Ice Cube acredita que indústria da música prejudica artistas para que eles sejam presos.
Durante uma entrevista recente ao podcast “Club Random”, de Bill Maher, o lendário rapper Ice Cube discutiu os laços que ele vê entre o sistema prisional e a indústria do entretenimento. Na teoria dele, o setor do entretenimento e o complexo industrial prisional estão trabalhando em conluio para levar jovens negros para o sistema prisional por meio do rap.
Ele começou a conversa com uma pergunta: “Quem se beneficia e lucra com nossas brigas e nossa divisão?”. Em seguida, ele continuou: “Como seguir o dinheiro. Não sei o nome deles, mas se você subir o suficiente, começará a ver que isso é uma indústria. Vamos pegar o rap de exemplo. As mesmas pessoas que possuem as gravadoras são donas das prisões. Parece meio suspeito que as músicas lançadas são realmente voltadas para empurrar as pessoas para a indústria prisional”, apontou ele.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do RapMais no WhatsApp
Depois, o host Maher foi rápido em refutar o rapper e dizer que ninguém está fazendo os rappers escreverem as letras que eles escrevem. Entretanto, Ice Cube não voltou atrás e continuação sobre sua teoria. Para ele, não se trata de fazer alguém escrever as letras, mas encorajar os artistas para que façam músicas que possam prejudica-los.
“Nas gravadoras, há uma proteção para que as coisas sejam aprovadas ou não. E certas coisas são expostas no disco. Isso significa que os caras da gravadora sentam e dizem aos artistas: ‘Isso é quente, diga isso. Faça isso, vamos fazer esse cara escrever as letras’.”
Para ele, a narrativa vendida pelos rappers em suas obras são estruturadas transformada no que a gravadora deseja que o álbum seja. A teoria de criada pelo artista sobre a relação do sistema carcerário e empresas musicais é comentada nos Estados Unidos desde 2012, quando blogs e redes sociais começaram a circular alegações de vínculos entre operadores de prisões privadas e a indústria da música, mas nunca foram comprovadas.
Em maio, Ice Cube foi uma das principais atrações do festival Encontro das Tribos, onde fez um histórico show para o público presente. A vinda do norteamericano promoveu um grande encontro para a história do rap, ao se encontrar com os Racionais MC’s. “Momento histórico e especial, aguardamos mais de 30 anos pra encontrar um dos grandes rappers que nos influenciou desde o começo, prestigiar esse momento aqui no Brasil foi mil grau!”, disse o perfil oficial do grupo no Twitter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário