segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Vamos refletir. Paro ou não a faculdade?


Este texto abaixo, achei no yahoo!respostas, pois achei interessante a resposta. E reslovi compartilhar com vocês.


Paro ou não a faculdade?
Já fazem duas semanas que estou faltando. Não gosto do curso, não tem nada a ver comigo, não tenho amigos lá...

Mas é uma ótima faculdade, tem nome no mercado. Eu não queria desperdiçar essa chance, sem falar no tempo perdido...

O curso dura quatro anos e já completei um ano meio.

Tenho o apoio da minha família qualquer que seja minha decisão. E mesmo assim me sinto culpada por querer largar uma faculdade desse jeito, mas também não tem sentido continuar já que não pretendo trabalhar na área e sei exatamente o curso que gosto.

Queria largar pra dar um tempo de tudo, porque estou precisando

e aí ficar livre para correr atrás do que gosto.

Já faz um tempo que o semestre começou e não consigo me decidir. O que faço?

Resposta.

Oi Bella,

Na minha opinião...

Na vida, o tempo vale OURO.

Uma decisão importante merece uma profunda reflexão.

Atualmente, sou Diretor de uma grande organização.

Minha carreira profissional teve início à partir de uma formação técnica de nível superior como Engenheiro de Obras.

A engenharia promoveu no meu caso, a absorção de um amplo conhecimento na área de ciências exatas, além de informática e programação de computadores.

Quando me formei há 20 anos atrás, ter um curso superior era um diferencial representativo na região Centro-Oeste do país que estava se desenvolvendo cada vez mais e não contava ainda com uma oferta muito grande de profissionais graduados, principalmente voltados à execução de empreendimentos no interior do estado.

Nas capitais, a concorrência era muito forte e muitos profissionais experientes estavam desempregados, disputando com recém-formados as poucas oportunidades ofertadas, aceitando o mínimo e oferecendo mais experiência que os recém graduados.

Para vencer num mercado competitivo é necessário ter DIFERENCIAL.

Nesta época eu já contava com habilidades diferenciadas na área de programação de computadores, um talento muito importante que se aliava à minha formação técnica como engenheiro.

Este grande diferencial naquele momento, me proporcionou o aproveitamento de oportunidades únicas, que promoveram o alargamento dos meus horizontes e das minhas perspectivas profissionais.

Contudo, o crescimento dos desafios trouxe consigo a necessidade de continuar aprendendo e absorvendo novos conhecimentos.

Precisei desenvolver novas habilidades e competências, muitas delas, associadas às áreas de ciências humanas e sociais.

Para fazer frente a estes desafios, além de aprofundar minha iniciativa autodidata nas áreas de administração, contabilidade, recursos humanos, logística e direito, concluí 04 cursos de pós-graduação nas áreas de Gestão de Pessoas, Finanças e Controladoria, Gestão Ambiental, Segurança e Saúde Ocupacional.

Com conhecimento de causa posso lhe afirmar que TODO o Conhecimento e Formação tem enorme valor quando, de fato, alimentamos um grande objetivo profissional.

Nada se perde ao estudar.

Um profissional que faz apenas o que gosta hoje em dia, provavelmente fracassará no aproveitamento das maiores oportunidades ao seu alcance, pois elas exigem a disposição de sairmos de nossa zona de conforto assumindo riscos, absorvendo novos conhecimentos e desenvolvendo competências em curto espaço de tempo.

Grandes Profissionais existem para resolver Grandes Problemas.

Grandes Problemas surgem do desinteresse da maioria das pessoas e organizações na adoção de estratégias e abordagens corajosas e diferenciadas, face aos desafios do nosso dia a dia.

Para quem se interessa em resolver os problemas que a maioria das pessoas ignora ou menospreza, não faltarão oportunidades.

Bella,

Deixo-lhe o seguinte conselho:

Não deixe que um título de graduação defina todo o alcance do seu real potencial de realização no trabalho.

Os resultados do trabalho que atualmente desenvolvo trazem as impressões digitais do engenheiro, do programador, do analista financeiro, do gerente de projetos, do gestor de pessoas, do responsável pela área de segurança, saúde ocupacional e gestão ambiental da organização.

Normalmente, este trabalho requer um grupo amplo de especialistas para ser realizado. Contudo, tenho alcançado êxito oferecendo-o individualmente para a nossa organização.

Se você de fato leva a sério o seu futuro profissional, precisa continuar planejando e enriquecendo os seus conhecimentos depois que se formar.

Hoje, uma formação superior é apenas um ponto de partida, nunca de chegada.

Os problemas e os desafios de hoje lhe indicarão quais os conhecimentos e habilidades que, de fato, você precisará obter para alcançar o sucesso.

Nenhum curso superior hoje em dia é, isoladamente, garantia de fator de sucesso e realização profissional.

Encare de frente os desafios ou eles impedirão você de alcançar o seu sucesso, fazendo-a desistir e recomeçar sempre que algo não lhe agradar.

Termine tudo aquilo que você começar.

Este compromisso levará você a estabelecer vínculos mais sólidos e maduros com o seu futuro profissional.

Desistir sempre será a opção mais cômoda e imediata para protelar o seu sucesso profissional.

Terminando tudo aquilo que você iniciou, será mais fácil para você fazer uma nova faculdade, já estando formada e tendo algo de valor à oferecer ao mercado.

Se desistir agora, perderá tudo o que já fez e correrá o risco de errar de novo em sua nova escolha.

Encare os desafios de frente e conquiste o seu sucesso profissional trabalhando e estudando sempre, com muita garra e disposição.

Um grande abraço!!!

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=As9.b1UnBudRUM3Q64939vPX7At.;_ylv=3?qid=20080908093710AA0RuJn

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

You Tube erra em sua métrica de visualizações o mesmo vídeo com métricas diferentes no Blogger e no You Tube. Joao Maria

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.