Marcos de desenvolvimento
Estes marcos de desenvolvimento mostram algumas das capacidades que marcam o progresso das crianças à medida que aprendem a comunicar. Se a sua criança não está a atingir um, ou mais, destes marcos, por favor contacte o seu Programa de Fala e Linguagem para a Idade Pré-escolar local.
Aos 3 anos
· compreende as perguntas "quem", "o quê", "onde" e "porquê"
· cria frases longas, usando 5 a 8 palavras
· fale sobre eventos passados - viagem à casa dos avós, dia no jardim infantil
· conta histórias simples
· mostra afeição pelos amigos de brincadeira favoritos
· envolve-se em brincadeira de fingir de com etapas múltiplas – cozinhar uma refeição, reparar um carro
· é compreendido pela maior parte das pessoas fora da família, a maior parte das vezes
· tem conhecimento da função da letra impressa – em menus, listas, sinais
· Tem um princípio de interesse em, e atenção a, rimas
Aos 4 anos
· segue instruções envolvendo 3, ou mais, etapas – "Primeiro, arranja um papel, depois faz um desenho, no fim dá-o à mamã"
· usa gramática do tipo adulto
· conta histórias com um princípio, meio e fim claros
· fala para tentar resolver problemas com adultos e outras crianças
· demonstra uma brincadeira imaginária cada vez mais complexa
· é compreendia por estranhos, quase sempre
· é capaz de gerar rimas simples – "gato-pato"
· equipara algumas letras com os seus sons – "a letra T diz "tê"
Aos 5 anos
· segue instruções de grupo – "todos os rapazes apanham um brinquedo"
· compreende instruções envolvendo "se...então" – "Se vais usar ténis, então prepara-os para a ginástica"
· descreve eventos passados, presentes e futuros em pormenor
· procura agradar aos amigos
· mostra uma independência aumentada nas amizades – pode visitar os vizinhos sozinha
· usa quase todos os sons da sua linguagem com poucos ou nenhuns erros
· conhece todas as letras do alfabeto
· identifica os sons no princípio de algumas palavras – "Pop começa com o som ‘pê’"
As crianças de três anos gostam quando você:
· Lhes dá materiais diferentes para os encorajar a desenhar e rabiscar, incluindo giz, lápis, lápis de cor, marcadores e tintas para pôr com os dedos.
· Use palavras descritivas como as cores e opostas (quente/frio, grande/pequeno, rápido/devagar), assim como palavras de acção (voando, salpicando, correndo) quando está a falar com elas
· Lhes dá tempo extra para exprimirem as suas ideias.
· Lhes dá escolhas – sobre que alimentos comer, brinquedos, roupas.
· Modela os sons e a gramática correcta para eles – a criança diz "ele coleu" e você diz "sim, ele correu".
· Lê livros que são previsíveis e repetitivos – pausa para dar à criança uma oportunidade para preencher as palavras e frases.
· Brinca e faz de conta com elas! Elas poderão gostar de fingir cenas dos seus vídeos favoritos, fingir comer num restaurante ou ser professores ou bombeiros.
As crianças de quatro anos gostam quando você:
· Lhes dá muitas oportunidades para brincar com outras crianças – na biblioteca, no parque, no Centro para os Primeiros Anos. Por vezes, elas gostam de ter um ou dois amigos em sua casa para brincar.
· Aponta para as palavras nos livros e passa o seu dedo debaixo das palavras quando lhes lê.
· Fala sobre a ordem dos eventos – descreve o que acontece primeiro, a seguir e no fim – "primeiro lavamos as mãos, depois comemos um lanche e no fim pomos os nossos pratos no lava-loiças".
· Os encoraja a contar as suas próprias histórias – pedindo-lhes para falar do seu dia, descrever um filme que viram, falar-lhe do seu livro favorito.
· Lê livros com palavras a rimar – "rato/gato", e aponta os sons no início das palavras – "Mamã começa com o som ‘mmm’ – é a letra M".
As crianças de cinco anos gostam quando você:
· Usa palavras novas e mais complexas – "antes/depois", "duro/macio", "fácil/difícil", "entre/ao lado", "mesmo/diferente".
· Fala sobre números e a quantidade de objectos – "muito/um pouco", "mais/menos", "um/muitos".
· Lhes pede para prever o que vai acontecer a seguir – "O que pensas que vai acontecer quando o Sam abrir o seu presente de anos?", e explica as razões na base das escolhas – "Por que temos de usar os nossos casacos hoje?"
· Alterna a sua vez para contarem histórias um ao outro, usando gravuras em livros – as crianças gostam de o/a ouvir falar e depois querem a sua vez para criar a sua própria versão da história.
· As deixa ajudar a planear eventos. Fala sobre o que precisa de fazer antes de uma festa de aniversário, ou como se preparar para ir ao zoo. Enquanto fala, faz à sua criança perguntas sobre o "porquê" e o "como".
· Lhes pede para ajudar. A sua criança apreciará ajudá-lo/a a fazer bolinhos, pôr a mesa, separar a roupa para lavar, etc. Dê-lhes instruções e veja se eles podem
· compreende as perguntas "quem", "o quê", "onde" e "porquê"
· cria frases longas, usando 5 a 8 palavras
· fale sobre eventos passados - viagem à casa dos avós, dia no jardim infantil
· conta histórias simples
· mostra afeição pelos amigos de brincadeira favoritos
· envolve-se em brincadeira de fingir de com etapas múltiplas – cozinhar uma refeição, reparar um carro
· é compreendido pela maior parte das pessoas fora da família, a maior parte das vezes
· tem conhecimento da função da letra impressa – em menus, listas, sinais
· Tem um princípio de interesse em, e atenção a, rimas
Aos 4 anos
· segue instruções envolvendo 3, ou mais, etapas – "Primeiro, arranja um papel, depois faz um desenho, no fim dá-o à mamã"
· usa gramática do tipo adulto
· conta histórias com um princípio, meio e fim claros
· fala para tentar resolver problemas com adultos e outras crianças
· demonstra uma brincadeira imaginária cada vez mais complexa
· é compreendia por estranhos, quase sempre
· é capaz de gerar rimas simples – "gato-pato"
· equipara algumas letras com os seus sons – "a letra T diz "tê"
Aos 5 anos
· segue instruções de grupo – "todos os rapazes apanham um brinquedo"
· compreende instruções envolvendo "se...então" – "Se vais usar ténis, então prepara-os para a ginástica"
· descreve eventos passados, presentes e futuros em pormenor
· procura agradar aos amigos
· mostra uma independência aumentada nas amizades – pode visitar os vizinhos sozinha
· usa quase todos os sons da sua linguagem com poucos ou nenhuns erros
· conhece todas as letras do alfabeto
· identifica os sons no princípio de algumas palavras – "Pop começa com o som ‘pê’"
As crianças de três anos gostam quando você:
· Lhes dá materiais diferentes para os encorajar a desenhar e rabiscar, incluindo giz, lápis, lápis de cor, marcadores e tintas para pôr com os dedos.
· Use palavras descritivas como as cores e opostas (quente/frio, grande/pequeno, rápido/devagar), assim como palavras de acção (voando, salpicando, correndo) quando está a falar com elas
· Lhes dá tempo extra para exprimirem as suas ideias.
· Lhes dá escolhas – sobre que alimentos comer, brinquedos, roupas.
· Modela os sons e a gramática correcta para eles – a criança diz "ele coleu" e você diz "sim, ele correu".
· Lê livros que são previsíveis e repetitivos – pausa para dar à criança uma oportunidade para preencher as palavras e frases.
· Brinca e faz de conta com elas! Elas poderão gostar de fingir cenas dos seus vídeos favoritos, fingir comer num restaurante ou ser professores ou bombeiros.
As crianças de quatro anos gostam quando você:
· Lhes dá muitas oportunidades para brincar com outras crianças – na biblioteca, no parque, no Centro para os Primeiros Anos. Por vezes, elas gostam de ter um ou dois amigos em sua casa para brincar.
· Aponta para as palavras nos livros e passa o seu dedo debaixo das palavras quando lhes lê.
· Fala sobre a ordem dos eventos – descreve o que acontece primeiro, a seguir e no fim – "primeiro lavamos as mãos, depois comemos um lanche e no fim pomos os nossos pratos no lava-loiças".
· Os encoraja a contar as suas próprias histórias – pedindo-lhes para falar do seu dia, descrever um filme que viram, falar-lhe do seu livro favorito.
· Lê livros com palavras a rimar – "rato/gato", e aponta os sons no início das palavras – "Mamã começa com o som ‘mmm’ – é a letra M".
As crianças de cinco anos gostam quando você:
· Usa palavras novas e mais complexas – "antes/depois", "duro/macio", "fácil/difícil", "entre/ao lado", "mesmo/diferente".
· Fala sobre números e a quantidade de objectos – "muito/um pouco", "mais/menos", "um/muitos".
· Lhes pede para prever o que vai acontecer a seguir – "O que pensas que vai acontecer quando o Sam abrir o seu presente de anos?", e explica as razões na base das escolhas – "Por que temos de usar os nossos casacos hoje?"
· Alterna a sua vez para contarem histórias um ao outro, usando gravuras em livros – as crianças gostam de o/a ouvir falar e depois querem a sua vez para criar a sua própria versão da história.
· As deixa ajudar a planear eventos. Fala sobre o que precisa de fazer antes de uma festa de aniversário, ou como se preparar para ir ao zoo. Enquanto fala, faz à sua criança perguntas sobre o "porquê" e o "como".
· Lhes pede para ajudar. A sua criança apreciará ajudá-lo/a a fazer bolinhos, pôr a mesa, separar a roupa para lavar, etc. Dê-lhes instruções e veja se eles podem
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário