Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo)
Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
sábado, 10 de fevereiro de 2024
Como o cérebro da criança aprende a ler na alfabetização? | Neurociência com Stanislas Dehaene
193.902 visualizações • Estreou em 17 de nov. de 2020 • Stanislas Dehaene e a neurociência da alfabetização: Tudo sobre como ensinar as crianças a lerem e escreverem: educação infantil e ensino fundamental
Por que é importante para a pedagogia entender como o cérebro da criança aprende a ler e escrever? O neurocientista francês Stanislas Dehaene responde a essa e outras perguntas sobre o desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil e anos iniciais.
Autor de obras reconhecidas como o livro Os Neurônios da Leitura, o pesquisador explica as etapas de aprendizado da leitura, desde os estímulos visuais; compreensão de fonemas, letras e sílabas; até a área do cérebro responsável pela fala, pela pronúncia de palavras.
Outro ponto relevante é a plasticidade cerebral das crianças - a capacidade do cérebro de aprender com as experiências, reorganizar-se e se desenvolver. Por isso, para responder à pergunta "como ensinar uma criança a ler?", é preciso estudar sobre a neurociência cognitiva na alfabetização. Para Dehaene, neurociência e educação caminham juntas em metodologias ativas. Bons estudos!
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário