Trabalho apresentado ao Curso (pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Funamentos da alfabetização e fundamentos do ensino de ciências].
Campinas
2008
autor: João Carlos Maria.
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS
Texto disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4785396D9 . Acesso em 01 out. 2008.
Última atualização do currículo em 18/07/2008
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Última atualização do currículo em 25/09/2008
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A Obra
Eles analisam esta temática com base no trabalho de outros autores e possuem uma característica especial: entendem a ciência como forma de desenvolvimento do educando e ao mesmo tempo de capacitação dos docentes que trabalham com esta faixa etária.
O conceito de alfabetização científica ao longo de duas décadas pôde ser abordado de forma concisa e clara para quem pertence à área educacional, mas para o público leigo torna-se necessário o conhecimento conceitual e técnico de algumas palavras.A obra se norteia pela pedagogia construtivista e sócio-histórico-crítica, possuindo pesquisa bibliografia bem abalizada e sistematizada.
Defendemos a premissa de que a alfabetização científica pode e deve ser desenvolvida desde o início do processo de escolarização, mesmo antes que a criança saiba ler e escrever. Nesta perspectiva o ensino de ciências pode se constituir num potente aliado para o desenvolvimento da leitura e da escrita, uma vez que contribuí para atribuir sentidos e significados às palavras e aos discursos. (LORENZETTI ; DELIZOICOV, 2001).
Esta obra é um subsídio muito importante para professores/as das séries iniciais, principalmente para os acadêmicos de pedagogia e normal superior, pois mostra a evolução do termo “alfabetização científica nos anos inicias” vista de uma maneira abalizada, pautada em autores que também pesquisaram sobre esta temática. Aborda a educação como um instrumento de transformação social e intelectual, acresce
Trata-se de uma abordagem singular sobre um antigo tema, enumerando aspectos da educação que para implementação eficaz necessitam de uma ação política e participativa de todos os envolvidos no processo educativo: administradores, educandos, professores, comunidade, pais e todo o entorno escolar.
Portanto, esta obra se dirige em especial aos professores, futuros professores e formadores de professores, chegando à parte administrativa e política. A leitura deste artigo amplia a visão do espaço escolar e da missão do educador, que não pode se limitar apenas a ensinar os pequeninos a ler e escrever, codificar e decodificar palavras. Sugere ainda um melhor aproveitamento do espaço físico escolar, mostrando como este deve ser sistematizado para o ensino de ciências, usando o teatro, salas, ambientes externos etc.
A obra ressalta ainda que num momento do processo de alfabetização o aluno está aprendendo ler, e em um outro momento passa a ler para aprender, e esses momentos vão repercutir no desenvolvimento biopsicossocial das crianças.
Para Soares (1985), a alfabetização é um processo permanente, que se estende por toda a vida, e que não se esgota na aprendizagem da leitura e escrita. Confirmando essa abordagem os PCNs dizem,
[...] faz-se necessária uma proposta educacional que tenha em vista a qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes. O ensino de qualidade que a sociedade demanda atualmente expressa-se aqui como a possibilidade de o sistema educacional vir a propor uma prática educativa adequada às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade brasileira, que considere os interesses e as motivações dos alunos e garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem [...] (Brasil, 1997).
Paulo, n. 52, p. 19 - 24.