adesiva, na coluna correspondente à sua preferência.
Gráfico de animais
O professor entrega uma folha com animais, tal como a do exemplo abaixo, e as crianças devem recortá-los e juntar os iguais.
Depois, as crianças colam em um gráfico os cartões dos animais, sendo os iguais na mesma coluna, formando um gráfico:
Outra forma de propor o gráfico é a seguinte:
Depois do gráfico estar pronto, uma série de questionamentos buscando a interpretação dos dados devem ser elaborados.
Como está o tempo?
Pouco antes do intervalo, o professor questiona os alunos sobre como está o tempo, ensolarado, nublado ou chuvoso e, depois, pede para os alunos o observarem.
Ao retornarem do intervalo e conversarem sobre o assunto, o professor questiona se a turma lembra como esteve o tempo nos dias anteriores. Pergunta, também, sobre como se pode guardar essas informações e provoca a necessidade de um registro gráfico para tal fato.
Então, propõe as seguintes atividades:
- Separa a classe em grupos e solicita que cada um desenhe um dia de chuva, um dia ensolarado e um dia nublado. Depois, recolhe os desenhos e a classe elege o mais representativo para cada estado do tempo.
- Cria, juntamente com o grupo, um quadro onde far-se-á, diariamente (utilizando o símbolo escolhido pela turma), o registro do tempo. Como há dias em que o tempo varia de um horário para o outro, combina que a observação se dará em um horário determinado.
- Estabelece com os alunos que, durante certo período de tempo, à mesma hora, uma criança fará o registro no calendário sobre o estado do tempo naquele dia.
Ao final de uma semana ou outro período qualquer, é feita uma exploração do calendário com perguntas do tipo:
- “Houve muitos dias de sol?”
- “Quantos dias foram chuvosos?”
- “Houve mais dias de sol ou de chuva?”
- “Quantos foram os dias nublados?”
Os ausentes
Para anotar quantos alunos faltaram as aulas em uma semana pode ser feito um gráfico. Para tal, propõe-se que as crianças marquem num quadro, como aquele mostrado abaixo, o número de ausentes em cada dia da semana.
Esta atividade deve ser desenvolvida todos os dias e, em cada semana, o quadro será trocado. No final da semana o professor analisa com a classe o quadro de alunos ausentes, fazendo perguntas do tipo:
- Quantos alunos faltaram hoje? E ontem?
- Em que dia houve mais faltas, hoje ou ontem? Quantas a mais?
- Na semana passada, em que dia houve menos faltas? Quantas a menos?
- Como foram as faltas nesta semana quando comparado com a semana passada?
Pesquisas
Temas que interessam a turma, curiosidades ou assuntos ligados a conteúdos específicos podem ser a mola propulsora para uma pesquisa na sala de aula ou fora dela.
A pesquisa pode ser feita com uma população como, por exemplo, todos os alunos da turma ou com uma amostra, que é constituída por um grupo representativo de determinada população. Por exemplo, pode-se pesquisar sobre a matéria preferida da classe, o programa de televisão preferido, meios de transporte utilizados para ir à escola, grau de escolaridade dos pais e irmãos, etc.
Após feita a pesquisa, que pode ser uma coleta de dados oral ou por meio de um questionário, é preciso fazer a apuração do dados e, depois, organizá-los através de tabelas e gráficos. Existem diferentes tipos de gráficos que podem ser trabalhados nos anos iniciais: barras, linha, setor e pictograma.
Segue, abaixo, um exemplo de atividade investigativa sobre os alimentos preferidos pelas crianças de uma turma de 3º ano:
Segundo o Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa, é muito importante que as crianças conheçam diferentes tipos de gráficos para terem a capacidade de reconhecer qual a representação mais adequada para seus objetivos.
Neste artigo sugeri, basicamente, atividades relacionadas à estatística. Nos próximos, vou detalhar mais a construção de gráficos e os tipos de gráficos e, também, abordarei a combinatória e as probabilidades.
Não deixe de acompanhar!
Referências Bibliográficas
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Educação Estatística. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%207-pg001-080.pdf >.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Pró-Letramento: programa de formação continuada de professores dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental: Matemática. Brasília, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/formacao/pro-letramento>.
Bibliografia consultada
DANTE, Luiz Roberto. Didática da Matemática na Pré-Escola. São Paulo: Ática, 1996.
RANGEL, Ana Cristina Souza. Matemática da minha Vida. Porto Alegre: FAPI
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Atividades Matemáticas: Ciclo Básico. 3 ed. São Paulo: SE/CENP, 1998.
Os conteúdos propostos no bloco Tratamento da Informação são: combinatória, probabilidade e estatística.
A combinatória refere-se à possibilidade de combinar objetos que são agrupados por determinadas características. Por exemplo, com 3 saias e 2 blusas, quantos trajes podemos compor?
As probabilidades exprimem as chances de ocorrência de um evento. Por exemplo, qual a chance de dar cara quando uma moeda é lançada?
A estatística é um ramo da matemática que visa organizar, resumir, apresentar e interpretar informações. Ela trabalha com médias, tabelas, gráficos, percentagens, índices, etc. As pesquisas são orientadas por princípios estatísticos.
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