Fala, Linguagem e Desenvolvimento
Fonte:
Associação Nacional de Dislexia
“Seu filho de 2 anos ainda não fala, só diz algumas palavras. Em comparação com seus amiguinhos, você acha que ele está atrasado. Esperando que ele se desenvolva, você adia a procura de um profissional especializado”.Esta cena é comum entre os pais de crianças que demoram para começar a falar. A menos que sejam observadas dificuldades em outras áreas do desenvolvimento, os pais às vezes hesitam para buscar ajuda.
Não Espere para Avaliar
Crianças com a idade de 12 a 18 meses devem ser vistas por profissionais quando seus pais suspeitam de atraso nas habilidades de comunicação. Os pais devem também procurar ajuda se seu filho de qualquer idade não responde a sons. Uma avaliação precoce é importante, para evitar futuros problemas de linguagem.
Há uma diferença entre fala e linguagem. A fala se refere basicamente à forma de articular sons nas palavras. A linguagem significa expressar e receber informações de modo significativo. É compreender e ser compreendido através da comunicação. Uma criança com problemas de linguagem pode estar apto a pronunciar bem as palavras, mas, ser incapaz de colocar mais de duas palavras juntas. Inversamente, a fala de uma outra criança pode ser difícil de ser compreendida, mas ela usa palavras e frases para expressar suas idéias. Problemas com fala e linguagem diferem, mas freqüentemente coincidem.
Fala e Linguagem da criança de zero a doze meses
A criança de zero a seis meses de idade ...
- Reage aos estímulos ambientais de forma reflexa - Reage aos estímulos ambientais alterando o comportamento de forma significativa (sorriso e choro) - Ri e murmura para pessoas conhecidas - Reage às vozes altas, ou não amigáveis - Volta-se e olha na direção dos novos sons - Balbucia pedindo atenção - Faz vocalizações generalizadas - Observa sua mão - Reage ao seu nome
Com oito meses, a criança ...
- Acaricia sua própria imagem refletida no espelho - Produz quatro ou mais sons diferentes - Usa freqüentemente as sílabas ba, da, ka - Transfere objetos de uma mão para outra - Vocaliza com variação de entonação frente aos diferentes estímulos - Tenta imitar sons
Com dez meses, a criança ...
- Pode já dizer “mama” e “papa” - Grita para chamar atenção - Vocaliza enquanto manipula objetos - Usa um jargão (balbucio que parece linguagem verdadeira) - Brinca de “esconde-esconde” - Fala uma sílaba ou uma seqüência de sons repetidamente - Sorri e vocaliza ao ver sua imagem refletida no espelho.
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de zero a 12 meses
- Reagindo aos sons que ela faz - Falando com ela enquanto você estiver cuidando dela - Lendo livros coloridos todos os dias - Mantendo sua linguagem simples e concreta - Recitando versinhos e cantando - Mostrando interesse em todos os sons diferentes que ela ouve ( o gelo num copo, a campainha tocando, a chuva caindo) - Ensinando os nomes das coisas do dia a dia e das pessoas familiares - Levando a criança em diferentes lugares - Brincando de jogos simples como “esconde-esconde” - Tocando música para ela
Fala e Linguagem da criança de 12 a 18 meses
A criança de 12 a 18 meses:
- Reconhece seu nome. - Entende “não”. - Compreende ordens simples. - Imita palavras familiares. - Acena com a mão (adeus) - Fala 2 ou 3 palavras além de “mamãe” e “papai” - Emite “sons” de coisas e animais familiares. - Dá um brinquedo quando lhe pedem. - Dá muitas gargalhadas. - Ouve bem e discrimina vários sons. - Reconhece a palavra como símbolo de um objeto: carro – aponta a garagem; gato - miau - Mostra muito afeto, fazendo barulhos e batendo palmas com o carinho de seus pais. - Entende verbos que representem ações concretas e relativos a suas próprias necessidades (mais, quer, acabou, dá) - Identifica 4 objetos familiares sob nomeação
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 12 a 18 meses:
- Lendo livros bem ilustrados e coloridos - Incentivando-a brincar de jogos de imitação. - Usando frases curtas - Reforçando as palavras novas ditas por ela - Fazendo atividades próprias para sua idade - Conversando sobre o que vocês estão fazendo quando estiverem juntos
Fala e Linguagem da criança dos 18 aos 24 meses
A criança de 18 a 24 meses
- Usa 10 a 20 palavras, incluindo nomes - Escuta bem e discrimina vários sons - Reconhece retratos de familiares e figuras de objetos conhecidos - Combina duas palavras para demonstrar seus desejos, tal como "mais" - Imita palavras e sons com maior precisão - Aponta ou faz gestos para mostrar alguma coisa ou para expressar seus desejos - Traz objetos familiares de um cômodo para outro quando solicitado - Obedece ordens simples - Imita trabalhos domésticos: esfregar um pano, colocar a mesa - Nomeia 4 objetos rotineiros - Pode cantarolar - Identifica 3 partes do corpo, em si e no outro sob nomeação - Realiza até 2 ordens simples - Usa o próprio nome - Responde sim e não - Começa a fazer frases simples
Como você pode estimular a linguagem da criança de 18 a 24 meses:
- Contando histórias de livros - Falando de modo, simples e claro - Proporcionando experiências para estimular a fala e o desenvolvimento da linguagem: passeios, ida ao "shopping", ao play ou jardim de sua casa, pic nic, tarefas domésticas em conjunto - Conversando sobre os lugares novos antes de ir, enquanto vocês estiverem lá, e quando chegarem em casa - Olhando-a nos olhos quando estiver falando com ela - Imitando e identificando sons , tais como cachorro latindo, pássaros cantando, sirenes, portas rangendo, barulho de água - Descrevendo o que a criança está fazendo, sentindo e ouvindo - Fazendo com que estas experiências de falar e escutar sejam agradáveis, importantes e divertidas para a criança - Elogiando a comunicação da criança
Fala e linguagem da criança de 2 anos
A criança de 2 anos :
- Usa o próprio nome - Relaciona o que fala com situações concretas - Nomeia mais ou menos 3 partes do corpo ou de uma boneca ou pessoa - Fala sozinho enquanto brinca - Combina 2 palavras para exprimir posse - Mostra com os dedos a idade - Identifica no mínimo 3 objetos pelo uso - Reconhece: “grande", "pequeno”, “em cima de”, “embaixo de”, e “dentro”, sob nomeação - Aponta gravura de objeto comum - Compreende o “onde” respondendo adequadamente - Combina verbo ou substantivo com “este” e “aqui”, falando 2 palavras - Combina “é” em frases de 2 elementos - Usa artigo na fala - Aplica regra regular de gênero - Possui vocabulário de 50 a 100 palavras - Pode relacionar cores primárias e nomear uma cor
Como você pode estimular a linguagem da criança de 2 anos
- Deixando-a ouvir CD ou fitas infantis - Elogiando sua comunicação - Descrevendo as atividades que estão fazendo, acrescentando novas palavras - Utilizando palavras novas em várias situações (ampliação de vocabulário) - Proporcionando novas experiências: teatrinho, cinema, circo... e comentando sobre elas - Lendo historinhas
Fala e linguagem da criança de 3 anos
A criança de 3 anos:
- Aponta 3 cores primárias quando nomeadas - Começa a compreender frases relativas à direções, como: “coloque o cubo (debaixo, em frente, atrás) da cadeira. Porém é difícil entender: “ao lado” - Executa uma série de 3 ordens relacionadas - Conhece seu sobrenome e o seu sexo - Pode falar sobre uma historinha ou relacionar uma idéia ou objeto - Usa orações empregando 4 a 5 palavras - Tem um vocabulário de quase 1000 palavras - Repete sons, palavras, frases e orações - Pode repetir 2 dígitos e 3 a 4 palavras - Pode desenhar um círculo e uma linha vertical - Pode cantar músicas - É capaz de permanecer em uma atividade por 8 minutos - Com freqüência faz perguntas sobre um assunto: “Quê?” - Usa formas possessivas, como: “meu”, “minha”, “teu”, “seu”, “de” junto ao nome (ex.: de minha mamãe) - Usa formas verbais simples e complexas, tais como: “estou jogando”, “vou jogar”. - Usa termos de negação tais como: “nada”, “nunca”, “ninguém”, “nem” - Começa a usar orações compostas, unidas por: “e”, “que”, “onde”, “como” - Expressa verbalmente fadiga (diz que está cansado) - Combina substantivo mais adjetivo - Usa: “eu”, “mim”, ao invés do próprio nome - Memoriza pequenos versos e músicas
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 3 anos
- Introduzindo palavras novas no seu vocabulário, enquanto brinca com ela - Ensinando-lhe relações entre palavras, objetos e idéias - Ensinando à criança contar histórias, utilizando livros e desenhos - Permitindo que jogue com outras crianças - Lendo para ela histórias - Prestando muita atenção quando ela fala, lembrando que se ela repetir palavras e sons é normal - Fazendo jogos com rimas
Fala e Linguagem da criança de 4 anos
A criança de 4
- Nomeia: pequeno, grande, embaixo, em cima, dentro, fora, pesado, leve, igual, diferente, cores primárias e 3 formas geométricas - Descreve eventos e personagens de histórias conhecidas e relata 2 fatos em ordem de ocorrência - Segue instruções ainda que não esteja em frente ao objeto - Pode falar algo imaginário como “suponho que”, “ eu desejo” - Faz perguntas usando: “Quem?”, “Por que?”, “Como?” e “Quando?” - Utiliza orações complexas - Utiliza tempo passado e plural - Copia uma linha e um círculo - Tem um vocabulário de quase 1500 palavras - Mantém-se numa atividade por 11 ou 12 minutos. - Repete 3 dígitos e sentenças de 5 a 6 palavras - Executa uma série de 2 ordens simples não relacionadas - Nomeia seus próprios desenhos - Segue regras de convívio social - Reconhece partes do corpo: cabeça, braços, pernas, pés, mãos, cabelo, bumbum, nariz, orelha e boca - Mantém atenção quando uma historinha é lida para ela - Diz seu nome completo - Responde perguntas de ordem temporal, referente a fatos concretos (dia – noite) - Identifica objetos pelo uso - Tem fala inteligível
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 4 anos
- Ajudando-a a classificar objetos e coisas, explicando qual a razão de pertencerem a uma determinada categoria - Conversando com ela sobre coisas que ela possa realizar - Ensinando-a usar o telefone corretamente - Permitindo que ajude a planejar atividades tais como Natal, aniversário... - Dando à criança mais responsabilidade na vida diária - Lendo histórias cada vez maiores - Permitindo que crie e conte histórias - Mostrando constantemente seu interesse no desenvolvimento de sua linguagem e pensamento
Fala e Linguagem da criança de 5 anos
A criança de 5 anos:
- Define os objetos pelo uso e pode dizer de que são feitos os objetos - Conhece relações espaciais como “acima”, “abaixo”, “atrás”, “perto” e “longe” - Sabe seu endereço. - Constrói orações utilizando de 5 a 6 palavras - Identifica dinheiro - Possui um vocabulário de aproximadamente 2000 palavras - Usa corretamente os sons da língua - Conhece antônimos de palavras familiares - Entende o significado das palavras igual e “diferente” - Usa o condicional - Conta dez objetos - Acompanha a seqüência de uma estória - Utiliza o tempo presente, passado e futuro dos verbos - É capaz de permanecer em uma atividade durante mais de 15 minutos - Pede informações - Pede ajuda quando encontra dificuldade - Usa todo tipo de orações, algumas das quais podem ser complexas, por exemplo: “antes de entrar em casa eu preciso tirar meus sapatos molhados “ - Usa corretamente os pronomes - É capaz de fazer rimas - Repete 4 dígitos - Responde a pergunta “por quê” , dando uma explicação - Nomeia cores além das primárias - Reconhece uma gravura que não pertence a uma classe específica, por exemplo: o que não pertence a classe dos animais - É capaz de apontar absurdos em uma figura - Executa uma série de 3 ordens não relacionadas - Articula corretamente todos os fonemas
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 5 anos
- Incentivando-a a usar sua linguagem para expressar seus sentimentos, idéias, sonhos, desejos, e medos - Permitindo que ela crie desenhos novos livremente com lápis, lápis cera, pilot e papel - Proporcionando oportunidades de aprender canções, rimas ou versos de memória - Lendo contos, histórias maiores - Falando com a criança sobre temas variados sem utilizar termos e expressões infantis - Escutando e prestando atenção quando ela fala, levando em conta que a criança entende mais do que é capaz de verbalizar
Fala e Linguagem da criança de 6 anos
A criança de 6 anos
- Usa a gramática adequadamente - Compreende o significado das frases - Nomeia os dias da semana em ordem e conta até 30 - Conta uma história de 4 a 5 fatos e começa a ter noção de causa/efeito - Sabe o dia e mês de seu aniversário, seu sobrenome, endereço e telefone - Distingue direita e esquerda - Conhece a maioria das palavras opostas e o significado de: “através”, “até”, “em direção a”, “longe”, “desde”. - Sabe o significado e usa corretamente as palavras: “hoje”, “ontem” e “amanhã”. - Formula perguntas utilizando: “Como?”, “Que?”, “Por que?”. - Pergunta o significado de palavras novas ou pouco familiares - Relata experiências diárias
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 6 anos
- Reservando um tempo de seu dia para conversar com ela - Lendo histórias para ela e pedindo que ela reconte - Ajudando-a a escrever seu próprio livro de histórias com desenhos e ilustrações - Pedindo que represente diferentes personagens de histórias - Propondo jogos que envolvam raciocínio - Dando tarefas em que seja necessário seguir algumas instruções - Deixando-a cozinhar, utilizando livros de receitas infantis, com passos e instruções simples - Assistindo com ela programas de televisão e vídeos, pedindo que conte sobre o que viu e o que mais gostou - Permitindo que participe de discussões familiares em que possa dar sua opinião - Ajudando-a a conhecer e utilizar novas palavras e conceitos
“SE VOCÊ ACHA QUE SEU FILHO NÃO ESTÁ ACOMPANHANDO ESTA ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO”
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Fonte:
Associação Nacional de Dislexia
“Seu filho de 2 anos ainda não fala, só diz algumas palavras. Em comparação com seus amiguinhos, você acha que ele está atrasado. Esperando que ele se desenvolva, você adia a procura de um profissional especializado”.Esta cena é comum entre os pais de crianças que demoram para começar a falar. A menos que sejam observadas dificuldades em outras áreas do desenvolvimento, os pais às vezes hesitam para buscar ajuda.
Não Espere para Avaliar
Crianças com a idade de 12 a 18 meses devem ser vistas por profissionais quando seus pais suspeitam de atraso nas habilidades de comunicação. Os pais devem também procurar ajuda se seu filho de qualquer idade não responde a sons. Uma avaliação precoce é importante, para evitar futuros problemas de linguagem.
Há uma diferença entre fala e linguagem. A fala se refere basicamente à forma de articular sons nas palavras. A linguagem significa expressar e receber informações de modo significativo. É compreender e ser compreendido através da comunicação. Uma criança com problemas de linguagem pode estar apto a pronunciar bem as palavras, mas, ser incapaz de colocar mais de duas palavras juntas. Inversamente, a fala de uma outra criança pode ser difícil de ser compreendida, mas ela usa palavras e frases para expressar suas idéias. Problemas com fala e linguagem diferem, mas freqüentemente coincidem.
Fala e Linguagem da criança de zero a doze meses
A criança de zero a seis meses de idade ...
- Reage aos estímulos ambientais de forma reflexa - Reage aos estímulos ambientais alterando o comportamento de forma significativa (sorriso e choro) - Ri e murmura para pessoas conhecidas - Reage às vozes altas, ou não amigáveis - Volta-se e olha na direção dos novos sons - Balbucia pedindo atenção - Faz vocalizações generalizadas - Observa sua mão - Reage ao seu nome
Com oito meses, a criança ...
- Acaricia sua própria imagem refletida no espelho - Produz quatro ou mais sons diferentes - Usa freqüentemente as sílabas ba, da, ka - Transfere objetos de uma mão para outra - Vocaliza com variação de entonação frente aos diferentes estímulos - Tenta imitar sons
Com dez meses, a criança ...
- Pode já dizer “mama” e “papa” - Grita para chamar atenção - Vocaliza enquanto manipula objetos - Usa um jargão (balbucio que parece linguagem verdadeira) - Brinca de “esconde-esconde” - Fala uma sílaba ou uma seqüência de sons repetidamente - Sorri e vocaliza ao ver sua imagem refletida no espelho.
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de zero a 12 meses
- Reagindo aos sons que ela faz - Falando com ela enquanto você estiver cuidando dela - Lendo livros coloridos todos os dias - Mantendo sua linguagem simples e concreta - Recitando versinhos e cantando - Mostrando interesse em todos os sons diferentes que ela ouve ( o gelo num copo, a campainha tocando, a chuva caindo) - Ensinando os nomes das coisas do dia a dia e das pessoas familiares - Levando a criança em diferentes lugares - Brincando de jogos simples como “esconde-esconde” - Tocando música para ela
Fala e Linguagem da criança de 12 a 18 meses
A criança de 12 a 18 meses:
- Reconhece seu nome. - Entende “não”. - Compreende ordens simples. - Imita palavras familiares. - Acena com a mão (adeus) - Fala 2 ou 3 palavras além de “mamãe” e “papai” - Emite “sons” de coisas e animais familiares. - Dá um brinquedo quando lhe pedem. - Dá muitas gargalhadas. - Ouve bem e discrimina vários sons. - Reconhece a palavra como símbolo de um objeto: carro – aponta a garagem; gato - miau - Mostra muito afeto, fazendo barulhos e batendo palmas com o carinho de seus pais. - Entende verbos que representem ações concretas e relativos a suas próprias necessidades (mais, quer, acabou, dá) - Identifica 4 objetos familiares sob nomeação
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 12 a 18 meses:
- Lendo livros bem ilustrados e coloridos - Incentivando-a brincar de jogos de imitação. - Usando frases curtas - Reforçando as palavras novas ditas por ela - Fazendo atividades próprias para sua idade - Conversando sobre o que vocês estão fazendo quando estiverem juntos
Fala e Linguagem da criança dos 18 aos 24 meses
A criança de 18 a 24 meses
- Usa 10 a 20 palavras, incluindo nomes - Escuta bem e discrimina vários sons - Reconhece retratos de familiares e figuras de objetos conhecidos - Combina duas palavras para demonstrar seus desejos, tal como "mais" - Imita palavras e sons com maior precisão - Aponta ou faz gestos para mostrar alguma coisa ou para expressar seus desejos - Traz objetos familiares de um cômodo para outro quando solicitado - Obedece ordens simples - Imita trabalhos domésticos: esfregar um pano, colocar a mesa - Nomeia 4 objetos rotineiros - Pode cantarolar - Identifica 3 partes do corpo, em si e no outro sob nomeação - Realiza até 2 ordens simples - Usa o próprio nome - Responde sim e não - Começa a fazer frases simples
Como você pode estimular a linguagem da criança de 18 a 24 meses:
- Contando histórias de livros - Falando de modo, simples e claro - Proporcionando experiências para estimular a fala e o desenvolvimento da linguagem: passeios, ida ao "shopping", ao play ou jardim de sua casa, pic nic, tarefas domésticas em conjunto - Conversando sobre os lugares novos antes de ir, enquanto vocês estiverem lá, e quando chegarem em casa - Olhando-a nos olhos quando estiver falando com ela - Imitando e identificando sons , tais como cachorro latindo, pássaros cantando, sirenes, portas rangendo, barulho de água - Descrevendo o que a criança está fazendo, sentindo e ouvindo - Fazendo com que estas experiências de falar e escutar sejam agradáveis, importantes e divertidas para a criança - Elogiando a comunicação da criança
Fala e linguagem da criança de 2 anos
A criança de 2 anos :
- Usa o próprio nome - Relaciona o que fala com situações concretas - Nomeia mais ou menos 3 partes do corpo ou de uma boneca ou pessoa - Fala sozinho enquanto brinca - Combina 2 palavras para exprimir posse - Mostra com os dedos a idade - Identifica no mínimo 3 objetos pelo uso - Reconhece: “grande", "pequeno”, “em cima de”, “embaixo de”, e “dentro”, sob nomeação - Aponta gravura de objeto comum - Compreende o “onde” respondendo adequadamente - Combina verbo ou substantivo com “este” e “aqui”, falando 2 palavras - Combina “é” em frases de 2 elementos - Usa artigo na fala - Aplica regra regular de gênero - Possui vocabulário de 50 a 100 palavras - Pode relacionar cores primárias e nomear uma cor
Como você pode estimular a linguagem da criança de 2 anos
- Deixando-a ouvir CD ou fitas infantis - Elogiando sua comunicação - Descrevendo as atividades que estão fazendo, acrescentando novas palavras - Utilizando palavras novas em várias situações (ampliação de vocabulário) - Proporcionando novas experiências: teatrinho, cinema, circo... e comentando sobre elas - Lendo historinhas
Fala e linguagem da criança de 3 anos
A criança de 3 anos:
- Aponta 3 cores primárias quando nomeadas - Começa a compreender frases relativas à direções, como: “coloque o cubo (debaixo, em frente, atrás) da cadeira. Porém é difícil entender: “ao lado” - Executa uma série de 3 ordens relacionadas - Conhece seu sobrenome e o seu sexo - Pode falar sobre uma historinha ou relacionar uma idéia ou objeto - Usa orações empregando 4 a 5 palavras - Tem um vocabulário de quase 1000 palavras - Repete sons, palavras, frases e orações - Pode repetir 2 dígitos e 3 a 4 palavras - Pode desenhar um círculo e uma linha vertical - Pode cantar músicas - É capaz de permanecer em uma atividade por 8 minutos - Com freqüência faz perguntas sobre um assunto: “Quê?” - Usa formas possessivas, como: “meu”, “minha”, “teu”, “seu”, “de” junto ao nome (ex.: de minha mamãe) - Usa formas verbais simples e complexas, tais como: “estou jogando”, “vou jogar”. - Usa termos de negação tais como: “nada”, “nunca”, “ninguém”, “nem” - Começa a usar orações compostas, unidas por: “e”, “que”, “onde”, “como” - Expressa verbalmente fadiga (diz que está cansado) - Combina substantivo mais adjetivo - Usa: “eu”, “mim”, ao invés do próprio nome - Memoriza pequenos versos e músicas
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 3 anos
- Introduzindo palavras novas no seu vocabulário, enquanto brinca com ela - Ensinando-lhe relações entre palavras, objetos e idéias - Ensinando à criança contar histórias, utilizando livros e desenhos - Permitindo que jogue com outras crianças - Lendo para ela histórias - Prestando muita atenção quando ela fala, lembrando que se ela repetir palavras e sons é normal - Fazendo jogos com rimas
Fala e Linguagem da criança de 4 anos
A criança de 4
- Nomeia: pequeno, grande, embaixo, em cima, dentro, fora, pesado, leve, igual, diferente, cores primárias e 3 formas geométricas - Descreve eventos e personagens de histórias conhecidas e relata 2 fatos em ordem de ocorrência - Segue instruções ainda que não esteja em frente ao objeto - Pode falar algo imaginário como “suponho que”, “ eu desejo” - Faz perguntas usando: “Quem?”, “Por que?”, “Como?” e “Quando?” - Utiliza orações complexas - Utiliza tempo passado e plural - Copia uma linha e um círculo - Tem um vocabulário de quase 1500 palavras - Mantém-se numa atividade por 11 ou 12 minutos. - Repete 3 dígitos e sentenças de 5 a 6 palavras - Executa uma série de 2 ordens simples não relacionadas - Nomeia seus próprios desenhos - Segue regras de convívio social - Reconhece partes do corpo: cabeça, braços, pernas, pés, mãos, cabelo, bumbum, nariz, orelha e boca - Mantém atenção quando uma historinha é lida para ela - Diz seu nome completo - Responde perguntas de ordem temporal, referente a fatos concretos (dia – noite) - Identifica objetos pelo uso - Tem fala inteligível
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 4 anos
- Ajudando-a a classificar objetos e coisas, explicando qual a razão de pertencerem a uma determinada categoria - Conversando com ela sobre coisas que ela possa realizar - Ensinando-a usar o telefone corretamente - Permitindo que ajude a planejar atividades tais como Natal, aniversário... - Dando à criança mais responsabilidade na vida diária - Lendo histórias cada vez maiores - Permitindo que crie e conte histórias - Mostrando constantemente seu interesse no desenvolvimento de sua linguagem e pensamento
Fala e Linguagem da criança de 5 anos
A criança de 5 anos:
- Define os objetos pelo uso e pode dizer de que são feitos os objetos - Conhece relações espaciais como “acima”, “abaixo”, “atrás”, “perto” e “longe” - Sabe seu endereço. - Constrói orações utilizando de 5 a 6 palavras - Identifica dinheiro - Possui um vocabulário de aproximadamente 2000 palavras - Usa corretamente os sons da língua - Conhece antônimos de palavras familiares - Entende o significado das palavras igual e “diferente” - Usa o condicional - Conta dez objetos - Acompanha a seqüência de uma estória - Utiliza o tempo presente, passado e futuro dos verbos - É capaz de permanecer em uma atividade durante mais de 15 minutos - Pede informações - Pede ajuda quando encontra dificuldade - Usa todo tipo de orações, algumas das quais podem ser complexas, por exemplo: “antes de entrar em casa eu preciso tirar meus sapatos molhados “ - Usa corretamente os pronomes - É capaz de fazer rimas - Repete 4 dígitos - Responde a pergunta “por quê” , dando uma explicação - Nomeia cores além das primárias - Reconhece uma gravura que não pertence a uma classe específica, por exemplo: o que não pertence a classe dos animais - É capaz de apontar absurdos em uma figura - Executa uma série de 3 ordens não relacionadas - Articula corretamente todos os fonemas
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 5 anos
- Incentivando-a a usar sua linguagem para expressar seus sentimentos, idéias, sonhos, desejos, e medos - Permitindo que ela crie desenhos novos livremente com lápis, lápis cera, pilot e papel - Proporcionando oportunidades de aprender canções, rimas ou versos de memória - Lendo contos, histórias maiores - Falando com a criança sobre temas variados sem utilizar termos e expressões infantis - Escutando e prestando atenção quando ela fala, levando em conta que a criança entende mais do que é capaz de verbalizar
Fala e Linguagem da criança de 6 anos
A criança de 6 anos
- Usa a gramática adequadamente - Compreende o significado das frases - Nomeia os dias da semana em ordem e conta até 30 - Conta uma história de 4 a 5 fatos e começa a ter noção de causa/efeito - Sabe o dia e mês de seu aniversário, seu sobrenome, endereço e telefone - Distingue direita e esquerda - Conhece a maioria das palavras opostas e o significado de: “através”, “até”, “em direção a”, “longe”, “desde”. - Sabe o significado e usa corretamente as palavras: “hoje”, “ontem” e “amanhã”. - Formula perguntas utilizando: “Como?”, “Que?”, “Por que?”. - Pergunta o significado de palavras novas ou pouco familiares - Relata experiências diárias
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 6 anos
- Reservando um tempo de seu dia para conversar com ela - Lendo histórias para ela e pedindo que ela reconte - Ajudando-a a escrever seu próprio livro de histórias com desenhos e ilustrações - Pedindo que represente diferentes personagens de histórias - Propondo jogos que envolvam raciocínio - Dando tarefas em que seja necessário seguir algumas instruções - Deixando-a cozinhar, utilizando livros de receitas infantis, com passos e instruções simples - Assistindo com ela programas de televisão e vídeos, pedindo que conte sobre o que viu e o que mais gostou - Permitindo que participe de discussões familiares em que possa dar sua opinião - Ajudando-a a conhecer e utilizar novas palavras e conceitos
“SE VOCÊ ACHA QUE SEU FILHO NÃO ESTÁ ACOMPANHANDO ESTA ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO”
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário