quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Hoje é o dia do sesaparecimento sagrado de Vishvanatha Chakravarti Thakura 14/02/2024 quarta-feira.



 

     Shrila Vishvanatha Chakravarti Thakura nasceu no ano de 1654 da era Shaka (de acordo com Gaudiya Vaishnava Abhidana , Parte 3, p. 1370) no distrito de Nadia, em Bengala Ocidental, em um lugar chamado Prasiddha Deva Gram. Ele apareceu na linha Radhiya de brahamanas. Ele tinha dois irmãos: Shri Ramabhadra Chakravarti e Shri Raghunatha Chakravarti. Shrila Chakravarti Thakura passou a morar no distrito de Murshidabad, em Bengala Ocidental, em Saiyadabad, onde recebeu iniciação de mantra de Shri Krishna Charana Chakravarti. Ele morou por muito tempo na casa de seu gurudeva, onde escreveu muitos livros. Como Chakravarti Thakura viveu tanto tempo em Saiyadabad, ele se tornou conhecido como residente de Saiyadabad. Em um dos versos finais de seu comentário sobre o Alankara Kaustubha , ele mesmo escreveu: saiyadabadanivasi shri vishvanatha sharmana, chakravartiti namneyam krita tika subodhini. "Shri Vishvanataha Cakravarti, um brahmana residente em Saiyadabad, compôs este comentário sobre o Alankara Kaustubha ." Quando Shrila Vishvanatha Chakravarti Thakura morava em Nadiya, ele estudou atentamente as escrituras, começando com um estudo de gramática, poesia e retórica sânscrita. Diz-se que, mesmo quando menino na escola, ele era um estudioso invencível, capaz de superar qualquer um em discussões e debates. Desde cedo foi indiferente à vida familiar. Com o propósito de vincular seu filho ao contrato de vida familiar, o pai de Vishvanatha providenciou seu casamento quando ele era muito jovem. Ele permaneceu casado por pouco tempo. Logo ele renunciou à esposa e ao lar e foi morar em Vrindavan. Depois disso, seus pais e parentes fizeram muitas tentativas frustradas de induzi-lo a retornar à vida familiar, mas Vishvanatha Chakravarti estava firme em sua determinação de renunciar à vida mundana e entregar-se completamente ao serviço de Krishna.

     Depois de ter vindo para Vrindavan Dhama, Shri Vishvanatha fixou residência no bhajan kutir de Shri Krishna Das Kaviraja Goswami nas margens do Radha-kunda, onde vivia um discípulo de Krishna das Kaviraja cujo nome era Mukunda das. Lá, Shri Vishvanatha Cakravarti fez um estudo cuidadoso das literaturas do Goswami. Naquele lugar sagrado ele escreveu mais tarde muitos comentários sobre os livros dos Goswamis.

     Shri Vishvanatha Chakravarti Thakura estabeleceu a adoração da divindade de Shri Gokulananda. Vishvanath Chakravarti Thakur também era conhecido como Harivallabha das. O título de Vishvanatha, "Chakravarti", foi concedido a ele pelos devotos. Geralmente este título designa alguém que mantém (varti) um círculo (chakra) de influência. Conseqüentemente, chakravarti geralmente significa “imperador”, pois o imperador mantém seu poder sobre um vasto círculo. Uma explicação mais devocional deste título é encontrada na introdução do Svapna-Vilasamrita de Vishvanatha. Foi escrito vishvasya natharupausau, bhaktiratna pradarshanat, bhakta chakre vartitatva, chakravartamaya bhavat. “Aquele que revela a joia da devoção a Vishvanatha, o Senhor do Universo, e assim expande o círculo de bhakti é um “Cakravarti”.

     Shri Vishvanatha Chakravarti Thakura escreveu muitos livros, entre os quais estão os seguintes: Comentários sobre o Srimad-Bhagavatam ( Sarthadarshini-tika), Bhagavad-gita   ( Sarthavarshini-tika), Alankara Kaustubha ( Subodhini-tika) ; Ujjvala-nilamani, Ananda Vrindavana Champu (Sukhavartini-tika); Vidagdha-Madhava Natakam de Rupa Goswami , Gopal-tapani-upanishad; Chaitanya-charitamrita ; e obras originais como Shri Krishna-Bhavanamrita Mahakavya; Svapnavilasamrita; Madhurya Kadambini; Stavamala-lahari; Aishvarya Kadambini [Nota: este não é o mesmo Aishvarya Kadambini de Baladeva Vidyabhusana. O livro de Baladeva Vidyabhusan descreve as opulências de Shri Krishna, enquanto o livro de Vishvanatha com o mesmo nome trata da filosofia de achintya-bhedabheda-vada , a filosofia de unidade e diferença inconcebíveis de Shri Chaitanya] .

     diksha-guru-parampara de Shri Vishvanatha Chakravarti Thakura é dado da seguinte forma: Shri Chaitanya Mahaprabhu, Lokanatha Goswami, Narottama Thakura, Ganganarayan Chakravarti, Krishnacharan Chakravarti, Radharaman Chakravarti, Vishvanatha Chakravarti Thakura. Shri Krishna Charan Chakravarti e Radha Ramana Chakravarti moravam em Saiyadabad. Vishvanatha Chakravarti Thakura estudou extensivamente com eles quando estava em Saiyadabad antes de ir para Vrindavan, onde conheceu Mukunda das Goswami, um discípulo de Krishna das Kaviraja Goswami e estudou as literaturas Goswami.

     O siksha-guru-parampara é considerado mais importante que o diksha-guru-parampara, porque segue a descida da verdade revelada através dos seus representantes mais significativos, em vez de seguir uma hierarquia estritamente sacerdotal. siksha-guru-paramapara de Shri Chaitanya Mahaprabhu a Vishvanatha Chakravarti Thakura é, de acordo com Shrila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura, o seguinte: Shri Chaitanya Mahaprabhu, Svarup Damodara, Rupa Goswami e Sanatana Goswami (junto com Raghunatha Das Goswami, Raghunath Bhatta Goswami, Gopal Bhatta Goswami), Shri Jiva Goswami, Krishna das Kaviraja Goswami, Narottama Das Thakura (junto com Shyamananda Prabhu e Srinivasa Acharya), Vishvanatha Chakravarti Thakura.

     Shri Vishvanatha Chakravarti Thakura desapareceu no dia de Vasant Panchami no mês de Magh.

 

Mais Informações

    Aparecendo em 1638 (embora outras fontes digam 1654), Sri Visvanatha Cakravarti Thakura (Hari Vallabha Dasa) veio na sucessão discipular de Sri Narottama Dasa Thakura. Visvanatha recebeu diksa de Sri Radha Ramana Cakravarti. Embora casado, Visvanatha era indiferente e logo renunciou à vida familiar. Ele veio para Vrndavana dhama e fez Krishna bhajana no Radha-kunda.

    Ele era conhecido como "a joia da crista dos Vaisnavas" por causa de sua devoção pura, erudição e percepção realizada dos passatempos conjugais íntimos de Radha Gokulananda. As autoridades da Gaudiya dizem que Sri Rupa Gosvami é vag-devavatara (uma encarnação do deus da fala). E Gaudiya acaryas, especialmente entre seus discípulos diretos, acreditam que Visvanatha Cakravarti Thakura é uma encarnação de Sri Rupa Gosvami.

    Entre todos os acaryas Gaudiya Vaisnava , apenas Visvanatha Cakravarti chega perto de se igualar às profundas realizações de Srila Rupa Gosvami sobre a Verdade Absoluta. O próprio nome de Visvanatha Cakravarti implica sua posição. Visvanatha significa "Aquele que revela a joia da devoção a Visvanatha (Sri Krishna, o Senhor do universo)." Cakravarti significa “aquele que expande o cakra (círculo) de bhakti”.

    Sri Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura disse: "Visvanatha Cakravarti Thakura foi o protetor, guardião e acarya durante o período intermediário (1600-1700) do desenvolvimento histórico do Gaudiya Vaisnavismo." O crescimento do Gaudiya Vaisnavismo começou com Sri Caitanya Mahaprabhu. Posteriormente, foi rejuvenescido por Srila Thakura Bhaktivinoda, difundido por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati e transmitido para todo o mundo por Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o Acarya Fundador da ISKCON.

    Durante sua estada em Vrndavana, Visvanatha adorou as Deidades de Radha Gokulananda e Sri Giriraja. Sua Govardhana sila foi adorada primeiro pelo Senhor Caitanya, depois por Raghunatha Dasa Gosvami, Krishna Dasa Kaviraja, Sri Mukunda Dasa, Srimati Krishna Priya Thakurani e Visvanatha Cakravarti. Hoje esta Deidade Giriraja Govardhana reside no templo Radha-Gokulananda em Vrndavana. Alguns afirmam que a sila Govardhana está em "Bhagavat Nivas" em Ramana Reti, perto do ISKCON Krishna Balarama Man-dir.

    Em um sonho, o Senhor Sri Krishna ordenou que Visvanatha fizesse comentários sobre os livros do Gosvami. Imediatamente, ele começou a escrever prolificamente. As nuvens o protegeriam do sol sempre que ele se sentasse para escrever. Certa vez, uma chuva torrencial inundou a área onde Visvanatha estava escrevendo seus comentários sobre o Bhagavata . Milagrosamente, nem uma gota tocou Visvanatha ou seu manuscrito Bhagavata .

    Ao compilar o Mantrartha Dipika (explicação sobre Kama Gayatri), Visvanatha ficou perplexo. De acordo com sua pesquisa exaustiva que indicou vinte e cinco, ele não conseguiu comprovar por que Krishna Dasa Kaviraja escreveu no Caitanya-caritamrta que Kama Gayatri contém vinte e quatro sílabas e meia. E que essas sílabas correspondem às vinte e quatro luas e meia presentes no corpo transcendental de Krishna.

    Em um sonho, Srimati Radhika instruiu Visvanatha: "Ó Visvanatha, por favor, não lamente mais. O que Krishna Dasa Kaviraja escreveu é verdade. Ele também é Minha serva confidencial. E ele sabe tudo sobre Meus sentimentos mais secretos e íntimos. Este Kama Gayatri é o mantra para Me adorar. Na verdade, posso ser conhecido pelas sílabas deste mantra. Sem Minha misericórdia, ninguém pode aprender nada sobre o mistério deste mantra."

    "A solução para a meia sílaba é encontrada no livro Var-nagama-bhasvadi. Vendo este livro, Krishna Dasa Kaviraja escreveu como ele fez. A letra ya que é seguida pela letra vi como nas palavras kama devaya vidmahe é considerada ser uma meia sílaba. Ela cai na testa de Krishna porque Sua testa tem o formato do halo de uma meia-lua. Todas as outras letras do mantra são sílabas completas e, portanto, luas cheias. Agora acorde, verifique esse livro e compile esta evidência para o benefício de todos."

    Acordando instantaneamente, Visvanatha gritou em êxtase: "Ei Radhe! Ei Radhe! Ei Radhe!" Ter o darsana de Radharani infundiu a escrita de Visvanatha Cakravarti com sakti divina. Ele sentiu que havia sido aceito como uma das criadas confidenciais de Srimati Radharani. Seus escritos refletiram essa percepção.

    Visvanatha Cakravarti Thakura escreveu mais de quarenta livros em sânscrito sobre a ciência da devoção pura a Radha-Giridhari. Ele também fez os mais doces e altamente realizados rasika tikas (comentários) sobre o Srimad Bhagavatam, Bhagavad-gita, as obras de Srila Rupa Gosvami, Kavi Karnapura e Narottama Dasa Thakura.

    Sri Krishna Bhavanamrta, Madhurya kadambini, Vraja-riti cin-tamani, Camatkara Candrika, Svapna Vilasamrta, Sankalpa Kalpa Druma e outros. A vida e os ensinamentos de Srila Visvanatha Cakravartipada proporcionam felicidade, inspiração e sabedoria transcendental a toda a sampradaya Gaudiya Vaisnava. Em Krishna lila ele serve Srimati Radhika como Vinoda-manjari. Seu samadhi está no pátio do templo Radha Gokulananda em Vrindavana.

[Este artigo e mais informações em  www.stephen-knapp.com ]


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