domingo, 17 de novembro de 2024

Dopamina e a questão da saúde imunologica das pessoas. Esse vídeo aqui é simplesmente IMPRESSIONANTE!


Esse vídeo aqui é simplesmente IMPRESSIONANTE! É por isso que precisamos vigiar as “entradas da alma”. Tudo aquilo que alimenta nossa mente pode nos fortalecer ou nos destruir. A decisão está em nossas mãos. “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8

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sábado, 16 de novembro de 2024

Mestrado e a bolha nos centros de pesquisas. Abaixo uma bibliografia para você ir além.



 



 








 

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MESTRADO ONLINE GRATUITO RECONHECIDO PELO MEC 2025 | Primeiro Mestrado E...

Katyayani Vrata começa 16 de novembro

Katyayani vrata começaUm voto de observar austeridades para agradar Katyayani Devi, ou Yogamaya Devi, a energia espiritual do Senhor Krsna.

 

 

Krishna rouba as vestes das gopis solteiras

Este capítulo descreve como as filhas casáveis ​​dos vaqueiros adoraram Katyayani para obter o Senhor Sri Krishna como marido, e como Krishna roubou as roupas das jovens e deu bênçãos a elas.

Durante o mês de Margasirsha, todos os dias, de manhã cedo, as jovens filhas dos vaqueiros pegavam as mãos umas das outras e, cantando as qualidades transcendentais de Krishna, iam ao Yamuna para se banhar. Desejando obter Krishna como seu marido, elas então adoravam a deusa Katyayani com incenso, flores e outros itens.

Um dia, as jovens gopis deixaram suas vestimentas na praia como de costume e começaram a brincar na água enquanto cantavam as atividades do Senhor Krishna. De repente, o próprio Krishna chegou lá, tirou todas as vestimentas e subiu em uma árvore kadamba próxima. Querendo provocar as gopis, Krishna disse: "Eu entendo o quão cansadas vocês, gopis, estão por causa de suas austeridades, então, por favor, venham até a praia e peguem de volta suas roupas."

As gopis então fingiram ficar bravas e disseram que a água fria do Yamuna estava lhes dando muita dor. Se Krishna não lhes devolvesse suas vestes, elas disseram, elas informariam o Rei Kamsa de tudo o que havia acontecido. Mas se Ele devolvesse as roupas, elas voluntariamente executariam Suas ordens no humor de humildes servas.

Sri Krishna respondeu que não tinha medo do Rei Kamsa, e que se as meninas realmente pretendiam seguir Seu comando e serem Suas servas, elas deveriam imediatamente ir até a praia e pegar suas respectivas vestes. As meninas, tremendo de frio, saíram da água com as duas mãos cobrindo suas partes íntimas. Krishna, que sentia grande afeição por elas, falou novamente: “Porque enquanto executavam um voto vocês se banharam na água nuas, vocês cometeram uma ofensa contra os semideuses, e para neutralizá-la vocês devem oferecer reverências com as palmas das mãos unidas. Então seu voto de austeridade alcançará seu resultado completo.”

As gopis seguiram essa instrução e, juntando as mãos em respeito, ofereceram reverências a Sri Krishna. Satisfeito, Ele devolveu-lhes suas roupas. Mas as jovens ficaram tão atraídas por Ele que não conseguiram ir embora. Entendendo suas mentes, Krishna disse que sabia que elas tinham adorado Katyayani para tê-Lo como marido. Porque elas tinham oferecido seus corações a Ele, seus desejos nunca mais seriam contaminados pelo humor de prazer materialista, assim como grãos de cevada fritos não podem mais crescer em brotos. No próximo outono, Ele disse a elas, seu desejo mais querido seria realizado.

Então as gopis, completamente satisfeitas, retornaram a Vraja, e Sri Krishna e Seus amigos vaqueiros foram para um lugar distante para pastorear as vacas.

Algum tempo depois, quando os meninos se sentiram incomodados pelo grande calor do verão, eles se abrigaram na base de uma árvore que parecia um guarda-chuva. O Senhor então disse que a vida de uma árvore é a mais excelente, pois mesmo sentindo dor, uma árvore continua a proteger os outros do calor, da chuva, da neve e assim por diante. Com suas folhas, flores, frutos, sombra, raízes, casca, madeira, fragrância, seiva, cinzas, polpa e brotos, uma árvore realiza os desejos de todos. Esse tipo de vida é ideal. De fato, disse Krishna, a perfeição da vida é agir com a energia vital, riqueza, inteligência e palavras para o benefício de todos.

Depois que o Senhor glorificou as árvores dessa maneira, toda a companhia foi até o Yamuna, onde os vaqueiros deixaram as vacas beberem a água doce e também beberam um pouco.


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sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Fim do voto de Caturmasya dia 15/11/2024 sexta-feira

"O período de Caturmasya começa no mês de Ashadha (junho-julho) a partir do dia de Ekadasi chamado Sayana-ekadasi, na quinzena da lua crescente. O período termina no mês de Kartika (outubro-novembro) no dia de Ekadasi conhecido como Utthana-ekadasi, na quinzena da lua crescente. Este período de quatro meses é conhecido como Caturmasya. Alguns Vaishnavas também o observam do dia de lua cheia de Ashadha até o dia de lua cheia de Kartika. Este também é um período de quatro meses. Este período, calculado pelos meses lunares, é chamado Caturmasya, mas outros também observam Caturmasya de acordo com o mês solar de Sravana a Kartika. Todo o período, lunar ou solar, ocorre durante a estação chuvosa. Caturmasya deve ser observado por todas as seções da população. Não importa se alguém é um grihastha ou um sannyasi. A observância é obrigatório para todos os asramas. O verdadeiro propósito por trás do voto feito durante esses quatro meses é minimizar a quantidade de gratificação dos sentidos. Isso não é muito difícil. No mês de Sravana, não se deve comer espinafre, no mês de Bhadra, não se deve comer iogurte, e no mês de Asvina, não se deve beber leite. Não se deve comer peixe ou outros alimentos não vegetarianos durante o mês de Kartika. Uma dieta não vegetariana significa peixe e carne. Da mesma forma, masura dal e urad dal também são considerados não vegetarianos. Esses dois dals contêm uma grande quantidade de proteína, e alimentos ricos em proteína são considerados não vegetarianos. No geral, durante o período de quatro meses de Caturmasya, deve-se praticar a renúncia a todos os alimentos destinados ao prazer dos sentidos.
(AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Sri Chaitanya Charitamrita. Madhya-lila 4.169. significado.)

Notas:
Urja vrata - significa restringir a alimentação.
O termo "espinafre" na Índia se refere a vegetais de folhas verdes dessa natureza.
O jejum de iogurte é o jejum de comer iogurte sozinho. O iogurte usado como um agente de ligação para bolo não está incluído.
O jejum de leite significa abster-se de beber leite. Doces de leite, subprodutos de leite são aceitáveis.

No quarto (último) mês, Ashvin Shukla Dashami para Kartik Shukla Dwadashi, não se deve comer grãos dicotiledôneas (grãos quebrados em duas partes) como gram, tur urad, masur etc. Da mesma forma, não se deve comer frutas ou vegetais que contenham muitas sementes. Isso também se aplica aos tubérculos, conforme ordenado. Portanto, a razão para fazer uma lista de itens proibidos separadamente para cada um dos quatro meses está na natureza da disciplina alimentar e é declarada como regime diário ("Nityavrata") pelas escrituras.

Durante os Festivais do Senhor (ou seja, Balaram's App, Sri Krishna Janmastami, Radhastami, etc.) todas as preparações são oferecidas ao Senhor e chaturmasya vrata de honra restritiva até mesmo de alimentos nas categorias acima não se aplica. (sim, pode-se honrar Urid dal kachoris que foram oferecidos a Srila Prabhupad em seu Tirubhav)

Também durante o Purushottam Adika masa não há observância de chaturmasya.

Chaturmasya significa "quatro meses", que é a duração que Vishnu dorme.

Ekadasi, Asadha 11 (20 de julho de 2002). O tempo que Vishnu vai dormir por quatro meses.
Naga Panchami, Sravana 5 (12 de agosto de 2002). As cobras são apaziguadas neste festival, que é dedicado à serpente Ananta (também conhecida como Sesha?), em cujas espirais Vishnu descansou quando criou o universo.
"Vishnu deita-se em Ananta", Bhadra 14 (19 de setembro de 2002). Celebração de Vishnu deitado na cobra Ananta. [o mesmo que Sharad Purnima?]
"Vishnu acorda". onze dias após a lua nova em [Agrahayana]. Vishnu acorda.


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Dia (15/11/2024) do Aparecimento de Sri Nimbarkacharya por Ramai Swami


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Shri Nimbarka Acharya vem da linhagem de Kumara Sampradaya e acredita-se que tenha vivido por volta dos séculos XI e XII. Nascido na moderna Murgarapattam, na província dravidiana do sul, ele era filho de Aruni e Jayanti, um brâmane muito piedoso, um casal da ordem Tailanga.

 Ele foi um grande asceta da ordem Tridandi. Ele escreveu muitos livros de acordo com o Dvaitadvaitavada e viveu a maior parte de sua vida devocional em um lugar chamado Nimbagrama perto de Govardhana em Vrindavana.

Enquanto estava em Nimbagrama, ele derrotou um grande pandit Jain em uma discussão. O Jain se recusou a jantar com ele dizendo que o Sol já havia se posto e então ele não comeria nada. Com isso, Nimbarka por sua própria potência fez o sol aparecer de uma árvore Nimba e o atônito Jain aceitou sua hospitalidade. Diz-se que seu nome Nimbarka ou Nimbaditya foi derivado deste milagre de Aditya ou Arka que significa sol de uma árvore nimba.

Certa vez, em uma vila perto da floresta de Bilva Paksha, um grupo de brâmanes veio se envolver na adoração do Senhor Shiva. Assim como o Senhor Vishnu fica muito satisfeito quando Lhe são oferecidas as folhas de Sua mais amada Tulasi, o Senhor Shiva fica satisfeito com as oferendas de folhas da árvore bilva ou bael. Assim, os brâmanes adoraram o Senhor Shiva oferecendo folhas de bilva, por um período de quinze dias e satisfizeram muito o Senhor Shiva.

Entre aqueles brahmanas havia um cujo nome era Nimbarka. Ele tinha sido particularmente atento em sua adoração ao Senhor Shiva. Estando especialmente satisfeito com a devoção de Nimbarka, o Senhor Shiva apareceu pessoalmente a ele.

“Nimbarka,” disse o Senhor Shiva, “na borda desta vila há uma floresta sagrada de bael. Lá, naquela floresta, os quatro Kumaras estão absortos em meditação. Pela misericórdia deles você receberá conhecimento transcendental, pois eles são seus mestres espirituais, e ao prestar serviço a eles você receberá tudo o que é de valor.” Depois de dizer isso, o Senhor Shiva desapareceu. 

Nimbarka foi imediatamente para aquele lugar e com grande determinação procurou os quatro Kumaras em todas as direções, até que finalmente os encontrou, brilhando tão intensamente quanto o sol. Eles estavam sentados em uma plataforma natural muito bonita sob uma árvore e pareciam fogo ardendo em um altar. Eles eram todos muito jovens, parecendo não ter mais do que cinco anos de idade, mas pareciam muito nobres em caráter enquanto estavam sentados ali nus, absortos em meditação. Nimbarka ficou tão animado que gritou: "Hare Krishna!"

Este som repentino assustou os quatro irmãos, interrompendo sua meditação. Abrindo os olhos, eles viram diante deles a forma feliz de um Devoto ideal, e com grande prazer eles abraçaram Nimbarka, um após o outro.

“Quem é você,” eles perguntaram, “e por que veio aqui? Certamente estamos prontos para responder a todas as suas preces.”

Nimbarka caiu aos pés dos quatro irmãos como uma vara e, com grande humildade, apresentou-se.

 Com um doce sorriso no rosto, Sanat Kumara então disse: "A todo-misericordiosa Suprema Personalidade de Deus, sabendo que Kali-yuga será extremamente problemática para as entidades vivas, resolveu proagir serviço devocional a Si mesmo. Com esse objetivo em mente, Ele capacitou quatro personalidades com devoção e as enviou a este mundo para pregar.

Ramanuja, Madhva e Vishnuswami são três e você é a quarta dessas grandes almas. Lakshmi aceitou Ramanuja como discípulo, Brahma aceitou Madhva, Rudra aceitou Vishnuswami e, ao conhecê-lo hoje, temos a boa sorte de poder instruí-lo. Esta é a nossa intenção.

Anteriormente, estávamos engajados em meditar no Brahman impessoal, mas pela misericórdia sem causa do Senhor Vishnu, fomos aliviados dessa atividade pecaminosa. Desde que percebi que é essencial pregar o serviço devocional puro, compus uma obra literária intitulada Sanat Kumara Samhita. Depois de receber iniciação de mim, você deve seguir as instruções que estabeleci nela.”

Nimbarka ficou muito animado com a perspectiva de tomar iniciação e imediatamente correu para tomar banho no Ganges. Depois disso, ele rapidamente retornou e se prostrou mais uma vez diante dos irmãos refulgentes.

“Ó libertadores dos caídos”, disse Nimbarka, com toda a humildade, “por favor, libertem este patife de origem humilde”.

Os quatro Kumaras deram-lhe o mantra Radha-Krishna e o instruíram no método de adoração a Radha e Krishna com os sentimentos de grande amor chamado Bhava Marga.

Naquela floresta sagrada de bael, Nimbarka começou a adorar Shri Shri Radha Krishna de acordo com o Sanat Kumara Samhita e ele cantou o mantra que eles lhe deram. Muito em breve Radha e Krishna se revelaram a Nimbarka. Eles estavam diante dele, espalhando uma refulgência que iluminava todas as direções. Em vozes doces, Eles se dirigiram a ele assim: “Nimbarka, você é muito afortunado, pois você realizou Sadhana em Shri Navadwipa. Nós dois nos combinamos e assumimos uma forma, como o filho de Sachidevi.” Naquele momento, Radha e Krishna se combinaram e exibiram Sua forma de Gauranga.

Contemplando essa esplêndida visão, Nimbarka começou a tremer. “Nunca,” ele disse, “nunca eu vi ou ouvi falar de tal forma em qualquer momento.”

O Senhor Gauranga então disse: “Mantenha esta forma, que agora lhe mostro, em segredo por enquanto. Apenas pregue sobre o serviço devocional e os passatempos de Radha e Krishna, pois Eu ganho grande satisfação com isso. Quando Eu fizer Minha aparição e executar Meus passatempos de educação, você também aparecerá.

Nascido na Caxemira como um grande pandit, você viajará por toda a Índia derrotando toda a oposição. Sua reputação e aprendizado serão celebrados em todos os lugares e você será conhecido como Keshava Kashmiri. Enquanto vaga em Shri Navadwipa, você chegará a Shri Mayapur. Simplesmente por ouvir seu nome, todos os grandes pandits de Navadwipa fugirão.

Intoxicado com orgulho escolar, terei grande prazer em derrotá-lo. No entanto, pela misericórdia da Mãe Saraswati, a deusa do aprendizado, você perceberá Minha verdadeira identidade. Abandonando seu falso orgulho, você se abrigará em Mim e Eu o recompensarei com o supremo presente do serviço devocional amoroso e novamente o despacharei para pregar. Assim, você pode Me satisfazer pregando a filosofia de dvaita-advaita.

Mantenha Minha identidade em segredo. No futuro, quando Eu começar Meu movimento de sankirtan, Eu pessoalmente pregarei, tomando a essência de sua filosofia e as filosofias de Madhva, Ramanuja e Vishnuswami.”

Após instruir Nimbarka dessa forma, o Senhor Gauranga desapareceu, e cheio de intenso êxtase, Nimbarka começou a derramar lágrimas de amor. Após adorar os pés de lótus de seus gurus e obter sua permissão, ele deixou Shri Navadwipa para começar sua missão de pregação.

   (Fonte: Shri Navawipa-dham mahatmya) 

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Fontes:  http://www.ramaiswami.com/sri-nimbarkacharya-appearance-3/



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Tulasi-Saligrama Vivaha (casamento) hoje dia 15/11/2024 sexta-feira.

Tulasi - Shaligram Vivaha
 
Esta é a celebração da cerimônia de casamento de Srimati Tulsi Devi e do Senhor Sri Krishna.
 
Casamento de Shalagrama e Tulasi escrito por Sri Padmanabha Gosai.
Shri Vasishthaji disse que o que ouvi nos tempos antigos do Senhor Brahma sobre o casamento de Tulasi, agora descreverei de acordo com o que está escrito no Narada-pancaratra. Primeiro, deve-se plantar Tulasi na casa ou na floresta, e depois de três anos pode-se realizar seu casamento. Os momentos auspiciosos em que se pode realizar o casamento de Shalagrama e Tulasi são descritos a seguir. Quando o sol está se movendo no norte, Júpiter e Vênus estão nascendo, no mês de Kartika, do Ekadashi até a lua cheia no mês de Magha, e quando constelações que são auspiciosas para o casamento aparecem, especialmente o dia de lua cheia. - Primeiro, deve-se arranjar um local para o sacrifício (yajna-kunda) sob um dossel (mandapa). Então, depois de realizar shanti-vidhana, deve-se instalar dezesseis deusas e fazer a cerimônia shraddha para suas ancestrais maternas femininas.

Deve-se chamar quatro brâmanes eruditos no Veda, e nomear um para ser o Brahma, um para ser o acarya, um para ser o rishi, e um para ser o sacerdote. Deve-se estabelecer um pote de água auspicioso (mangala-ghat) sob esse mandapa de acordo com os rituais Vaishnava. Então deve-se estabelecer um shalagrama-shila atraente (Lakshmi-Narayana). Depois disso deve-se realizar o sacrifício doméstico (griha-yajna), adorar as dezesseis deusas, e fazer a cerimônia shraddha. - Quando estiver anoitecendo deve-se instalar uma Deidade dourada de Narayana e uma murti prateada de Tulasi de acordo com os meios. Com o mantra vasa-shanta dois panos devem ser amarrados juntos, com o mantra yadavandha as pulseiras de casamento (kangana) devem ser amarradas nos pulsos, e com o mantra ko' dat o casamento deve ser consagrado. Então o anfitrião junto com o acarya, rishi e outros devem fazer nove oferendas no yajna-kunda. Após esses ritos de casamento terem sido feitos, o sábio gurudeva deve oferecer sacrifício de acordo com os rituais Vaishnava cantando, "Om namo bhagavate keshavaya namah svaha." - O anfitrião com sua esposa, amigos e parentes devem então fazer parikrama de Tulasi quatro vezes com shalagrama-shila. Todos devem então recitar as seguintes orações em frente ao yajna-kunda: shatkumbha-sukta, pavamani-sukta, shakti-kadhyaya, nava-sukta, jiva-sukta e vaishava-samhita.

Depois disso, as mulheres devem soprar conchas e outros instrumentos semelhantes, cantar canções auspiciosas e recitar mangalacarana. Depois disso, o sacrifício final deve ser feito (purnahuti) e então abhisheka. Um boi deve ser dado ao Brahma, uma vaca, pano e cama ao acarya, e pano ao rishi. Dakshina deve ser dado a todos. - Desta forma, instalando Tulasi Devi, deve-se começar sua adoração regular junto com o Senhor Vishnu. Quem quer que veja o casamento de Tulasi Devi terá todos os pecados acumulados de sua vida removidos. Quem com devoção planta Tulasi, coleta suas folhas ou a instala junto com Vishnu alcançará a liberação, a morada do Senhor, todas as variedades de prazer e desfrutará junto com Shri Hari.

*O autor é um conhecido Vaishnava Acharya e Sumo Sacerdote do famoso Radharaman Mandir em Vrindavana, Índia.
 
 
Uma perspectiva hindu:
Tulsi Vivah ou Casamento: Este é talvez o festival mais sentimental, mas não o menos importante, que cai no 11º dia da metade brilhante de Kartik. Esta história de Padma Puram gira em torno de Tulsi, a planta Ocimum Sanctum que em seu nascimento anterior era Vrinda, a filha de um gigante chamado Nemi, e a esposa fiel do demônio Jalandhar. Nascido na água, Jalandhar reivindica soberania sobre o oceano e exige os 14 tesouros produzidos do oceano na segunda encarnação de Vishnu. Ele declara guerra e se torna uma causa de perigo para os semideuses. Mais ainda por causa de uma bênção de que ele seria livre da morte até que sua esposa Vrinda fosse casta.

Como último recurso para matar Jalandhar, Vishnu engana Vrinda assumindo a forma de seu marido. Vrinda em sua ira se enfurece e transforma o Senhor Vishnu em uma Pedra Negra (Salagram) por seu engano. Vishnu também retalia, mas em admiração por sua castidade e piedade impecáveis, ele a transfere para a planta sagrada Tulsi e promete se casar com ela anualmente neste dia de Kartik. A origem da pedra negra amonite ou Salagram encontrada no leito do rio Gandaki pode ser atribuída à sua lenda.
 
Como consequência, todas as mulheres hindus devotas adoram a planta Tulsi com flores e leite, assumindo que o Senhor Krishna esteja presente nela neste dia auspicioso. Literalmente, um casamento simulado é realizado entre o Tulsi e o Salagram. A crença é que aquele que realiza esta cerimônia de doar Tulsi, considerando-as suas próprias filhas, recebe o crédito por fazer um Kanyadan, que é considerado um ato extremamente meritório em nossa religião. Este dia cerimonial sagrado marca a abertura auspiciosa da temporada anual de casamentos dos hindus.
 
 
Vivaha Prayog Simples:
  • Pode-se vestir a panela dela com uma linda saia vermelha.
  • Pode-se adornar seus galhos com pulseiras vermelhas, kum kum vermelho e bindhis vermelhos.
  • Como sutra mangal, pode-se usar raiz de Haldi (cúrcuma) fresca ou seca.
  • E enfeite-a com guirlandas vermelhas.
  • Se você tiver um Shaligram, você pode realizar o Vivaha para eles como faria para qualquer yajuman que fosse passar por isso.
Aqui temos uma forma MUITO simplificada disso.
 
Kanya Sampradanam - Entrega da noiva:
A noiva é entregue pelo seu pai ou responsável após recitar sua linhagem e pedigree, juntamente com os do noivo.
 
Honrando o noivo. O noivo recebe um assento e é honrado. Amarre o fio vermelho kankabandanam em cada um deles. (simbolicamente Seu pulso direito Seu pulso esquerdo)
 
Medite em ungir Seus pulsos com óleos e chandan, e apenas toque-os em Seus corpos.
 
Mala Dharanam – troca de guirlandas:
Coloque uma bela guirlanda na planta Tulsi e no Swayamvyakta Shaligram. Troque as guirlandas três vezes. As guirlandas dela o enfeitam e então as guirlandas dele a ela, assim. Tulasi primeiro enfeita seu senhor, reivindicando seu rito swayamvarya.
 
Sindhur Danam - unção da noiva com sindhur:
Em Seu nome, marque as folhas e o tronco superior dela com sindhur três vezes, reivindicando-a como Sua.
 
OM SINDHUR IVA PRADHVANE SUGHANASO
VATA PRAMIYAH PATAYANTI YAHVAH
GHRTASYA DHARA ARUSO NAH VAJI
KASTHA BHINDAN URMIBHIH PINVAMANAH

Mangal Sutra Dharanam - Colocação do sagrado Tali:
O fio sagrado e o ornamento (mangal sutra) são santificados e então amarrados ao redor do pescoço da noiva como um símbolo de seu estado civil, a irmã do noivo o ajuda com isso e recebe um presente da família da noiva. Um cinto simbolizando a castidade é amarrado ao redor de sua cintura (pode ser amarrado ao redor do pote ou colocado no solo como se fosse sua cintura.
 
mangal yatantunanena bhartr jiva ahetunaa
kanthe bandhnami subhage saa jiva saradah shatam
 
Vastra Bandhanam - Amarrando suas roupas, fortalecendo seus laços:
Tentando as roupas superiores. Granthi banadhanam - amarrando o vínculo do casamento. O Shaligram precisará de um angavaastra especialmente para isso, que pode ser amarrado na parte superior do vaastra que Tulsi está usando - mantenha-os amarrados por sete noites a partir de agora. Polvilhe o pano unido com resíduos do samanya arghya.
 
Laja Homa - Oferenda de arroz tufado para a longevidade do marido e fertilidade da esposa:
Este ritual é feito para rezar pelo bem-estar da noiva e de seus futuros descendentes, bem como pela prosperidade e felicidade de toda a família.
Talvez você tenha que meditar somente sobre isso.
 
OM IDAM ASMANAM AROHA
ASMEVA TVAM STHIRA BHAVA
DVISANTAM APAVADHASYA
MA CA TVAM DVISATAM ADHAH
 
"Monte esta pedra e, como uma pedra, seja firme em devoção aos pés do Senhor. Aniquile aqueles que ousarem lhe fazer mal. Que você nunca caia sob a influência deles."
 
Saptapadi Grahanam - A tomada simbólica de sete passos representando os sete grandes sacrifícios de Vivaha:
O casal dá sete passos juntos, simbolizando a jornada da vida que estão começando e na qual serão companheiros inseparáveis. Cada passo é santificado com uma bênção.
 
1. OM EKAM ISE VISNUH TVA NAYATU
"Um: Que o Senhor Visnu o guie à força."
2. OM DVE URJE VISNUH TVA NAYATU
"Dois: Que o Senhor Visnu o leve ao poder."
3. OM TRINI VRATAYA VISNUH TVA NYATU
"Três: Que o Senhor Visnu o guie para cumprir seus votos."
4. OM CATVARI MAYOBHAVAYA VISNUH TVA NAYATU
"Quatro: Que o Senhor Visnu o conduza à felicidade."
5.OM PANCA PASUBHYO VISNUH TVA NAYATU
"Cinco: Que o Senhor Visnu o leve a muitas vacas."
6. OM SAD RAYAS POSAYA VISNUH TVA NAYATU
"Seis: Que o Senhor Visnu o leve à multiplicação da riqueza espiritual."
7. OM SAPTA SAPRABHYO HOTRABHYO VISNUH TVA NAYATU
"Sete: Que o Senhor Visnu o guie para manter esses sete sacrifícios."
 
Pani Grahanam - Unindo-os no casamento:
Pegando a Mão. O noivo aceita formalmente a noiva e pega sua mão enquanto recita fórmulas rituais. Medite sobre Elas segurando as mãos e recite o seguinte.
 
"Para a boa fortuna, eu uno suas mãos para que você possa atingir a velhice na companhia de seu marido. Os quatro Kumaras deram você a ele para a execução de tarefas domésticas.
 
"Seja gentil de olhos, protegendo seu marido. Seja gentil com os animais, seja bem-intencionada, bela. Seja a mãe dos heróis, mãe da vida e querida pelo Senhor Krsna, trazendo a mais alta felicidade. Dessa forma, seja boa para todos nós, tanto homens quanto animais.
 
"Que Vishnu gere progênie para você. Que o Senhor Krsna mantenha vocês juntos até a velhice. Entre agora na casa de seu marido, com auspiciosidade. Dessa forma, seja bom para nós, tanto homens quanto animais.
 
"Ó Vishnu, engravide-a, faça filhos bons e fortes nela. Coloque dez filhos nela, faça onze homens em sua casa.
 
"Seja o governante do pai do seu marido. Seja o governante da mãe do seu marido. Seja o governante das irmãs do seu marido. Seja o governante dos irmãos do seu marido.
 
"Que seu coração esteja fixo nos objetivos mais elevados da vida. Que sua mente siga a de seu marido. Com corpo e alma, seja devotada às suas palavras. Que o Senhor Visnu os una."
 
Regue-os com akshata (arroz seco cru colorido com açafrão).
 
OM ASMIN VIVAHA KARMANI
ANGA HINAM KRIYAN HINAM VIDHI HINAM CA YAD BHAVET
ASTU TAT SARVA ACCHIDRAM KRSNA KARSNA PRASADATAH
YAT KINCIT CAIGUNYAM JATAM
TAD DOSA PRASAMANAYA
SRI VISNU SMARANAM KAROMI
 
"Que todas as deficiências nas regras e atividades da cerimônia vivaha sejam absolvidas pela misericórdia do Senhor Sri Krsna e Seus devotos. Agora me lembro do Senhor Supremo Vishnu para anular quaisquer falhas que possam haver nos procedimentos."
 
Sri Sriyuts Tulasi e Shaligram Vivaha ki jaya


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Sri Krsna Saradiya Rasayatra [a rasa-lila do outono] ou Śrī Kṛṣṇa Rāsa-yātrā . Hoje é dia da Lila eterna da Dança da Rasa de outono. 15/11/2024 sexta-feira.


  

 Sri Krishna executa rasa lila de duas formas, uma na estação do outono (saradiya) e outra na primavera (vasanta).
 A primeira lua cheia da estação do outono marca a celebração da dança de Krsna com as gopis. Neste dia, as divindades de Vrndavana estão bem decoradas com branco. Os dramas de Krsna lila são encenados. Como a lua é muito auspiciosa, os vraja vasis deixam os potes de arroz doce expostos à lua cheia durante toda a noite, para transformar o arroz doce em amrita ambrosial.

  A dança rāsa ocorre durante o oitavo ano de Krsna. 
Sukadeva Gosvami, no Srimad-Bhagavatam, descreve a saradiya-rasa.
Kātyāyanī

  Quando Kṛṣṇa viu a noite de lua cheia da estação śarat [outono], Ele se decorou com várias flores sazonais, especialmente as flores mallikā, que são muito perfumadas. Ele se lembrou das orações das gopis à deusa Kātyāyanī, onde elas oravam para Kṛṣṇa ser seu marido. Ele achava que a noite de lua cheia da estação era adequada para uma boa dança. Assim, o desejo que as gopis tiveram de ter Kṛṣṇa como marido seria então cumprido.
flores mallikā

   Introdução à Dança Rasa, Capítulo 29 do Livro de Krsna de Srila Prabhupada:

  A aparência da lua aumentou o desejo de Kṛṣṇa de dançar com as gopis. As florestas estavam cheias de flores perfumadas. A atmosfera estava esfriando e festiva. Quando o Senhor Kṛṣṇa começou a soprar Sua flauta, as gopis por toda a Vṛndāvana ficaram encantadas. Sua atração pela vibração da flauta aumentou mil vezes, devido à lua cheia, ao horizonte vermelho, à atmosfera calma e fresca e às flores desabrochando. Todas essas gopis eram por natureza muito atraídas pela beleza de Kṛṣṇa, e quando ouviram a vibração de Sua flauta, elas se tornaram aparentemente lascivas para satisfazer os sentidos de Kṛṣṇa.
          Vamsivata, em Vrndavana
 

  Imediatamente após ouvir a vibração da flauta, todas elas deixaram seus respectivos compromissos e seguiram para o local onde Kṛṣṇa estava.

   Enquanto corriam muito rapidamente, todos os brincos balançavam para frente e para trás. Todas elas correram em direção ao Vamsivata. Algumas delas estavam engajadas em vacas leiteiras, mas deixaram o negócio da ordenha meio terminado e imediatamente foram para Kṛṣṇa. Uma delas tinha acabado de coletar leite e ia  colocá-lo em uma panela de leite no fogo para ferver, mas ela não se importava se o leite fosse derramado e imediatamente saiu para ir ver Kṛṣṇa. 


  Algumas delas estavam amamentando seus bebês pequenos e algumas estavam envolvidas na distribuição de alimentos para os membros de suas famílias, mas elas deixaram todos esses compromissos e imediatamente correram para o local onde Kṛṣṇa estava tocando Sua flauta. 


  Algumas estavam empenhadas em servir seus maridos, e outras estavam engajadas em comer, mas não se importavam em servir seus maridos nem comer e, imediatamente partiramAlgumas delas queriam decorar seus rostos com pomadas cosméticas e vestir-se muito bem antes de irem ver Kṛṣṇa, mas infelizmente não podiam terminar suas decorações cosméticas nem vestir seus vestidos da maneira certa por causa de sua ansiedade de encontrar Kṛṣṇa imediatamente. Seus rostos estavam decorados apressadamente e terminados de maneira desordenada; algumas até colocam a parte inferior de seus vestidos na parte superior de seus corpos e a parte superior na parte inferior.

 Na saradiya rasa-lila, a rasa-lila do outono, muitos grupos de gopis se reuniram, tais como: svapaksa, vipaksa, tatastha paksa, suhrda paksa, sruticari, municari, yauthiki e ayauthiki. Essa saradiya-rasa também se chama panchaiaty rasa e ocorreu em Vrndavana, às margens do rio Yamuna.

"Assim, esta discussão de rasa-lila é o ápice da consciência de Krishna. Não é uma coisa comum. Eles são puramente espirituais. Não há nada material.” (Srila Prabhupada Palestra, Los Angeles, 15 de novembro de 1968)





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