terça-feira, 2 de maio de 2023

Sri Rukmini Dwadashi por Giriraj Swami


8961707667?profile=RESIZE_584x

Hoje é Rukmini-dvadasi, o dia do aparecimento de Srimati Rukmini-devi. Houve festividades maravilhosas durante todo o dia, começando com o darshan especial das Deidades em Seus trajes de flores, e agora há pouco um maravilhoso abhiseka. Durante o abhiseka eu realmente senti como se estivesse em Vrindavan. Havia tanta devoção, devoção espontânea - toda vez que os pujaris derramavam outra substância nas Deidades, havia suspiros e gritos de êxtase e aprovação. Foi realmente maravilhoso. E isso é a vida na consciência de Krishna - de alguma forma ser cativado por Krishna, a beleza de Krishna, manifestada em Suas formas de deidade, Seus nomes sagrados e Suas palavras e descrições, as escrituras reveladas. Queremos, de uma forma ou de outra, estar absorvidos em Krishna, e essa absorção, estimulada por todas essas diferentes atividades, purificará o coração naturalmente e nos deixará felizes.

Em termos de tattva (ontologia), Krishna é a Verdade Absoluta. Dele tudo emana. Ele é a causa de todas as causas.

isvarah paramah krsnah
  sac-cid-ananda-vigrahah
anadir adir govindah
  sarva-karana-karanam

“Krsna, que é conhecido como Govinda, é a Divindade Suprema. Ele tem um corpo espiritual eterno, bem-aventurado. Ele é a origem de tudo. Ele não tem outra origem e é a causa primária de todas as causas”. (Brahma-samhita 5.1)

Certa vez, em uma caminhada matinal aqui no Cheviot Hills Park, perguntei a Srila Prabhupada: “Dizemos que Krishna é a origem de tudo, mas às vezes as pessoas nos questionam: 'Você diz que Krishna é a origem, mas qual é a origem de Krishna?' O que devemos responder?” E Prabhupada respondeu: “Você deveria dizer a eles que, de acordo com nossas informações, Krishna é a origem de tudo e não tem origem, mas se você encontrar alguém ou algo que seja a origem de Krishna, adoraremos essa pessoa ou coisa - mas até então você deve adorar Krishna.”

Então, Krishna é a origem, mas em termos de tattva, existem duas categorias básicas: vishnu-tattva e shakti-tattva. Krishna é a fonte de todas as formas de Vishnu, começando com Balarama (a primeira expansão de Krishna), Vasudeva, Sankarsana, Pradyumna e Aniruddha — tantas expansões do lado energético (Vishnu). Da mesma forma, existem muitas expansões do lado da energia (shakti), e a primeira é Srimati Radharani. Dela se expandem tantas gopis em Vrindavan, tantas rainhas em Dvaraka, e tantos Laksmis em Vaikuntha.

krsna-kanta-gana dekhi tri-vidha prakara
  eka laksmi-gana, puro mahisi-gana ara
vrajangana-rupa, ara kanta-gana-sara
  sri-radhika haite kanta-ganera vistara

“As amadas consortes do Senhor Krsna são de três tipos: as deusas da fortuna, as rainhas e as leiteiras de Vraja, que são as principais de todas. Todas essas consortes procedem de Radhika.” (Cc Adi 4.74-75)

De todas as rainhas de Krishna em Dvaraka, Rukmini-devi é a principal. Em última análise, ela é uma expansão de Srimati Radharani. Todas as qualidades de Rukmini estão presentes em Radharani, embora Radharani manifeste algumas qualidades que Rukmini não possui.

Muitos dos passatempos de Rukmini e Krishna são descritos no Srimad-Bhagavatam, e são saborosos e instrutivos. Quando li pela primeira vez a história de Rukmini e Krishna no livro de Krishna, pensei que era a história mais maravilhosa — uma que poderia dar um filme fabuloso, com romance, suspense, cavalheirismo, aventura e um final realmente feliz. Eu pensei: “Isso é incrível. Você consegue tudo na consciência de Krishna – mas completamente puro e espiritual.”

Rukmini era a filha do rei de Vidarbha, e quando sábios e pessoas santas visitavam o palácio real, eles glorificavam a beleza transcendental, destreza e caráter de Krishna. Os sábios sabiam que Krishna era a Suprema Personalidade de Deus e, portanto, tiveram o prazer de glorificá-Lo. E porque Ele estava agindo como um governante, os kshatriyas também ficaram satisfeitos em falar sobre Ele. Ao ouvir sobre Krishna, a princesa Rukmini se apegou a Ele (podemos dizer que ela se apaixonou). Ela nunca O conheceu, mas apenas por ouvir sobre Ele desenvolveu grande fé, atração e amor por Ele e decidiu que Ele seria o marido perfeito para ela.

Isso é instrutivo para todos nós, que se ouvirmos sobre Krishna sem inveja, também nos sentiremos atraídos por Ele. Claro, Rukmini era uma garota muito piedosa, religiosa e de coração puro. Na verdade, ela era uma expansão de Srimati Radharani. Mas como ela era pura, religiosa e culta, ouvir sobre Krishna teve um efeito especialmente poderoso em seu coração. Da mesma forma, se levarmos uma vida pura conforme ordenado pelas escrituras, conforme ensinado por Srila Prabhupada, quando ouvirmos sobre a beleza, as qualidades e os passatempos de Krishna, também nos sentiremos atraídos.

Assim, Rukmini, uma princesa altamente qualificada, apegou-se a Krishna, o príncipe mais qualificado, e decidiu se casar com Ele. Mas seu irmão mais velho, Rukmi, tinha inveja de Krishna e proibiu seu casamento com Ele. Em vez disso, ele arranjou o casamento dela com seu amigo Sisupala, que praticamente desde o nascimento era invejoso e antagônico a Krishna.

Além de Rukmi, todos os membros da família e simpatizantes de Rukmini, incluindo seu pai, favoreceram seu casamento com Krishna. E Rukmini, a consorte eterna de Krishna, não conseguia pensar em se casar com outra pessoa. Mais tarde, ela disse a Krishna que apenas uma mulher que não tivesse saboreado a fragrância do mel de Seus pés de lótus poderia aceitar outra pessoa como seu marido ou amante. Qualquer outro pretendente seria um “cadáver vivo” — um saco coberto de pele, bigodes, unhas e cabelos e cheio de carne, ossos, sangue, fezes, muco, bile e ar. “O aroma de Seus pés de lótus”, afirmou ela, “que é glorificado por grandes santos, concede a libertação das pessoas e é a morada da Deusa Laksmi. Que mulher se abrigaria em outro homem depois de saborear aquele aroma? Visto que Você é a morada das qualidades transcendentais, que mulher mortal com a perspicácia para distinguir seu verdadeiro interesse desconsideraria essa fragrância e, em vez disso, dependeria de alguém que está sempre sujeito a um medo terrível? Ela insistiu que dependeria apenas de Krishna, que tem uma forma espiritual eterna e bem-aventurada.

Compreendendo toda a situação, Rukmini, em um movimento ousado, enviou uma mensagem a Krishna por meio de um brâmane confiável, expressando o desejo de seu coração de tê-lo apenas como marido e sugerindo como Ele poderia roubá-la da assembléia em seu casamento proposto no seguinte dia.

Rukmini era tão bonita e atraente que não apenas Sisupala, mas muitos reis e príncipes a desejavam. Isso é o que experimentamos no mundo material: quase todo mundo nos olha como objetos a serem explorados e desfrutados, por mais doce que ajam ou falem. Por exemplo, ao final de quase qualquer ligação para uma grande empresa, o representante da empresa pergunta: “Posso fazer mais alguma coisa por você?” É tudo roteirizado. O objetivo final é conseguir seu dinheiro, mas eles perguntam educadamente: “Há mais alguma coisa que eu possa fazer por você hoje?” Por baixo de tudo, as pessoas querem obter algo de você para elas mesmas. Eles querem explorar seu corpo, sua mente ou seus recursos. Eles são como os reis e príncipes luxuriosos que pairam ao redor de Rukmini.

Naquela situação delicada, naquela situação embaraçosa, Rukmini estendeu a mão para Krishna, clamou a Ele para salvá-la. Esse era o único recurso que ela tinha e, em última análise, é o único recurso que qualquer um de nós tem. Estamos em um oceano cercado por tubarões prontos para nos devorar, e o único que pode nos salvar é Krishna.

daivi hy esa guna-mayi
  mama maya duratyaya
mam eva ye prapadyante
  mayam etam taranti te

[O Senhor Krishna diz:] “Esta Minha energia divina, consistindo nos três modos da natureza material, é difícil de superar. Mas aqueles que se rendem a Mim podem facilmente passar por ela”. (Gita 7.14)

Rukmini se rendeu ao Senhor Krishna com absoluta e completa sinceridade, e o Senhor retribuiu e a libertou. Às vezes também oramos a Krishna, mas com alguma duplicidade. Queremos a ajuda de Krishna, mas ao mesmo tempo ainda desejamos desfrutar materialmente, sem Krishna. Há um ditado sobre soldados em combate: “Não há ateus em trincheiras [poços cavados para se proteger do fogo inimigo]”. Não há ateus em trincheiras porque alguém em perigo extremo rezará naturalmente a Deus, sabendo intuitivamente que somente Deus pode salvá-lo. Mas depois de ter sido salva de seu perigo imediato, a pessoa tenderá a se esquecer de Deus e pensar novamente: “Sou o controlador, sou o desfrutador, sou o proprietário”, e retornará ao seu estado normal de autocontrole. modo de vida centrado e pouco auspicioso.

A princesa Rukmini foi completamente sincera. Ela queria apenas servir a Krishna e nada mais. Nada mais a satisfaria. E assim ela concluiu sua mensagem para Krishna:

yasyanghri-pankaja-rajah-snapanam mahanto
  vanchanty uma-patir ivatma-tamo-'pahatyai
yarhy ambujaksa na labheya bhavat-prasadam
  jahyam asun vrata-krsan chata-janmabhih syat

“Ó de olhos de lótus, grandes almas como o Senhor Siva anseiam por se banhar na poeira de Seus pés de lótus e assim destruir sua ignorância. Se não puder obter a Vossa misericórdia, simplesmente abdicarei da minha força vital, que se terá enfraquecido pelas severas penitências que cumprirei. Então, depois de centenas de vidas de esforço, poderei obter Sua misericórdia.” (SB 10.52.43)

Agora, pode-se argumentar que sim, Rukmini queria Krishna, mas junto com Krishna ela conseguiu um belo palácio – há descrições no Bhagavatam da extraordinária opulência de Dvaraka – e tantos bons filhos, servos e servas, e tanta riqueza. Na verdade, não há mal nenhum na opulência enquanto Krishna estiver no centro. O principal é que Krishna esteja no centro. Uma esposa casta e fiel – esta é outra instrução da narração de Rukmini e Krishna no Bhagavatam – seguirá seu marido. Se ele estiver em uma posição opulenta, que assim seja; ou se pelas circunstâncias ele cair em uma condição ruim, ainda assim ela ficará com ele. E às vezes acontece que o pobre marido, pela graça de Krishna, se torna opulento.

Um exemplo é Sudama Vipra. Ele era amigo de Krishna desde quando eles eram estudantes em gurukula, no ashram de Sandipani Muni. Sudama era um brâmane pacífico e erudito, desapegado do gozo dos sentidos, e acabou sendo muito pobre. Krishna era um príncipe, marido da deusa da fortuna, e naturalmente acabou sendo extremamente opulento. Um dia, a esposa de Sudama, fraca de fome e angustiada (mais pelo bem de seu marido do que por si mesma), implorou a ele: “O Senhor Supremo Krishna está perto de Dvaraka. Ele é um amigo pessoal e é compassivo com os brâmanes. Por favor, aproxime-se Dele, e Ele certamente lhe dará, um chefe de família sofredor, riqueza abundante”.

Sudama não estava muito interessado em pedir algo material a Krishna, mas gostou da ideia de vê-Lo. De acordo com a etiqueta adequada, ele queria trazer algum presente e perguntou à esposa se havia algo na casa que ele pudesse levar. Eles não tinham nada, então ela implorou quatro punhados de arroz aos brâmanes vizinhos, amarrou-o em um pedaço de pano rasgado e deu a seu marido como um presente para o Senhor Krishna. Assim, Sudama partiu para Dvaraka, pensando constantemente em Krishna.

Quando o Senhor Krishna avistou o brâmane, Ele imediatamente se levantou, foi ao seu encontro e o abraçou com grande prazer. Ele o sentou muito bem em Sua própria cama e lavou seus pés, enquanto a Rainha Rukmini, a própria deusa divina da fortuna, abanava pessoalmente o pobre brâmane. Depois de algumas conversas afetuosas e filosóficas sobre seus tempos de serviço ao guru, Krishna perguntou a Seu amigo: “Que presente você Me trouxe?” Sudama sentiu-se tão envergonhado e embaraçado que simplesmente permaneceu em silêncio e baixou a cabeça. Então o Senhor, que sabia de tudo, arrebatou os flocos de arroz lascado amarrados no pano velho e exclamou: “O que é isso?” Ele comeu um punhado de arroz, mas quando estava prestes a comer um segundo, a Rainha Rukmini segurou Sua mão e disse: “Um palmo é o suficiente”. De acordo com Visvanatha Cakravarti, ela estava pensando,

Rukmini disse a Krishna: “Isso é mais do que suficiente para satisfazê-Lo. Somente o seu prazer garante ao Seu devoto a opulência nesta vida e na próxima.” Em Krsna (cap. 81), Srila Prabhupada comenta: “Isso indica que quando a comida é oferecida ao Senhor Krsna com amor e devoção e Ele fica satisfeito e a aceita do devoto, Rukmini-devi, a deusa da fortuna, torna-se tão obrigado ao devoto que ela tem que ir pessoalmente à casa do devoto para transformá-lo no lar mais opulento do mundo.”

Sudama passou a noite no palácio do Senhor Krishna, e no dia seguinte, após ser devidamente honrado pelo Senhor, sem Lhe ter pedido nenhum benefício material, partiu para sua casa. Caminhando pela estrada, ele se sentiu feliz, satisfeito apenas pelo darshan do Senhor. E pensou que o misericordioso Senhor, considerando que se de repente se tornasse rico, se embriagaria de felicidade material e O esqueceria, não lhe havia concedido a menor riqueza.

Assim, o brâmane finalmente chegou em casa. No lugar de sua exígua residência, no entanto, ele encontrou um palácio celestial com belos jardins e servos e servas. E quando a esposa de Sudama se aproximou para cumprimentá-lo, ela parecia a própria deusa da fortuna. Sem que Sudama tivesse pedido nada a Krishna, e sem que Krishna tivesse dito a Sudama que lhe daria qualquer coisa, Ele lhe deu mais do que Sudama ou sua esposa jamais poderiam ter imaginado. E Sudama nunca se esqueceu do Senhor Krishna. Ele concluiu:

kincit karoty urv api yat sva-dattam
  suhrt-krtam phalgv api bhuri-kari
mayopanitam prthukaika-mustim
  pratyagrahit priti-yuto mahatma

“O Senhor considera até Suas maiores bênçãos insignificantes, enquanto Ele magnifica até mesmo um pequeno serviço prestado a Ele por Seu devoto bem-intencionado. Assim, com prazer, a Alma Suprema aceitou uma única palmada do arroz achatado que eu trouxe para Ele.

tasyaiva me sauhrda-sakhya-maitri-
  dasyam punar janmani janmani syat
mahanubhavena gunalayena
  visajjatas tat-purusa-prasangah

“O Senhor é o reservatório supremamente compassivo de todas as qualidades transcendentais. Vida após vida, posso servi-Lo com amor, amizade e simpatia, e posso cultivar esse firme apego a Ele pela preciosa associação de Seus devotos.

bhaktaya citra bhagavan hi sampado
  rajyam vibhutir na samarthayaty ajah
adirgha-bodhaya vicaksanah svaya
  pasyan nipatam dhaninam madodbhavam

“Para um devoto que carece de discernimento espiritual, o Senhor Supremo não concederá as maravilhosas opulências deste mundo – poder real e bens materiais. De fato, em Sua infinita sabedoria, o Senhor ainda não nascido sabe muito bem como a embriaguez do orgulho pode causar a queda dos ricos”. (SB 10.81.35–37)

Firmemente fixado em sua determinação por sua inteligência espiritual, Sudama permaneceu absolutamente devotado a Krishna, e sem avareza, ele, com sua esposa, permaneceram na posição opulenta concedida a eles por Ele. Sendo completamente purificado pela lembrança constante do misericordioso e afetuoso Senhor Krishna, Sudama alcançou a morada suprema do Senhor.

Portanto, não somos contra a opulência e não somos a favor da pobreza – somos a favor de Krishna. Às vezes, porém, a opulência pode ser um impedimento. Podemos ser testados: “Eu quero mais Krishna ou maya mais?” E às vezes a pobreza, de certa forma, pode ser um impedimento. Mas tudo o que está destinado a nós virá até nós. Não precisamos nos preocupar com isso. Está ordenado. Algumas pessoas são automaticamente ricas e outras são pobres. Está ordenado. Qualquer felicidade que nos seja devida virá, e qualquer sofrimento que nos seja devido virá, mas o principal é Krishna, ter Krishna, fazer Krishna - a Deidade de Krishna, o santo nome de Krishna, os passatempos de Krishna, a filosofia de Krishna, tudo Krishna - o centro de nossas vidas. E se Krishna, o marido da deusa da fortuna (e Rukmini, a própria deusa da fortuna) quiser, Ele nos dará mais facilidade para servi-lo. Isso é o que Ele fez com Sudama Brahman. Sabendo que o brâmane não usaria mal as instalações, que ele permaneceria um servo humilde e devotado, Krishna deu-lhe tudo.

Portanto, se adorarmos Rukmini-Dvarakadisa e fizermos Dele o centro de nossas vidas, poderemos desfrutar um pouco de Sua opulência. A própria Nova Dvaraka é bastante opulenta, então já estamos desfrutando de parte de Sua opulência. Mas a opulência material é incidental, porque as coisas materiais sem Krishna não nos farão felizes. A coisa real é Krishna. Somente Krishna pode nos fazer felizes, e com Krishna seremos felizes – com ou sem coisas materiais.

O festival de hoje é maravilhoso porque nos infunde com pensamentos de Krishna, inspira nossa atração por Krishna. É por isso que Srila Prabhupada estabeleceu este templo, instalou as Deidades e treinou os devotos, para que eles possam estar sempre ocupados com Krishna, ocupados por Krishna e, por associação, inspirar e ensinar aos outros também como se absorver em Krishna. Entre os principais processos na presente era de Kali, o principal é o canto dos santos nomes: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Então, cantemos Hare Krishna, dancemos, festejemos com krsna-prasada e sejamos felizes em consciência de Krishna.

Hare Krishna.

[Uma palestra de Giriraj Swami em Rukmini-dvadasi, 14 de maio de 2011, New Dvaraka, Los Angeles]

Fonte:  https://girirajswami.com/blog/?p=17992




Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

Nenhum comentário:

Podcast: Sobre a Formação de Professores Para Atuar do 1° ao 5° do Ensino fundamental 1.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.