sábado, 1 de junho de 2024

Mantra Gayatri como contar os mantras no dedo. E cartas de Srila Prabhupada.




Contar o Gayatri


1. Mantenha sua mão direita com a face para cima 

2. Olhe as linhas e os espaços nos dedos.

3. Coloque seu polegar no espaço no meio do dedo anelar (entre as duas linhas) e conte este espaço como 1 

4. Mova o polegar para o espaço da base do dedo e conte 2. 

5. Mova o polegar para o espaço da base do dedo mínimo e conte 3. 

6. Mova o polegar para o espaço entre as 2 linhas do dedo mínimo e conte 4. 

7. Mova o polegar para o espaço superior (ponta) do dedo mínimo e conte 5. 

8. Mova o polegar para o espaço superior (ponta) do dedo anelar e conte 6. 

9. Mova o polegar para o espaço superior (ponta) do dedo médio e conte 7. 

10. Mova o polegar para o espaço superior (ponta) do dedo indicador e conte 8. 

11. Mova o polegar para o espaço do meio (entre as duas linhas) do dedo indicador) e conte 9. 

12. Mova o polegar para a base do dedo indicador e conte 10. 

13. Agora marque isso em sua mão esquerda colocando o polegar no espaço do meio de seu dedo anelar. Cada vez que você contar dez na mão direita, você marcará na esquerda seguindo o mesmo modo de marcação . Quando você chegar na base do dedo indicador da mão esquerda, terá feito 100.Conte mais oito e terá completado uma mala

De acordo com o Gayatri Mahima Madhuri no momento da iniciação Bramânica os sete rios sagrados (Ganga, Yamuna, Godavari, Sarasvati, Narmada,Sindhu e Kaveri) passam a residir na lóbulo da orelha direita. Assim quando se vai evacuar ao dar algumas voltas com o cordão na orelha direita mantém o Yajnopavita (cordão sagrado) puro.

Em relação a contagem com os dedos, é dito que o dedo médio representa Meru e deve-se circum ambular quando se contam os números de Gayatri recitados nos dedos (10 de cada linha).

Assim como na Japa a conta excedente chama-se Meru. Nós Gaudiyas concebemos esta conta excedente como Krsna ;DDD

As formas do Senhor dão satisfação completa a seus devotos.

Um devoto de Narayana (incontáveis) nos planetas Vaikuntha estão completamente satisfeitos. Não pensam em que: "Bem o Senhor Krsna é a fonte de todas as encarnações, portanto vou abandonar o Senhor Narayana e vou para Goloka."

Assim, se alguém quer adorar Sada Siva que eternamente está a meditar no Brahman Supremo em Mahesh Dhama, e desta forma libertar-se do enredamente material ... força !!!

Toda a questão da adoração ao Senhor Siva, é fazê-lo como uma adoração para obter benefícios materiais. Mas se a adoração é feita com propósitos unicamente espirituais ... força !!!

Claro que também devemos considerar que uma Jiva liberada tem poderes incríveis de inclusive participar em várias Lilas simultaneamente. Uma mesma Jiva poderá participar em Krsna Lila, Gaura Lila, Rama Lila, Siva Lila, etc em simultâneo. De facto o próprios Siva participa de Krsna Lila como Gopisvara Mahadeva. O Senhor Balarama participa em todas as Rasas ...

"Mas, embora Arjuna esteja com Krishna em inumeráveis universos materiais diferentes ao mesmo tempo, ainda há somente uma alma espiritual que é Arjuna. Esta alma espiritual expande-se em muitos corpos diferentes e, assim, você pode entender que há também encarnações de devotos, bem como as encarnações de Krishna.

Este é o poder da alma espiritual, que é ilimitado. Tal conceito não pode ser entendido enquanto se está ainda no estado condicionado.

Carta de Srila Prabhupada a Saradiya, 1968."

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Conheço um senhor que é dono de uma grande loja de electrodomésticos cá em Portugal e tem em seu escritório uma imagem de Laksmi e por baixo o Gayatri Mantra, o qual recita todos os dias porque ouviu dizer que é auspicioso e traz boa fortuna ;D

Nunca foi à India, nem é iniciado nem nada. Ele não enloqueceu por recitar o Gayatri. Não no sentido de ter que ir para um hospício ;DDD

Se alguém canta os Gaytris de forma independente sem ser instruido no conceito correcto de cantar para avançar espiritualmente e o faz com propósitos materiais, "enlouquece" por que fica mais apegado materialmente.

Ou ainda, grandes Mayavadis também cantam Hare Krsna e disseminam um conceito errado do Maha Mantra que os leva a fundirem-se no Brahman com tal cantar.

Mas a questão de "enlouquecer" (de ir para um hospício ;D) por vibrar os Gayatris porque não se é Brahmana é uma afirmação a meu ver Smarta de uma classe Brahminica que quer manter um Status de privilégio:"Somente nós, Brahmanas de casta, nascidos em família de Brahmanas podemos recitar os Gayatris, todos os demais que o fizerem irão enlouquecer." ;)))

Qualquer um na Internet tem acesso a todos os Gayatris. Inclusive o Sannyasa ou Babaji Gayatri.

Muitos mestres na tradição Gaudiya quando da primeira iniciação (Harinama) já dão também o Gopala Mantra e Kama Gayatri junto com o Maha Mantra Hare Krsna.

Alguns trechos interessantes do Gayatri Mahima Madhuri de SS Mahanidhi Swami:

"O Maha Mantra Hare Krishna, os Diksa Mantras (Gayatris), e o processo de adorar a Deidade de Krishna trabalham juntos para ajudar a rapidamente atingir a perfeição. Como uma alma condicionada começa a cantar Hare Krishna, ela se torna limpa de contaminação material e é elevada à plataforma de bondade. Tendo alcançado algum pureza interna e externa, a pessoa começa a manifestar qualidades Brahminicas. Então assim recebe Diksa e os Mantras Gayatri apropriados, ela continua cantando o Hare Krishna juntamente com a adoração a forma da Deidade do Senhor e se associa com devotos avançados. Por estas práticas eventualmente sobe para a plataforma transcendental de Visuddha-sattva, bondade pura. Em outras palavras, o fruto de cantar Hare Krishna é auto-purificação e alcançar o abrigo de um Guru fidedigno. O Guru então instrui em consciência de Krishna e dá Diksa (Gayatris). Depois de aceitar Diksa, o fruto do Nama Sankirtana do discipulo será Krishna-prema."

Agora uma parte que considero extremamente importante

"Apesar de não estar de acordo com a tradição, hoje existem alguns Gurus que aceitam discípulos, mas não lhes dão qualquer Diksa (Gayatris) mesmo depois de oito ou nove anos. O padrão de Srila Prabhupada na ISKCON era dar diksa depois de seis meses ou um ano, no máximo. Gurus devem ser liberais e compassivos para com os seus discípulos, dando a misericórdia máxima possível para ajudá-los a progredir no caminho de Prema Bhakti. Seguir os Acaryas antecessores significa defender a tradição Gaudiya de transbordar magnanimidade e compaixão. Apreciando o tremendo poder dos vários Mantras Diksa (Gayatris) transmitida através da linha benevolente preceptorial, os Acaryas presentes devem encontrar formas e meios para dar a misericórdia rapidamente aos discípulos ansiosos e merecedores. O padrão de Srila Prabhupada deve ser o exemplo e a inspiração.

"A qualquer um que tenha uma ligeira tendência para se tornar um devoto deve ser dada uma chance." (Srila Prabhupada, 27/12/69) (SS Mahanidhi Swami)

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