segunda-feira, 12 de maio de 2008

MÉTODO CIENTÍFICO



MÉTODO CIENTÍFICO
CONCEITO: palavra de origem grega, significa o conjunto de etapas e processos
a serem vencidos ordenadamente na investigação da verdade;
IMPORTÃNCIA DO MÉTODO: pode validar ou invalidar um resultado; confere
segurança; é fator de economia no estudo ou na pesquisa; é um extraordinário
instrumento de trabalho;
BENEFÍCIOS DO MÉTODO: execução de atividade de forma mais segura, mais
econômica e mais perfeita;
EXISTEM métodos peculiares a cada objetivo: método de ensinar piano, método
para ler, para escrever, para resumir, para estudar e aprender de fato, de ensinar
línguas estrangeiras, etc..
A IMPORTÃNCIA DO MÉTODO não exime o pesquisador do seu talento e da
ética científica: questionamento sobre a quem serve os resultados da pesquisa,
reflexão sobre neutralidade e objetividade da ciência;
DESENVOLVIMENTO DO MÉTODO:
Galileu Galilei (1564-1642 / 78 anos); catedrático de matemática da Universidade
de Pisa;
Método Experimental: emprega-se nos estudos situados na faixa intermediária
entre as ciências formais e as ciências da natureza;
Ciências físico-químicas: fenômenos da natureza, passíveis de serem
matematizados. Ex. extensão, massa, movimento, partícula, elemento, carga
elétrica, campo de força, etc.
1609 – desenvolveu o telescópio. Fez uso científico desse aparelho,
transformando-o em um instrumento para observação cuidadosa do céu: passou a
existir então, a possibilidade de observar, de forma mais clara e precisa, os astros
já visíveis a olho nu e de passar a ver outros astros e fenômenos até então ocultos
à visão e ao estudo do homem;
- Questiona o sistema geocêntrico, pelo qual a terra era o centro fixo do
universo (Ptolomeu e Aristóteles). Tal sistema assumido durante a Idade
Média, revestia-se de interpretações religiosas, era portanto, a doutrina oficial
da Igreja, defendida ciosamente com o auxílio da Inquisição;
- Isso implicava o abandono definitivo da idéia de um universo estruturado e
hierarquicamente ordenado;
- “Mas, meus senhores, afinal, se o homem decifra mal o movimento das
estrelas, pode errar também, quando decifra a bíblia.”
- Também afirmava que não se pode conhecer a essência das coisas e que a
ciência só se preocupa com as propriedades das coisas e com fatos
observáveis, explicita o método experimental.
- Descobre o sistema heliocêntrico, o qual contesta a idéia de que a terra é o
centro do universo.
- Galileu é considerado o cientista que inaugura a ciência moderna (1624 e
1639) com a obra Diálogo.
Francis Bacon filósofo inglês (1561-1626/ 65 anos)
- Método indutivo
- O método empírico (baseado na observação sensorial), é empregado em
parte das ciências da natureza e as ciências da cultura ou sociais;
- principal procedimento: observação. A indução consiste em enumerar os
enunciados sobre os fenômenos através da observação, procurando-se
encontrar algo que está sempre presente na ocorrência do fenômeno.
René Descartes: pensador e filósofo francês (1596 – 1650/ 54 anos) – Discurso
do Método;
- Racionalista: expõe a idéia fundamental de que é possível chegar-se à certeza
por intermédio da razão;
- O método racional (descartiano) é empregado nas ciências formais e parte das
ciências da natureza
- Método dedutivo: técnica que se fundamenta em esclarecer as idéias através
de cadeias de raciocínio;
- O pensamento é dedutivo: quando, a partir de enunciados mais gerais
dispostos ordenadamente como premissas de um raciocínio, chega a uma
conclusão particular ou menos geral. Ex: Todo homem é mortal (geral)
Pedro é homem
Pedro é mortal (conclusão particular)
Função básica do pensamento dedutivo: explicitar ao longo da demonstração
aquilo que implicitamente já se encontra no antecedente.
- Método hipotético-dedutivo; maior característica – construção de teorias e
leis;
- Considerado lógico por excelência
- Historicamente relacionado com a experimentação
- Fundamenta-se na observação
- Bastante usado no campo das ciências naturais
- Confunde-se com o método indutivo
- Diferença: não se limita à generalização empírica das observações realizadas
- Pode-se chegar através das observações à construção de teorias e leis.
- Método dialético: não envolve apenas questões ideológicas, investiga-se a
realidade pelo estudo de sua ação recíproca.
- Princípios:
a) Princípio da unidade e luta dos contrários: (contradição dos fenômenos,
unidos organicamente, constituem a indissolúvel unidade dos opostos;
b) Princípio da transformação das mudanças quantitativas em qualitativas:
(quantidade e qualidade estão presentes em todos os fenômenos e estão interrelacionados)
Obs: no processo de desenvolvimento, as mudanças quantitativas graduais geram
mudanças qualitativas;
c) Princípio da negação da negação: desenvolvimento se processa em aspiral,
isto é, suas fases repetem-se, mas em nível superior;
Obs: o método dialético é contrário a todo conhecimento rígido, tudo é visto em
constante mudança, pois sempre há algo que nasce e se desenvolve e algo
que se agrega e se transforma.
- Há um consenso de maior rigor e exatidão nas ciências experimentais que nas
ciências humanas;
- As ciências experimentais: estudam os fenômenos físicos, regidos por
determinismo da natureza, por leis fatais passíveis de previsão e que podem
até ser provocados para serem observados;
- Nas ciências humanas: há maior ou menor liberdade humana, leis mais
flexíveis, trata de fatos humanos, qualitativos, por isso não admitem avaliação
exclusivamente quantitativa.
Diferença entre método e técnica:
Método: significa o traçado das etapas fundamentais da pesquisa
Técnica: significa os diversos procedimentos ou a utilização de diversos recursos
peculiares a cada objeto de pesquisa, dentro das diversas etapas do método;
A técnica é a instrumentação específica da ação, é mais instável, obedece ao
progresso tecnológico;
O método é mais geral, mais amplo, menos específico, mais estável.
Método de procedimento:
1. Histórico: investiga os acontecimentos, processos e instituições do passado
para verificar sua influência na sociedade de hoje.
2. Comparativo: realizar comparações com a finalidade de verificar semelhanças
e explicar divergências. Ex. grupos do presente, do passado, sociedades
iguais ou diferentes.
3. Estatístico: fundamenta-se na teoria estatística das probabilidades.
4. Estruturalista: (Lévi-Strauss) recorre a noção de estrutura para explicar a
realidade em todos os níveis.
Obs: caminha do concreto para o abstrato e vice-versa, dispondo, na segunda
etapa, de um modelo para analisar a realidade concreta dos diversos fenômenos.
5. Funcionalista: (Bronislaw Malinowski – 1884-1942/ 58 anos) – é a rigor, mais
um método de interpretação do que de investigação. Enfatiza as relações e o
ajustamento entre os diversos componentes de uma cultura ou sociedade.
- Estuda a sociedade do ponto de vista da função de sua unidade;
- considera toda atividade social e cultural como funcional ou como desempenho
de funções.
6. Monográfico ou estudo de caso: (Le Play) – consiste no estudo de
determinados indivíduos, profissões, condições, instituições, grupos ou
comunidades, com a finalidade de obter generalizações. Ex: estudo de famílias
operárias na Europa.Obrigado por sua visita, volte sempre.

Fonte: http://www.tj.ce.gov.br/internet2/esmec/pdf/metodo_cientifico.pdf

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