quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Veja mais sobre o livro 21 lições para o século 21 do historiador israelense Yuval Harari



Em seu último livro o autor, dentre uma séria de provocações, sobre relevantes temas faz uma importante reflexão sobre o futuro do trabalho. Vejamos: “não temos ideia de como será o mercado de trabalho em 2050. Sabemos que o aprendizado de máquina e a robótica vão mudar quase todas as modalidades de trabalho – desde a produção de iogurte até o ensino da ioga. Contudo, há visões conflitantes quanto à natureza dessa mudança e sua iminência. Alguns creem que dentro de uma ou duas décadas bilhões de pessoas serão economicamente redundantes. Outros sustentam que mesmo no longo prazo a automação continuará a gerar novos empregos e maior prosperidade para todos”.

 

Nessa mesma ótica já se foram mais de vinte anos, quando Jeremy Rifkin, em seu livro “Fim dos Empregos” (1996), afirmou que mais de 75% da força de trabalho na maior parte das nações industrializadas já desempenhavam funções que podiam ser automatizadas, robotizadas ou terceirizadas.

 

Portanto, uma característica já marcante do século XXI é a mudança crescente nas exigências do mercado de trabalho para os mais diversos profissionais. Pois, a competição entre as empresas é constante e enorme, assim como, as oscilações na economia e seus impactos no mercado de trabalho.

 

Neste contexto, o perigo de uma demissão está sempre presente e o sonho do emprego seguro por um longo período em grandes organizações tem desaparecido, até mesmo para os profissionais mais qualificados.

 

De fato, o contexto para o emprego mudou, a conjuntura é outra e há a necessidade de criação de alternativas para um “mundo sem empregos”. No Brasil, não é diferente. Seja pelas sucessivas e graves crises econômicas ou pela própria realidade imposta pelas mudanças no mundo do trabalho.

 

O que podemos observar é que estudos recentes tem apontado fortemente o alto impacto da automação no mercado de trabalho. Em um de seus estudos sobre o futuro do trabalho a OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico estimou que 14% dos empregos do bloco europeu tem alta probabilidade (70% de probabilidade) de serem automatizados em um futuro próximo. Outro estudo também nesta direção, publicado no Brasil pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada concluiu por meio da avaliação de cerca de 2000 ocupações no Brasil que aproximadamente 25 milhões de empregos estão alocados em funções com alta probabilidade (60 a 80%) ou muito alta (80%) de automação. Nessas estão incluídas funções como: cobradores de ônibus, operadores de telemarketing, mas outras funções até então não pensadas como passíveis de automação, como fonoaudiólogos e advogados.

 

Segundo extrato do próprio estudo é possível perceber que:

 

Apesar da porcentagem aparentemente alarmante de profissões em risco no futuro próximo, há diversos cenários de transformação a se considerar na dinâmica do mercado de trabalho brasileiro. Por um lado, atividades tipicamente rotineiras e não cognitivas, como a de ascensorista, devem de fato ser automatizadas. Por outro, outras profissões que integram tanto subtarefas facilmente automatizáveis quanto as de difícil execução por robôs devem sofrer transformações em função do desenvolvimento da tecnologia e da inteligência artificial. A tendência é que essas ocupações fiquem cada vez mais centradas em tarefas intensivas em criatividade e análise crítica e gradualmente se afastem de atividades corriqueiras e repetitivas – profissões como as de secretariado e contador se encaixam nessa categoria”. Fonte: Texto para discussão. Na era das máquinas, o emprego é de quem? Estimação da probabilidade de Automação de ocupações no Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília. Ipea, 2019.

 

De fato, não há como prever o que irá prevalecer, ou se até mesmo teremos uma combinação das duas visões. Isto é, se os avanços tecnológicos irão trazer novas ocupações ou se simplesmente irão provocar o desaparecimento de inúmeras ocupações. O fato é que ocupações já estão em substituição e outras surgindo. Um exemplo é o atendimento por telefone ou telemarketing, onde boa parte, dos serviços de mensagem já foram automatizados; e por outro lado, o surgimento de novas profissões como designer de games e mundos virtuais. Em suma, estamos diante de perguntas sem respostas prontas ou fáceis!

 





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Agora, assista ao vídeo abaixo e reflita sobre uma interessante visão acerca dos impactos da automação no mundo do trabalho.

 

Daniel Susskind - 3 mitos sobre o futuro do trabalho


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