terça-feira, 18 de junho de 2024

Vaniquotes - a essência compilada do conhecimento védico: Vivasvan é o nome particular da atual divindade predominante do sol, geralmente chamada de Surya, o deus do sol.

Vivasvan é o nome particular da atual divindade predominante do sol, geralmente chamada de Surya, o deus do sol

Expressões pesquisadas:
“Ele geralmente é chamado de Surya” | "Hiranyagarbha" | "Surya-narayana" | "Vairaja" | "Vivasvan é o nome da atual divindade predominante do sol." | "Vivasvan" | "Vivasvan. Ele é uma pessoa" | “no sol existe uma divindade predominante chamada Vivasvan” | "o deus-sol" | "existe o deus-sol"

Srimad BhagavatamSB Canto 4 Em cada planeta existe uma divindade predominante. Compreende-se no Bhagavad-gītā que no sol existe uma divindade predominante chamada Vivasvān.
SB 4.22.54, Significado :

Em cada planeta existe uma divindade predominante. Compreende-se do Bhagavad-gītā que no sol existe uma divindade predominante chamada Vivasvān . Da mesma forma, existe uma divindade predominante na lua e nos vários planetas. Na verdade, as divindades predominantes em todos os outros planetas são descendentes das divindades predominantes do Sol e da Lua. Neste planeta Terra existem duas dinastias kṣatriya, e uma vem da divindade predominante do sol e a outra da divindade predominante da lua. Essas dinastias são conhecidas como Sūrya-vaṁśa e Candra-vaṁśa respectivamente. Quando a monarquia existia neste planeta, o membro principal era um dos membros da dinastia Sūrya, ou Sūrya-vaṁśa, e os reis subordinados pertenciam aos Candra-vaṁśa. Contudo, Mahārāja Pṛthu era tão poderoso que podia exibir todas as qualidades das divindades predominantes em outros planetas.

Na era moderna, as pessoas da Terra tentaram ir à Lua, mas não conseguiram encontrar ninguém lá, o que falar de encontrar a divindade predominante da Lua. A literatura védica, entretanto, nos informa repetidamente que a Lua está cheia de habitantes altamente elevados, contados entre os semideuses. Estamos, portanto, sempre em dúvida sobre que tipo de aventura lunar os cientistas modernos deste planeta Terra empreenderam.SB Canto 5 Sūrya é a vida e a alma deste universo, e existem inúmeros universos para os quais um deus-sol é a vida e a alma.
SB 5.20.46, Significado :

Todas as entidades vivas, incluindo semideuses, seres humanos, animais, pássaros, insetos, répteis, trepadeiras e árvores, dependem do calor e da luz fornecidos pelo deus-sol do planeta sol. Além disso, é por causa da presença do Sol que todas as entidades vivas podem ver e, portanto, ele é chamado de drṛg-īśvara, a Personalidade de Deus que preside a visão."

A este respeito, Śrīla Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura diz, sūrya ātmā ātmatvenopāsyaḥ. A verdadeira vida e alma de todas as entidades vivas neste universo é o sol. Ele é, portanto, upāsya, adorável. Adoramos o deus-sol cantando o mantra Gāyatrī (oṁ bhūr bhuvaḥ svaḥ tat savitur vareṇyaṁ bhargo devasya dhīmahi). Sūrya é a vida e a alma deste universo, e existem inúmeros universos para os quais um deus-sol é a vida e a alma, assim como a Suprema Personalidade de Deus é a vida e a alma de toda a criação. Temos informações de que Vairāja , Hiraṇyagarbha , entrou no grande e monótono globo material chamado sol. Isto indica que a teoria defendida pelos chamados cientistas de que ninguém vive lá está errada. O Bhagavad-gītā também diz que Kṛṣṇa primeiro instruiu o Bhagavad-gītā ao deus-sol (imaṁ vivasvate yogaṁ proktavān aham avyayam ( BG 4.1 )). Portanto o sol não está vazio. É habitado por entidades vivas, e a divindade predominante é Vairāja , ou Vivasvān . A diferença entre o Sol e a Terra é que o Sol é um planeta ígneo, mas todos ali têm um corpo adequado e podem viver ali sem dificuldade.

Sri Caitanya-caritamrtaCC Madhya-lila Vivasvān é o nome da atual divindade predominante do sol. Ele é geralmente chamado de Sūrya, o deus do sol, mas também tem seu próprio nome particular.
CC Madhya 21.60, Significado :

“Quando Kṛṣṇa foi informado disso, Ele imediatamente perguntou ao porteiro: "Qual Brahmā? Qual é o nome dele?" O porteiro, portanto, voltou e questionou o Senhor Brahmā."

A partir deste versículo podemos entender que Brahmā é o nome do posto e que a pessoa que ocupa o posto também tem um nome específico. Do Bhagavad-gītā: imaṁ vivasvate yogam ( BG 4.1 ).

Vivasvān é o nome da atual divindade predominante do sol. Ele é geralmente chamado de Sūrya , o deus do sol , mas também tem seu próprio nome particular. O governador do estado é geralmente chamado de rāja-pāla, mas ele também tem seu próprio nome individual. Como existem centenas e milhares de Brahmās com nomes diferentes, Kṛṣṇa queria saber qual deles tinha vindo vê-Lo.

PalestrasPalestras sobre o Bhagavad-gita como ele é No quarto capítulo, o Senhor diz: “Há muito tempo, em primeiro lugar, descrevi este karma-yoga para Vivasvān”. Vivasvān significa Sūrya, o deus-sol, deus-sol.
Palestra sobre BG 4.1 e Revisão - Nova York, 13 de julho de 1966 :

Até agora discutimos no terceiro capítulo. Agora, hoje começaremos no quarto capítulo, o que o Senhor diz a Kṛṣṇa, er, Arjuna. Agora, “śrī-bhagavān uvāca:” O Senhor diz:

imaṁ vivasvate yogaṁ proktavān aham avyayam
vivasvān manave prāha
manur ikṣvākave 'bravīt

Agora, isso é muito importante. No quarto capítulo o Senhor diz que “Há muito tempo atrás, em primeiro lugar, descrevi este karma-yoga para Vivasvān ”. Vivasvān significa Sūrya, o deus-sol , deus-sol.

Existe uma entidade viva principal que é chamada de deus do sol, Sūrya Nārāyaṇa. Ou, na linguagem do Bhagavad-gītā, ele é chamado Vivasvān.
Palestra sobre BG 4.1 e Revisão - Nova York, 13 de julho de 1966 :

Assim como este planeta é predominante apenas pela Terra, da mesma forma, existem variedades de planetas no universo. Algum planeta é predominantemente aéreo; algum planeta é predominantemente água; algum planeta é predominante pelo fogo. Da mesma forma, o planeta Sol é dominado pelo fogo. Existem também entidades vivas, e existe uma entidade viva principal que é chamada de deus-sol , Sūrya Nārāyaṇa . Ou, na linguagem do Bhagavad-gītā, ele é chamado Vivasvān . Na linguagem do Bhagavad-gītā.

Assim como em cada planeta existe um chefe... Assim como no seu país, o chefe é o Presidente Johnson, da mesma forma, em cada planeta, há um chefe. Antigamente, também neste planeta, havia um rei. Podemos deduzir da história do Mahābhārata que cinco mil anos antes havia apenas um rei deste planeta, uma bandeira e um regimento. Obtemos esta informação do Mahābhārata. Gradualmente, o mundo foi dividido em muitos estados, e podemos ver centenas de bandeiras nos Estados Unidos, er, Nações. Mas da mesma forma, o exemplo é que no planeta Sol há uma pessoa principal que é chamada Vivasvān , que é chamada Vivasvān .

Portanto, o Senhor Kṛṣṇa diz que “Esta ciência do karma-yoga, o que estou apenas tentando explicar a você, não é uma coisa nova, mas primeiro falei sobre este karma-yoga para Vivasvān ”. Vivasvān significa o deus do sol . E então Ele diz que vivasvān manave prāha: " Vivasvān " - significa o deus-sol - "novamente repetiu a mesma coisa para seu filho, que é chamado Manu."

No momento atual, a Deidade predominante no planeta Sol é chamada Vivasvān.
Palestra sobre Palestra BG - Ahmedabad, 8 de dezembro de 1972 :

Kṛṣṇa disse que "Em primeiro lugar, eu descrevi, eu instruí este sistema de yoga, sistema de bhakti-yoga, Bhagavad-gītā, para Vivasvān , o deus do sol , e o deus do sol , cujo nome é Vivasvān ..." O particular o nome também é fornecido. Não é vago que... No presente momento, a Deidade predominante no planeta Sol é chamada Vivasvān . Então ele falou esta filosofia do Bhagavad-gītā para seu filho, vivasvān manave prā..., Manu. Manu é a pessoa original da sociedade humana. Manuṣya. Homem. Então Manu falou com seu filho, Ikṣvāku. Mahārāja Ikṣvāku. Ele é a primeira pessoa do sūrya-vaṁśa. Existem duas famílias kṣatriya: uma, candra-vaṁśa, vinda da Lua, e outra do Sol, Vivasvān . Portanto, Mahārāja Ikṣvāku é a personalidade original nos sūrya-vaṁśa kṣatriyas nos quais o Senhor Rāmacandra apareceu. Portanto, desta forma, existe o sistema paramparā.

Palestras do Srimad-Bhagavatam Assim como temos um presidente, ele tem um nome específico, da mesma forma, o presidente do globo solar se chama Sūrya, Sūryadeva. Mas ele tem um nome específico. Portanto, no momento presente, a divindade predominante do globo solar é chamada Vivasvān.
Palestra sobre SB 1.2.11 - Tirupati, 26 de abril de 1974 :

Quando dizemos Brahman, Brahman impessoal, ou quando falamos Paramātmā, ou quando falamos de Bhagavān, a Suprema Personalidade de Deus, não há diferença entre esses três termos. Assim como o sol, o globo solar e o deus-sol . De acordo com o Bhagavad-gītā, obtivemos o nome da divindade predominante no globo solar. Imaṁ vivasvate yogaṁ proktavān aham avyayam ( BG 4.1 ). Isto é dito no Bhagavad-gītā. Primeiro de tudo, Kṛṣṇa diz: “Há muito, muito tempo, milhões de anos atrás, eu falei esta filosofia do Bhagavad-gītā para Vivasvān ”. Vivasvān significa a atual divindade predominante do globo solar. Assim como temos um presidente, da mesma forma, mas ele tem um nome específico, da mesma forma, o presidente do globo solar se chama Sūrya, Sūryadeva. Mas ele tem um nome específico.

Portanto, no momento atual, a divindade predominante do globo solar é chamada Vivasvān . Portanto, este Vivasvān ou o deus-sol e o globo solar e a luz do sol, eles não são diferentes. Todos eles são leves. Sem luz no globo solar, quanta luz emana? Assim, portanto, os habitantes do globo solar têm o corpo feito de fogo. Portanto, tudo está brilhando. E nós, de lugar distante, vemos o globo solar também brilhando. E o sol também está brilhando.

Dentro do globo solar está o deus do sol, Vivasvān. Ele é uma pessoa, Sūrya-nārāyaṇa.
Palestra sobre SB 2.9.4 - Japão, 22 de abril de 1972 :

Então você realiza a Verdade Absoluta em diferentes estágios, no início como Brahman impessoal, Brahman impessoal. Assim como você percebe o sol como luz solar impessoal e, em seguida, como um globo solar localizado. Mas se você for capaz de entrar no globo solar, então você verá o deus do sol , Vivasvān . Depende do seu poder. Mas na verdade, da pessoa, deus-sol, a luz está vindo. Isso é prático. O deus-sol ... Dentro do globo solar está o deus-sol , Vivasvān . Ele é uma pessoa, Sūrya-nārāyaṇa . E há pessoas também nesse globo. Eles estão morando em Sūryaloka.



Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.


Nenhum comentário: