quarta-feira, 31 de julho de 2024

Hoje é dia do Sagrado de Jejum de Sri Kamika Ekadasi dia 31/07/2024 quarta-feira. Lendo e comentando.


Kamika Ekadasi e o TOVP, 2024 - Templo do Planetário Védico

Kamika ekadasi é celebrado como Krishna Paksha ekadasi no mês de Shravan. Observar este ekadasi é considerado tão auspicioso quanto realizar um Ashwamedha Yajna. Como Gaudiya Vaisnavas, nosso principal objetivo durante o ekadasi é diminuir as demandas corporais para que possamos passar mais tempo em seva, especialmente ouvindo e cantando sobre os passatempos e o nome do Senhor.

É recomendado cantar rodadas extras e ficar acordado a noite toda cantando e ouvindo as glórias do Senhor. Também é auspicioso doar aos Vaishnavas e ao serviço do Senhor Krishna no ekadasi.

  NOTA: Kamika ekadasi é observado em 31 de julho em todo o mundo. Consulte o seu calendário local através www.vaisnavacalendar.info.

  Visualize, baixe e compartilhe o Calendário TOVP 2024.

As Glórias de Kamika Ekadasi

Do Brahma-vaivarta Purana

O santo rei Yudhisthira Maharaja disse: “Ó Senhor Supremo, ouvi de Ti as glórias do jejum no Deva-sayani Ekadasi, que ocorre durante a quinzena leve do mês de Ashadha. Agora, gostaria de ouvir de Você as glórias do Ekadasi que ocorre durante a quinzena escura (krishna paksha) do mês de Shravana (julho-agosto). Ó Govindadeva, por favor, seja misericordioso comigo e explique suas glórias. Oh Supremo Vasudeva, eu ofereço minhas mais humildes reverências a Você. ”

O Senhor Supremo, Sri Krishna, respondeu: “Ó Rei, por favor, ouça com atenção enquanto eu descrevo a influência auspiciosa deste dia sagrado de jejum, que remove todos os pecados.
Narada Muni certa vez perguntou ao Senhor Brahma sobre este mesmo assunto.

'Oh regente de todos os seres,' disse Naradji, 'Oh você que se senta sobre um trono de lótus nascido na água, por favor, diga-me o nome do Ekadasi que ocorre durante a quinzena escura do mês sagrado de Shravana. Por favor, também me diga qual divindade deve ser adorada naquele dia sagrado, o processo que se deve seguir para observá-la e o mérito que ela premia. '

O Senhor Brahma respondeu, 'Meu querido filho Narada, para o benefício de toda a humanidade, direi com alegria tudo o que você deseja saber, pois apenas ouvir as glórias do Kamika Ekadasi confere mérito igual ao obtido por alguém que realiza um sacrifício de cavalo. Certamente, grande mérito é alcançado por aquele que adora, e que também medita nos pés de lótus do Senhor Gadadhara de quatro braços, que segura búzio, disco, clava e lótus em Suas mãos e que também é conhecido como Sridhara, Hari, Vishnu , Madhava e Madhusudana. E as bênçãos alcançadas por tal pessoa / devoto que adora o Senhor Vishnu exclusivamente são muito maiores do que aquelas alcançadas por alguém que toma um banho sagrado no Ganges em Kashi (Varanasi), na floresta de Naimisharanya, ou em Pushkara, que é o único lugar no planeta onde eu (Senhor Brahma) sou formalmente adorado.

'Mas aquele que observa este Kamika Ekadasi e também adora o Senhor Sri Krishna alcança mérito maior do que aquele que tem o darshan do Senhor Kedaranatha no Himalaia, ou aquele que se banha em Kurukshetra durante um eclipse solar, ou aquele que doa toda a Terra em caridade, incluindo suas florestas e oceanos, ou aquele que se banha no rio Gandaki (onde os saligramas sagrados são encontrados) ou no rio Godavari em um dia de lua cheia (purnima) que cai em uma segunda-feira quando Leão (Simha) e Júpiter (Guru) estão conjunto (conjunto).

'Observar Kamika Ekadasi confere o mesmo mérito de doar uma vaca leiteira e seu bezerro auspicioso, junto com sua alimentação. Nesse dia auspicioso, todo aquele que adora o Senhor Sri Sridhara-deva, Vishnu, é glorificado por todos os devas, Gandharvas, Pannagas e Nagas. Aqueles que têm medo de seus pecados passados e estão completamente imersos na vida materialista pecaminosa devem, pelo menos, observar o melhor dos Ekadasis de acordo com sua habilidade e assim alcançar a liberação. Este Ekadasi é o mais puro de todos os dias e o mais poderoso para remover os pecados do nativo.

'Oh Naradaji, o próprio Senhor Sri Hari disse uma vez sobre este Ekadasi: “Aquele que jejua no Kamika Ekadasi obtém muito mais mérito do que aquele que estuda todas as literaturas espirituais. Qualquer um que jejue neste dia em particular e permaneça acordado durante a noite nunca experimentará a raiva de Yamaraja, o Rei da morte personificado. ”

'Foi visto que quem quer que observe Kamika Ekadasi não terá que sofrer nascimentos futuros, e no passado também, muitos iogues devotos que jejuaram neste dia foram para o mundo espiritual. Deve-se, portanto, seguir seus passos auspiciosos e observar estritamente um jejum neste mais auspicioso dos Ekadasis.

'Todo aquele que adora o Senhor Sri Hari com folhas de Tulsi neste dia está livre de todas as implicações de pecado. Na verdade, ele vive intocado pelo pecado, como a folha de lótus, embora na água, não é tocada por ele. Todo aquele que oferece ao Senhor Sri Hari apenas uma folha da sagrada árvore Tulsi obtém tanto mérito quanto aquele que doa em caridade duzentos gramas de ouro e oitocentos gramas de prata. A Suprema Personalidade de Deus fica mais satisfeita por quem Lhe oferece uma única folha de Tulsi do que por quem O adora com pérolas, rubis, topázios, diamantes, lápis-lazúli, safiras, pedras de gomeda (gomaz), gemas de olho de gato e coral.

'Aquele que oferece ao Senhor Keshava botões de manjari recém-crescidos da planta Tulsi se livra de todos os pecados que cometeu durante esta ou qualquer outra vida. Na verdade, o mero darshana de Tulsi no Kamika Ekadasi remove todos os pecados, e apenas tocá-la e orar para ela remove todos os tipos de doenças. Aquele que rega Tulsi devi nunca precisa temer o Senhor da morte, Yamaraja. Aquele que planta ou transplanta Tulsi neste dia acabará por residir com o Senhor Sri Krishna em Sua própria morada. Para Srimati Tulsi devi, que concede a liberação em serviço devocional, deve-se, portanto, oferecer todas as reverências diariamente.

'Mesmo Chitragupta, o secretário de Yamaraja, não pode calcular o mérito obtido por alguém que oferece a Srimati Tulsi-devi uma lâmpada de ghee que queima perpetuamente. Tão querido é este Ekadasi sagrado para a Suprema Personalidade de Deus que todos os antepassados de alguém que oferece uma lâmpada de ghee brilhante ao Senhor Shri Krishna neste dia ascendem aos planetas celestiais e bebem o néctar celestial lá. Quem quer que ofereça um ghee ou lâmpada de óleo de gergelim a Shri Krishna neste dia é libertado de todos os seus pecados e entra na morada de Surya, o deus do Sol, com um corpo tão brilhante quanto dez milhões de lâmpadas. Este Ekadasi é tão poderoso que se aquele que não consegue jejuar simplesmente segue as práticas mencionadas aqui, ele é elevado aos planetas celestiais, junto com todos os seus antepassados.

“Oh, Maharaja Yudhisthira”, o Senhor Shri Krishna concluiu, “Estas foram as palavras de Prajapati Brahma para seu filho Narada Muni sobre as glórias incalculáveis deste Kamika Ekadasi, que remove todos os pecados. Este dia sagrado anula até mesmo o pecado de matar um brahmana ou o pecado de matar uma criança não nascida no útero, e promove a pessoa ao mundo espiritual ao torná-la supremamente meritória.
Aquele que mata o inocente, isto é, um brâmane, uma criança no útero, uma mulher piedosa e imaculada, etc., e então mais tarde ouve sobre as glórias do Kamika Ekadasi, será aliviado da reação aos seus pecados. No entanto, não se deve pensar de antemão que se pode matar um brâmane ou outras pessoas inocentes e então ficar impune simplesmente por ouvir este Ekadasi. Esse conhecimento de cometer pecados é uma abominação. ”

Quem quer que ouça essas glórias do Kamika Ekadasi com fé se torna livre de todos os pecados e volta para casa, de volta ao Supremo - Vishnu-loka, Vaikuntha. Assim termina a narração das glórias do Sravana-krishna Ekadasi ou Kamika Ekadasi, do Brahma-vaivarta Purana.

Este artigo foi usado como cortesia de ISKCONDesire Tree).

A história de Kamika Ekadasi

Uma vez lá viveu um guerreiro forte e poderoso. Durante uma de suas aventuras, o guerreiro matou um devoto piedoso de Sridhara Vishnu. O guerreiro queria realizar austeridades para se livrar do pecado de matar um homem piedoso.

Ele perguntou aos santos eruditos sobre uma austeridade que ajudaria a limpar os pecados de matar um devoto virtuoso de Vishnu. Os santos pediram a ele para realizar o jejum de Ekadasi caindo durante a fase minguante da lua no mês de Shravana, conforme o tradicional panchang seguido no norte da Índia.

O guerreiro realizou o jejum de Ekadasi, oferecendo orações à forma Sridhara do Senhor Vishnu. Depois do jejum e das orações, ele deu comida aos pobres e os ajudou financeiramente a superar suas dificuldades.

Satisfeito com a devoção do guerreiro, Vishnu apareceu diante dele em Sua forma Sridhara e deu-lhe a libertação do pecado de matar acidentalmente um homem piedoso.




A história de Tulasi no cristianismo.





Por milhares de anos Tulasi foi adorada na Índia e, lentamente, fez o seu caminho para o oeste através de rotas comerciais ligando a Índia, a Pérsia e a Grécia.


Tulasi desempenha um papel importante no cristianismo ortodoxo (incluindo grego, búlgaro, sérvio, macedônio e romeno). Segundo a tradição ortodoxa quando os discípulos de Jesus foram ao sepulcro dele o encontraram vazio, mas em toda a área havia florescido Tulasi. Os gregos chamavam Tulasi de 'Holy Basil', da palavra grega 'basileus' que significa rei/realeza por que era reservado para o maior.


Várias centenas de anos mais tarde, Helena, mãe do imperador Constantino, fez uma peregrinação a Jerusalém em busca de relíquias sagradas. Diz-se que ela encontrou uma colina estéril apenas coberta do doce aroma de Tulasi, e sobre a escavação encontrou a verdadeira cruz debaixo da planta Tulasi.







Porque Tulasi foi descoberta tanto na cruz como no túmulo de Cristo, os cristãos ortodoxos tradicionais a viram como um símbolo do paraíso, de renascimento espiritual e santidade. Esta planta sagrada foi cultivada em mosteiros ortodoxos e se tornou parte dos santos rituais - para borrifar água benta sobre os praticantes, para criar os santos óleos para ungir, para adornar o altar e para a guirlanda da cruz.


Fonte : http://www.indiadivine.org/the-legends-of-tulasi-in-christ…/].













Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest



Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.

Nenhum comentário:

Conversas sobre Didática,