Gustavo Lourenção
Contas de dividir e de multiplicar são mais difíceis de realizar do que as de somar e subtrair?
Depende de como elas são ensinadas! Pela teoria dos campos conceituais, a compreensão dos conceitos referentes a essas operações deve começar a ser construída desde as primeiras séries, apesar de muitas escolas ainda inserirem esse conteúdo somente no currículo de turmas mais avançadas. Neste último encarte sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática para as séries iniciais do Ensino Fundamental, os consultores de NOVA ESCOLA explicam a classificação feita por Gérard Vergnaud para os problemas que envolvem multiplicação e divisão e sugerem atividades para serem trabalhadas por turmas do 1º ao 5º ano. Conheça também a experiência de professoras que trabalham essas estratégias com os alunos.
TEORIA
De vezes e de dividir
Conceitos das duas operações ''complicadas'' podem ser ensinados desde as primeiras séries
ATIVIDADES
Para pensar e resolver
Sete problemas para entender proporcionalidade, combinátória e organização retangular
PRÁTICA
Multiplicação e divisão a toda hora
Professoras de São Paulo e do Recife usam situações do cotidiano para ensinar campo multiplicativo
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