quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Hoje é dia do aparecimento sagrado de Sri Pundarika Vidyanidhi 14/02/2024 quarta-feira Gorabda 537

Sri Pundarika Vidyanidhi

Sri Pundarika Vidyanidhi foi discípulo de Madhavendra Puri e guru de Sri Gadadhara Pandita. Pundarika Vidyanidhi às vezes era mal interpretado como sendo muito apegado aos prazeres materiais, mas apenas por ouvir a recitação de um verso do Bhagavatam ele entrava em transe. Nos passatempos de Krishna ele era Vrsabhanu, o pai de Srimati Radharani. (Ver Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila 10.14 e Madhya-lila 16.76-81.)
pundarika vidyanidhi——bada-sakha jani
yanra nama lana prabhu kandila apani

TRADUÇÃO

Pundarika Vidyanidhi, o terceiro grande ramo, era tão querido pelo Senhor Caitanya Mahaprabhu que, em sua ausência, o próprio Senhor Caitanya às vezes chorava.

 

SIGNIFICADO

No Gaura-ganoddesa-dipika Srila Pundarika Vidyanidhi é descrito como o pai de Srimati Radharani em krishna-lila. Portanto, Caitanya Mahaprabhu o tratou como Seu pai. O pai de Pundarika Vidyanidhi era conhecido como Banesvara ou, segundo outra opinião, Suklambara Brahmacari, e o nome de sua mãe era Gangadevi. De acordo com uma opinião, Banesvara era descendente de Sri Sivarama Gangopadhyaya. A casa original de Pundarika Vidyanidhi ficava em Bengala Oriental, em um vilarejo perto de Dacca chamado Baghiya, que pertencia ao grupo Varendra de famílias brahmanas . Às vezes, esses brahmanas Varendra estavam em desacordo com outro grupo conhecido como Radhiya brahmanas e, portanto, a família de Pundarika Vidyanidhi foi condenada ao ostracismo e naquela época não vivia como uma família respeitável. Bhaktisiddhanta Sarasvati nos informa que um dos membros desta família mora em Vrindavana e se chama Sarojananda Gosvami. Uma característica especial desta família é que cada um dos seus membros tinha apenas um filho ou nenhum filho e, portanto, a família não era muito expansiva. Há um lugar no distrito de Cattagrama, em Bengala Oriental, que é conhecido como Hata-hajari, e a uma curta distância deste lugar fica uma vila conhecida como Mekhala-grama, onde viveram os antepassados ​​de Pundarika Vidyanidhi. Pode-se aproximar-se de Mekhala-grama a partir de Cattagrama a cavalo, em carro de boi ou em navio a vapor. A estação de vapor é conhecida como Annapurnara-ghata. O local de nascimento de Pundarika Vidyanidhi fica a cerca de três quilômetros a sudoeste de Annapurnara-ghata. O templo construído ali por Pundarika Vidyanidhi é agora muito antigo e precisa de reparos. Sem reparos, o templo poderá desmoronar em breve. Há duas inscrições nos tijolos daquele templo, mas são tão antigas que não é possível lê-las. Há outro templo, porém, a cerca de duzentos metros ao sul deste, e algumas pessoas dizem que este é o antigo templo construído por Pundarika Vidyanidhi.

Sri Chaitanya Mahaprabhu chamou Pundarika Vidyanidhi de “pai” e deu-lhe o título de Premanidhi. Pundarika Vidyanidhi mais tarde se tornou o mestre espiritual de Gadadhara Pandita e amigo íntimo de Svarupa Damodara. Gadadhara Pandita a princípio interpretou mal Pundarika Vidyanidhi como um homem comum que ganhava libras e xelins, mas mais tarde, ao ser corrigido por Sri Caitanya Mahaprabhu, ele se tornou seu discípulo. Outro incidente na vida de Pundarika Vidyanidhi envolve sua crítica ao sacerdote do templo de Jagannatha, pelo qual Jagannatha Prabhu o castigou pessoalmente com um tapa em suas bochechas. Isto é descrito no Sri Caitanya-bhagavata, Antya-lila, Capítulo Sete. Sri Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura nos informa que ainda existem dois descendentes vivos da família de Pundarika Vidyanidhi, que se chamam Sri Harakumara Smrititirtha e Sri Krishnakinkara Vidyalankara. Para maiores informações deve-se consultar o dicionário conhecido como Vaishnava-manjusha. (AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Sri Chaitanya Charitamrta Adi lila 10:14. significado.)

bada sakha,——gadadhara pandita-gosani
tenho lakshmi-rupa, tanra sama keha nai

TRADUÇÃO

Gadadhara Pandita, o quarto ramo, é descrito como uma encarnação da potência de prazer de Sri Krishna. Ninguém, portanto, pode igualá-lo. (Sri Chaitanya Charitamrta Adi lila 10:15.txt.)

SIGNIFICADO

Há uma história interessante sobre como Srila Gadahar Pandit conheceu Pundarik Vidyanidhi. Ele tinha ouvido falar que era um grande devoto e digno de ser procurado. Então ele quer ir para sua casa para um darshan . Seu primeiro contato com ele causou confusão em seu ser. Como diante dele estava sentado o que parecia ser a personificação do gozo dos sentidos - vestido com opulentas roupas de seda, cabelos oleados e bem penteados para trás, sentado em uma enorme almofada de seda com um narguilé para fumar na frente dele e belas jovens sentadas ao redor. a sala.

Gadadhara Pandit chegou lá esperando ver um sadhu , um guru, alguém de quem ele pudesse se aproximar para obter conhecimento espiritual, com quem aprender e em quem se abrigar. Mas, para sua surpresa, ele viu esse gozo dos sentidos...

"Eu vim aqui para aprender com você sobre Krishna" Gadadhar disse, .... mas assim que a palavra Krishna foi pronunciada, Pundarik Vidyanidhi caiu no chão, seu corpo ficou estranhamente transformado e ele murmurou o nome de Krishna, Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare.....

Gadhadhara então percebeu que aquele não era um homem comum, mas um devoto muito avançado, absorto na bem-aventurada consciência de Krishna.

 

Sri Chaitanya Charitamrita Madhya-lila Resumo do Capítulo 16

A Tentativa do Senhor de Ir para Vrindavana

Srila Bhaktivinoda Thakura dá o seguinte resumo deste capítulo em seu Amrita-pravaha-bhashya. Quando Sri Caitanya Mahaprabhu quis ir para Vrindavana, Ramananda Raya e Sarvabhauma Bhattacarya apresentaram indiretamente muitas obstruções. No devido tempo, todos os devotos de Bengala visitaram Jagannatha Puri pelo terceiro ano. Desta vez, todas as esposas dos Vaishnavas trouxeram muitos tipos de comida, com a intenção de estender convites a Sri Caitanya Mahaprabhu em Jagannatha Puri. Quando os devotos chegaram, Caitanya Mahaprabhu enviou suas bênçãos na forma de guirlandas. Também naquele ano, o templo Gundica foi purificado e, quando o período Caturmasya terminou, todos os devotos retornaram para suas casas em Bengala. Caitanya Mahaprabhu proibiu Nityananda de visitar Nilacala todos os anos. Questionado pelos habitantes de Kulina-grama, Caitanya Mahaprabhu repetiu novamente os sintomas de um Vaishnava. Vidyanidhi também veio a Jagannatha Puri e assistiu ao festival de Odana-shashthi. Quando os devotos se despediram do Senhor, o Senhor estava determinado a ir para Vrindavana e, no dia de Vijaya-dasami, Ele partiu.

Maharaja Prataparudra fez vários preparativos para a viagem de Sri Caitanya Mahaprabhu a Vrindavana. Quando Ele cruzou o Rio Citrotpala, Ramananda Raya, Mardaraja e Haricandana foram com Ele. Sri Chaitanya Mahaprabhu solicitou a Gadadhara Pandita que fosse para Nilacala, Jagannatha Puri, mas ele não acatou esta ordem. De Kataka, Sri Caitanya Mahaprabhu novamente solicitou a Gadadhara Pandita que retornasse a Nilacala, e Ele se despediu de Ramananda Raya de Bhadraka. Depois disso, Sri Caitanya Mahaprabhu cruzou a fronteira do estado de Orissa e chegou a Panihati de barco. Depois disso, Ele visitou a casa de Raghava Pandita e de lá foi para Kumarahatta e, eventualmente, para Kuliya, onde perdoou muitos ofensores. De lá, Ele foi para Ramakeli, onde viu Sri Rupa e Sanatana e os aceitou como Seus principais discípulos. Retornando de Ramakeli, Ele conheceu Raghunatha dasa e depois de lhe dar instruções o mandou de volta para casa. Depois disso, o Senhor retornou a Nilacala e começou a fazer planos para ir a Vrindavana sem companhia. (AC Bhaktivedanta Swami Prabhupad. Sri Chaitanya Charitamrta. Resumo do capítulo 16.)

ei-mata saba vaishnava gaude calila
vidyanidhi se vatsara niladri rahila

TRADUÇÃO

Finalmente todos os Vaishnavas retornaram para Bengala, mas naquele ano Pundarika Vidyanidhi permaneceu em Jagannatha Puri.

Madhya 16,77

svarupa-sahita tanra haya sakhya-priti
dui-janaya krishna-kathaya ekatra-i sthiti

TRADUÇÃO

Svarupa Damodara Gosvami e Pundarika Vidyanidhi tinham um relacionamento íntimo e amigável e, no que diz respeito à discussão de tópicos sobre Krishna, eles estavam situados na mesma plataforma.

Madhya 16,78

gadadhara-pandite tenho punah mantra dila
odana-shashthira dine yatra ye dekhila

TRADUÇÃO

Pundarika Vidyanidhi iniciou Gadadhara Pandita pela segunda vez, e no dia de Odana-shashthi ele assistiu ao festival.

SIGNIFICADO

No início do inverno, há uma cerimônia conhecida como Odana-shashthi. Esta cerimônia indica que daquele dia em diante, uma cobertura de inverno deverá ser dada ao Senhor Jagannatha. Essa cobertura é comprada diretamente de um tecelão. Segundo o arcano-marga , primeiro deve-se lavar um pano para retirar todo o amido, e depois pode-se usá-lo para cobrir o Senhor. Pundarika Vidyanidhi viu que o sacerdote se esqueceu de lavar o pano antes de cobrir o Senhor Jagannatha. Como queria encontrar alguma falha nos devotos, ele ficou indignado.

Madhya 16,79

jagannatha parena tatha 'maduya' vasana
dekhiya saghrina haila vidyanidhira mana

TRADUÇÃO

Quando Pundarika Vidyanidhi viu que o Senhor Jagannatha recebeu uma roupa engomada, ele ficou um pouco odioso. Desta forma, sua mente ficou poluída.

Madhya 16h80

sei ratrye jagannatha-balai asiya
dui-bhai cada'na tanre hasiya hasiya

TRADUÇÃO

Naquela noite, os irmãos Senhor Jagannatha e Balarama foram até Pundarika Vidyanidhi e, sorrindo, começaram a esbofeteá-lo.

Madhya 16.81

gala phulila, acarya antare ullasa
vistari' varniyachena vrindavana-dasa

TRADUÇÃO

Embora suas bochechas estivessem inchadas por causa do tapa, Pundarika Vidyanidhi estava muito feliz por dentro. Este incidente foi descrito detalhadamente por Thakura Vrindavana dasa (em seu Chaitanya Bhagavat).



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