sexta-feira, 2 de maio de 2008

HIPERATIVIDADE


HIPERATIVIDADE

INTRODUÇÃO
O assunto que será abordado nessa pesquisa é hiperatividade, nesse caso HIPERATIVIDADE INFANTIL, uma assunto tão complexo “ A criança hiperativa representa um enorme desafio para pais e professores.[...]”. (GOLDESTEIN, 1998, p. 19).
O objetivo dessa pesquisa é a melhor compreensão sobre esse tema tão pouco comentado e até mesmo estudado; A partir disso se respondera perguntas comuns entre as pessoas que abordam este assunto como, por exemplo, como diagnosticar se uma criança é hiperativa? Como se trata uma criança hiperativa? Se hiperatividade tem cura?
A hiperatividade é um tema extenso, mas interessante com esta pesquisa se irá afundo nesse tema, expondo da melhor maneira possível informações sobre este tão pouco conhecido.

1.1 – O QUE É HIPERATIVIDADE?
Muitas vezes se ouve falar nesse assunto, mas será que se sabe o que realmente é hiperatividade. A definição mais completa do que seria hiperatividade é a atividade exagerada. No caso desta pesquisa irá se estudar a hiperatividade infantil.
A hiperatividade só é confirmada a partir de quando a criança começa a sua vida escolar, isso em média aos 05(cinco) anos de idade; Alguns fatores de desenvolvimento no início da infância como o bebê com dificuldades para dormir e para se acalmar, possam colocar essa criança no grupo de risco de ser uma criança hiperativa. “[...] Embora os profissionais não rotulem uma criança antes de ela ter no mínimo cinco anos [...]”(GOLDESTEIN, 1998,p.22.).
Como o diagnóstico da hiperatividade é difícil e complexo e não havendo um diagnóstico absoluto à alguns pontos comuns que se pode observar:
• Desatenção e agitação – uma criança hiperativa não consegue se concentrar em uma atividade. Na escola, por exemplo, sempre está atrasada comparada a seus colegas.
• Superexcitação e atividade excessiva – as crianças hiperativas são muito agitadas e com isso suas emoções são excessivas.
• Impulsidade – Crianças hiperativas muitas vezes não pensam antes de agir, resultando um comportamento inadequado.
• Dificuldades com frustrações – não aceitam adiar recompensas.
Temos que destacar que as dificuldades de uma criança hiperativa são as mesmas de uma criança não -hiperativa, com um detalhe, que para a criança hiperativa essas dificuldades são exageradas.

1.2 – QUAIS AS CAUSAS DA HIPERATIVIDADE?
Fatores ambientais(como lesões celebrais, epilepsia, certos medicamentos, regime alimentar, intoxicação por chumbo) e hereditariedade foram relacionados à hiperatividade.

1.2.1 – Trauma durante o parto
Nas décadas de 1960 e 1970 acreditava-se que a hiperatividade na maioria das crianças se devia a lesões ocorridas durante o parto.
Mas após longos estudos, descobriram que os problemas durante o nascimento eram mínimos em relação a hiperatividade.

1.2.2 – Distúrbios clínicos
Para se entender melhor está questão vejamos um exemplo: se uma criança está fortemente gripada, com nariz escorrendo, tosse, garganta inflamada e febre geralmente é desatenta e distraída. Esta alteração de comportamento não quer dizer que essa criança é hiperativa.
Poucas doenças apresentam a hiperatividade como principal sintoma.

1.2.3
8– Hereditariedade
A hereditariedade é a causa mais freqüente de hiperatividade. A primeira ligação foi estabelecida pelo estudo do parentes de uma criança hiperativa, foi comprovado que uma criança hiperativa tem quatro vezes mais probabilidade de possuir parentes com o mesmo problema.

1.3 – A CRIANÇA HIPERATIVA NA ESCOLA
A criança mesmo com esse problema, a maioria delas deve ser educada em ambientes de sala de aula normais, apenas 10% a 30% das crianças hiperativas passam por uma incapacidade específica de aprendizagem e devem receber alguma forma de educação especial.
Mas a que são educadas em escolas normais, para a obtenção de sucesso é necessário uma combinação de intervenção médica, cognitiva e de acompanhamento.

1.4 – A CRIANÇA HIPERATIVA EM CASA
A maioria dos pais fazem de conta que não sabem que seus filhos tem problemas, e no caso da hiperatividade não é diferente os pais após repetidas tentativas fracassadas no shopping, nas igreja, no grupo de escoteiros e mesmo nas atividades cotidianas na vizinhança, eles optam pelo isolamento e segregação como meio de evitar mais problemas. Não levando em conta que se essas crianças hiperativas não forem tratadas podem destruir emocionalmente uma família.
RESUMO
Hiperatividade é um assunto complexo e extenso; Ainda pouco estudado, mas está presente no dia a dia, mesmo sem que se perceba convive-se muitas vezes com pessoas hiperativas. Tem que se aprender como lhe dar com uma pessoa hiperativa, nesse caso uma criança hiperativa. Como uma das principais causas da hiperatividade é a hereditariedade tem que se preparar, pois esse problema poderá ocorrer em qualquer família; E a melhor maneira de evitar que um adolescente e um adulto não passe por problemas com a hiperatividade, é tratá-lo enquanto criança.
Palavras – chave: criança, família, hiperatividade, pessoas

CONCLUSÃO
Concluiu-se a partir desse trabalho que a “HIPERATIVIDADE“ mesmo por muitos, não levada a sério é um problema muito complexo e se não tratada na infância traz conseqüências drásticas pelo resto da vida.
Compreendeu-se melhor o que vem a ser a hiperatividade, nos aprofundamos em suas causas e conseqüências; Adquirimos conhecimentos sobre como lidar com essas crianças na escola e em casa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
GOLDESTEIN, Sam. Hiperatividade: Como desenvolver a capacidade de atenção da criança. 4 ed. Campinas: PAPIRUS,1998.
LIMA, Teófilo Lourenço de. Manual básico para elaboração de monografia. 3 ed. Canoas: ULBRA,1999.
Artigo de,
Autoria: Wanessa Delgado da Silva

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