domingo, 2 de junho de 2024

Bhajans - Cânticos Devocionais

Um santo devoto indiano disse: “Se você cantar as glórias de Deus enquanto estiver deitado, o Senhor vai se sentar ao seu lado para ouvir suas canções; se você se sentar e cantar, o Senhor se levantará para ouvir. Se você se levantar e cantar as glórias da Divindade, Ela dançará de alegria! Porém, se você dançar enquanto canta as glórias do Senhor, Ele vai escancarar as portas dos céus para você!

Sri Ramakrishna costumava dizer que nos tornamos puros quando batemos palmas e cantamos as glórias do Senhor! Nossa vida espiritual se fortalece por meio dessa devoção.

O Senhor disse a Narada que Ele (Deus) não é encontrado em sua morada celestial, nem nos corações dos iogues que meditam: "Eu habito aquele lugar onde meus devotos cantam as minhas glórias!"    

Mirabai em êxtase divino. Clique na imagem e conheça Mirabai!

No hinduísmo, bhajans são cantos e músicas devocionais que se referem às glórias do Senhor. É uma prática espiritual importante e Sri Ramakrishna deu muita importância a isso.

Uma sessão de bhajan traz um tipo de alegria muito terapêutica e refinada chamada Bhajanananda. As escrituras devocionais nos ensinam que existem quatro tipos de alegria: a alegria mundana comum do prazer dos sentidos (Vishyananda), que é muito pequena e passageira, a alegria espiritual da devoção ao Senhor (Bhajanananda) que é gratificante, depois a alegria intelectual de se conhecer a Verdade (Jnanananda). Finalmente se segue a felicidade oriunda da total comunhão com a Verdade ou a Realidade (Atmananda ou Brahmananda).

Esta felicidade de natureza mais pura (bhajanananda) evoca no devoto a serenidade da yoga que lhe vai preparando para aquela felicidade perene vivenciada pelas almas plenamente realizadas, onde não mais existe diferença entre Deus e o seu devoto.





Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.

Nenhum comentário:

Conversas sobre Didática,