segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Modelo de Pré-Projeto de T.C.C. Articulação dos Eixos Temáticos.




SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – MÓDULO VI

NOME DO ALUNO

TEMA ESCOLHIDO





Cidade

2008


NOME DO ALUNO

TEMA ESCOLHIDO

Trabalho apresentado ao curso pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o Tema de Atriculação do Eixos Temáticos - TCC – Módulo VI.

Orientador: profª. Sandra Regina dos Reis Rampazzo

Tutor eletrônico: colocar o nome do tutor eletrônico

Tutor de sala: colocar o nome da tutora de sala

Cidade

2008

SUMÁRIO

1.. INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 4

2.. reVISÃO BIBLIOGRÁFICA.............................................................................................. 5

2.1CAPÍTULO 1 - coloque o nome do tema........................................................... 6

2.2 CAPÍTULO 2 – coloque o nome do capítulo................................................. 7

3.. metodologia.................................................................................................................. 8

4.. CRONOGRAMA.................................................................................................................. 9

referências..................................................................................................................... 10


1 - INTRODUÇÃO

Deve conter, numa só seção, sem subitem, linha de pesquisa escolhida, uma breve descrição do tema, a justificativa (porque deseja trabalhar esse tema) e os objetivos da pesquisa (Lembre-se que eles devem ser claros e que no final da pesquisa você tem que mostrar que conseguiu alcançá-los). Indique o tipo de pesquisa escolhido para o desenvolvimento do TCC (pesquisa bibliográfica ou pesquisa de campo).

2 - reVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Pode ser dividido em seções, de acordo com o tipo de trabalho, seguindo a estrutura recomendada pelo orientador para a abordagem do tema -

2.1 CAPÍTULO 1 - coloque o nome do tema

EXEMPLO:

Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada. (Este texto é apenas um exemplo. Você não deve restringir sua redação; NÃO há uma ligação, ou coesão, entre o texto e a citação que vem a seguir)

Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina. (SOUZA, 2001, p. 39).

2.2 CAPÍTULO 2 – coloque o nome do capítulo (se tiver)

3. metodologia

Escreva uma pequena introdução falando sobre a metodologia utilizada, cite o local onde você desenvolveu o projeto, os sujeitos e os procedimentos utilizados.

Exemplo:

A presente pesquisa será realizada na cidade de Londrina, em uma escola da Rede Municipal de Ensino que está localizada na região Leste. É considerada de médio porte, atendendo alunos de classe média, da Educação Infantil às Séries Iniciais do Ensino Fundamental... pode continuar...

Participarão dessa pesquisa 12 professoras, regentes de sala, da Educação Infantil. Estas professoras atuam com crianças de 2 a 6 (adequar a idade para seu projeto) anos de idade aproximadamente. Elas são do sexo feminino, sendo que... (especificar o grau de escolaridade etc) ... pode continuar...

A METODOLOGIA apresenta o tipo de pesquisa (bibliográfica ou de campo) e a descrição do caminho metodológico percorrido no estudo. Relata as etapas da pesquisa, especificando os instrumentos utilizados... pode continuar...

Na metodologia pode ser feito uma descrição de tudo que vai ser realizado, não esquecendo de acrescentar os dados coletados no módulo anterior, ou seja, a análise da proposta pedagógica da escola, realizada no módulo 5, como descrição da realidade ou caracterização da escola, essa descrição tem a função de apresentar ONDE (local) será realizada a pesquisa... pode continuar...

4. - CRONOGRAMA

Constitui em uma previsão de quando será realizada cada etapa de atividades no próximo semestre.

referências

[SOBRENOME], [Nome]. [Título da obra]. [Edição]. [Cidade]: [Editora], [Ano de Publicação]. [número de páginas].

Qualquer dúvida estarei à disposição.

Bom trabalho!!!

Suzelei Araujo

PS_ ao formatar seu trabalho exclua todas as observações em azul e vermelho – são apenas lembretes.

Fique agora com alguns vídeos sobre projeto de pesquisa, t.c.c., monografias, teses e dissertações.


De: almeidaprofessor

projeto de pesquisa

De: debritopropaganda

Pesquisa :: Luis Henrique Amaral


Obrigado por sua visita, volte sempre.


pegue a sua no TemplatesdaLua.com

CRISE (cri.se). Palavra do dia.




Palavra do dia:

CRISE (cri.se)

Por conta da crise no mercado financeiro na última semana, o dólar registrou uma acentuada alta durante esse período, causando muito preocupação .

A palavra “crise” tem sua origem a partir do termo latino ‘crisis’, que vem do grego ‘krisis’ e, na situação acima, designa uma fase difícil de um determinado processo, geralmente por conta de novos fatos que perturbam o desenvolvimento de determinada situação

>> Definição do dicionário “Aulete Digital”:

CRISE (cri.se)

Substantivo feminino.

1 Med. Alteração repentina no quadro de doença (crise cardíaca)

2 Med. Surgimento repentino de problema de saúde ou agravamento de estado crônico (crise epiléptica)

3 Estado de súbito desequilíbrio mental ou emocional: crise de choro.

4 Fase difícil na evolução de um processo ou situação; APURO; DIFICULDADE: crise econômica, crise matrimonial, crise cambial. [Ger. devido a descompasso entre os recursos e estruturas existentes e novas situações que se desenvolvem.]

5 Estado de incerteza ou ruptura em relação a escolhas, crenças etc. (crise ideológica, crise de identidade)

6 Surgimento ou manifestação repentina de um sentimento; ACESSO; ATAQUE: crise de ciúme.

7 Falta, deficiência, escassez: crise no fornecimento de energia.

8 Soc. Situação de tensão social, política etc.; CONFLITO

9 Soc. Situação socioeconômica problemática, ger. acompanhada de desemprego, empobrecimento etc.: A crise de 1929, nos Estados Unidos

10 O mesmo que crise dramática

[Formação: Do grego 'krísis', pelo lat. 'crisis'.]
_____

Aulete Digital: O primeiro dicionário livre, gratuito e interativo do Brasil. A palavra é sua!

www.auletedigital.com.br

Gostaria de sugerir uma palavra? Envie um e-mail para palavradodia@auletedigital.com.br com a palavra "Sugestão" no campo "Assunto".
_____

A Palavra do Dia é um serviço oferecido gratuitamente aos usuários cadastrados do Aulete Digital.


Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Monografias.com e seu objetivo.


Olá, a você que me visita. Bom Dia.
Gostaria de compartilhar com vocês um site muito interessante, o monografias .com.
Monografias.com foi criada com o objetivo de facilitar a livre publicação e acesso à informação acadêmica, teses, trabalhos de pesquisa e monografias, e cresce graças ao aporte de seus usuários. Convidamos você a enviar-nos as suas publicações e compartilhar seu conhecimento com mais de 10 milhões de pessoas que visitam nosso site mensalmente.
Vale a pena dar uma visitada, não pra copiar as monografias, mas sim como um modelo que nós nos utilizamos para compreender seu desenvolvimento.

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Tecnologia a serviço dos Portadores de Deficiência (Telefone para surdos; Olho virtual para cegos; Roupas específicas para deficientes físicos) .


Telefone para surdos. Olho virtual (GPS) para cegos. Roupas para deficientes físicos.

Tecnologia a serviço das pessoas portadoras de deficiência

00:01 Telefone para surdos
03:48 GPS para cegos
06:18 Roupas específicas para deficientes físicos

Reportagem exibida no Globo Ciência em 13/09/2008

Globo Ciência é um programa de ciências exibido aos sábados na Rede Globo às 6h45, e no Canal Futura aos domingos às 14h e 19h30, com reprises no Futura às segundas, 20h30; quartas, 0h; quintas, 22h; sextas, 2h e 16h; e sábados, 21h30.

É parte das iniciativas da Fundação Roberto Marinho. A Fundação Roberto Marinho foi criada no ano de 1977 pelo jornalista Roberto Marinho. Trata-se de uma instituição privada, sem fins lucrativos, que desenvolve projetos voltados para o ensino formal e informal, bem como projetos educacionais visando à preservação e à revitalização do patrimônio histórico, cultural e natural nos mais diversos pontos do Brasil.

Globo Ciência

Projeto pioneiro e premiado transmite conhecimento científico em linguagem de televisão

Veiculado desde 1984, na Rede Globo de Televisão, o programa é o mais antigo do gênero no Brasil. Dirigido principalmente a estudantes, o Globo Ciência pretende desmistificar o conhecimento científico, aproximando-o do cotidiano das pessoas, com uma linguagem leve, bem-humorada e moderna.

O formato e a escolha criteriosa dos temas lhe renderam inúmeros prêmios nacionais e internacionais.Entre eles, o primeiro lugar no I Concurso de Jornalismo Científico da América Latina, em Bogotá, Colômbia, em 1989.

Em 1991, foi eleito como um dos melhores projetos de divulgação científica do mundo pelo Centro Nacional de Pesquisa Científica da França.

O programa também foi incluído no Protocolo de Intercâmbio de Programação Educativa, assinado em 1990 pelo presidente de Cuba, Fidel Castro, e pelo presidente das Organizações Globo, jornalista Roberto Marinho. Em 2002, recebeu o Vega Awards, pelo episódio Pão.

O Globo Ciência, fruto da parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a TV Globo, é realizado pela produtora Sudoeste, com direção de Adolfo Rosenthal e apresentação de Alexandre Piccini. O programa é transmitido pela TV Globo aos sábados às 6h45 e no Futura aos domingos às 14h e 19h30. Reprises na Futura: segunda, 20h30; quarta, 0h; quinta, 22h; sexta, 2h e 16h; e sábado, 21h30.
Portadores de Deficiência ou necessidades especiais olho olhar virtual vEye GPS Curso do Vestuário Básico do Senai Responsabilidade social Terceiro setor


From: BrazilNation


Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

domingo, 21 de setembro de 2008

Olhar Digital - Computadores na sala de aula. Indaiatuba.


Estudantes da rede pública de Indaiatuba, no interior de São Paulo, substituíram os cadernos em papel pelo "laptop" educacional. Este ano, a prefeitura local adquiriu 1.070 Classmate PCs, "notebooks" de baixo custo idealizados pela Intel para apoiar no aprendizado das crianças do ensino básico. Os "laptops" são parte de um projeto que atende crianças do 1º ao 4º ano do ensino infantil e fundamental. Os professores passam por um curso de treinamento e, assim como os estudantes, eles também usam computadores na sala de aula. O projeto de Indaiatuba conta com apoio da Intel, Oracle e Fundação Bradesco.


From: pfilosofia


Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Modelo de Relatório de Estágio Unopar Virtual Pedagogia.




SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso DE PEDAGOGIA

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

estágio curricular supervisionado:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental – relatório final




Cidade

2008


nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

estágio curricular supervisionado:

Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental – relatório final



Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Supervisionado IV.

Coordenadora: Profª. Sandra Regina Reis Rampazzo

Tutor eletrônico: colocar o nome completo

Tutor de sala: colocar o nome completo



Cidade

2008

SUMÁRIO

1 relatório das observações realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental................................................................................................................. 4

1.1 Ensino de Oito ou nove anos........................................................................................ 4

2 projeto de intervenção........................................................................................ 5

2.1 Dados de Identificação.................................................................................................... 5

2.2 Cronograma: 12 horas..................................................................................................... 5

2.3 Plano de Aula 1................................................................................................................. 6

2.4 Plano de Aula 2............................................................................................................. 6

2.5 Plano de Aula 3............................................................................................................. 6

3 relato da intervençãO........................................................................................ 11

4 Considerações finais........................................................................................... 12

referências..................................................................................................................... 13


relatório das observações realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental

Coloque aqui uma pequena introdução do que será feito a seguir, uma frase que seja apenas para introduzir o próximo tópico.

Ensino de Oito ou de nove anos

Descrever a rotina observada na sala de aula e nos demais momentos de um dia de aula das crianças para cada ano (1º ao 5º).

Lembre-se: Faça a observação nas quatros séries se na sua escola tiver apenas 1ª à 4ª série OU nos cinco anos se já tiver sido implantado 1º ao 5º ano.

projeto de intervenção

Coloque aqui uma pequena introdução do que será feito a seguir, apenas para introduzir o próximo tópico.

Dados de Identificação

Nome da escola:

Turma:

Série:

Professor (a):

Ano:

Número de alunos:

Cronograma: 12 horas

Especificar os dias da semana e datas que foram aplicados os planos.

Plano de Aula 1

Objetivos

Conteúdos

Procedimentos metodológicos

Recursos didáticos

Avaliação

Referências

Plano de Aula 2

Objetivos

Conteúdos

Procedimentos metodológicos

Recursos didáticos

Avaliação

Referências

2.5 Plano de Aula 3

Objetivos

Conteúdos

Procedimentos metodológicos

Recursos didáticos

Avaliação

Referências

Orientações:

Cada plano de aula (plano 1, plano 2 e plano 3) deve ter todos os itens: objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, recursos didáticos, avaliação e referências. Segue algumas orientações para elaboração dos planos de aula.

Quanto aos objetivos: Deve-se atentar para as questões PARA QUÊ?, QUAIS AS INTENÇÕES OU PROPÓSITOS? QUAIS AS AQUISIÇÕES FEITAS PELOS ALUNOS ATRAVÉS DO TRABALHO DESENVOLVIDO?

Você elabora os objetivos, mas quem os alcança são os alunos através das atividades elaboradas.

Quanto aos conteúdos: O que? Aquilo que será trabalhado a fim de atingir os objetivos elaborados – listar todos.

Quanto aos procedimentos metodológicos: Como? Formas de intervenção, as ações realizadas, os meios que favorecem o processo de ensino aprendizagem. Tudo isso deverá ser feito em forma de itens, é uma descrição de tudo que acontecerá durante a aula.

Por exemplo: na primeira aula com as crianças.

8h - Organização (momento para adequar as crianças nas carteiras ou organização dos grupos de trabalho)

8h10 – Oração

8h15 – Apresentação da estagiária a turma

8h20 – Dinâmica de apresentação dos alunos (pode ser através de uma brincadeira, com música) proporcionem um momento de descontração as crianças.

E assim por diante até o término das 4 horas em que permanecerá em sala.

Encerre sempre as atividades traçando comentários sobre o desempenho da turma, convide as crianças a participarem deste fechamento, estimulando-as a participarem do momento, “quebrando o gelo”, e fornecendo subsídios para sua posterior avaliação.

Quanto aos recursos didáticos: Todo material necessário à execução da aula, explorem e utilizem os materiais com criatividade, pois podem enriquecer as aulas e serem determinantes para uma aprendizagem significativa.

Quanto à avaliação: Como verificar se o aluno aprendeu? Observando o empenho dos alunos durante a execução das atividades propostas e a participação nas discussões sobre os conteúdos apresentados.

Quanto às referências: Devem ser listados todos os materiais, sites, revistas e outros que foram consultados para elaboração das aulas.

3-relato da intervençãO

Neste momento de seu trabalho você deverá descrever como se deu sua intervenção, as atividades realizadas, a participação das crianças e os resultados obtidos.

4 - Considerações finais

Apresentar em linhas gerais a relevância do trabalho desenvolvido, se os objetivos traçados no inicio do desenvolvimento foram alcançados; se a proposta de intervenção foi adequada à realidade escolar; quais as dificuldades encontradas no desenvolvimento do trabalho; se as expectativas obtiveram sucesso; como o trabalho pode contribuir para seu crescimento profissional e acadêmico.

Apreciação dos trabalhos realizados pelos colegas de turma – trace comentários sobre a oficina organizada pela turma – exponha os temas que os demais colegas trabalharam em seus estágios e as idéias que você observou e que poderão ser utilizadas para sua futura sala de aula (insira nesse item, o comentário sobre a mostra de estágio).

referências

[SOBRENOME], [Nome]. [Título da obra]. [Edição]. [Cidade]: [Editora], [Ano de Publicação]. [número de páginas].


APÊNDICES


APÊNDICE A – Modelo do Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados

ANEXOS


ANEXO A – Título do Anexo


ORIENTAÇÕES GERAIS

- Escolha uma série dos anos iniciais e elabore o projeto de intervenção. Lembre-se que um plano de intervenção deve ter alguns elementos essenciais: ordem seqüencial; clareza; coerência; objetividade e flexibilidade.

- Para tanto converse com o (a) professor (a) da turma, questione a viabilidade de aplicação de suas idéias e ainda se a mesma tem alguma sugestão para enriquecimento de seu trabalho, procure sempre criar um clima de solidariedade com o profissional.

- Durante a elaboração dos planos de aula, pesquise jogos, brincadeiras, etc. faça utilização de recursos variados, sempre objetivando um ambiente de aprendizagem e brincadeira para as crianças.

- Logo após a aplicação do plano, relate como foi a aula, as suas impressões atuando como professor; os objetivos estabelecidos se foram alcançados ou não; faça uma auto avaliação de sua atuação, o que foi importante e o que poderia ser mudado...

Qualquer dúvida estarei à disposição.

Bom trabalho!!!

Maria Valéria

PS_ ao formatar seu trabalho exclua todas as observações em azul e vermelho – são apenas lembretes.



Unopar Virtual, sou feliz aqui.

Fonte:http://www.unoparvirtual.com.br/

Unopar Campinas. http://faculdadeead.com.br/site/

Obrigado por sua visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com


Hoje é dia do Sagrado Jejum de Sri Utpanna Ekadasi dia 26/11/2024 terça-feira origem do ekadasi #2

Tilaka: A Marca de Deus Rohininandana Dasa O que é tilaka? Por que decorar o corpo? Quem pode usar? Quando usar? Por que existem diferentes ...