Grade curricular do curso de Filosofia
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Filosofia em uma de nossas faculdades parceiras.
- Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
- Cultura Brasileira
- Didática
- Direitos Humanos e Cidadania
- Educação Ambiental
- Educação Especial
- Educação Sexualidade e Gênero
- Estágio Supervisionado em Filosofia I
- Estágio Supervisionado em Filosofia II
- Estágio Supervisionado em Filosofia III
- Estética
- Filosofia Antropológica
- Filosofia da Ciência
- Filosofia da Educação
- Filosofia da Educação Brasileira
- Filosofia da Linguagem
- Filosofia da Religião
- Filosofia Política
- Gestão Escolar: Teoria e Prática
- Hermenêutica Filosófica
- História da Educação
- História da Educação no Brasil
- História da Filosofia Antiga
- História da Filosofia Contemporânea
- História da Filosofia Medieval
- História da Filosofia Moderna
- História dos Povos Indígenas e Afro-descendentes
- Língua Portuguesa
- Lógica I
- Lógica II
- Metodologia Científica
- Metodologia do Ensino de Filosofia
- Política e Organização da Educação Básica no Brasil
- Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
- Prática de Pesquisa em Filosofia
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Teoria do Conhecimento
- Ética
A teoria da Pirâmide de Aprendizagem foi desenvolvida por William Glasser (1925-2013), um psiquiatra norte americano conhecido por diversos estudos a respeito de saúde mental e comportamento humano na área da educação.
Observe como William Glasser definiu a pirâmide da aprendizagem:
fonte;
Tomar notas: estratégias de aprendizagem com anotações
Tomar notas: estratégias de aprendizagem com anotações
Livro Digital — PDF, EPUB e MOBI
Andréa Silva Moraes & Larissa de Pinho Cavalcanti
1ª Edição. Pipa Comunicação. 2016.
ISBN: 978-85-66530-61-2
100p. : Il., Fig., Quadros. (e-book)
1. Educação. 2. Aprendizagem. 3. Anotações. 4. Estratégias de aprendizagem.
Anote aí!
“O que é anotar? Por que anotar? O que as anotações durante a leitura, as aulas, e a realização de provas revelam sobre nossa cognição e sobre a aprendizagem? Perguntas como essas são respondidas em um texto bem ilustrado com exemplos reais. Tomar Notas é um texto que te faz ler pensando na sua própria forma de anotar e nas anotações de outras pessoas”
— Vera Menezes (UFMG)
- Download PDF: http://goo.gl/IRCJ3K ou via Dropbox
- Download EPUB: http://goo.gl/P2IAKE ou via Dropbox
- Download MOBI: http://goo.gl/Nuauw1 ou via Dropbox
- Leitura online no ISSUU: http://goo.gl/5BW6Z3
Consulte informações sobre cada formato no link: https://www.pipacomunica.com.br/livrariadapipa/formatos/
Considera-se a prática de utilizar anotações uma ponte para o conhecimento e uma porta de entrada para o mundo da escrita, devendo ser estimulada e explorada pedagogicamente, pelos professores, pelos livros didáticos e nas avaliações, em todas as disciplinas.
Andréa Moraes & Larissa Cavalcanti (2017)
ESCREVER À MÃO É MELHOR PARA O APRENDIZADO?
A escrita à mão envolve vários sentidos e é essencial para a memorização e ao desenvolvimento neurológico e motor das crianças
Em termos científicos, aprender a escrever à mão – e praticar a escrita – ativa uma ligação direta com o cérebro, que recebe um feedback das coordenações motoras juntamente à sensação do toque do lápis e do papel para depois nossa visão reconhecer a letra caligrafada. Esse processo é fundamental para a aprendizagem e a memorização, principalmente entre as crianças e os adolescentes. Mas, apesar dessa importância, a pesquisa Alfabetiza Brasil, do Ministério da Educação (MEC), realizada em 2021, apontou que apenas quatro em cada dez crianças do 2º ano do Ensino Fundamental estavam alfabetizadas no país naquele ano, o que acende um alerta para professores e pais incentivarem mais a escrita em sala de aula e dentro de casa. Continue lendo clique aqui.
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