Olá, Bom dia! A você que visita meu blog.
Gostaria de fazer um resumo sobre educação libertária.
Quando se fala em pedagogia libertária , logo de bate e pronto vem, um nome em nossa mente, Paulo Freire.
As pedagogias libertárias caracterizam-se pelas críticas ao sistema capitalista e as pedagógias tradicionais. Têm suas bases na perspectivas marxista e anarquista, pricinpalmente.
Nesse entendimento, visam a uma autonomia da educando e a uma proposta apenas orientadora para o professor. Por isso auto sugestão, cooperação voluntária e auto disciplina são fundamentais na prática do aluno, ou seja,
" o aluno é gestor de sua vida e de seus estudos e deve agir de forma livre; o mestre nada dirige, nada exige, apenas orienta e motiva o aluno, conforme seus próprios anseios (LOVO;RODRIGUES, 2000, P. 76)".
E a pedagogia libertadora, também de tendência transformadora, tem como seu principal representante Paulo Freire.
Gostaria de fazer uma obs. sobre um dos nossos maiores educadores mundiais.
Quando vamos estudar nas universidades ou faculdades de educação ou humanas, seja em qualquer parte do mundo Europa, Estados Unidos, Canadá, etc, estes alunos vão estudar Paulo Freire como nós estudamos .Vygotsky, Piaget Comenius etc.
Quando lermos os livros que Paulo Freire nos deixou estaremos sempre atualizados e com uma vontade de ser educador. Espero que tenha te ajudado.
O educador e professor, do infantil e das séries iniciais tem que conhecer os conteúdos de sua faixa etária.
O que se ensina de matemática, português, ciências, história, geografia, ética, cidadania, arte, música etc. Quais os conteúdos dos anos iniciais que vão do1º ano ao 5° do fundamental de 9 anos. Cada ano ou série tem um conteúdo, tenho que saber. Senão vou ficar refém de livros didáticos e outros. sou estudante de pedagogia e não posso me ver dando pinceladas destas matérias tenho que conhecer. Estude e pratique agora amanhã pode ser tarde.
Gostaria de fazer um resumo sobre educação libertária.
Quando se fala em pedagogia libertária , logo de bate e pronto vem, um nome em nossa mente, Paulo Freire.
As pedagogias libertárias caracterizam-se pelas críticas ao sistema capitalista e as pedagógias tradicionais. Têm suas bases na perspectivas marxista e anarquista, pricinpalmente.
Nesse entendimento, visam a uma autonomia da educando e a uma proposta apenas orientadora para o professor. Por isso auto sugestão, cooperação voluntária e auto disciplina são fundamentais na prática do aluno, ou seja,
" o aluno é gestor de sua vida e de seus estudos e deve agir de forma livre; o mestre nada dirige, nada exige, apenas orienta e motiva o aluno, conforme seus próprios anseios (LOVO;RODRIGUES, 2000, P. 76)".
E a pedagogia libertadora, também de tendência transformadora, tem como seu principal representante Paulo Freire.
Gostaria de fazer uma obs. sobre um dos nossos maiores educadores mundiais.
Quando vamos estudar nas universidades ou faculdades de educação ou humanas, seja em qualquer parte do mundo Europa, Estados Unidos, Canadá, etc, estes alunos vão estudar Paulo Freire como nós estudamos .Vygotsky, Piaget Comenius etc.
Quando lermos os livros que Paulo Freire nos deixou estaremos sempre atualizados e com uma vontade de ser educador. Espero que tenha te ajudado.
O educador e professor, do infantil e das séries iniciais tem que conhecer os conteúdos de sua faixa etária.
O que se ensina de matemática, português, ciências, história, geografia, ética, cidadania, arte, música etc. Quais os conteúdos dos anos iniciais que vão do1º ano ao 5° do fundamental de 9 anos. Cada ano ou série tem um conteúdo, tenho que saber. Senão vou ficar refém de livros didáticos e outros. sou estudante de pedagogia e não posso me ver dando pinceladas destas matérias tenho que conhecer. Estude e pratique agora amanhã pode ser tarde.
http://www.unoparvirtual.com.br/pedagogi...
LOVO, Adriana M. e RODRIGUES, Zita Ana Lago. Filosofia e Educação: a dimensão evolutiva do conhecimento. Curitiba: Qualogic, 2000.
LOVO, Adriana M. e RODRIGUES, Zita Ana Lago. Filosofia e Educação: a ...
Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra 1970, 23ª Edição, 1996.
Freire, Paulo. A importância do ato de ler. Cortez/Autores Associados, 1982.
João Maria o autor é
estudante de pedagogia.
Pesquise, pratique publique.
LOVO, Adriana M. e RODRIGUES, Zita Ana Lago. Filosofia e Educação: a dimensão evolutiva do conhecimento. Curitiba: Qualogic, 2000.
LOVO, Adriana M. e RODRIGUES, Zita Ana Lago. Filosofia e Educação: a ...
Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra 1970, 23ª Edição, 1996.
Freire, Paulo. A importância do ato de ler. Cortez/Autores Associados, 1982.
João Maria o autor é
estudante de pedagogia.
Pesquise, pratique publique.
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