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domingo, 17 de novembro de 2024
Dopamina e a questão da saúde imunologica das pessoas. Esse vídeo aqui é simplesmente IMPRESSIONANTE!
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sábado, 16 de novembro de 2024
Mestrado e a bolha nos centros de pesquisas. Abaixo uma bibliografia para você ir além.
Katyayani Vrata começa 16 de novembro
sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Fim do voto de Caturmasya dia 15/11/2024 sexta-feira
(AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Sri Chaitanya Charitamrita. Madhya-lila 4.169. significado.)
Notas:
Urja vrata - significa restringir a alimentação.
O termo "espinafre" na Índia se refere a vegetais de folhas verdes dessa natureza.
O jejum de iogurte é o jejum de comer iogurte sozinho. O iogurte usado como um agente de ligação para bolo não está incluído.
O jejum de leite significa abster-se de beber leite. Doces de leite, subprodutos de leite são aceitáveis.
No quarto (último) mês, Ashvin Shukla Dashami para Kartik Shukla Dwadashi, não se deve comer grãos dicotiledôneas (grãos quebrados em duas partes) como gram, tur urad, masur etc. Da mesma forma, não se deve comer frutas ou vegetais que contenham muitas sementes. Isso também se aplica aos tubérculos, conforme ordenado. Portanto, a razão para fazer uma lista de itens proibidos separadamente para cada um dos quatro meses está na natureza da disciplina alimentar e é declarada como regime diário ("Nityavrata") pelas escrituras.
Durante os Festivais do Senhor (ou seja, Balaram's App, Sri Krishna Janmastami, Radhastami, etc.) todas as preparações são oferecidas ao Senhor e chaturmasya vrata de honra restritiva até mesmo de alimentos nas categorias acima não se aplica. (sim, pode-se honrar Urid dal kachoris que foram oferecidos a Srila Prabhupad em seu Tirubhav)
Também durante o Purushottam Adika masa não há observância de chaturmasya.
Chaturmasya significa "quatro meses", que é a duração que Vishnu dorme.
Ekadasi, Asadha 11 (20 de julho de 2002). O tempo que Vishnu vai dormir por quatro meses.
Naga Panchami, Sravana 5 (12 de agosto de 2002). As cobras são apaziguadas neste festival, que é dedicado à serpente Ananta (também conhecida como Sesha?), em cujas espirais Vishnu descansou quando criou o universo.
"Vishnu deita-se em Ananta", Bhadra 14 (19 de setembro de 2002). Celebração de Vishnu deitado na cobra Ananta. [o mesmo que Sharad Purnima?]
"Vishnu acorda". onze dias após a lua nova em [Agrahayana]. Vishnu acorda.
Dia (15/11/2024) do Aparecimento de Sri Nimbarkacharya por Ramai Swami
Shri Nimbarka Acharya vem da linhagem de Kumara Sampradaya e acredita-se que tenha vivido por volta dos séculos XI e XII. Nascido na moderna Murgarapattam, na província dravidiana do sul, ele era filho de Aruni e Jayanti, um brâmane muito piedoso, um casal da ordem Tailanga.
Ele foi um grande asceta da ordem Tridandi. Ele escreveu muitos livros de acordo com o Dvaitadvaitavada e viveu a maior parte de sua vida devocional em um lugar chamado Nimbagrama perto de Govardhana em Vrindavana.
Enquanto estava em Nimbagrama, ele derrotou um grande pandit Jain em uma discussão. O Jain se recusou a jantar com ele dizendo que o Sol já havia se posto e então ele não comeria nada. Com isso, Nimbarka por sua própria potência fez o sol aparecer de uma árvore Nimba e o atônito Jain aceitou sua hospitalidade. Diz-se que seu nome Nimbarka ou Nimbaditya foi derivado deste milagre de Aditya ou Arka que significa sol de uma árvore nimba.
Certa vez, em uma vila perto da floresta de Bilva Paksha, um grupo de brâmanes veio se envolver na adoração do Senhor Shiva. Assim como o Senhor Vishnu fica muito satisfeito quando Lhe são oferecidas as folhas de Sua mais amada Tulasi, o Senhor Shiva fica satisfeito com as oferendas de folhas da árvore bilva ou bael. Assim, os brâmanes adoraram o Senhor Shiva oferecendo folhas de bilva, por um período de quinze dias e satisfizeram muito o Senhor Shiva.
Entre aqueles brahmanas havia um cujo nome era Nimbarka. Ele tinha sido particularmente atento em sua adoração ao Senhor Shiva. Estando especialmente satisfeito com a devoção de Nimbarka, o Senhor Shiva apareceu pessoalmente a ele.
“Nimbarka,” disse o Senhor Shiva, “na borda desta vila há uma floresta sagrada de bael. Lá, naquela floresta, os quatro Kumaras estão absortos em meditação. Pela misericórdia deles você receberá conhecimento transcendental, pois eles são seus mestres espirituais, e ao prestar serviço a eles você receberá tudo o que é de valor.” Depois de dizer isso, o Senhor Shiva desapareceu.
Nimbarka foi imediatamente para aquele lugar e com grande determinação procurou os quatro Kumaras em todas as direções, até que finalmente os encontrou, brilhando tão intensamente quanto o sol. Eles estavam sentados em uma plataforma natural muito bonita sob uma árvore e pareciam fogo ardendo em um altar. Eles eram todos muito jovens, parecendo não ter mais do que cinco anos de idade, mas pareciam muito nobres em caráter enquanto estavam sentados ali nus, absortos em meditação. Nimbarka ficou tão animado que gritou: "Hare Krishna!"
Este som repentino assustou os quatro irmãos, interrompendo sua meditação. Abrindo os olhos, eles viram diante deles a forma feliz de um Devoto ideal, e com grande prazer eles abraçaram Nimbarka, um após o outro.
“Quem é você,” eles perguntaram, “e por que veio aqui? Certamente estamos prontos para responder a todas as suas preces.”
Nimbarka caiu aos pés dos quatro irmãos como uma vara e, com grande humildade, apresentou-se.
Com um doce sorriso no rosto, Sanat Kumara então disse: "A todo-misericordiosa Suprema Personalidade de Deus, sabendo que Kali-yuga será extremamente problemática para as entidades vivas, resolveu proagir serviço devocional a Si mesmo. Com esse objetivo em mente, Ele capacitou quatro personalidades com devoção e as enviou a este mundo para pregar.
Ramanuja, Madhva e Vishnuswami são três e você é a quarta dessas grandes almas. Lakshmi aceitou Ramanuja como discípulo, Brahma aceitou Madhva, Rudra aceitou Vishnuswami e, ao conhecê-lo hoje, temos a boa sorte de poder instruí-lo. Esta é a nossa intenção.
Anteriormente, estávamos engajados em meditar no Brahman impessoal, mas pela misericórdia sem causa do Senhor Vishnu, fomos aliviados dessa atividade pecaminosa. Desde que percebi que é essencial pregar o serviço devocional puro, compus uma obra literária intitulada Sanat Kumara Samhita. Depois de receber iniciação de mim, você deve seguir as instruções que estabeleci nela.”
Nimbarka ficou muito animado com a perspectiva de tomar iniciação e imediatamente correu para tomar banho no Ganges. Depois disso, ele rapidamente retornou e se prostrou mais uma vez diante dos irmãos refulgentes.
“Ó libertadores dos caídos”, disse Nimbarka, com toda a humildade, “por favor, libertem este patife de origem humilde”.
Os quatro Kumaras deram-lhe o mantra Radha-Krishna e o instruíram no método de adoração a Radha e Krishna com os sentimentos de grande amor chamado Bhava Marga.
Naquela floresta sagrada de bael, Nimbarka começou a adorar Shri Shri Radha Krishna de acordo com o Sanat Kumara Samhita e ele cantou o mantra que eles lhe deram. Muito em breve Radha e Krishna se revelaram a Nimbarka. Eles estavam diante dele, espalhando uma refulgência que iluminava todas as direções. Em vozes doces, Eles se dirigiram a ele assim: “Nimbarka, você é muito afortunado, pois você realizou Sadhana em Shri Navadwipa. Nós dois nos combinamos e assumimos uma forma, como o filho de Sachidevi.” Naquele momento, Radha e Krishna se combinaram e exibiram Sua forma de Gauranga.
Contemplando essa esplêndida visão, Nimbarka começou a tremer. “Nunca,” ele disse, “nunca eu vi ou ouvi falar de tal forma em qualquer momento.”
O Senhor Gauranga então disse: “Mantenha esta forma, que agora lhe mostro, em segredo por enquanto. Apenas pregue sobre o serviço devocional e os passatempos de Radha e Krishna, pois Eu ganho grande satisfação com isso. Quando Eu fizer Minha aparição e executar Meus passatempos de educação, você também aparecerá.
Nascido na Caxemira como um grande pandit, você viajará por toda a Índia derrotando toda a oposição. Sua reputação e aprendizado serão celebrados em todos os lugares e você será conhecido como Keshava Kashmiri. Enquanto vaga em Shri Navadwipa, você chegará a Shri Mayapur. Simplesmente por ouvir seu nome, todos os grandes pandits de Navadwipa fugirão.
Intoxicado com orgulho escolar, terei grande prazer em derrotá-lo. No entanto, pela misericórdia da Mãe Saraswati, a deusa do aprendizado, você perceberá Minha verdadeira identidade. Abandonando seu falso orgulho, você se abrigará em Mim e Eu o recompensarei com o supremo presente do serviço devocional amoroso e novamente o despacharei para pregar. Assim, você pode Me satisfazer pregando a filosofia de dvaita-advaita.
Mantenha Minha identidade em segredo. No futuro, quando Eu começar Meu movimento de sankirtan, Eu pessoalmente pregarei, tomando a essência de sua filosofia e as filosofias de Madhva, Ramanuja e Vishnuswami.”
Após instruir Nimbarka dessa forma, o Senhor Gauranga desapareceu, e cheio de intenso êxtase, Nimbarka começou a derramar lágrimas de amor. Após adorar os pés de lótus de seus gurus e obter sua permissão, ele deixou Shri Navadwipa para começar sua missão de pregação.
(Fonte: Shri Navawipa-dham mahatmya)
Fontes: http://www.ramaiswami.com/sri-nimbarkacharya-appearance-3/
Tulasi-Saligrama Vivaha (casamento) hoje dia 15/11/2024 sexta-feira.
- Pode-se vestir a panela dela com uma linda saia vermelha.
- Pode-se adornar seus galhos com pulseiras vermelhas, kum kum vermelho e bindhis vermelhos.
- Como sutra mangal, pode-se usar raiz de Haldi (cúrcuma) fresca ou seca.
- E enfeite-a com guirlandas vermelhas.
- Se você tiver um Shaligram, você pode realizar o Vivaha para eles como faria para qualquer yajuman que fosse passar por isso.
Sri Krsna Saradiya Rasayatra [a rasa-lila do outono] ou Śrī Kṛṣṇa Rāsa-yātrā . Hoje é dia da Lila eterna da Dança da Rasa de outono. 15/11/2024 sexta-feira.
A dança rāsa ocorre durante o oitavo ano de Krsna. Sukadeva Gosvami, no Srimad-Bhagavatam, descreve a saradiya-rasa.
Quando Kṛṣṇa viu a noite de lua cheia da estação śarat [outono], Ele se decorou com várias flores sazonais, especialmente as flores mallikā, que são muito perfumadas. Ele se lembrou das orações das gopis à deusa Kātyāyanī, onde elas oravam para Kṛṣṇa ser seu marido. Ele achava que a noite de lua cheia da estação era adequada para uma boa dança. Assim, o desejo que as gopis tiveram de ter Kṛṣṇa como marido seria então cumprido.
… A aparência da lua aumentou o desejo de Kṛṣṇa de dançar com as gopis. As florestas estavam cheias de flores perfumadas. A atmosfera estava esfriando e festiva. Quando o Senhor Kṛṣṇa começou a soprar Sua flauta, as gopis por toda a Vṛndāvana ficaram encantadas. Sua atração pela vibração da flauta aumentou mil vezes, devido à lua cheia, ao horizonte vermelho, à atmosfera calma e fresca e às flores desabrochando. Todas essas gopis eram por natureza muito atraídas pela beleza de Kṛṣṇa, e quando ouviram a vibração de Sua flauta, elas se tornaram aparentemente lascivas para satisfazer os sentidos de Kṛṣṇa.
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Enquanto corriam muito rapidamente, todos os brincos balançavam para frente e para trás. Todas elas correram em direção ao Vamsivata. Algumas delas estavam engajadas em vacas leiteiras, mas deixaram o negócio da ordenha meio terminado e imediatamente foram para Kṛṣṇa. Uma delas tinha acabado de coletar leite e ia colocá-lo em uma panela de leite no fogo para ferver, mas ela não se importava se o leite fosse derramado e imediatamente saiu para ir ver Kṛṣṇa.
Algumas delas estavam amamentando seus bebês pequenos e algumas estavam envolvidas na distribuição de alimentos para os membros de suas famílias, mas elas deixaram todos esses compromissos e imediatamente correram para o local onde Kṛṣṇa estava tocando Sua flauta.
Algumas estavam empenhadas em servir seus maridos, e outras estavam engajadas em comer, mas não se importavam em servir seus maridos nem comer e, imediatamente partiram. Algumas delas queriam decorar seus rostos com pomadas cosméticas e vestir-se muito bem antes de irem ver Kṛṣṇa, mas infelizmente não podiam terminar suas decorações cosméticas nem vestir seus vestidos da maneira certa por causa de sua ansiedade de encontrar Kṛṣṇa imediatamente. Seus rostos estavam decorados apressadamente e terminados de maneira desordenada; algumas até colocam a parte inferior de seus vestidos na parte superior de seus corpos e a parte superior na parte inferior.
Hoje é dia do Sagrado Jejum de Sri Utpanna Ekadasi dia 26/11/2024 terça-feira origem do ekadasi #2
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