domingo, 16 de junho de 2024

Sri Ganga Mata Goswamini dia auspicioso de seu aparecimento hoje dia 16/06/2024 domingo.



Sri Ganga Mata Goswamini

Om Vishnupad 108 Tridandi Swami Sri Srimat Bhakti Sravan Tirtha Goswami Maharaj ki Jai !!

 

O Gaudiya Vaishnavismo foi abençoado com várias mulheres Gurus importantes que foram capacitadas por Sri Gauranga Mahaprabhu para servir como 'pontes' espirituais em tempos em que houve longas lacunas na sucessão discipular.

Essas figuras importantes foram Sita Thakurani, esposa de Sri Advaita Acharya; Janhava Thakurani, shakti do Senhor Nityananda; Hemlata Thakurani, filha de Srinivas Acharya e contemporânea de Janhava Thakurani; Gaurangapriya, a segunda esposa e discípula de Srinivas Acharya; Krishnapriya e Vishnupriya, duas irmãs renunciantes, filhas e discípulas do principal discípulo de Narottama Das, Ganganarayan Chakravarti; Ganga Mata Goswami, filha do zamindar de Puntiya.

O zamindar de Puntiya, Naresh Narayana, foi influenciado e abençoado por Srinivas Acarya e recebeu a misericórdia dos Vaishnavas. Ele assim aceitou o dharma Vaishnava.

Sua filha Sachi devi nasceu em Puntiya, no distrito de Rajashahi, no atual Bangladesh. Desde a infância, Sachi Devi foi indiferente à vida familiar e devotada a Krishna. Seus pais perceberam isso e queriam vê-la casada o mais rápido possível, mas Sachi disse a eles que ela se recusava a aceitar qualquer mortal como marido. Quando ela anunciou sua determinação de permanecer solteira dessa maneira, seus pais nada puderam fazer para fazê-la mudar de ideia. Quando sua mãe morreu, Sachi Devi saiu de casa e partiu em peregrinação que a levou primeiro a Puri e depois a Vrindavan.

Sacidevi dasi recebeu iniciação de Shri Haridas Pandit Goswami, o grande adorador de Shri Govindaji em Vrindavan e começou a realizar seu bhajan em Vrindavan. Mais tarde ela continuou sua sadhana no Radha Kunda.
Ao chegar em Vrindavan Dhama, ela conheceu Sri Haridas Goswami e sentiu que toda a sua peregrinação estava cumprida. Ela queria receber a iniciação dele, mas ele hesitou no início por causa de sua rica origem familiar. Mais tarde, porém, quando ele viu seu ascetismo e sua inabalável determinação de se dedicar à vida devocional pura, ele deu-lhe iniciação no mantra de dezoito sílabas. Este evento aconteceu no templo Govindaji no Chaitra Shukla Ekadashi.

Após ter recebido a misericórdia de seu guru, ela começou a praticar bhajana intenso, subsistindo através de madhukari, ou seja, mendigando de porta em porta por comida. Depois de um ano dessa intensa atividade devocional, seu mestre espiritual lhe disse para morar em Radha Kund com sua tia e irmã espiritualmente avançada, Lakshmipriya, que cantava regularmente três lakhs de naam todos os dias. Como parte de sua prática espiritual regular, os dois circundavam diariamente Sri Govardhana Giri.

Depois de vários anos de tal prática no Radha Kund, quando Sachi estava muito avançada em sua vida devocional, seu Guru a enviou a Purushottam Kshetra para reviver e restaurar a casa de Sarvabhauma Bhattacharya, que estava em ruínas. Obedecendo às instruções de seu Guru, Sachi Devi foi para Jagannath Puri e fez o voto kshetra-sannyasa.

Entre outros, o rei Mukundadeva de Jagannath Puri e vários sevaites de Jagannath receberam diksa dela. Ela também foi uma oradora eloquente e explicou o Srimad Bhagavata para grandes audiências.

No dia de Ganga Sagara ela desejou banhar-se no Ganges. Naquela noite, o Ganges veio dos pés de lótus do Senhor Jagannath até seu ashram e permitiu que ela se banhasse. Entrando nas águas de Ganga devi, ela flutuou até os pés de lótus de Jagannath Swami em Jagannath Puri. De manhã cedo, quando os pujaris destrancaram as portas e abriram os portões, eles a descobriram.

Pensando que ela era uma ladra, eles imediatamente a colocaram na prisão. Mas o Senhor Jagannath, vendo esse erro, apareceu no sonho tanto para o rei quanto para o chefe pujari, ordenando-lhes que libertassem imediatamente Sacidevi da prisão e recebessem iniciação dela.

As glórias de Sacidevi dasi se espalharam por Puri e Sacidevi dasi foi rapidamente libertado por ordem de Jagan¬nath Swami. A partir dessa época ela ficou famosa como Ganga-mata Goswamini.

Em Jaipur existe uma Deidade chamada Shri Shyama Raya que era adorada por um brâmane. Esta Deidade apareceu ao brâmane em seu sonho e disse-lhe que deveria levá-lo para Puri e entregá-lo a Gangamata Goswamini. Seguindo a ordem da Deidade, o Brâmane foi até Puri e apresentou Shri Shyama Raya a ela. Por ordem de Gangamata Goswamini, o rei renovou o antigo palácio de Shri Sarvabhauma Bhattracarya e ela então estabeleceu Shri Shyama Raya, e Ele ainda é adorado lá hoje.

Ganga Mata Goswamini foi iniciada na linha da shakti de Gauranga, Srila Gadadhara Pandit Goswami, por Haridas Goswami. Isto é descrito no Chaitanya Charitamrita. Ananta Acharya foi discípulo de Gadadhara Pandit. Pandit Haridas era o discípulo amado de Sri Ananta Acharya.

De acordo com Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur, Ananta Acharya era Sudevi, uma das oito principais Gopis. Isto é afirmado no Gaura-ganoddesha-dipika, versículo 165, como segue: 'Ananta Acharya Goswami era anteriormente Sudevi-gopi em Vraja [Vrindavan].'

De acordo com a sucessão discipular que dele descende no famoso mosteiro Ganga-mata, ele é conhecido como Vinoda manjari. Um de seus discípulos foi Haridas Pandit Goswami, também conhecido como Sri Raghu Gopal e como Sri Rasa manjari. Ele teve dois discípulos importantes: Lakshmipriya e sua sobrinha, Ganga Mata, filha do Raja de Puntiya.


Jai Sri Radhey!

Jai Guru!


Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.

Nenhum comentário: