Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
terça-feira, 13 de maio de 2008
Aula atividade Unopar Virtual. (Profª Samira F. Kfouri).
Estudando Paulo Freire e seu livro pedagogia da Autonomoia. Em 5 perguntas.
O que você entende por rigorosidade metódica?
O Educador norteando-se por este saber deve reforçar a capacidade crítica do educando auxiliando-o a tornar-se criador, investigador, inquieto, rigorosamente curioso, humilde e persistente ; O facilitador deve ensinar os conteúdos mas também ensinar a pensar certo. Os conhecimentos contidos nos livros são muito importantes, porém ter apenas estes saberes e não estar antenado com a realidade do seu mundo, sabendo das necessidades e ocorrências do seu país, sua cidade, seu bairro e ainda de sua rua é pensar errado. O professor precisa pensar certo para só então ensinar a pensar certo.
O que você entende por pesquisa na docência?
O autor deixa claro neste estudo que, ensino sem pesquisa não é ensino, pesquisa e ensino estão intrisicamente relacionados. Ensinar exige respeito aos saberes do educando, o facilitador segundo sugestão do autor deve discutir com os alunos a realidade concreta a que se deve associar a disciplina, estabelecendo uma familiaridade entre os saberes curriculares fundamentais e a experiência social de cada um dos aprendizes.
O que você entende por apreensão da realidade?
Assim sendo ele encara a
realidade como um campo em que exercita sua atividade prática e sua sensibilidade. “No
trato prático-utilitário com as coisas - em que a realidade se revela como mundo dos
meios, fins, instrumentos, exigências e esforços para satisfazer a estas - o indivíduo ‘em
situação’ cria suas próprias representações das coisas e elabora todo um sistema
correlativo de noções que capta e fixa o aspecto fenomênico da realidade”. A realidade, a
essência está oculta no fenômeno, e para revelar a essência é necessário compreender o
fenômeno.
O que você entende por relfexão cítica da prática?
Consideramos que um ambiente de aprendizagem dinâmico, apesar de ser condição
necessária, não é suficiente para garantir que o professor se desenvolva profissionalmente.
Para isso, devem ser propostas atividades que aproveitem o seu potencial e a sua experiência
profissional, para desequilibrar cognitiva e emocionalmente o professor e desenvolver
estruturas de pensamento cada vez mais complexas, pois como enfatiza Bartolomé (1999) a
prática sem reflexão se empobrece progressivamente e a crítica sem prática não é nem
reflexão nem crítica. Assim, o processo prática«reflexão«crítica«prática é imprescindível
para que o professor tenha consciência das dificuldades inerentes ao processo ensino -
aprendizagem e que o desequilíbrio cognitivo necessita amadurecimento, envolvimento crítico
na tarefa e teleinteração com os demais componentes do curso. Nesta perspectiva a Internet,
rompendo barreiras de espaços e tempos, favorece à constituiçao de comunidades virtuais
para prover os docentes cada vez mais de um espírito colaborativo e de poder intelectual e política.
Quais as formas de comprometimento e compreensão para o exercício da docência?
interessar-se pela educação;
- saber trabalhar em equipe;
- gostar de administrar, planejar, pesquisar e organizar projetos educativos;
- gostar de ler, escrever, estudar e pesquisar;
-ser dinâmico, curioso e criativo;
- ser responsável e comprometido com projetos éticos e políticos de docência e gestão educacional.
- gostar de ensinar crianças e ou jovens e adultos
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Alexandre de Moraes pode será que pode ser PRESO por CRIME de TORTURA?
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.
-
TDAH - Entrevista completa com Dr. Paulo Mattos - Programa do Jô - 18/08/03 Vamos entender um pouco mais deste, problema que atinge de 3 ...
-
Bhagavad-gītā 2.23 nainaṁ chindanti śastrāṇi nainaṁ dahati pāvakaḥ na cainaṁ kledayanty āpo na śoṣayati mārutaḥ Sinônimos na — nunca; e...
-
Pedagogia empresarial Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação , pesquisa Pedagogia empresarial designa as atividades de ...
-
Visão psíquica de Ramatís Segundo informações que nos foram trazidas, RAMATÍS é entidade de princípios universalistas, filiado ao grupo ...
-
Guilherme Ribeiro Diálogos do Sul Global Bauru (SP) 14 de março de 2023 às 20:29 No último dia 6 de fevereiro, terremotos atingiram ...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
-
Staal observa que embora o nome Yajnavalkya seja derivado de yajna , que conota ritual, Yajnavalkya é referido como "um pensador, não...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário