quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Yagnopavitham- Uma breve descrição com Dharan vidhi e yagyopavita nasha prayachhita

“ Yajnasoothram ” tecnicamente conhecido como ou “ Yajnopaveetham ” é usado pelos Braahmanan e algumas outras comunidades, ao redor do tronco de seu corpo, sobre o ombro esquerdo e sob o braço direito, e representa roupas. Nos primeiros tempos, as roupas eram de dois tipos, “ Anthareeyam ”, um pedaço de pano de cobertura, e “ Uthareeyam ”, um pano ou pele para cobrir o peito e manter os pulmões quentes e fortes durante o recital do Vedam .  Yajnopaveetham recebeu o nome de Yajnopaveetham porque deve ser usado especialmente durante rituais sagrados como o yajnam. Yajnam significa Vishnu, enquanto Upaveetham conota uma cobertura e, portanto, juntas a palavra poderia significar uma cobertura para o deus que habita no coração. Como a alma deveria habitar no coração, Upaveetham recebeu o outro nome, Soothram .
É feito de fio ou tecido de algodão ou de grama Kusa enrolado três vezes com as pontas formando um nó. Existem diferentes versões sobre o que os três representam – Sat-Chit-Aanandam; Sathwa-Rajas-Thamo Gunams; Brahmaavu-Vishnu-Maheswaran; Jnaana-Itchha-Kriyas; Bhoor-Bhuva-Swar Lokams, etc. Cada um dos três tem nove fios representando nove Devans: 1. Pranavam (Omkaaram), 2. Agni, 3. Naagam (sarpam), 4. Soman, 5. Pithru, 6. Prajaapathi, 7. Vasu, 8. Yaman e 9. Vishve devtas, o resto dos Devathas.

Os usuários de Yajnopaveetham devem ter controle sobre sua mente, palavra e corpo. É usado para tornar alguém elegível para realizar rituais sagrados, para melhorar Brahma-Thejas , para receber as bênçãos de Deus através da destruição de todos os problemas e para permitir que alguém execute todos os ritos e rituais diários prescritos nos textos Sruthi e Smrthi . Deve ser usado ao servir professores, idosos e convidados, e durante a realização de Homam, Japam, consumo de alimentos, Aachamanam, aprendizagem de Vedam, etc. o que levou a usá-lo o tempo todo.

Antigamente, as mulheres também usavam Yajnasoothram . O marido a traz para o Homasaala com  Yajnasoothram usado ao redor dela. Durante períodos posteriores, o uso de mulheres era considerado desnecessário, talvez porque as mulheres solteiras eram uma raridade nas antigas famílias hindus, e o marido e a esposa eram considerados uma entidade, e o yagnopavitam usado pelo marido era considerado como representando o da esposa também. Mais tarde, isso pode ter levado à atual restrição de que as mulheres não devem usá-lo.

imagem

Os meninos começam a usar   Yajnopaveetham com Upanayanam , que é a iniciação em Brahmacharyam . É feito em um dia auspicioso e o criador está limpo ( Sudhham ), e da maneira prescrita com nó “ Pavithram ” representando Brahmam , e simboliza os três “ Gunams ” que emergem e depois se fundem com Brahmam. Embora nenhum Manthram seja necessário, primeiro, uma oração é oferecida a Ganapatia e então Gayatri pode ser cantado enquanto o faz. No entanto, o Manthram prescrito deve ser cantado enquanto se usa um novo yagyopavitam. É usado sobre o ombro esquerdo e sob o braço direito, descendo quase até o quadril direito.

Não deve ser tocado com mãos sujas. Bramhans penduram a parte inferior depois de removê-la pelo braço direito, sobre o lóbulo da orelha direita, enquanto estão no mictório ou na latrina. Evita poluí-lo, tanto literalmente quanto também devido à crença de que a orelha direita de Braahmanan é abençoada com o espírito do sagrado “Ganga”, evitando assim a poluição. Deve ser revertido para o ombro direito e sob o braço esquerdo durante algumas cerimônias como “Sraaddham”, “Pindam”, etc., e é chamado de “prachina viti” (usado para a esquerda).

Uma yagyopavita quebrada, remendada ou perdida deve ser substituída na primeira oportunidade. Deve ser usado em um espaço aberto voltado para o leste e olhando para o sol, acompanhado pelo canto dos Mantras prescritos, após o banho matinal e Sandhyaavadanam. O velho sutra é quebrado, removido, amarrado em uma pequena pedra e jogado no tanque.
Os fios do cordão sagrado têm um significado simbólico que varia de acordo com a comunidade e região. O fio sagrado tem três fios. Um solteiro usa apenas um cordão sagrado ; um homem casado usa dois deles, totalizando seis fios. Se o homem se casou e teve um filho, ele usa três , o que dá nove fios. Textos antigos referem-se ao uso do Yajñopavītam em três formas:

(1) Upavitam ,

onde o Yajñopavītam é usado no ombro esquerdo e sob o braço direito. Isto é para Deuses. Upavītam também é chamado de savya (Katyayana Shrauta Sutra, etc.).

(2) Nivitam',

onde o Yajñopavītam é usado ao redor do pescoço e no peito. A forma Nivīta deve ser usada durante Rishi Tharpana, relações sexuais, atendimento aos chamados da natureza, etc., e durante a adoração dos ancestrais/ritos fúnebres (Shadvimsha Brahmana, Latyayana, etc.).
(3)Prachinavitam

é onde o Yajñopavītam é usado acima do ombro direito e sob o braço esquerdo. Isto é para Espíritos e é usado por homens ao realizar cerimônias de morte de um ancião. Prachīnavītam também é chamado de apsavya (Katyayana Shrauta Sutra, Manusmriti, etc.).

imagem

Em algumas comunidades, mais tarde, por ocasião do casamento, mais três fios de Yajñopavītam são adicionados para formar um cacho de seis fios. Em algumas comunidades, o costume é adicionar mais um fio no nascimento de cada criança. Em algumas interpretações, essas vertentes do Yajñopavītam têm como objetivo lembrar constantemente ao homem suas responsabilidades mundanas. Três fios originais de Yajñopavītam (cada um composto por três) constituem nove fios de Yajñopavītam, aos quais três são adicionados para esposa e um para filhos, perfazendo um total de 13 fios individuais de Yajñopavītam em algumas comunidades.
Yagnopaveeta dharanaa Vidhi :
Depois de Ganesha Prathana de Suklaambaradharam Vishnum Shashi Varnam Chaturbhujam prasanna vadanam dhyaayet sarva Vighnopashaantaye /
deve haver Sankalpa: Mamopaathaa Samasta duritaksaya dwaaraa Shri Paraneshwara Preetyartham Shrouta Smaarta vihita sadaachaara yogyataa siddhyartham Brahma tejobhi vriddhartham yagnopa dhaaranam karishye /
Depois do Sankalpa: Yagnopaveeta dhaarana Mahaa Mantrasya, Parabrahma Rishih, Trishthup chhandaya Paramatma Devataa, Yagnopaveeta dharanye viniyogah/ 
Então, enquanto usa cada um dos três fios separadamente cada vez recitando o Mantra como segue: Yagnopaeetam paramam pavitram Prajaapateryat sahajam purastaat, Ayushyamagriam pratimuscha shubhram yagnopapeetam balamastu /
Depois disso , prokshana Mantras devem ser recitados da seguinte forma: Om Aapohishthaa mayo bhuvah, Taana Urjey dadhaatana Maheranaaya chaksasey/ Yovisshavatamo rasah tasyabhaajayateha nah, Usiteeriva Maatarah tasma arangamaavah/ Yasya Kshayaaya jinvatha Aapo janayathaa nah, Bhurbhuvassuvah/
Então o Fio Sagrado é tocado arroz por meio de Abhimantrana de os Três Brahma Grantis pra-

imagem

voando para Brahma-Vishnu-Maheshwaras. Alguns rezam para nove Devatas segurando os nove fios. Isso seria seguido por dez vezes Gayatri e  Jala prakshalana do Upaveeta e sua exposição a Surya Deva recitando o Ruchas viz. Uddhutyam Tamasaspari pashyanto Jyotiruttamam, Devam Devatraa Suryamaganma Jyotiruttamam/ Uddhtyam Jaatavedasam Devam Vahanti Ketavah, Drushey Vishgvaaya Suryam/  Finalmente, depois de mostrar o Upaveeta para Surya , use-o recitando o Mantra ' Yagnopaveetyam Paramam Pavitram' novamente do ombro esquerdo ao redor do pescoço para a direita lado das costas. Esta postura é chamada de ' Upaveeta ', enquanto o revese é ' Praacheenaa veeti' e usá-lo no pescoço como um Maala ou guirlanda é chamado de ' Niveeta '. O Yagnopaveeta Dhaari é obrigado a tomar banho e trocá-lo conforme o Vidhi prescrito acima em caso de toque: Chiti kaashtaa, Chiti Dhuma, Chandaala, Rajaswalaa, Shava, Sutikaa/(Madeira queimada, Chandala, Rajaswala, cadáver e Garbhini). No momento de realizar as abluções, deve-se observar Kantha limbana ou circular o pescoço e circular a orelha direita. A cada quatro meses o Fio Sagrado deverá ser trocado conforme procedimento mencionado acima. Além disso, algumas pessoas mudam o antigo fio na eventualidade de nascimentos e mortes de pessoas próximas. No momento de Visarjana ou remoção do Yagnopaveeta velho, rasgado ou de outra forma impuro , o Visarjana Mantra afirma: Upaveetam Bhinna tantum Jeernam kashmala dushitam, Visrujaamki punarbrahma varcho Deerghaayarastumey!  Dizendo assim, o Fio Sagrado é descartado. Se o mesmo saiu ou escorregou por engano, então sem o Mantra use um substituto e recitando Manojyotih e Aagney Vratapate Vratam charishyaami taccha-keyam tanmeraadhyataam, Vaayo vratapatey Aditya Vratapatey/ ,
execute Aajyaahutis e use um novo Yagopaveeta conforme o procedimento estabelecido como acima.

Yagnopaveetaabhava Prayaschitta :

No caso de não uso de Yagopaveeta e não observância dos deveres mínimos esperados de um Brahmana, é prescrito um Prayaschittha Vidhi . O Sankalpa para este Vidhi é: Yagnopaveeta naasha janya dosha niraasaartham Prayaschittam karishye/  De acordo com as instruções de Acharya, o Kartha deve realizar homaas para Savitra Devata / Surya   mil e oito vezes ou no mínimo cento e oito vezes com Tila e Aajya . Ao usar o novo Yagnopaveeta conforme procedimento, o Kartha deve intensificar o Gayatri Japa para expiar o tempo perdido de Sandhyaa -vandanaadi Vidhis . No caso de não usar Upaveeta , são necessários cem Gayatri Japa ; se sem o Fio Sagrado alguém realiza Bhojana, então ele tem que realizar oito mil Gayatri ; se o Upaveeta cair do ombro esquerdo até o meio do braço ou antebraço, três ou seis Pranaayamaas devem ser feitos e um novo Upaveeta deve ser usado. Para ' Brahmachaari ' apenas um Yagnopaveeta é necessário, mas para um Snaataka Vratastha são necessários dois ou três. Aqueles que desejam viver muito deveriam usar mais do que muitos Fios Sagrados.

Blog do Animesh: https://animeshnagarblog.wordpress.com/author/animeshnagar/



Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.

Nenhum comentário:

Como tirar parafuso quebrado - Dica Jogo Rápido

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.