quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Pensamento Complexo- Educação - Edgar Morin



Nesse contexto e perspectiva multidimensional observado por Morin e diante do cenário de transformações de diversas naturezas (econômicas, tecnológicas, sociais, entre tantas outras), além das incertezas crescentes, uma das questões mais prementes é sobre o papel da educação. Ou seja, qual é, e será a Educação necessária ao presente e ao futuro? Uma pergunta ampla e complexa com toda certeza.

 

Nesta direção, vamos voltar aos trabalhos de Yuval Noah Harari. Em seu livro 21 lições para o século 21 o autor aborda o tema Educação nesse contexto. Já no primeiro parágrafo da unidade do livro dedicada ao tema nos deparamos com suas pertinentes indagações:

 

Como podemos nos preparar e a nossos filhos para um mundo repleto de transformações sem precedentes e de incertezas tão radicais? Um bebê nascido hoje (2019) terá trinta anos por volta de 2050. Se tudo correr bem, esse bebê ainda estará por aí em 2100, e até poderá ser um cidadão ativo no século XXII. O que deveríamos ensinar a esse bebê que o ajude, ou a ajude, a sobreviver e progredir no mundo de 2050 ou no século XXII? De que tipo de habilidades ele ou ela vai precisar para conseguir um emprego, compreender o que está acontecendo a sua volta e percorrer o labirinto da vida?

 

Observemos que o autor em suas indagações aponta alguns importantes elementos do contexto atual, assim como levanta possíveis consequências. Apesar das enormes carências sociais e econômicas ainda presentes em boa parte do mundo, as pessoas estão vivendo mais tempo e a tendência é de que a expectativa de vida continuará a aumentar ao longo dos próximos anos. Portanto, não só o bebê hipotético criado pelo autor poderá passar dos 100 anos de vida, mas milhões de pessoas. Assim, tudo indica que teremos mais tempo de vida produtiva, mas não necessariamente um mesmo emprego por um longo tempo.

 

Em adição, como talvez já tenhamos percebido, a estabilidade em um emprego já tende a ser apenas uma lembrança do passado.  Conforme os professores Mandelli e Cortella no interessante livro Vida e Carreira - Um Equilíbrio Possível, neste novo contexto, pode ser preciso mudar de emprego com mais frequência, mudar de cidade, mudar de carreira ou até mudar de país.

 

Nessa mesma linha, conforme Hariri em seu livro 21 lições para o século 21: “Aos cinquenta anos, você não quer mudar, e a maioria das pessoas desistiu de conquistar o mundo. Já esteve lá, já fez o que fez. E prefere a estabilidade. Há razões neurológicas para isso. Embora o cérebro adulto seja mais flexível e volátil do que se imagina, ela ainda é menos maleável do que o cérebro de um adolescente. Reconectar neurônios e religar sinapses é um trabalho duríssimo. Mas no século XXI dificilmente você pode se permitir ter estabilidade. Se tentar se agarrar a alguma identidade, algum emprego ou alguma visão de mundo estáveis, estará se arriscando a ser deixado para trás quando o mundo passar voando por você. Como a expectativa de vida aumentará, você poderia ter de passar muitas décadas como um fóssil. Para continuar a ser relevante não só economicamente, mas acima de tudo socialmente você vai precisar aprender e se reinventar o tempo inteiro, numa idade tão jovem como a dos cinquenta anos.”

 

Ainda analisando as indagações e ponderações acima, podemos inferir que já não é e não será nada fácil lidar emocionalmente com tantas incertezas e mudanças. Sabemos que mudar não é necessariamente algo agradável para muita gente, assim como lidar constantemente com o incerto pode trazer sérias consequências para nossa saúde mental e emocional.


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