Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
quarta-feira, 22 de julho de 2015
terça-feira, 21 de julho de 2015
Acontece em agosto, Na Faculdade de Educação da UNICAMP.
10 anos do DiS Diferenças e Subjetividades em Educação Dias 03 e 04 de agosto de 2015,no Salão Nobre da FE-Unicamp Programação completa: <clique aqui> Inscrições: <clique aqui> Realização: Grupo de Estudos e Pesquisas Diferenças e Subjetividades em Educação (DiS/FE-Unicamp) | |
IV Seminário Internacional: Educação Infantil e Pós-Estruturalismo De 06 a 08 de agosto de 2015, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Mais informações: <clique aqui> Realização: Grupo de Pesquisa “Estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença” Parcerias: UFSCar, UEMS e Unicamp Apoio: Curso de Aperfeiçoamento da UFSCar MEC/SEB, Capes e Fapesp | |
CURSO Alfabetização audiovisual Convidada: Profa. Dra.a Laia Falcón (Universidade Complutense de Madri) Em 19 de agosto de 2015, das 13h30 às 17h30, na sala LL02 da FE-Unicamp Programação: <clique aqui> Inscrições: <clique aqui> Realização: Laboratório de Psicologia Genética (LPG/FE-Unicamp | |
I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO NETSS Em 20 de agosto de 2015, na Faculdade de Educação da Unicamp Inscrições: <clique aqui> Mais informações: EM BREVE Realização: Grupo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS/FE-Unicamp) | |
Seminário Internacional: Convivência Ética nas Escolas Dias 20 e 21 de agosto de 2015, no Centro de Convenções da Unicamp Inscrições e informações: <clique aqui> Realização: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM) |
Como chegar,
UNICAMP - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Av. Bertrand Russell, 801, Cidade Universitária "Zeferino Vaz" , CEP 13083-865 - Campinas - SP - Brasil
segunda-feira, 20 de julho de 2015
sábado, 18 de julho de 2015
quarta-feira, 15 de julho de 2015
Plano de Aula Ensino Fundamental - Tema Água
Plano de Aula Ensino Fundamental - Tema Água
Plano de Aula Ensino Fundamental
Tema Água
Objetivos
- Reconhecer os benefícios da água;
- Identificar os benefícios da água na saúde, na agricultura e para os animais;
- Identificar as características da água bem como as formas de contaminação;
- Sensibilizar os alunos para a importância e as maneiras de evitar o desperdício.
Conteúdo
Água
- Característica da água;
- Benefícios da água;
- Contaminação da água;
- evitar desperdício.
Metodologia
- Trabalho em dupla;
- Conversação didática;
- Trabalho independente;
- Exposição verbal;
Desenvolvimento
- Começar a aula dividindo os alunos em duplas. Entregar para cada dupla um copo de água e uma ficha de observação . Pedir que os alunos observe a água e respondam a algumas questões sobre a água. Corrigir a atividade Explicando que a água pode ser incolor (sem cor), Sem cheiro (inodora) e sem sabor ( insípida);
- Lançar a seguinte pergunta no quadro: “Quantos litros de água devemos beber por dia” . Pedir que os alunos respondam oralmente. Em seguida, explicar que a água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do nosso corpo, tais como a digestão, absorção e transporte de nutrientes e desintoxicação, Filtra as toxinas, assim como as dilui facilitando o processo de excreção do corpo, regula a nossa temperatura corporal, acelera o processo de emagrecimento, ajuda a combater o acne, celulite, são inúmeras as vantagens corporais de bebermos água!.
O corpo humano é constituído aproximadamente por 70% de água. Perde diariamente grande quantidade pelo suor pela urina e mesmo pelos resíduos sólidos. Por isso tem que repor o líquido perdido, uns mais outros menos dependendo das condições, clima, atividade física, etc., de 2 a 4 litros de água por dia.é o elemento mais importante para a sobrevivência do seres vivos.
- Explicar que existem animais e plantas que e vivem em locais muitos quentes e secos desenvolvem comportamentos e adaptações que evitem a desidratação.
- Propor aos alunos que em grupos de 3, façam uma pesquisa sobre a contaminação da água. Após a pesquisa expor o trabalho no grande grupo identificando os pontos que se destacaram em maior parte nos grupos.
- Apresentar um texto informativo, que destaque a importância da da prevenção , quanto ao desperdício da água, e os riscos de cada vez mais vivenciarmos a falta de agua potável. Realizar com os alunos um cartaz para ser exposto na escola destacando o que cada um pode fazer para ajudar a preservar esse bem natural.
- Para finalizar a aula, colocar o vídeo com a música Planeta Água – Sandy e Júnior e entregar a letra para os alunos.
Avaliação:
A avaliação será diagnóstica, no desenvolver da aula.
fonte > http://arquivodeprofessora.blogspot.com.br/2012/04/plano-de-aula-ensino-fundamental-tema.html
Obrigado pela visita, volte sempre.
Assinar:
Postagens (Atom)
Estrutura de um projeto de pesquisa
Modelo Projeto Pesquisa 1 boneco Estrutura de um projeto de pesquisa Apresentamos a seguir algumas sugestões e descrições das seções de um...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.
-
Pedagogia empresarial Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação , pesquisa Pedagogia empresarial designa as atividades de ...
-
Avaliação na docência do Ensino Superior * A arte na formação da criança e suas contribuições para a educação * A importância do brincar...
-
Visão psíquica de Ramatís Segundo informações que nos foram trazidas, RAMATÍS é entidade de princípios universalistas, filiado ao grupo ...
-
O Kali-Santarana Upanishad (sânscrito: कलिसन्तरणोपनिषद्, IAST: Kali-Saṇṭāraṇa Upaniṣad), também chamado de Kalisantaraṇopaniṣad , é u...
-
Data de publicação: 19/02/2000 Um homem encontrou um ovo de águia e o colocou debaixo da galinha que chocava seus ovos no quintal. Nasceu um...
-
Bhagavad-gītā 2.23 nainaṁ chindanti śastrāṇi nainaṁ dahati pāvakaḥ na cainaṁ kledayanty āpo na śoṣayati mārutaḥ Sinônimos na — nunca; e...