quinta-feira, 30 de março de 2023

Hoje é Dia Do Sagrado Jejum de Sri Kamada Ekadasi. Dia 01/04/2024 lendo a história sabádo.



Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

Podcast Observadores está de volta para falar sobre a agenda do desencarceramento Pauta movimenta milhões de dólares no exterior e inclui a descriminalização das drogas



Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

A Órfã: conheça a história real por trás do filme de terror


2 min de leitura
Imagem de: A Órfã: conheça a história real por trás do filme de terror
Imagem: Warner Bros.
Avatar do autor

A Órfã é um dos filmes de terror mais surpreendentes do cinema. Afinal, quem poderia esperar que uma criança adotada poderia ser, no fim, um adulto criminoso? O que muitas pessoas não sabem é que, por trás daquele roteiro cheio de reviravoltas, existe uma história real.

Barbora Skrlová: é esse o nome da mulher que mentia sua idade e identidade para poder cometer crimes enquanto se passava por uma pré-adolescente. Em um dos casos, ela chegou até mesmo a viver como um menino para evitar qualquer suspeita.

Entenda mais sobre o caso verdadeiro e o seu reflexo no filme de terror A Órfã.

A história de Barbora Skrlová

A mulher começou a cometer crimes na República Tcheca quando entrou em contato com Klara e Katerina Mauerova, duas irmãs que a abrigaram no país.

Skrlová, aproveitando a oportunidade, começou a culpar os filhos de Klara — Ondrej e Yakub — de qualquer incidente na casa, como objetos quebrando, e apontando um comportamento ruim de ambos.

A mãe, que passava por sérios problemas psicológicos que chegaram até mesmo a afetar o seu casamento, começou a aceitar as denúncias. Quando tudo se tornou insuportável, ela chegou a trancar os garotos em uma gaiola como forma de punição, privando-os também de comida.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Foi graças aos vizinhos das irmãs Mauerova que os meninos foram libertados. Quando desconfiaram de maus tratos, eles chamaram a polícia e as mulheres foram presas, mas Barbora conseguiu escapar ao fingir ser apenas uma criança. No entanto, a história não para por aí.

Ela foi novamente encontrada ao fazer o mesmo esquema de mentiras ao se passar por Adam, um rapaz de 13 anos. O jovem verdadeiro tinha desaparecido e ela surgiu para tomar o seu lugar, até que fugiu novamente e sua identidade foi descoberta.

O caso inspirado em A Órfã

A história de Natalia Grace, que aconteceu em 2010, depois do lançamento do filme de terror, faz com que muitas pessoas achem que há uma inspiração na trajetória de Esther.

Grace tinha nanismo e foi adotada por Kristine e Michael Barnett. No entanto, após um tempo, ela começou a apresentar um comportamento agressivo e, de acordo com o relato da mãe adotiva, ela já foi vista tentando derramar alvejante no café da família.

Após isso, Natalia foi submetida a diversos exames e a conclusão é a de que seu corpo não parecia ser de uma criança, mas, sim, de alguém jovem ou até mesmo no começo da fase adulta graças aos seus dentes e estrutura óssea.

(Fonte: Warner Bros/Divulgação)

(Fonte: Warner Bros/Divulgação)

Assim, o casal acabou afastando a garota, mas ela abriu uma denúncia contra os pais adotivos alegando abandono de menor. Atualmente, todo o processo burocrático ainda está em andamento.

Kristine, quando questionada sobre o caso, relembra a história de Esther: “O filme A Orfã é exatamente o que aconteceu”.

Seja verdade ou não, chega a dar arrepios ver como essa obra do cinema se relaciona com histórias que aconteceram antes e depois do seu lançamento.


Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

Hoje é Dia Do Jejum Sagrado De Sri Ekadasi Mamada Dia 01/04/2023 Sábado....

A MELHOR MASSA DE PIZZA CASEIRA| SEM SOVAR NEM DESCANSAR | PRONTA EM 30 ...

Tudo que você precisa saber sobre o filme "A História Verdadeira", da Netflix

Cinema: Tudo que você precisa saber sobre o filme  "A História Verdadeira", da Netflix

Recém-lançamento da plataforma é baseado em fatos reais e conta a história de uma investigação feita pelo jornalista Michael Finkel.



Por Redação Guia da Semana   |   Foto: Divulgação

Recém-lançamento da Netflix, "A História Verdadeira" mal chegou e já tem feito barulho entre os fãs da plataforma. Estrelado por James Franco e Jonah Hill, o longa conta a história de uma investigação feita pelo jornalista Michael Finkel depois de ter sido demitido do "New York Times".

Baseado em fatos reais, o filme conta com aspectos incríveis, outros não muito e, sem dúvidas, com um ritmo envolvente - o que faz com que, mesmo com defeitos, o longa seja considerado um daqueles imperdíveis do streaming.

Guia da Semana lista abaixo tudo o que você precisa saber a respeito do filme "A História Verdadeira". Confira:

BASEADO EM FATOS REAIS

ADVERTISING

Baseado em fatos reais, o filme conta a saga do jornalista Michael Finkel (Jonah Hill) que, ao ser demitido do New York Times, descobre que um criminoso da lista dos mais procurados do FBI está usando o seu nome. O enredo nos mostra o encontro de Finkel com Christian Longo (James Franco) e também o desenrolar de uma relação que se estabelece de forma inesperada. A produção gira em torno de uma investigação longa que engloba assassinato, amor, engano e redenção.

ATUAÇÕES

Foto: Divulgação

Com uma dupla de peso, o longa surpreende com atuações brilhantes, como a de Jonah Hill, que, conhecido por comédias escrachadas, dá vida ao jornalista Michael Finkel com maestria. Já James Franco está impecável e vive o criminoso Christian Longo, que, com trejeitos cheios de mistério e desdém, nos prende do início ao fim da trama.

RESPONSABILIDADE DE IMPRENSA E ASPECTOS PSICOLÓGICOS

Além de uma boa história, o filme traz também uma instigante reflexão sobre a responsabilidade do jornalismo com a verdade e, com muita delicadeza, nos debruça sob a linha tênue que a separa da mentira. Ponto importante também é a relação entre fonte e jornalista e, neste quesito, é impossível não lembrar de "Capote" - o que nos faz refletir ainda mais sobre a questão do profissionalismo e também do motivo que os leva a criar uma relação e qual seria ela.


QUASE INCRÍVEL

Foto: Divulgação

Apesar de muitos aspectos positivos, o filme nos dá a impressão de um andamento fraco e, mesmo com uma história tão incrível, deixa a desejar. Em alguns momentos, o fio condutor fica confuso, fazendo com que nos desconectemos da obra. O título é de fato interessante, mas ainda é quase incrível.


Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

A História do Ekadashi Vrata Kamada.

 

A História do Ekadashi Vrata Kamada.

* A História do Ekadashi Vrata Kamada.   

Srila Suta Goswami disse:  “ó sábios, permitam que eu ofereça minhas humildes e respeitosas reverências ao Supremo Senhor Hari, Bhagavan Sri Krishna, o filho de Devaki e Vasudeva, por cuja misericórdia posso descrever o dia de jejum que remove todos tipos de pecados.  Foi para o devotado Yudhishthira que o Senhor Krishna glorificou os vinte e quatro Ekadashis primários, que destroem pecado, e agora vou recontar uma dessas narrativas para vós.  Grandes sábios eruditos selecionaram estas vinte e quatro narrativas dos dezoito Puranas, pois são realmente sublimes.

Yudhishthira Maharaja disse:  “ó Senhor Krishna, ó Vasudeva, por favor aceite minhas humildes reverências.  Por favor descreva para mim o Ekadashi que ocorre durante a parte iluminada do mês de Chaitra (mar/abr).  Qual é seu nome e quais são suas glórias?”
O Senhor Sri Krishna respondeu:  “ó Yudhishthira, por favor ouça-Me atentamente enquanto relato a antiga história deste sagrado Ekadashi, uma história que Vasishtha Muni certa vez relatou para o Rei Dilipa, o bisavô do Senhor Ramachandra.

O Rei Dilipa perguntou ao grande sábio Vasishtha:  “ó brahmana sábio, desejo ouvir sobre o Ekadashi que vem durante a parte iluminada do mês de Caitra.  Por favor descreva-o para mim.”

Vasishtha Muni respondeu:  “ó rei, tua indagação é gloriosa.  De bom grado contarei o que desejas saber.  O Ekadashi que ocorre durante a quinzena clara de Caitra é chamado Kamada Ekadashi.  Ele consome todos pecados, assim como um incêndio florestal consome um suprimento de lenha seca.  É muito purificante, e confere o mais alto mérito a quem o observa fielmente.  ó rei, agora ouça uma antiga história, que é tão meritória que remove todos nossos pecados simplesmente por ser ouvida.
Uma vez, há muito tempo atrás, existia uma cidade-estado chamada Ratnapura, que era decorada por ouro e jóias e na qual serpentes de afiadas presas desfrutavam da intoxicação.  O Rei Pundarika era o governante deste mais belo reino, que contava com muitos Gandharvas, Kinnaras, e Apsaras entre seus cidadãos.

Entre os Gandharvas havia Lalita e sua esposa Lalitã, que era uma dançarina especialmente maravilhosa.  Estes dois tinham intensa atração um pelo outro, e seu lar era cheio de grande riqueza e finos alimentos. Lalitã amava seu marido muito, e por sua vez ele também constantemente pensava nela em seu coração.

Uma vez, na corte do Rei Pundarika, muitos Gandharvas estavam dançando e Lalita estava cantando sozinho, sem sua esposa.  Não pode evitar de pensar nela enquanto cantava, e por essa distração perdeu-se na métrica e melodia da canção.  De fato, Lalita cantou indevidamente o final de sua canção, e uma das serpentes invejosas que estava presente na corte do rei queixou-se ao rei que Lalita estava absorto em pensar na sua esposa em vez de no seu soberano.  O rei ficou furioso ao ouvir isso, e seus olhos ficaram vermelhos de raiva.  De repente ele berrou:  “ó tolo valete, porque estavas pensando luxuriosamente numa mulher em vez de pensar reverentemente em teu rei enquanto realizavas teus deveres reais, eu te amaldiçôo imediatamente a virares um canibal!”

Ó rei, Lalita imediatamente virou um temível canibal, um grande demônio comedor de gente, cuja aparência aterrorizava todo mundo. Seus braços tinham oito milhas de comprimento, sua boca era grande como uma enorme caverna, seus olhos eram imponentes como o sol e a lua, suas narinas assemelhavam-se a enormes fossos na terra, seu pescoço era uma verdadeira montanha, seus quadris tinham quatro milhas de largura, e seu corpo gigantesco media sessenta e quatro milhas de altura.  Assim o pobre Lalita, o amoroso cantor Gandharva, teve que sofrer a reação de sua ofensa contra o Rei Pundarika.

Vendo seu marido sofrendo como um horrível canibal, Lalitã foi tomada de tristeza.  Pensava:  “Agora que meu querido marido está sofrendo os efeitos da maldição do rei, que será de mim?  Que devo fazer?  Para onde devo ir? Desse modo Lalitã lamentava dia e noite.  Em vez de gozar da vida como uma esposa de Gandharva, ela tinha que vagar por toda selva densa com seu monstruoso marido, que caíra completamente sob o encanto da maldição do rei e estava inteiramente ocupado em terríveis atividades pecaminosas.  Ele perambulava vacilante pelas regiöes inóspitas, um ex-semideus Gandharva belo, agora reduzido a um comportamento fantasmagórico de comedor de gente.  Totalmente transtornada ao ver seu querido marido sofrer tanto em sua horrorosa condição, Lalitã começou a chorar enquanto seguia sua louca jornada.

Por boa fortuna, entretanto, Lalitã em certo dia encontrou o sábio Shringi. Estava sentado num pico da famosa Colina Vindhyacala. Aproximando-se dele, imediatamente ela ofereceu ao asceta suas respeitosas reverências.  O sábio notou-a curvando-se diante dele e disse:  “ó mais bela, quem és?  De quem és filha, e porque vieste até aqui?  Por favor conta-me tudo de verdade.”

Lalitã respondeu:  “ó grande sábio, sou filha do grande Gandharva Viradhanva, e meu nome é Lalitã. Vago pelas florestas e planícies com meu querido marido, que o Rei Pundarika amaldiçôou a se tornar um demônio comedor de gente.  ó brahmana, estou grandemente aflita por ver sua forma feroz e atividades terrívelmente pecaminosas.  ó mestre, por favor conta-me como poderei realizar algum ato de expiação em prol de meu marido.  Que ato piedoso poderei fazer para libertá-lo de sua forma demoníaca, ó melhor dos brahmanas?”

O sábio respondeu: “ó donzela celestial, existe um Ekadashi chamado Kamada que ocorre na quinzena luminosa do mês de Caitra. Está chegando em breve.  Se observares este jejum de Ekadashi  de acordo com suas regras e regulaçöes e deres o mérito que assim acumulares a teu marido, ele será liberto da maldição de imediato.”  Lalitã ficou muito contente ao ouvir estas palavras do sábio.

Lalitã observou fielmente o jejum de Kamada Ekadashi segundo as instruçöes do sábio Shringi, e no Dvadashi el lo cantor celestial adornado com muitos ornamentos lindos.  Agora, com sua esposa Lalitã, ele podia desfrutar de mais opulência que antes.  Tudo isso se dera pelo poder e glória do Kamada Ekadashi.  Afinal o casal Gandharva embarcou num aeroplano celestial e ascendeu ao céu.”

O Senhor Sri Krishna continuou:  “ó Yudhishthira, melhor dos reis, quem quer que ouça esta maravilhosa narrativa deve certamente observar o sagrado Kamada Ekadashi ao melhor de sua capacidade, por conceder mérito tão grande ao devoto fiel.  Portanto descrevi suas glórias para ti em benefício de toda humanidade.  Não há Ekadashi melhor que Kamada Ekadashi.  Ele pode erradicar até mesmo o pecado de matar um brahmana, e também nulifica maldiçöes demoníacas e limpa a consciência.  Em todos três mundos, entre as entidades móveis e imóveis, não existe dia melhor.”

Assim termina a narrativa das glórias de Caitra-sukla Ekadasi, ou Kamada Ekadasi, conforme aparece no Varaha Purana.


Tarana & friends - Om Namo Bhagavate Vasudevaya

quarta-feira, 29 de março de 2023

Redação - Como começar uma redação

CONCURSO DE ITAPEVI - VUNESP 2023. Professor Júnior resolve questões de Matemática específicas para o cargo de Professor de Educação Básica

Sri Rama Navami aparecimento transcendental de Sri Ramacandra - 30 de março de 2023. jejum até o por do sol.

Sri Rama Navami é o dia auspicioso do aparecimento do Senhor Sri Ramachandra. Sri Ramachandra apareceu no mês de Chaitra (março-abril), no nono dia da lua crescente (Chaitra Masa, Shukla Paksha, Navami Tithi) e este dia em particular é celebrado como Sri Rama Navami todos os anos.

Sri Ramachandra apareceu como o filho de Dasharatha, o rei de Ayodhya, que veio da dinastia de Maharaja Ikshvaku (também conhecido como Raghu vamsha). Dasharatha teve três esposas: Kaushalya, Kaikeyi e Sumitra, mas não teve filhos. Seguindo o conselho de Maharishi Vashishtha, o rei realizou um Putra Kameshti Yajna. Como resultado, as três esposas conceberam filhos. Kaushalya deu à luz Rama e Kaikeyi deu à luz Bharata. Sumitra deu à luz os gêmeos: Lakshmana e Shatrughna.

A vida e as atividades de Sri Rama são explicadas em detalhes pelo grande sábio Valmiki no épico Ramayana. Uma versão resumida do Ramayana narrado por Shukadeva Goswami para Parikshit Maharaja está incluída no nono canto do Srimad-Bhagavatam (Bhagavata Purana).


Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

PROCESSO SELETIVO PARA TRABALHAR COMO PROFESSOR EVENTUAL EM ESCOLA PÚBLI...

QUANTO EU GANHO COMO PROFESSORA EVENTUAL? - CONTO TUDO

"Mudança Cultural" Silvio Matos

Diferença de sruti para smrti: Sri Bhaktivedanta Swami Prabhpada Uvaca





Sruti (em sânscrito "aquilo que é ouvido") refere-se aos quatro Vedas e os Upanishads, e foram inicialmente recebidos por Brahma do Senhor Supremo, Krsna, e transmitido em sucessão discipular.


Os smrtis (em sânscrito "aquele que é lembrado" ou "memória") são a literatura compilada por sábios autorrealizados, com base em suas realizações do sruti.É o conjunto de textos sagrados que nos fazem lembrar-nos de Sri Bhagavan. São os Puranas, os dharma-sastras como o Manu-samhita, os seis vedangas (seis segmentos suplementares dos Vedas) e os Itihasas (histórias).





Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

terça-feira, 28 de março de 2023

Sapatas E Sua Importância Na Construção Civil. Por João Maria Andarilho.

O que são sapatas e qual a sua função em uma obra? -

O que são sapatas

O que são sapatas?

Sapata é a parte mais larga e inferior de um alicerce. De acordo com a NBR 6122/2010, é definida como “elemento de fundação superficial, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim”.

Além dessa, a NBR 6118 define sapatas como “estruturas de volume usadas para transmitir ao terreno as cargas de fundação, no caso de fundação direta”.

Em outras palavras, ela é de extrema importância por fazer a sustentação do peso da construção, aumentando a distribuição da carga no solo. Assim, a segurança e resistência dos mais variados tipos de obras passam a estar garantidas.

No geral, ela tem a base em planta quadrada, retangular ou trapezoidal. A utilização é indicada caso as sondagens de reconhecimento do subsolo indiquem a presença de argila rija, entre outras situações.

Uma boa sapata depende fundamentalmente do concreto e da ferragem, e tem o interior constituído de malha de ferro.

Quais os tipos de sapatas?

Há diversos tipos de sapatas. Entre as mais comuns e básicas, estão: isolada, corrida, associada e viga alavanca/viga de equilíbrio. A seguir, conheça em detalhes cada uma delas.

Sapata isolada

A sapata isolada é um elemento de concreto de forma piramidal (retangular) nos pontos que recebem as cargas dos pilares. Na realidade, as formas que a sapata isolada pode ter em planta são muito variadas, mas a retangular é a mais comum. Como ficam isoladas, essas sapatas são interligadas pelo baldrame.

Trata-se de um dos tipos de fundações superficiais mais simples e comuns na construção civil. Mesmo assim, é indicada para a composição de fundações assentadas em terrenos firmes.

image1 (2)

Sapatas isoladas em uma construção.

Sapata corrida

Já a sapata corrida é uma pequena laje armada colocada ao longo da alvenaria que recebe o peso das paredes, distribuindo-o por uma faixa maior do terreno. É aquela sujeita à ação de uma carga distribuída linearmente ou de pilares ao longo de um mesmo alinhamento.

Esse tipo de sapata é comum em construções de pequeno porte. Como exemplo, podem ser citadas casas e edificações de baixa altura, galpões, muros de divisa e de arrimo, paredes de reservatórios e piscinas, entre outros.

Geralmente não há necessidade de usar máquinas especiais para a escavação. Assim como a anterior, é também indicada para a composição de fundações assentadas em terrenos firmes.

image2

Sapata corrida em uma construção.

Sapata associada

A sapata associada é também chamada de sapata combinada. É aquela comum a mais de um pilar. Ou seja, ela transmite ações de dois ou mais pilares, sendo utilizada como alternativa quando a distância entre duas ou mais sapatas é pequena.

Podemos definir esse tipo como fundação superficial, podendo ser projetada com ou sem uma viga de rigidez.

Esse tipo de fundação é dividido em sapata associada retangular, alavancada e trapezoidal. Tanto a retangular quanto a trapezoidal são sapatas geralmente utilizadas em divisas, quando o espaço é menor que a dimensão da mesma.

Sapata com viga alavanca/viga de equilíbrio

De acordo com a NBR 6122, a sapata com viga alavanca ou viga de equilíbrio é o “elemento estrutural que recebe as cargas de um ou dois pilares (ou pontos de carga) e é dimensionado de modo a transmiti-las centradas às fundações. Da utilização de viga de equilíbrio resultam cargas nas fundações diferentes das cargas dos pilares nelas atuantes”.

Basicamente, é o tipo de fundação utilizado quando a base da sapata não coincide com o centro de gravidade do pilar por estar próximo a alguma divisa ou outro obstáculo. Desse modo, é criada uma viga entre duas sapatas de maneira a suportar o momento fletor gerado pela excentricidade.

image1

Sapata com viga de equilíbrio.

Qual a importância das sapatas em uma obra?

O uso das sapatas na construção civil gera inúmeros benefícios. Um deles é oferecer um trabalho mais eficiente, já que são materiais construídos de forma direta no solo, dentro de alguma escavação. Além disso, entre as fundações rasas, as sapatas são as estruturas que aguentam maior capacidade de carga.

Entre as principais vantagens do uso desse elemento, destacam-se:

  • Baixo custo;
  • Rapidez de execução;
  • Capacidade de construção sem equipamentos;
  • Capacidade de construção sem ferramentas especiais;

Em resumo, uma fundação em sapatas bem dimensionada pode ser executada com pouca escavação e baixo consumo de concreto.

Como é o processo de execução de uma sapata?

É de conhecimento geral que a execução de uma sapata, por parte de profissionais qualificados, é uma tarefa um tanto quanto simples. Mas é preciso ficar atento ao fato de que a sapata de cota mais baixa deve ser executada primeiro. E, de acordo com a NBR 6122, nenhuma sapata deve ter dimensão menor do que 60cm.

A seguir, confira como funciona o processo de execução de uma sapata:

  • Seguindo a orientação do projeto de fundações, inicia-se a escavação da área a receber as sapatas até a cota de apoio;
  • Com a área escavada e compactada, o passo seguinte é aplicar uma camada de concreto magro no fundo do terreno escavado e nas laterais. Essa camada de regularização deve ter no mínimo 5 cm de espessura. A função é proteger a armadura da sapata contra a umidade do solo;
  • As laterais também precisam receber concreto. Nesse caso, elas devem ser apenas chapiscadas;
  • Com a vala preparada, inicia-se a marcação dos pilares. Para tanto, são fixadas estacas de madeira nos pontos indicados pelo projetista;
  • Colocam-se, então, espaçadores na superfície de apoio onde foi aplicado o concreto magro, para evitar que o cobrimento do aço não seja atendido;
  • Insere-se a armação, sempre seguindo a orientação do projeto de fundações;
  • Com o auxílio de arames de aço, são presos também os ferros especiais de arranque dos pilares;
  • Realiza-se a concretagem da sapata;
  • Depois de curado o concreto, realiza-se a desforma da sapata e o devido reaterro da cava da sapata.

A importância do concreto para fundações

O concreto utilizado nas fundações deve apresentar propriedades específicas para desempenhar seu papel com segurança. Deve assegurar resistência às agressões do solo e garantir uma concretagem bem-sucedida, além de não sofrer rupturas ou deformações que comprometam a construção.

O primeiro passo para produzir um concreto adequado às exigências de um projeto de fundações é a elaboração de uma sondagem consistente.

No caso de fundações, é imprescindível contar com materiais de qualidade. Outro ponto importante é a quantidade de cada um dos elementos que compõem a mistura.

É válido salientar a importância do uso de produtos que garantam a durabilidade da estrutura, como a sílica ativa. Além de aumentar a durabilidade do concreto, prevenindo contra os ataques químicos (fechando os poros para o solo sulfatado, íons cloreto) e o calor de hidratação (com a redução do cimento) ela também aumenta consideravelmente a resistência do concreto e a diminuição da absorção da água do solo. Outro ponto importante para a durabilidade dessas estruturas, é a utilização da sílica ativa para a prevenção da reação álcali-agregado, muito comum em elementos de fundação.

Agora é sua vez de compartilhar seus conhecimentos e dúvidas com relação às sapatas e às funções desses elementos em uma obra. E continue seguindo nossas publicações para ficar ainda mais por dentro dos assuntos relacionados à construção civil.

NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 6118 
Projeto de estruturas de concreto - Procedimento

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

Indicação de Leitura 57 . Blog do João Maria andarilho




 





A Índia é muito menos violenta do que o Brasil









Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidsahre está com erro entre em contato.

Funções do QUÊ e do SE: Português Sensacional



USO DOS PORQUÊS Português Sensacional




Sensacional dica sobre uso dos Porquês. Chegou a hora da sua aprovação! Cursos online de gramática, redação, concursos, ENEM no www.portuguessensacional.com




DICAS DE PORTUGUÊS: USO DO PORQUE, PORQUÊ, POR QUE OU POR QUÊ

O uso dos porquês é um dos assuntos da língua portuguesa que mais causa dúvidas entre os falantes. Para que o emprego dos porquês seja feito de forma correta, é essencial entender e distinguir as quatro formas: porque, porquê, por que ou por quê.

Quando usar porque?

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Porque pode ser substituído por:

  • pois;
  • visto que;
  • uma vez que;
  • por causa de que;
  • dado que;

Exemplos com porque

  • Choro porque machuquei o pé.
  • Ela não foi à escola porque estava chovendo.

Substituição do porque

  • Choro pois machuquei o pé.
  • Choro visto que machuquei o pé.
  • Ela não foi à escola pois estava chovendo.
  • Ela não foi à escola uma vez que estava chovendo.

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo.

Quando usar por que?

Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Por que interrogativo

Possuindo um caráter interrogativo, por que é usado para iniciar uma pergunta, podendo ser substituído por:

  • por que motivo;
  • por qual motivo;
  • por que razão;
  • por qual razão.

Exemplos com por que (interrogativo)

  • Por que você não foi dormir?
  • Por que não posso sair com meus amigos?

Substituição do por que (interrogativo)

  • Por qual motivo você não foi dormir?
  • Por qual razão você não foi dormir?
  • Por qual motivo não posso sair com meus amigos?
  • Por qual razão não posso sair com meus amigos?

Com este uso, por que é formado pela preposição por seguida do pronome interrogativo que.

Por que relativo

Estabelecendo uma relação com um termo antecedente, por que é usado como elo de ligação entre duas orações, podendo ser substituído por:

  • pelo qual;
  • pela qual;
  • pelos quais;
  • pelas quais;
  • por qual;
  • por quais.

Exemplos com por que (relativo)

  • Não achei o caminho por que passei.
  • As razões por que fui embora são pessoais.

Substituição do por que (relativo)

  • Não achei o caminho pelo qual passei.
  • Não achei o caminho por qual passei.
  • As razões pelas quais fui embora são pessoais.
  • As razões por quais fui embora são pessoais.

Com este uso, por que é formado pela preposição por seguida do pronome relativo que.

Quando usar por quê?

Por quê (separado e com acento) é usado em interrogações. Aparece sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final.

Por quê pode ser substituído por:

  • por qual motivo;
  • por qual razão.

Exemplos com por quê

  • Você não comeu? Por quê?
  • O menino foi embora e nem disse por quê.

Substituição do por quê

  • Você não comeu? Por qual motivo?
  • Você não comeu? Por qual razão?
  • O menino foi embora e nem disse por qual motivo.
  • O menino foi embora e nem disse por qual razão.

Por quê é formado pela preposição por seguida do pronome interrogativo tônico quê.

Quando usar porquê?

Porquê (junto e com acento) é usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo.

Aparece quase sempre junto de um artigo definido (o, os) ou indefinido (um, uns), podendo também aparecer junto de um pronome ou numeral.

Porquê pode ser substituído por:

  • o motivo;
  • a causa;
  • a razão.

Exemplos com porquê

  • Todos riam muito e ninguém me dizia o porquê.
  • Gostaria de saber os porquês de ter sido mandada embora.

Substituição do porquê

  • Todos riam muito e ninguém me dizia o motivo.
  • Todos riam muito e ninguém me dizia a razão.
  • Gostaria de saber os motivos de ter sido mandada embora.
  • Gostaria de saber as causas de ter sido mandada embora.

Porquê é um substantivo masculino, podendo sofrer flexão em gênero: o porquê, os porquês.

Dicas para o uso dos porquês

Por que = Usado no início das perguntas.
Por quê? = Usado no fim das perguntas.
Porque = Usado nas respostas.
O porquê = Usado como um substantivo.

 Paulo Roberto Ribeiro

fonte. 

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

segunda-feira, 27 de março de 2023

Univesp abre inscrições para Vestibular 2023 _ Univesp terminam no dia 30/03/2023 polo Amricana -SP




A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abre nesta próxima segunda-feira (06/02), às 10h, as inscrições para 25.350 vagas do Vestibular anual 2023, destinadas a 419 polos, de 366 municípios (capital, interior e litoral). São oferecidos nove cursos, com três eixos básicos de ingresso, via processo seletivo: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção). As inscrições terminam no dia 30/03, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 28/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 19/05. O início das aulas está previsto para o final de julho de 2023.

O custo da inscrição é de R$ 51,75. Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2020, 2021 e 2022, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. Caso a nota do ENEM 2022 não seja divulgada até o dia 30/03, não valerá para esse processo seletivo. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.

Do dia 06/02, até às 23h59, do dia 09/02, as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção da taxa. No mesmo período, também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007, aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação e que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou desempregados. Os benefícios são concedidos no site do vestibular. No momento da inscrição, basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.

Em caso de dúvidas, o candidato poderá acessar o “Fale Conosco” do site da Vunesp, banca realizadora do vestibular: www.vunesp.com.br/faleConosco, e encaminhar sua mensagem ou, ainda, entrar em contato com o “Disque Vunesp”, por meio do telefone (11) 3874-6300, em dias úteis, das 08h às 18h.

A prova será realizada no dia 28/05, às 13h, de forma presencial nas cidades que englobam diversas regiões do Estado de São Paulo. A empresa organizadora seguirá todas as recomendações sanitárias de prevenção à Covid-19, em vigência na data. O candidato deverá seguir imediatamente para o ambiente da prova e evitar aglomerações.  A lista completa dos locais dos exames também estará disponível em: vestibular.univesp.brno dia 19/05/23. O gabarito oficial será divulgado em 29/05, no site do vestibular.

Cursos

Os alunos do Eixo de Computação farão a escolha entre os três cursos, após um ano e meio: Bacharelado em Tecnologia da Informação - BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos). Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração). Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos). O modelo garante ao discente mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento do itinerário formativo, além de ter a integração com graduandos de outras habilitações, o que contribui para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares.

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores. Já os polos, são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades, como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas. Todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/univesptv .

Saiba mais sobre os cursosunivesp.br/cursos

CONFIRA TABELA DE VAGAS POR POLO, NO LINK:  https://univesp.br/sites/58f6506869226e9479d38201/assets/63dd1b507c1bd13939faaee0/Vestibular_2023_-_...

Acesse a portaria completa do Vestibular 2023: vestibular.univesp.br

Cronograma do Vestibular

Datas

Eventos

Das 10h do dia 06/02 até as 23h59 do dia 30/03/23

Inscrição para o Processo Seletivo Vestibular no site: vestibular.univesp.br (todas as etapas descritas no cronograma estarão no endereço)

Das 10h do dia 06/02 até as 23h59 do dia 09/02/23

Inscrição para isenção e redução de taxa de inscrição

28/02/23 ( a partir das 14h)

Divulgação do resultado da análise dos pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição

01 e 02/03/23

Recurso referente ao indeferimento do pedido de redução da taxa de inscrição por meio do site: vestibular.univesp.br

10/03/23 (a partir das 14h)

Divulgação da análise dos recursos dos pedidos de redução da taxa de inscrição.

19/05/23 (a partir das 14h)

Publicação oficial dos locais de prova e Convocação para as Provas (vestibular.univesp.br)

28/05/23 (às 13h)

Aplicação da prova objetiva e redação

29/05/23

Divulgação do Gabarito Oficial da prova

29 e 30/05/23

Interposição de recursos contra o gabarito

03/07/23 (a partir das 14h)

Publicação oficial do resultado no site: vestibular.univesp.br

03/07/2023 (às 10h)

Publicação da 1ª chamada no site do vestibular

05 a 10/07/23

Data para os candidatos convocados na 1ª chamada efetivarem a matrícula.

12/07/23

Publicação da 2ª chamada no site: vestibular.univesp.br

13 a 17/07/23

Data para os candidatos convocados na 2ª chamada efetivarem a matrícula.

19/07/23

Publicação da 3ª chamada no site: vestibular.univesp.br

20/07 e 21/07/23

Data para os candidatos convocados na 3ª chamada efetivarem a matrícula.

24/07/23

Início do período letivo

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 92% da população paulista.




A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) vai abrir, a partir do dia 06 de fevereiro, às 10h, as inscrições para o Vestibular 2023. Serão oferecidas 25.440 vagas, distribuídas por 420 polos de 366 municípios do Estado de São Paulo. Em Americana, serão disponibilizadas 150 vagas em nove cursos de três diferentes eixos: Letras, Matemática e Pedagogia (Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Negócios e Produção).

O Secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, destacou a importância da chegada da Univesp na cidade: "Ter um polo da Univesp é uma grande fonte de orgulho para Americana, oferecendo ensino superior gratuito e de qualidade aos seus habitantes. O polo da Univesp no CIEP Cidade Jardim tem um excelente desempenho graças ao comprometimento dos profissionais da unidade e da equipe da Secretaria de Educação, que trabalham constantemente para manter o programa ativo."

Os alunos do polo em Americana contam com uma infraestrutura completa, incluindo computadores, impressoras e acesso à internet, além de realizarem atividades pedagógicas, provas e discussões em grupo. O polo também oferece serviços de secretaria acadêmica e ajuda para esclarecimento de dúvidas.

As inscrições para o Vestibular 2023 podem ser feitas até o dia 30 de março, às 23h59, através do site vestibular.univesp.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 51,75 e não há limitação de idade, desde que o candidato tenha concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. No período de 09 de fevereiro até 23h59, pessoas registradas no Cadastro Único do Governo Federal terão isenção da taxa. No mesmo período, candidatos que preencherem certos requisitos, como estar regularmente matriculados no Ensino Médio ou equivalente, podem ter redução de 50% no valor da taxa de inscrição. 

https://tododia.com.br/cidades/americana/inscricoes-para-o-vestibular-2023-da-univesp-comecam-na-proxima-segunda-feira


Provas anteriores.


Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

Quem corrige o zombador atrai ignomínia, quem repreende o ímpio, a desonra...

  "Quem corrige o zombador atrai ignomínia, quem repreende o ímpio, a desonra. Não repreendas o zombador porque te odiará, repreende o ...