terça-feira, 13 de maio de 2008

Aula atividade Unopar Virtual. (Profª Samira F. Kfouri).


Estudando Paulo Freire e seu livro pedagogia da Autonomoia. Em 5 perguntas.

O que você entende por rigorosidade metódica?
O Educador norteando-se por este saber deve reforçar a capacidade crítica do educando auxiliando-o a tornar-se criador, investigador, inquieto, rigorosamente curioso, humilde e persistente ; O facilitador deve ensinar os conteúdos mas também ensinar a pensar certo. Os conhecimentos contidos nos livros são muito importantes, porém ter apenas estes saberes e não estar antenado com a realidade do seu mundo, sabendo das necessidades e ocorrências do seu país, sua cidade, seu bairro e ainda de sua rua é pensar errado. O professor precisa pensar certo para só então ensinar a pensar certo.
O que você entende por pesquisa na docência?
O autor deixa claro neste estudo que, ensino sem pesquisa não é ensino, pesquisa e ensino estão intrisicamente relacionados. Ensinar exige respeito aos saberes do educando, o facilitador segundo sugestão do autor deve discutir com os alunos a realidade concreta a que se deve associar a disciplina, estabelecendo uma familiaridade entre os saberes curriculares fundamentais e a experiência social de cada um dos aprendizes.
O que você entende por apreensão da realidade?
Assim sendo ele encara a
realidade como um campo em que exercita sua atividade prática e sua sensibilidade. “No
trato prático-utilitário com as coisas - em que a realidade se revela como mundo dos
meios, fins, instrumentos, exigências e esforços para satisfazer a estas - o indivíduo ‘em
situação’ cria suas próprias representações das coisas e elabora todo um sistema
correlativo de noções que capta e fixa o aspecto fenomênico da realidade”. A realidade, a
essência está oculta no fenômeno, e para revelar a essência é necessário compreender o
fenômeno.
O que você entende por relfexão cítica da prática?
Consideramos que um ambiente de aprendizagem dinâmico, apesar de ser condição
necessária, não é suficiente para garantir que o professor se desenvolva profissionalmente.
Para isso, devem ser propostas atividades que aproveitem o seu potencial e a sua experiência
profissional, para desequilibrar cognitiva e emocionalmente o professor e desenvolver
estruturas de pensamento cada vez mais complexas, pois como enfatiza Bartolomé (1999) a
prática sem reflexão se empobrece progressivamente e a crítica sem prática não é nem
reflexão nem crítica. Assim, o processo prática«reflexão«crítica«prática é imprescindível
para que o professor tenha consciência das dificuldades inerentes ao processo ensino -
aprendizagem e que o desequilíbrio cognitivo necessita amadurecimento, envolvimento crítico
na tarefa e teleinteração com os demais componentes do curso. Nesta perspectiva a Internet,
rompendo barreiras de espaços e tempos, favorece à constituiçao de comunidades virtuais
para prover os docentes cada vez mais de um espírito colaborativo e de poder intelectual e política.
Quais as formas de comprometimento e compreensão para o exercício da docência?
interessar-se pela educação;
- saber trabalhar em equipe;
- gostar de administrar, planejar, pesquisar e organizar projetos educativos;
- gostar de ler, escrever, estudar e pesquisar;
-ser dinâmico, curioso e criativo;
- ser responsável e comprometido com projetos éticos e políticos de docência e gestão educacional.
- gostar de ensinar crianças e ou jovens e adultos
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